logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 26 jun 2013 às 09:51
Jumper Brasil discute – Prospectos brasileiros e internacionais

Nesta quinta-feira, mais uma classe de jovens jogadores será apresentada oficialmente aos fãs da NBA com a realização do draft deste ano. A maior parte dos selecionados traçou um mesmo caminho para chegar à liga: norte-americanos que estavam no basquete universitário. Unidos a eles, porém, estão também alguns dos melhores prospectos internacionais ao redor do […]

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

Nesta quinta-feira, mais uma classe de jovens jogadores será apresentada oficialmente aos fãs da NBA com a realização do draft deste ano. A maior parte dos selecionados traçou um mesmo caminho para chegar à liga: norte-americanos que estavam no basquete universitário. Unidos a eles, porém, estão também alguns dos melhores prospectos internacionais ao redor do mundo. Em 2013, o recrutamento tem brasileiros com chances reais serem escolhidos e um grupo bem avaliado de jovens talentos atuando fora dos EUA. Hoje, a equipe do Jumper Brasil se reúne para discutir esse grupo de atletas e sua participação no draft que se aproxima.

 

1. Com o croata Dario Saric fora da lista elegível, quem é o melhor prospecto internacional deste draft?

Ricardo Stabolito Jr.: Sergey Karasev. É possível que já fosse o melhor mesmo quando Saric estava na lista. Inteligência e arremesso serão qualidades importantes em qualquer quadra do mundo. Além disso, jogadores de 19 anos não costumam ter sua experiência internacional.

Gustavo Freitas: Sergey Karasev. De cara, eu acho que é ele: um ala com boa capacidade ofensiva e que se desdobra para defender. Tem talento. Tanto que, com apenas 18 anos, jogou as Olimpíadas de Londres-2012 pela Rússia.

Zeca Oliveira: Sergey Karasev. Eu já o considerava pelo menos no mesmo patamar de Saric. Poucos jogadores europeus que vão para a NBA com 19 anos chegam com tanta experiência quanto o ala russo parece ter no momento.

Kaio Kleinhans: Dennis Schroeder. O alemão traduz bem o que as franquias procuram em armadores neste momento. Ele é muito rápido, atlético, tem braços longos, defende bem e mostrou que pode ter um arremesso consistente também.

Gustavo Lima: Sergey Karasev. Com apenas 19 anos, o ala foi o cestinha da liga russa e defendeu a seleção do seu país até nos Jogos Olímpicos de Londres. Ele é um exímio arremessador com potencial para ser titular na NBA.

 

2. Verdadeiro ou falso: Lucas “Bebê” Nogueira merece ser uma das 20 primeiras escolhas do draft.

Ricardo Stabolito Jr.: Verdadeiro. Eu não sei será, mas acredito que merece. Ele não está pronto, mas melhorou muito no basquete espanhol e possui características de jogo que se encaixam com a NBA atual. Tem muito do que se quer em um prospecto internacional para deixar sendo desenvolvido na Europa. E, se você pensar bem friamente, é possível que não veja tantas diferenças entre o brasileiro e Noel, por exemplo.

Gustavo Freitas: Verdadeiro. Ele deve jogar de pivô, principalmente por sua envergadura. Ainda precisa fortalecer e melhorar o lance livre, mas o que fez no Eurocamp impressionou olheiros. Já vi especulações em que seria escolhido até na 11ª escolha (Philadelphia 76ers).

Zeca Oliveira: Verdadeiro. Ou, pelo menos, perto disso. Certo é que todos os anos há uma competição à parte entre os atletas estrangeiros e “Bebê” está forte nela. Se vai ser escolhido tão alto, vai depender muito do que os times ali têm em mente. O Hawks tem duas escolhas no TOP 20, por exemplo, e deve olhar para um prospecto internacional como ele.

Kaio Kleinhans: Falso. Eu não acredito que mereça, mas rumores apontam que ele vai ser um dos 20 primeiros escolhidos. Há quem o coloque até como possível escolha de loteria, inclusive.

Gustavo Lima: Verdadeiro. Lucas foi o segundo colocado no prêmio de revelação da temporada na Liga ACB – a mais forte do mundo depois da NBA – e destacou-se no Eurocamp. Em um draft tão cheio de incógnitas, não seria absurdo ver o pivô nesta posição.

 

3. Para você, qual é o melhor prospecto internacional de quem ninguém ou pouquíssima gente está falando?

Ricardo Stabolito Jr.: Janis Timma. O letão é um ala de ofício com o perfil atlético ideal para atuar na NBA e que já tem relativo destaque no basquete de seu país. Vendo de longe, sua base técnica parece dar sinais de aprimoramento. Tem chances de ser o Jan Vesely que deu certo.

Gustavo Freitas: Alex Abrines. Ele é um especialista em arremessos e, talvez, esse seja o seu maior problema: o espanhol parece não ter muitas outras grandes características. Até tenta defender, mas receio que não será tão efetivo na NBA por sua condição física.

Zeca Oliveira: Nemanja Nedovic. Já é um jogador pronto e tem características físico-atléticas interessantes para o padrão dos prospectos europeus. Infelizmente, essa é a sua última chance de ser recrutado e acabou pegando um draft com várias boas opções na posição um. Mas ele me agrada.

Kaio Kleinhans: Livio Jean-Charles. O francês me parece ter um jogo bem definido para sua idade, mostrou bons movimentos no garrafão e um bom arremesso de média distância. Em alguns momentos, lembra Chris Bosh. Não sei como tudo isso se traduzirá na NBA, mas acho que, se bem trabalhado, pode ser bastante útil.

Gustavo Lima: Alex Abrines. Com pouco tempo de quadra no Barcelona, o jovem ala-armador já mostrou que tem potencial para se tornar um grande jogador. A nova joia do basquete espanhol é um projeto de médio prazo, mas seria uma ótima escolha para uma equipe que não deseja trazê-lo de imediato.

 

4. Quem tem mais chances de ser selecionado: Raulzinho Neto, Augusto Lima ou Alexandre Paranhos?

Ricardo Stabolito Jr.: Eu acredito que as chances de Augusto Lima e Raulzinho são muito parecidas – e boas. O ala-pivô tem a vantagem de estar sob os olhares dos recrutadores da NBA há alguns anos. Já o armador parece ser o “nome mais quente” dos três no momento.

Gustavo Freitas: Raulzinho. Cheguei a pensar que Augusto Lima poderia ser selecionado, mas, pelo que vi, não parece haver tantos interessados nele. Neto é um bom armador com ótima capacidade física, mas seu controle de bola e arremesso não são ideais.

Zeca Oliveira: Raulzinho. Hoje, eu diria Raulzinho. Ele foi muito bem no Adidas Eurocamp, ao lado de Bebê, e já se fala que pode ter recebido uma promessa na segunda rodada. Também vejo Augusto com chances de ser selecionado.

Kaio Kleinhans: Augusto Lima. Ele está sendo observado há mais tempo e mais maduro para a NBA. Além disso, o ala-pivô realmente impressionou física e tecnicamente olheiros presentes no Eurocamp, em Treviso.

Gustavo Lima: Augusto Lima. O ala-pivô já está no radar dos olheiros da NBA há alguns anos e vem se destacando em treinamentos nos EUA. Dos três brasileiros citados, ele é o mais preparado para atuar na NBA. Não tenho dúvidas de que será escolhido na segunda rodada.

 

5. Quantos prospectos que atuam fora dos EUA vão ser selecionados na primeira rodada do recrutamento?

Ricardo Stabolito Jr.: Sete. Aposta ousada: seria a primeira vez desde 2003 que teríamos mais de seis prospectos internacionais selecionados entre os 30 primeiros.

Gustavo Freitas: Difícil cravar, mas, em um primeiro momento, acho que serão cinco. Lucas “Bebê” Nogueira, Sergey Karasev, Dennis Schroeder, Rudy Gobert e Giannis Antetokounmpo.

Zeca Oliveira: Difícil dizer, mas, se eu fosse fazer uma projeção hoje, esse número seria entre cinco e seis.

Kaio Kleinhans: Cinco. Acredito que vão ser escolhidos: Dennis Schroeder, Sergey Karasev, Giannis Antetokounmpo, Lucas “Bebê” Nogueira e Rudy Gobert.  

Gustavo Lima: Seis. Sergey Karasev, Dennis Schroeder, Rudy Gobert, Giannis Antetokounmpo, Lucas “Bebê” Nogueira e Livio Jean-Charles.

  • RafaelRox

    No aguardo… draft parecido com o de 2001.

  • 1 – Sergey Karasev, mas confesso que não conheço muito o Saric.

    2 – Verdadeiro. Ainda é cru, mas se bem trabalhado pode se tornar um contribuinte sólido na NBA, sobretudo na parte defensiva. Vale a pena apostar nele para o futuro. Acho que sairá entre a 18ª e 28ª escolhas. Então, vejo chances de ele ser um Top 20 sim.

    3 – Gosto do Nemanja Nedovic, é bom armador. E também é o que mais conheço desses prospectos gringos menos comentados.

    4 – Alexandre Paranhos… calma, brincadeira!… rsrsrs… Querem saber? Para mim, nenhum dos três será recrutado. Se alguém for, deve ser o Augusto Lima. Mas também não levo muita fé. Espero estar completamente enganado, mas… Acho q de brasileiro nesse draft, só o Bebê vai realizar o sonho de jogar na NBA.

    5 – Acho que esses são certos: Lucas “Bebê” Nogueira, Sergey Karasev, Dennis Schroeder, Rudy Gobert e Giannis Antetokounmpo. Mas pode pintar mais alguém sim. Vai que alguma franquia resolve dar uma de Cavs e surpreenda o mundo?… rs

    • Hugo Nathan

      Lucas, o quanto vc tem acompanhado o jogo do Augusto e o do Raul? (Isso é pergunta mesmo, não é querendo ironizar não… só pra explicar mesmo. rs) Porque não existe nada no mundo que justifique a sua birra com eles rsrsrsrs. Você não gostar dos caras não significa que eles vão ser recrutados né… E as notícias vão bem nesse sentido (de eles serem escolhidos….).
      Mas enfim… No que eu to vendo, dos três citados, os 2 devem ser recrutados mesmo e o Paranhos só foi pra tentar cavar uma vaguinha na europa… Tenho lido do Augusto no Pistons (qual é a pick baixa deles?) e o Raulzinho tem essa notícia de uma “garantia” de uma escolha de segunda rodada. O Augusto eu acho que é um jogador que vai dar certo na NBA… Pode ser um role bem consistente. Sobre o Raulzinho, eu tenho minhas dúvidas…

      • Hugo… Não é q eu não goste dos caras… Eu só acho q a gente tem q levar algumas coisas em consideração. Primeiro: esses eventos da Nike, etc… e outros eventos com prospectos internacionais são legais e tudo… mas dá pra usar isso como parâmetro decisivo para um recrutamento da NBA??? Na boa, eu acho pouco provável… O q define, pra mim, é workout, é ir lá treinar nas franquias e mostrar serviço exatamente onde interessa (e o Combine ajuda tbm)… Na seleção brasileira, por exemplo, eu nunca vi grandes atuações do Raulzinho… Nunca o achei consistente, mesmo contra seleções mais frágeis. O q o credencia a jogar na NBA então? Quero deixar claro q eu nada tenho contra o rapaz… Eu apenas não vou defendê-lo só por ser brasileiro (embora quanto mais brasileiros na NBA, melhor pro nosso basquete). O Augusto Lima, por estar sendo observado há mais tempo, pode até ser recrutado, mas eu não vou achar surpresa se ele não for. Por exemplo, o tal do Paulão Prestes, q todo mundo falava… Onde está?… O Scott Machado, outro exemplo, era o pica das assistências na NCAA, escolha certa no second round em 2012 e… na hora do draft, o q aconteceu??? Nego preferiu Sacre e outras bizarrices… E aí?… Ok, pode até ser uma comparação nada a ver, mas é aquilo: ninguém sabe o q as franquias estão pensando nesse momento. Scouts muitas vezes podem levar a escolhas loucas, principalmente na hora da xepa… E é por isso q eu acho q só o Bebê é garantia de Brasil na NBA nesse draft. Os outros eu acho q é chance grande de não entrarem… Mas eu espero estar errado. Espero mesmo.

      • Mauro

        Raulzinho só tem 21 anos, o moleque é um baita de armador, foi eleito mvp do eurocamp!

        Augusto lima é o mais preparado pra jogar na NBA, ele pode marca ala, o defeito dele é q ele não tem arremesso meia distância, isso prejudica muito ele!

        Alexandre Paranhos já recebeu elogios no usa, no mock draft do chad ford ele aparece em 49

      • Então vamos ver… se dependesse de mim, os três estariam na NBA hoje mesmo… rsrsrs… Como eu disse, quanto mais brasileiros na melhor liga do mundo, melhor pro nosso basquete… No entanto, chegar lá já é uma outra história… rs

      • Hugo Nathan

        Lucas, o Augusto pra mim é certeza que entra. E esse evento da nike, por exemplo, garantiu uma terceira escolha pro Kanter (que foi pra Kentucky , mas não jogou nenhuma partida.. no evento ele fez maior pontuação desde Dirk, e que todo mundo avaliava bem demais… Inclusive, é, depois do Irving, meu jogador preferido da classe de 2011… e isso desde a época do draft),acabou numa 7ª escolha pro Byombo (que, aliás, não era ninguém até então.) … e a Eurocamp tb conta cara. Enfim. Sobre potencial e capacidade pra jogar na liga, como eu já disse, eu duvido do Raulzinho. Mas com certeza confio no Augusto com um role pra ser bem estável na NBA.

  • Igor Araujo

    O draft será transmitido pela ESPN??

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Não, Igor. Não será transmitido mais uma vez. Mas o Jumper fará um programa ao vivo acompanhando o recrutamento inteiro, além de cobertura atualizada aqui no site, twitter e facebook.

      • André

        como vcs fazem para acompanhar?

  • E por falar nisso, ouvi dizer q é quase certo o Cavs pegar o Alex Len com a first pick, já q as tentativas de troca dessa escolha fracassaram… E aí a grande dúvida é: quem ficará com Nerlens Noel??? Magic tem o Vucevic, Wizards tem o Okafor e seu contrato horrível, e o Wall quer o Bennett… Eu acho q o Noel vai cair no colo do Bobcats, hein… rsrsrs… E acho q o meu Pelicans tem grande chance de pegar o Otto Porter… rs… Mas eu tbm posso errar todos esses palpites… draft maluco da porra… hahaha

    • quirlherme

      len e um prospecto muito mais seguro que noel e eu acho que o cavs devia pegalo.e pelo que eu to sabendo o draft ia ficar mais ou menos assim : 1_alex len 2_olladipo(meu jogador preferido) 3_bennet 4_mcloneore(eu acho q do bobcats ele não passa,o jogador com mais potencial dessa classe e se melhorar a cabeça pode ser um star, além disso o perímetro ia ficar muito bom com kemba , mclneore e mkg. 5_noel (jogador que tem a cara do suns e já ta na hora do gortat sair de la) .o top 5 tem tudo pra ficar assim pelo que eu to ouvindo e seu pelicans deve selecionar o burke(tremendo jogador) mas se o poter tiver disponível eu ia nele.ja que os pelicans precisam de um ala e já tem o vasquez la. o que acha?

      • Eu gosto do Burke, principalmente pq a vinda dele pode transformar o Vasquez numa moeda de troca bem atrativa. Mas a possibilidade de pegarmos o Porter me agrada cada vez mais… rs… É aquele cara q não é excelente em nada, mas é bom em tudo… E atua justamente na SF, posição q tem sido um martírio para o meu time nos últimos anos. Se pegar o Porter, a gente fica com o Vasquez ali de PG feliz da vida… rsrsrs… É uma coisa q começa a me agradar mesmo… rs

  • Marcos Gordinho

    Este draft promete ser um dos mais fracos dos últimos anos, não há um prospecto sequer ao nível de Wall, Griffin e Irving. Inclusive o Cavs anda desesperado para se livrar da pick 1, até possibilidade de negociar Waiters, o pick e mais outro jovem atleta por Kevin Love já foi exposto. Neste draft pode surgir com otimismo alguns bons rolers players, os brasileiros melhores listados só chegariam a este patamar dentro da NBAno máximo.

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados