logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 28 abr 2011 às 18:31
Kevin Durant e o pé na linha

A noite de ontem (27) foi marcada por jogos emocionantes e decisivos na NBA. Além do épico embate entre San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, que manteve a equipe texana viva na pós-temporada, outra partida da Conferência Oeste teve um final igualmente excitante, porém muito mais polêmico. A partida que resultou na eliminação do Denver […]

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por @vinidonato

A noite de ontem (27) foi marcada por jogos emocionantes e decisivos na NBA. Além do épico embate entre San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, que manteve a equipe texana viva na pós-temporada, outra partida da Conferência Oeste teve um final igualmente excitante, porém muito mais polêmico. A partida que resultou na eliminação do Denver Nuggets, do brasileiro Nenê, e o Oklahoma City Thunder de Kevin Durant teve um lance que gerou algumas dúvidas e discussões: o pé na linha de Kevin Durant a poucos segundo do fim significou uma violação não anotada pelos árbitros? Vamos ao debate:

*Sobre a regra:

1- O jogador só está oficialmente na quadra de ataque quando os dois pés do atleta e a bola já cruzaram o meio da quadra. A linha que divide a quadra é considerada parte do campo de defesa de cada equipe.

2- Qualquer reposição de bola feita do meio da quadra ou no campo de ataque não pode ser recebida pela equipe que tem a posse de bola no campo de defesa. Porém, nos últimos dois minutos do último quarto ou a qualquer momento da prorrogação, a recepção pode ser feita em qualquer parte do campo.

*Sobre o lance:

Foto: reprodução

A foto acima mostra que neste momento da jogada, quando Durant tinha o controle da bola, o pé do jogador realmente estava sobre a linha, o que caracteriza recepção na quadra de defesa (esquerda). Após o primeiro drible, o jogador pisa novamente sobre a linha divisória (direita). Eliminamos aqui a primeira parte da discussão: se Durant realmente só teve o controle da bola quando estava com o pé sobre a linha, o passo após o primeiro drible do jogador pode ser feito sobre a mesma.

Qual a discussão então? A dúvida é mesmo se Durant não tinha o controle da bola antes do pé escorregar da quadra de ataque para a linha divisória. Algumas imagens na Internet tentam comprovar que o jogador já havia dominado a pelota antes do “pisão”. A foto publicada pelo site larrybrownsports.com, por exemplo, mostrada abaixo, não me convence.

Foto: reprodução

Sinceramente, eu não consigo ter a certeza. E também não quero colocar um ponto final na questão. Cada pessoa tem uma visão de quando o lance efetivamente começou. Na ótica do árbitro, foi no campo de defesa. Pior para o Nuggets, sorte do Thunder.

Veja o lance clicando aqui e tire sua conclusão.

Fontes:  Regras- http://www.nba.com/officiating/   Imagem: http://larrybrownsports.com/basketball/kevin-durants-backcourt-violation-idiotically-overturned-by-refs-rules-show/65476

  • Na minha opinião, Durant recebe e domina a bola já no campo de ataque, então não poderia ter pisado na linha em seguida!

    Na minha opinião os árbitros erraram. Sorte para o Thunder e para Kevin Durant – o mito!

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados