logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 18 fev 2014 às 14:00
Onde chegará Kyrie Irving?

Ricardo Romanelli revisa e comenta a carreira do armador do Cleveland Cavaliers, MVP do Jogo das Estrelas deste ano

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

Por Ricardo Romanelli

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TRy5OVpRFA4]

Selecionado na primeira posição do draft de 2011, Kyrie Irving representava muito mais do que uma escolha de elite naquele momento. O armador de Duke era o símbolo de uma nova era do Cleveland Cavaliers, aquele que ergueria o time à grandeza depois da saída de LeBron James – até então, o maior nome da história da franquia. O jovem possuía as credenciais para tanto. Alguns anos antes, desde o basquete colegial, ele era visto como uma potencial primeira escolha quando decidisse encarar o recrutamento. Mesmo passando a maior parte de seu único ano universitário com uma lesão no pé, o Cavs elegeu-o sem pestanejar quando teve a chance.

Seus dois primeiros anos na NBA foram excelentes. Na temporada de estreia, Irving conquistou o prêmio de calouro do ano e foi MVP do “Desafio dos Calouros”, no All Star Weekend. Teve grandes atuações individuais, apresentando excelentes números em pontos e assistências. O sucesso coletivo, no entanto, não veio: o time do Cavs ainda era muito fraco. No ano seguinte, Kyrie foi ainda melhor. Aumentou suas médias em relação ao ano de novato e foi eleito para o Jogo das Estrelas pela primeira vez. Ganhou o concurso de arremessos de três pontos no All Star Weekend e seu poder de decisão em partidas apertadas fez com que se consolidasse como uma das grandes promessas para o futuro da NBA – ainda que a equipe do Cavs continuasse não permitindo que navegasse por mares mais distantes.

Na atual temporada, Irving manteve os números do ano anterior e foi escolhido pelo público para ser titular da Conferência Leste. Foi além: terminou eleito MVP da partida, após liderar sua seleção à vitória com 34 pontos e 15 assistências. Isso atesta que vai tendo mais uma temporada de ascensão e consolidação como um dos grandes jogadores da NBA, correto? Errado. A vitória no Jogo das Estrelas foi um dos poucos pontos altos do armador na campanha e lembra a todos de uma coisa importante: ele tem grande potencial, mas ainda precisa amadurecer muito.

Até ganhar o MVP, Irving vinha com rendimento insatisfatório. Embora os números pessoais sigam estagnados, ele já começa a ser criticado pela falta de resultados do Cavaliers. Recentemente, de maneira anônima, alguns dirigentes da NBA até chamaram o ainda jovem atleta de imaturo e individualista – colocando em dúvida as conquistas individuais que teve até aqui.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hTDFVg4L-cM]

O fato é que o armador não conseguiu ainda encontrar um modo de transformar seu inegável talento em vitórias para a franquia que representa. John Wall, com um ano a mais de experiência, vem se consolidando como um armador de ponta no Leste (talvez até o melhor) levando uma equipe similar em termos de material humano à pós-temporada. Enquanto isso, em Cleveland, todos se planejam para a próxima loteria.

Irving também recebe críticas por sua defesa. O PER (índice de eficiência que leva em conta as estatísticas por minuto do jogador) mostra que os armadores da liga têm suas melhores performances quando jogam contra o Cavs. Se não é um dos piores defensores da NBA na posição, ele (infelizmente) está próximo disso. Tem toda a condição física para ser um bom defensor, mas é justamente sua falta de foco e atitude que fazem com que não o seja.

Este é outro problema que pode facilmente ser corrigido com vitórias: Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, também é um péssimo defensor, mas tudo isso é esquecido pela grande campanha que faz o Blazers – com elenco melhor do que Cleveland, é verdade.

No entanto, com a brilhante atuação no Jogo das Estrelas, Irving nos lembrou de outra coisa: há diversos jovens armadores talentosos na NBA, mas ele talvez seja o mais talentoso dentre eles. Embora os outros até possam viver melhor fase e ter alcançado maior maturidade para liderar suas equipes, a esperança de Cleveland possui qualidades que o diferenciam do resto do bando.

Por este motivo, respondendo à pergunta proposta no título, afirmo: ele chega onde quiser. Com o inegável talento e competência demonstrados, além de enorme capacidade de decidir partidas, Irving só não será um dos grandes armadores da liga se não quiser. E, neste momento, infelizmente, parece que não quer com algumas de suas atitudes. Torçamos para que mude isso rapidamente. Como espectadores, seria muito triste perdermos mais um grande jogador para problemas de comportamento e postura dentro de quadra.

[polldaddy poll=7809849]

  • Melhor armador da NBA é o CP3

  • Luan

    Muito overrated.
    John Wall >>> ele

  • Eu critico muito a falta de liderança que ele tem em Cleveland, pois existem apenas duas maneiras de ser líder em uma equipe: Tecnicamente e Ética Profissional. Kyrie Irving é um absurdo jogando tecnicamente, mas ele não fez nada para melhorar seus atributos para que sua equipe seja melhor. Mas sendo muito jovem eu acredito que melhorando neste cenário ele será um dos melhores armadores da liga.

  • Ramon

    Muito overrated

    • everton

      Eu ia postar isso! kkk

  • O pessoal tá pegando mt do pé do Irving por causa da ruindade do time.
    Outros fatores fazem o Cavs perder tanto:
    – Elenco mt talentoso, mas sabemos que não basta ter só talento. O Timberwolves é um bom time há uns 3 anos, e nunca vão aos playoffs; Kings a mesma coisa, Blazers só deu liga agora…
    – Jarrett Jack não tá jogando nada, Luol Deng não tá jogando nada, Anthony Bennett não tá jogando nada, C.J. Miles não joga nada, Earl Clark não joga nada, Dion Waiters é extremamente inconsistente…
    – Técnico de qualidade suspeita;
    – GM ruim, etc.

    • everton

      É nessas horas que se diferenciam os bons jogadores dos craques, quando ninguem jogava nada o Lebron chamava o jogo e carregava o time nas costas, e isso o Irving não faz, ele não é capaz de ser consistente e fazer o time vencer partidas em sequencia. Acho um ótimo jogador, um pouco acima da média, mais longe de ser espetacular ou dominante.

      • Caetano

        Acho que não dá para exigir isso do Irving.

        O Lebron é de outro nível, é capaz de carregar qualquer time.

      • É como o amigo falou. Por mais que Kyrie Irving seja ESPETACULAR, ele não é um LeBron. Nem um cara como o Carmelo vem conseguindo conduzir seu time aos playoffs hoje…

    • Germano

      Falou tudo

    • Elenco muito talentoso no Wolves Valdo ?? Não adianta olhar o Starting Lineups da atual temporada (não vou nem citar o banco) e ter essa falsa impressão, mas vamos lá apenas ERA Kevin Love:

      2011-12: W. Johnson ▪ K. Love ▪ N. Pekovic ▪ L. Ridnour ▪ R. Rubio:

      Melhor temporada do Rubio (calouro) e Kevin Love jogou muito e se machucou no fim e Pekovic arressem recebia minutos, elenco muito, muito fraco só valia a pena por Ridnour/Rubio.

      2012-13: A. Kirilenko ▪ N. Pekovic ▪ L. Ridnour ▪ R. Rubio ▪ D. Williams:

      Esse foi o melhor elenco que o David Kahn montou em anos no Wolves (e o que o Kevin Love menos jogou) e se alguém olhar apenas o roster nem da pra acreditar que nenhum jogou 82 jogos e mito Brandon Roy não pode ajudar por causa dos joelhos, mas todos sabiam do risco principalmente o Kahn….

      2013-14: C. Brewer ▪ K. Love ▪ K. Martin ▪ N. Pekovic ▪ R. Rubio:

      Das últimas 3 temporadas esse é o time titular melhor ajustado, mas tem um banco horrível existem jogadores promissores, mas um técnico gagá também enfim é isso.

      • André,

        Esses times do Wolves que vc citou são bons times!
        Devemos lembrar que times MUITO piores conseguiram classificações para playoffs nos últimos anos (Bucks, Hawks, Jazz, etc).

      • Bucks de Ellis e Brandon Jennings junto com Sanders é superior em elenco. O Hawks nem se fala por anos time de Playoffs com o trio Smith, Johnson e Al Horford com Teague evoluindo e o Jazz era um time forte com Big Al e Millsap.

        Nesse período o Wolves não passou de equipes com escolhas de Draft mal aproveitadas. Jonny Flynn, Wesley Johnson e o último Derrick Williams enfim alguma organização começou apenas nesta temporada, mas respeito a sua opinião.

    • Lucas Boeing Eastman

      Como tais sendo bonzinho com o Mike Brown! haha
      O cara é ruim mesmo! só fez carreira nas costas do Lebron…

      De resto só discordo sobre o Blazers que só perdeu playoffs ano passado… nos ultimos anos tem draftado bem e montado bem seu jovem time (apesar do Greg Oden e Roy e problemas de lesão)

  • Irving é muito imaturo e isso nao se muda de um dia para o outro, tem a haver com a personalidade… talvez com o tempo mude mas acho muito dificil, vai perder-se no tempo certamente

  • Infelizmente o Cavs sofre com um organização ruim, gestão ruim e um treinador ruim, não há qualquer time de aguente esses fatores negativos. Está certo que o time de Cleveland não é nenhuma “Brastemp”. Mas deveria ao menos estar competindo por uma vaga de playoffs considerando que o nível de competição da Conferência Leste está baixo.

  • Um dos problemas do Irving é o fato de ele ñ estar sendo um playmaker para o Cleveland. Só pontua e não ajuda os seus companheiros a fazer pontos por isso, q nessa temporada seu aproveitamento caiu, os armadores adversários aprenderam a marcá-lo. E devido a isso o Kyrie tem q passar mais a bola, envolver mais os companheiros. Venho acompanhando o Cavs e quando geralmente ele consegue mais de 6 ou 7 assistencias o time vence! e parece q ele entendeu isso já q nessa sequencia de 4 vitórias ele vem distribuindo bem a bola.

  • Marcos

    O Cavs deveria tentar contratar o Doug Collins na próxima temporada, quem sabe ele ensine o Irving a defender.

    • Deus me livre! Foi uma benção esse cara ter saído dos Sixers.

  • RafaelRox

    Mais um que vai sair de Cleveland quando tiver a oportunidade rsrs.

  • Michel Moral

    Ele é John Wall serão os “novos” Jason Kidd e Steve Nash. Serão dois grandes armadores.

    O que acontece com Irving é o problema da equipe / franquia. Nada vem dando certo. Não dá pra culpar só o seu armador.

    • Jogador Estrela!

      Jason Kidd –> John Wall
      Steve Nash –> Kyrie Irving

      • ricardo moraes

        Serio?????? A sua comparação é mto ruim. Jason Kidd e Steve Nash nunca tiveram a condição atletica desses caras e o Wall e o Irving nao tem a banca que Kidd e Nash tiveram de levar times bem mais ou menos a finais de NBA.

      • Lucas Boeing Eastman

        Quando que o Nash levou um time pras finais?

        Mas realmente achei as comparações ruins… Kidd e Nash são muito mais técnios do que atléticos… Kidd leva a melhor no quesito titulos e defesa, mesmo pq Nash defendendo e ngm defendendo dá quase na mesma… E ao contrário do Irving, Nash sempre foi excelente nas assitências, até mesmo mais que na pontuação…

      • Lucas Boeing Eastman

        E no caso do Kidd o time bem mais ou menos é o Nets ou o Mavericks? No caso do Nets, até concordo apesar do gênio Scalabrine fazer parte do time hahah

  • Victor Bueno

    Irving é tranquilamente o jovem mais talentoso da liga. De repente ele ainda não sabe administrar tamanha habilidade, não criou uma identidade ainda.

    Mas caso ele tenha um bom suporte, sem duvidas terá tudo pra explodir.

  • Jogador Estrela!

    Eu acho que o Irving é overrated. Tem muito talento mas ainda não é aquilo que falam.

    Muitos esperavam que ele fosse carregar o time dos Cavs às costas como fez o LeBron, só que não. Ele ainda está aprendendo a lidar com certas coisas na NBA e uma delas é lidar com a pressão de liderar um time até aos playoffs. Ele vai chegar lá mas é um processo que precisa de ter calma. Ele decidiu bastantes jogos de maneira fantástica e a vez de liderar o time aos playoffs chegará.

    • M Dias

      Torço muito pelo Irving, nossa vontade é que ele continue no Cavs e consiga provar toda sua qualidade como PG mas caso ele saia que seja para uma melhor situação!

      • Jogador Estrela!

        Eu pessoalmente torço muito. Gostava que ele ficasse lá. Simpatizo muito com os Cavs e era muito mau ver outro momento de angustia como foi em 2010 com a saída do LeBron.

  • Ricardo, vendo Irving jogar achei que ele ataca a cesta como D-Rose e defende como Steve Nash… Sei lá, mas ele tem me decepcionado demais nesta temporada, mas algo deve ser dito em defesa de Irving: os Cavs parecem ter criado o pior vestiário de toda liga, e isso complica muito. Abraços.

  • marquin

    O problema da NBA atual é q as responsabilidades são cada vez maiores para jogadores cada vez mais jovens. São garotos. E essa pressão recai principalmente sobre os garotos q são escolhidos com top picks. Kyrie Irving e Anthony Davis são os dois exemplos mais recentes disso. São moleques de 20 anos de idade q sabem q carregam o peso de todo um futuro q as franquias despejaram nas costas deles. É foda conviver com isso. O Anthony Bennett está sofrendo pacas lá no Cavs. E o Irving tem potencial pra ser um dos maiores PGs da história da liga, na minha opinião. Só q essas cobranças cada vez mais precoces podem prejudicar demais a evolução do moleque. Cobrança da franquia, cobrança dos técnicos, cobrança da imprensa, cobrança da torcida, etc… Acho q as franquias deveriam blindar esses garotos, e não jogar os seus destinos sobre eles. Isso é um absurdo. Daqui a pouco vai ter gente chamando o Irving de fracassado. É brincadeira isso…

  • alysson

    Pessoal, lembremos q ele tem 21 ANOS. Mto novo ainda. Tem muito a evolui em se tratando de atitude

  • Anderson Lakers

    Olha, não dá para dizer que ele é o fracassado por não levar sua equipe aos PO’s, Irving contribui diretamente com 32 pontos para sua equipe, quantos jogadores fazem isso? Poucos, e olha que falei em média de carreira, pois se observarmos, na atual temporada ele contribui diretamente com 33 pontos, ou seja, ele ajuda bastante o seu time. Ele é novo ainda, não podemos esperar que seja um Durant ou LeBron da atualidade, mas está caminhando para o topo da Liga.

    Existem problemas que devem ser corrigidos, o principal é a defesa, mas vale ressaltar que está melhorando como playmaker, o importante é que evolui.

  • RodrighoN

    Tanto time com armador meia boca como o Bucks por exemplo e outros reclamando o Irving uns dos armadores mais novos da lIga com oq ue tem mais talento era chamado ano passado e MR 4º Quarto, ele vai melhorar teve uma queda mas o time do Cavs ta acordando e acho uma boa eles não irem nos Playoffs esse ano já que a turma vai estar bem forte no draft e eliminar o mais rápido possível os contratos do Gee, Jarrett Jack, Earl Clark, e pegar o Affalo do Magic para dar um suporte de defesa ao Irving,renovar com o Deng, e trabalhar bem o garrafão com Bennet+Thompson+Varejão que são bons jogadores, com uam defesa forte ficaria um time ao moldes do Bulls.

  • eustaquio

    Pepsi boy é superstimado demais.

  • Raphael Maia

    Sei lá, acho que pelas caracteristicas físicas, técnicas e seu arremeço ele deveria jogar na posição 2 (SG), e não ser um playmaker, algo parecido com o que aconteceu com o Allen Iverson

  • Só um detalhe, já são 6 vitorias seguidas… talvez eles (Cavs) cheguem lá…

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados