logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 14 nov 2015 às 07:57
Hedo Turkoglu anuncia aposentadoria do basquete

Melhor jogador turco da história da NBA atuou por seis equipes em 15 temporadas na liga

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Gabriel Farias

O ala Hidayet “Hedo” Turkoglu anunciou sua aposentadoria do basquete nesta sexta-feira, após 15 temporadas e 997 jogos na NBA.

“Sou muito grato pela oportunidade de viver o meu sonho e jogar na NBA”, disse o ex-jogador turco em pronunciamento oficial. “Vou me lembrar para sempre dos meus companheiros, treinadores e fãs que fizeram minha carreira tão incrível para mim e para toda a minha família”.

Revelado em 1996 pelo Anadolu Efes, da Turquia, Hedo foi a décima sexta escolha do draft 2000 pelo Sacramento Kings. Turkoglu iniciou sua trajetória na NBA no histórico time que contou com os também europeus Vlade Divac e Peja Stojakovic. Titular em 28 dos 221 jogos em três temporadas com o Kings, Turkoglu esteve presente nos playoffs em todos os anos, chegando à final da conferência Oeste em 2001-02.

Após uma temporada no San Antonio Spurs, o jogador assinou com o Orlando Magic como agente livre, e viveu sua melhor fase na NBA sob o comando do técnico Stan Van Gundy na temporada 2007-08. Ao lado de Dwight Howard e Rashard Lewis, Turkoglu atuou em todas as partidas da equipe na campanha, e venceu o prêmio de maior evolução da temporada. Em médias, o turco alcançou 19.5 pontos, 5.7 rebotes, cinco assistências e 45% de aproveitamento nos arremessos em 36.9 minutos por partida. Todos os números da temporada foram os maiores de Turkoglu na NBA.

Na campanha seguinte, Turkoglu teve uma leve queda em seus números, mas alcançou um feito inédito na carreira ao chegar até as finais da NBA. Na pós-temporada, o jogador se destacou na vitória por 4 a 3 sobre o Boston Celtics, então campeão da liga. Hedo também foi peça fundamental para a eliminação do Cleveland Cavaliers mesmo com uma das atuações mais fantásticas da história na NBA em uma série de playoffs, quando LeBron James teve médias de 38.5 pontos, 8.3 rebotes, oito assistências e 48% de conversão de arremessos.

Na série final contra o Los Angeles Lakers, Turkoglu não foi páreo para a dupla Kobe Bryant e Pau Gasol, ficando com o vice-campeonato em sua única aparição em finais.

Após a decepção, Turkoglu foi envolvido em uma troca com mais quatro franquia, e iniciou a temporada 2009-10 no Toronto Raptors. Depois de mais uma campanha em queda, o turco foi trocado para o Phoenix Suns, pelo brasileiro Leandro Barbosa. Após seis meses, Hedo retornou ao Magic, mas não repetiu o sucesso da primeira passagem.

Nos últimos dois anos, Hedo atuou no Los Angeles Clippers. Na franquia da Califórnia, o jogador teve média de 11 minutos por jogo, e foi titular em apenas duas das 100 partidas disputadas.

Sem contrato no início da offseason, Turkoglu afirmou que gostaria de permanecer na liga, visando principalmente à marca dos mil jogos na NBA. O Kings cogitou dar uma oportunidade para Turkoglu, mas a chance não se concretizou.

Na seleção turca, Hedo é o jogador com mais partidas disputadas, e participou de oito edições do Eurobasket e duas da Copa do Mundo da FIBA. Curiosamente, Turkoglu conquistou uma medalha de prata em cada competição, e ambas vieram quando a Turquia sediou o respectivo torneio. Na Copa do Mundo de 2010, Turkoglu foi o responsável pela ida da seleção turca à final, e foi reconhecido com a presença no quinteto ideal da competição.

Agora, Turkoglu trabalhará da Federação Turca de Basquete, e seu cargo será anunciado em coletiva na próxima segunda-feira. Segundo informações do site o Orlando Magic, Turkoglu será homenageado pela franquia da Flórida no dia 18 de dezembro, quando o time receberá o Portland Trail Blazers.

Turkoglu termina sua carreira na NBA com médias de 11.1 pontos, quatro rebotes, 2.8 assistências e aproveitamento de 42% nos arremessos de quadra. Atualmente, Hedo figura na 41ª colocação entre os jogadores com mais bolas de longa distância convertidas na carreira, com 1.246.

  • BetoMavs

    Grande jogador, fazia um pouco de tudo em quadra.

  • Rafael Victor

    Poderiam ter dado esse 3 jogos pra ele completar os 1000, encerraria bem a carreira!

  • Luiz Carlos

    eu como torcedor do orlando sou muito nostalgico com relação ao Hedo….participou da melhor fase que eu acompanhei do orlando que foi aquela campanha de 2008-2009 em que perdeu para os lakers(infelizmente pela idade nao pude acompanhar o time de penny hardaway,nick anderson,shaq e etc) ….para nos fas do Magic so nos resta agradecer ao grande comprometimento que sempre teve com a equipe…sera eterno para nos!!!

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados