logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 1 fev 2014 às 13:23
Brasil recebe convite da FIBA e vai ao Mundial da Espanha

Forte lobby da CBB dá resultado e seleção “ganha” vaga na competição; Finlândia, Grécia e Turquia também entram como convidadas

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

Foi por “vias tortas”, mas o Brasil vai participar da Copa do Mundo do Basquete deste ano. O forte lobby da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) deu resultado e o país foi um dos quatro convidados pela FIBA para jogar a competição, que será realizada na Espanha entre agosto e setembro. Finlândia, Grécia e Turquia são as outras seleções convidadas pela federação internacional.

Para ser elegível a um convite, o Brasil teve que pagar uma taxa de inscrição de mais de R$2 milhões e atender a uma série de exigências da FIBA. A CBB ainda teria garantido ao comitê que os jogadores da NBA estariam comprometidos a participar do torneio. Sem os atletas da liga norte-americana, a seleção protagonizou um vexame histórico na última Copa América e perdeu a chance de “carimbar o passaporte” para a Espanha dentro de quadra.

Grande surpresa da lista de convidadas, a Finlândia contou com um patrocínio de peso para entrar na briga por uma vaga na Copa do Mundo FIBA: a Rovio Entertainment, empresa criadora do jogo Angry Birds. O convite à seleção escandinava deixou seleções tradicionais, como Rússia e China, de fora do torneio.

A Turquia era considerada uma das favoritas na corrida pelos convites, pois foi a anfitriã e vice-campeã do último Mundial (2010), sendo derrotada na decisão pelos norte-americanos. Melhor seleção do ranking da FIBA no grupo de possíveis convidadas (5ª), a Grécia também sempre esteve entre as mais cotadas para estar na lista de convidadas.

A Copa do Mundo FIBA 2014 será disputada entre 30 de agosto e 14 de setembro e vai contar com a participação de 24 seleções. O sorteio das chaves acontece na próxima segunda-feira. Confira a lista completa dos países classificados para a competição:

Angola
Argentina
Austrália
Brasil***
Coréia do Sul
Croácia
Egito
Eslovênia
Espanha*
Estados Unidos**
Filipinas
Finlândia***
França
Grécia***
Irã
Lituânia
México
Nova Zelândia
Porto Rico
República Dominicana
Senegal
Sérvia
Turquia***
Ucrânia

* Seleção automaticamente classificada por ser país-sede
** Seleção automaticamente classificada por ser atual campeã do torneio
*** Seleções convidadas pela FIBA

[polldaddy poll=7764747]

  • Zack Batista

    Pois é… A seleção finlandesa c certeza foi a grande surpresa. Mas tem notícias de q Rússia, Itália, Alemanha e China, retiraram suas candidaturas e deixaram de pleitear as vagas por não concordarem com algun$ pedido$ da FIBA. Para mim, a vaga para os chineses eram certa, mas…

    Tenho lido em outros lugares e vejo como a maioria(para não dizer todos)não concordaram com a “classificação” brasileira. Críticas para todo lado. Seria síndrome de Oscar?? Bem… não sei… Não gostei nenhum um pouco do vexame brasileiro na Copa América, mas se tem a oportunidade de disputar o mundial via convite(o q de fato aconteceu), beleza, vamos apoiar a seleção, não tiro isso como humilhação como alguns querem afirmar. Afinal de contas, o Brasil é uma das principais potências do basquete mundial(pra mim entre os 6 do mundo), c o elenco completo é lógico. É claro q não poderia está de fora né…

    O engraçado é q se a CBB não tivesse interesse ou não recebesse o convite da FIBA, os torcedores iriam reclamar do mesmo jeito…rsrs.. Tinha quase certeza disso…

  • Zack Batista

    Lembrando q o garrafão brasileiro é o terceiro melhor do mundo no basquete mundial, atrás apenas do norte-americano e do espanhol. Não é apenas a minha opinião, é também de vários especialistas pelo mundo, inclusive de americanos.

    Jogadores de garrafão disponíveis q ainda podem atuar em suas seleções:

    Estados Unidos: Howard, B.Griffin, A.Davis, LaMarcus, K.Love, Cousins…
    Espanha: P.Gasol, M.Gasol, N.Mirotic, F.Reys, S.Ibaka, V.Claver…
    Brasil: Nenê, Varejão, T.Splitter, V.Faverani, Hettsheimier, Lucas Bebê…

    • Michel Moral

      O problema do Brasil não é mão-de-obra, aliás temos uma das melhores gerações. Pra mim, entre as 3 melhores da nossa história.

      A questão é: os jogadores vão comprar a causa? Precisamos de 99% de adesão dos atletas. Poucas vezes vimos os melhores jogando juntos. E nunca vi o empenho todo que já declararam ter feito pela seleção. Leandrinho mesmo só jogou muito naquele torneio arranjado no Brasil.

    • rodrigohawks

      ai zack o garafão doBrasil e forte mesmo … mas Vitor Faverani ? esse cara nem nivel nbb e .. agora os outros são realmente muito bons

      • Nem sei o q aconteceu com o Faverani em Boston Rodrigo… Deve ser coisas de novato mesmo… O Vitor não é jogador fraco… Apenas acho q ele está se adaptando ainda ao estilo da NBA. Qdo ele tava no Valência(um dos principais times da Espanha e tbém da Europa) estava jogando muito bem, inclusive arrebentando contra o Barça e o Real. Ao menos no estilo Fiba ele tem destaque… E jogando na seleção, tenho certeza q ajudará muito…

      • AlexT-Wolves

        Mas Ele vinha jogando muito até mesmo no Boston!!! Só que ai o técnico ficou falando que ele era precioso pro time eai já viu né que disser que esquece.

      • rodrigohawks

        e sim pelo menos no Estilo FIBA ele pode ajudar bastante mesmo …

  • Jogador Estrela!

    Parabéns Brasil. Angola, Brasil, países de origem portuguesa e o país que conquistou(Portugal) pouco ou nada liga ao basquete. Embora tenhamos CR7 para dar uma visão de Portugal ao mundo, António Félix da Costa à porta da entrada da F1, a gente precisava de uma promessa para abrir portas ao basquete em Portugal.

  • Pelo que andei lendo nos últimos meses no blog do Fábio Balassiano é que a CBB está endividada faz tempo.Mas ai aceita as exigência$ da FIBA…Muito se fala das falcatruas na CBF,mas a CBB não fica muito atrás nesse quesito não.

    Aliás,daqui a pouco o Oscar começa chorar pra não convocarem o Leandrinho e o Nenê.

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Está bastante endividada mesmo, sebas. Deve para quem você possa imaginar. Mas dizem que a CBB teve uma ajuda considerável de patrocinadores (Globo, Nike) para pagar esses R$2 milhões.

    • Zack Batista

      Escutei essa conversa também de q a Globo pagaria parte dessa taxa q a Fiba está requerendo dos candidatos…

  • Já que estamos lá não podemos fazer feio novamente !!!Vamos lá Brasil !! Com NeNê , Varejão, Spliter , Leandrinho e outros temos tudo p chegar longe!!! Quem sabe até o título hein!!! Abraços a galera do Jumper!!!

  • Michel Moral

    Óbvio que a CBB tinha que fazer o impossível para colocar o país no mundial. Era o mínimo para amenizar a catástrofe que é a instituição.

    Vamos torcer agora. Torço pelo nosso basquete e não por nossa representante. Às vezes as pessoas confundemvuma coisa com a outra.

  • cteodista

    O que na minha opinião, os torcedores tem que entender é que as equipes da NBA autorizam ou não seus jogadores à disputarem torneios por seus países (Vide o que aconteceu no Mundial da Turquia aqui: http://www.opais.net/pt/opais/?det=15291) e não adianta Oscar vir falar que esse ou aquele jogador está traindo o país, quem paga o salário deles? Espero sinceramente que todos os nossos jogadores que atuam na NBA possam ir e façam bonito.

    Abraços à todos do Jumper Brasil e seus leitores.

    • Michel Moral

      Então… Mas pq os astros da NBA estão em praticamente todos os torneios importantes pelos EUA? Os times tbm não deveriam aceitar que eles fossem uai.

      • Ricardo Stabolito Jr.

        Uma coisa é você ser o astro, dono do time – LeBron, Carmelo, Wade. Esses caras dizem que vão e quem vai ficar contra? Até porque a relação dos times com a USA Basketball é ótima, pagam seguro direitinho, sempre comunicam antes sobre tudo.

        Outra é ser o Nenê, Leandrinho ou Splitter. Para piorar, convocados pela CBB…

      • Michel Moral

        Certo, Ricardo. Não questiono a politicagem que envolve tudo isso. Agora, pq nenhum deles vem a público dizer isso? Diga então que a CBB não faz esforço algum, não cobre o seguro, etc.

        Ficar alegando razões pessoais é um desprezo, na minha opinião. Fora o Varejão, quase todos já alegaram as tais razões pessoais. Aí o Nene vem e é vaiado no Rio… Acha ruim ainda?!

        Estou longe de pensar como um Oscar Schimidt, mas prefiro tudo às claras.

  • Robertolakers

    Só espero que não faça feio, de resto tá de boa

  • Zack Batista

    Todos estando disponíveis, acho q a seleção brasileira de basquete irá com esse time para a Espanha:

    Garrafão: Nenê, Varejão, Splitter, Hettsheimeir e Faverani;
    alas: Giovannoni, Marquinhos, Garcia e Leandrinho;
    Armadores: Huertas, Raulzinho e R.Luz.

    Acredito q se tiver alterações nessa lista, seria em 1 ou no máximo 2 pçs para fechar o elenco. Magnano pode optar por Lucas Bebê e Benite por exemplo…

    Sobre os atletas participarem do mundial tenho a seguinte opinião: Todos q estão no Brasil devem ir sem problemas. Hettsheimeir, R.Luz e Huertas(atuam na Espanha) tbém não vejo problemas para eles irem. Sobre os Brasucas q atuam na NBA, pode acontecer da direção do Wizards pedir para o Nenê descansar e cuidar do pé durante as férias(é uma possibilidade – pois o pivô provavelmente disputará playoffs – eu torço muito para ele ir). Varejão, Splitter e Leandrinho, acho q se apresentam sem dificuldades. Terminando, vejo uma grande possibilidade de Faverani e Raulzinho pedirem dispensas da seleção, para treinarem e jogarem a liga de verão pelas suas equipes. Vítor vai querer treinar duro para mostrar a direção celta q merece mais oportunidades e o Raul Neto deverá ser chamado pelo Jazz para integrar ao time.

    Bem… É o q acho. Vamos esperar e ver o q realmente vai acontecer… Pq no momento, só podemos especular…

    • Erick benjamin

      Eu queria muito que o Magnano chamasse o Bruno Caboclo do Pinheiros, esse garoto vai longe.

      • Não tá na hora ainda, o Caboclo sequer tem ganhado minutos regulares no Pinheiros. Mas que ele tem potencial, isso ele tem, alias, as duas crias do Pinheiros né? Afinal, Lucas Dias está lá tambem.

  • rhafaheat

    Galera do Jumper, um comentário meu na matéria do Danny Green sumiu. Foi porque não se tratava do tema abordado ou foi pelo conteúdo, com críticas a FIBA e CBB?

  • Pelo que tenho visto nos comentários em várias matérias que li sobre o assunto a galera tá confundindo a condição (dentro da quadra) que o Brasil tem de estar no mundial com a maneira com a qual a vaga foi alcançada.
    Pela história e pela condição técnica de nossos principais atletas, é claro que a nossa seleção merece estar no mundial. O que deveria nos preocupar não é isso. Acredito que a nossa principal atenção deve ser voltada para o fato de não haver a formação sistemática de novos jogadores de qualidade, o que nos daria a condição de não depender tanto daqueles que atuam na NBA. Se isso fosse feito, teríamos condições de selecionar jogadores que atuam no país (ou em qualquer outro lugar) e garantir uma vaga direta com um pé nas costas e não ficar dependendo de “convite”.
    Abraço à galera do Jumper!

  • Anônimo

    Acho que todas essas vagas doadas deveriam ser disputadas na eliminatória, arcaico demais ficar convidando equipe

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados