logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 12 maio 2016 às 15:44
Para McGrady, MVP unânime para Curry comprova enfraquecimento da NBA

Ídolo acredita que escolha inconteste é produto direto da falta de craques da liga

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

Stephen Curry reescreveu a história da NBA novamente nesta semana, ao tornar-se o primeiro MVP unânime em sete décadas de liga. O inédito feito, porém, não seria totalmente um mérito do astro do Golden State Warriors. Pelo menos, esta é a opinião do ídolo Tracy McGrady. O ex-atleta polemizou ao declarar que acredita que a premiação só prova a falta de craques e competitividade do basquete atual.

“O prêmio foi muito merecido. Mas o fato de Stephen ter sido o primeiro a recebê-lo de forma unânime, eu acho que mostra o quanto a NBA está enfraquecida. Falo sério. Porque, se você puxar do passado, Michael Jordan, Shaquille O’Neal e outros MVP realmente jogavam contra outros jogadores de elite, havia mais superastros em diversos times”, opinou, em participação no programa The Jump, da ESPN.

Anteriormente, dois astros haviam ficado a um voto de serem escolhas unânimes para jogador mais valioso da liga: O’Neal (2000) e LeBron James (2013). Curry é o 20º atleta das grandes ligas esportivas dos EUA a ganhar o prêmio com suporte total do corpo votante, ao lado de Tom Brady (NFL, 2010), Wayne Gretsky (NHL, 1982) e outros 17 jogadores da MLB.

  • ThiagoMagic

    Concordo, principalmente no meu time kkkk
    O problema é que aparentemente, lebron deixou pra da o gás nos playoffs. Leonard poderia ter ganho algum voto, mas pelo q o warriors fez essa temporada, Curry merece a unanimidade.

  • Marcio

    Concordo, NBA cada vez mais limitada e são poucos os grandes craques! A vezes os poucos jogadores que poderiam soma pontos acabam se poupando pra Playoffs e Finais!

  • Matheus Sensato

    Discordo, pela fala parece que os jogadores de sua época eram muito melhores que os de hoje.

    Se você pegar no ano de 1996, para exemplificar uma fase em que Jordan e O’Neal estavam em alta, quem era realmente um grande FP superiores ao que temos hoje? Malone e Hakeem ok. Mas estes se compararam a LeBron facilmente. Estão os três no mesmo nível. Agora Miller, Payton são tão bons (senão piores) quanto Durant, Westbrook, Leonard, Chris Paul, Aldridge, Lillard, entre outros que esqueci com certeza.

    Então, não acredito que haja nenhuma diferença na qualidade de jogadores como falado por McGrady.

    • Leonardo Rodrigues

      Concordo

    • Rodolfo Ribeiro #ThunderUp

      Miller eu concordo que possivelmente estaria abaixo da maioria que vc citou.Já Payton é compllicado…

    • Claudio R.

      malone e hakeem não estão nos msm nivel do LeBron , peraí!!!… fala serio…

      • MarcoLakers #MambaDay

        Pq não?
        Talvez o melhor PF e C da história, respectivamente.

      • 55marcoac

        Acho LeBron melhor que Malone e que Hakeen

        Ps. pra mim:

        Melhor PF da história é Tim Duncan
        Melhor C da história é Abdul-Jabbar, depois tem Chamberlain e Russel ainda

        • Claudio R.

          pois é.. claro que é melhor que os 2..

    • Gustavo Santos

      Entrando nessa discussão de jogadores… Falando nos jogadores que vc citou:
      LBJ, Malone e Hakeem ok, temos aí grandes jogadores da NBA.
      Acho que Durant, Westbrook e Leonard tbm têm os seus espaços na história da liga.
      Só acho que você forçou demais nos outros nomes e tb é mais fácil comparar jogadores por épocas e não apenas pela temporada de 96. Chris Paul é um grande jogador, mas por exemplo, Stockton seguramente fez muito mais pela liga do que ele. Aldridge facilmente podemos compará-lo com Shawn Kemp, mas nunca com um Charles Barkley. Leonard que é um excelente jogador estavam comparando outro dia ele com Scottie Pippen. Enfim, na minha opinião a geração de Jordan tinha mais craques que hoje, não que hoje seja tão fraca, mas aquela era melhor. Não acho que o T-Mac disse nenhum absurdo.

      • MarceloBulls

        E olha que esqueceram do monstro David Robinson

  • AlexS.F.

    Os exemplos que ele citou era pra ter ganhado MVP unanime igual o LeBron mas infelizmente nem todos os jornalistas são imparciais, o que mudar é que o impacto do Curry foi tão grande principalmente naquele começo de Season e tão surpreendente q dessa vez não deu( aposto que alguns jornalista queria votar no Westbrook ou Lenoard mas não teve coragem)

    E uma prova de que não enfraqueceu é só ver o nivel dos outros 4 jogadores q disputaram, 2 que tiveram temporadas historicas ( Kawhi, Westbrook) e 2 que eram considerados a anos como os melhores jogadores da NBA.

  • King Cuban

    Tracy McGrady devia calar pois ele é o Carmelo Anthony da sua geração…. Essa mania de dizer que o jogo antigo era melhor que jogadores actuais são piores que os antigos não faz sentido nenhum principalmente para um jogador que nunca passou do 1st round mesmo tendo jogado no pior Leste de todos os tempos….

    Tracy McGrady era um volume shooter bem ineficiente que tinha luz verde para lançar tudo que vinha pelo caminho…. Só para imaginar jogadores como James Harden, DeMar DeRozan, Carmelo Anthony são bem mais eficientes que T-Mac em qualquer momento da carreira…..

    T-Mac foi um bom jogador mas essa conversa é para os melhores jogadores da geração tipo Tim Duncan, Kobe Bryant, Shaquille O’Neal, Dirk Nowitzki, Kevin Garnett, Steve Nash, Allen Iverson, Jason Kidd e não para um simples All Star….

    • Claudio R.

      tracy Mcgrady era um monstro, pelo amor de Deus, as contusões acabaram com o que seria um dos maiores alas de todos os tempos…

      • DamonHeat

        tracy mcgrady tinha tudo para ser um monstro sagrado. mas não foi.
        se pegar de fato a sua carreira ele é longe de ser considerado um dos melhores da história
        se fizer uma lista dos top 10 alas e alas-armador. ele não aparece em nenhuma.

        • Claudio R.

          claro que não aparece, por causa das lesões, se, e disse se, tivesse longevidade na carreira, seria do msm nivel de KD e Dr J…

          • ThiagoMagic

            Concordo, mas n vou me alongar muito, pq sou fã do cara.

          • Maurilei

            Concordo totalmente. Tracy Mcgrady no auge era de um nível bem alto !

    • ThiagoMagic

      Realmente os dois (Tmac e Carmelo) no auge são fodas, mas p mim uma coisa fundamental q Carmelo não tem é competitividade, determinação, vontade de atropelar as defesas e parar o ataque adversário. Assisti muitos jogos de Tracy e digo que estas características ele tinha de sobra mesmo com os timecos do magic, uma pena sua lesão no rockets, poderia ganhar algo por la. Ou talvez se Grant Hill esteve com saúde em Orlando.
      Agora imagine se os grandes jogadores ficassem calados, sem elogiar ou criticar o esporte q são especialistas, que merda hein?

  • MarceloBulls

    O problema nem é o nível, mas acho que antes dessa temporada teve outros jogadores que mereciam receber unanime também. Michael Jordan em 1987-88 fez uma temporada espetacular, 35 pts, 5.5 reb, 5.9 ast, 3.2 stl e 1.6 blk, 31.7 de PER, segundo maior numa temporada regular, somente atrás do Wilt, que teve 31.8. Foi cestinha, líder em roubada de bolas, jogador defensivo do ano, conseguiu pelo menos 200 roubadas de bola e 100 tocos, feito que só Olajuwon e Pippen conseguiram igualar depois. Só que nessa época dava até pra entender, ele competiu com Larry Bird, Magic e Barkley… Só coloquei os que receberam voto pra primeiro lugar, ainda tinha Olajuwon, Malone, Wilkins, Drexler..

    Teve o Shaq em 1999-00 também, mas deram um voto para o Iverson. E mais recente o Lebron em 2012-13, em que um votou no Carmelo.

  • Zack Batista

    Até faz certo sentido sim essa declaração do Tracy… Um bom exemplo seria Jordan para exemplificar tudo isso. Vamos aos números de quatro fantásticas temporadas do melhor de todos os tempos, porém vencida apenas em uma:

    86-87: 37.1pts; 5.2reb; 4.6ast; 2.9 roubos de bola; 1.5 blk com FG 48.2%
    87-88: 35.0pts; 5.5reb;5.9ast; 3.2 roubos de bola; 1.6 bkl com FG 53.5% (MVP)
    88-89: 32.5pts; 8.0reb; 8.0ast; 2.9 roubos de bola; 0.8bkl com FG 53.8%
    89-90: 33.6pts; 6.9reb; 6.3ast; 2.8 roubos de bola; 0.7bkl com FG 52.6%

    O fator classificação pesou na decisão, acredito, mas foi surreal essas performances, não tem como negar. 🙂

    Ganhou o MVP da temporada 95-96 do recorde do time de 72 vitórias(30.4pts; 6.6reb; 4.3ast; 2.2stl; FG49.5%) com números semelhantes ao do Curry mas não foi unânime. Pra se ter uma noção do nível da liga na época.
    MVP unânime de Curry: 30.1pts; 5.4reb; 6.7ast; 2.1stl com FG 50,4%.

    Bom, acho q McGrady não falou nenhuma besteira ao meu ver… O basquete da década de 80 e 90 eram superiores aos da atualidade, fora a sistemática defensiva dos times q eram mais implacáveis e duras… Mas isso não quer dizer q não temos grandes jogadores atualmente, longe disso, a safra tá até melhorando de uns anos pra cá…rs

    • – Tiago

      Boa man, concordo com vc

    • MarceloBulls

      87-88 ele merecia ser unanime, além dessas médias ainda teve o segundo maior PER da história em uma temporada regular, foi cestinha, líder em roubadas de bola e também eleito o jogador defensivo do ano, teve 200 roubadas de bola e 100 tocos (só Olajuwon e Pippen conseguiram repetir isso depois). Só que a concorrência era pesada também, só Magic e Bird, ai da até pra entender ele não ter sido eleito de forma unanime.

      • Zack Batista

        Exatamente, Marcelo… E por aí mesmo. 🙂

    • Gustavo Santos

      Tb concordo com vc e de certa forma com o que o T-Mac disse. Essa geração tem grandes jogadores mas talvez não tanto quanto as décadas passadas e foi isso o que eu entendi no que o T-Mac disse. Mas também entra um outro fator em tudo isso que foi a soberania do GSW por ter quebrado o recorde de vitórias numa temporada oq pode levar a sensação de fácil, nível de competitividade mais baixo, porém grandes jogadores aí em atividade, não sei se tantos quanto às outras décadas.

    • Evandro

      Acho q a quantidade de jogadores excelentes era maior do q a de hj. Antigamente, quase todo time tinha um craque.

  • Rodolfo Ribeiro #ThunderUp

    Sempre tem alguém que vai querer diminuir o feito dos outros.Os mais velhos tem a tendência que achar que só o que a geração dele viu é o que presta.
    O que o Curry fez foi uma das maiores apresentações de um jogador em uma temporada na história. E,ao contrário do que ele acha,essa foi uma das temporadas em que tivemos mtoa jogadores fazendo campanhas individuais sensacionais.A parte negativa hoje está na hype,na venda de imagens que se tem sobre jogadores.Coisa que antigamente existia bem menos,e isso faz com que as coisas sejam.mais parciais,apesar de que eu acho justo a unanimidade,mas com certeza deve ter tiido alguém que queria votar no Westbrook ou no Leonard por exemplo e não votaram por causa dessa “onda”.E na minha opinião também isso ocorreu com Lebron.
    Acho que essa é a explicação do voto unânime,não a falta de qualidade que ele diz.

    • Zack Batista

      Não é isso, meu jovem… Na década de 80 e 90 a competitividade e a rivalidade eram imensamente maiores do q vimos atualmente. Com isso gerava atletas com gana de vencerem os seus oponentes e isso alavancava o nível da competição. Vc ver como funciona hj? Tem vários jogadores q tem a intenção de se juntar aos seus amiguinhos astros para competir e, ao meu ver, diminui um pouco o nível do q era no passado.

      Atualmente temos ótimos jogadores, sem dúvidas, mas hj em dia a liga ficou um pouco mais light e isso retrata diretamente no nível das competições. Vc viu os números q postei no comentário abaixo? Isso exemplifica um pouco dessas diferenças que, oportuna ou não, sempre vão está em pauta numa discussão. Afinal, números não mentem, apesar de eu observar tbm, mais o lado definidor e psicológico dos atletas..rs

      • Claudio R.

        concordo com vc … o problema foi a mudança que houve nas regras… deixou a liga soft e acabou com os trash talks, as rivalidade, as zoações e fez com que todos mundo trabalhasse no politicamente correto… e isso no esporte é chato… não é a qualidade dos jogadores, pq temos monstros jogando nessa liga, o problema foi o que a liga e seu estilo de jogo se tornou…

      • Rodolfo Ribeiro #ThunderUp

        Sim,isso é verdade.Naquela época as coisas eram mt.mais competitivas e a liga realmente era mt.melhor.Mas a crítica dele foi em relação à qualidade dos jogadores.Claramente aquela geração foi a melhor que tivemos,mas essa tbm é mt boa e a qualidade da LIGA não caiu por causa da qualidade dos JOGADORES,mas sim por esse motivo que vc citou: a falta de gana.

      • Evandro

        A rivalidade era absurda. Me lembro qdo o Detroit perdeu seu reinado para Michael Jordan e cia, o time saiu sem o jogo ter terminado (faltava ainda alguns segundos). Imagina se fosse hj?? Sem contar os estresses frequentes nos jogos.

    • Rafael Victor

      Você levantou um ponto interessante aí, esse hype criado em cima de jogadores individualmente, essa necessidade de criar um novo novo “rei”, um jogador que “domina a liga” de tempos em tempos em um esporte coletivo, em meio a tantos jogadores talentosos é prejudicial mesmo, também acredito que tenha tido alguém que quisesse votar no Kawhi, Green, Westbrook e etc, porém não quiseram contrariar a onda criada em cima da quebra do record que levou a essa unanimidade e a injustiças como o prêmio de Técnico do Ano a um treinador que ficou metade da temporada fora!

      Outra questão é que muitos já dão o título do Warriors como certo (que é o principal favorito, isso é indiscutível), mas caso não se confirme, como é que fica toda essa unanimidade, essa quebra de records e etc? Pra mim, o que valida tudo isso é a conquista do título no final, caso contrário, tudo isso não vai passar de “estatísticas vazias” e inúteis!

      • Claudio R.

        e tomara que não conquistem…. pra esse bando de baba-ovos caírem na real….

  • Eu acho legal tbm a competitividade de outros craques em prêmios de MVP mais disputados, mas levando em conta que normalmente os melhores jogadores dos melhores times da temporada tem mais chances e vendo o que o Curry fez nessa temporada, acho que nem teve como ser disputado, vamos esperar pra ver a season 2016-17 pra ver se será assim ou terá mais disputa…

    • Evandro

      Bela foto. Bons tempos aquele. Vargas, Byrd, Rogério, Demétrius, Aylton, Varejão, …… Comandados pelo monstro Flor Melendez.

      • Sim, melhor time brasileiro masculino de basquete, Oscar pode ter sido o melhor jogador, mas o melhor conjunto foi aquele Vasco 98-99…

        • Evandro

          Sim. Com certeza. Primeiro, foi o primeiro time brasileiro a ganhar “libertadores” do basquete. Segundo, foi o primeiro time fora da Europa, a chegar na final do McDonald’s Open. E na minha opinião, foi graças ao técnico Flor Melendez. Eram excelentes jogadores, mas ele fez virar um timaço.

  • Vincent Savino

    Lebron também ”ganhou” unânime. Pelo que me lembro, um zé prego votou em alguém de propósito e não por méritos. A votação unânime só comprova que eles sobraram. É simples, nem precisa filosofar.

    • Claudio R.

      e põe zé prego nisso, um idiota recalcado por lebron ter eliminado o time deles dos offs la em boston… ai votou no carmelo, porra no carmelo?

      • haterdepijama

        carmelo reina.

  • Claudio R.

    a minha opinião, é que ele confundiu a sua opinião… não são os jogadores que são inferiores as gerações passadas, porque Kevin Durant é tão bom quanto, Dr J, Scottie pippen, e john havlicek pra citar alguns alas, westbrook em termos fisicos, talvez só oscar robertson seja do msm nivel, Wade é tão ou melhor que allen iverson, jerry west. Pra mim o problema é a liga, a liga enfraqueceu em termos de softness, ficou mais soft devido a mudanças de regras, permitindo pouco contato, com isso houvesse uma mudança natural no estilo de jogo, mais chutes de longa distancia e velocidade, perdendo em força, garrafão e rivalidade… isso é que diminuiu ou mudou desde a decada de 90. Não são os jogadores que são abaixo, pq temos nessa geração 3 dos 10 melhores jogadores da historia.

    • Tárcio

      Kobe, James e Duncan?
      Se sim, vai ganhar o Like!
      rsss bela análise!

      • Claudio R.

        isso ai!

        • Tárcio

          Se você adicionar caras como Wade, Drik, Garnett, Durant e o próprio Curry, estes terão espaço em um TOP 20, 25.
          Ou seja, não tem nada de fraca essa geração!

          • Helton Santos

            Verdade

      • O X9

        Mas deve ser isso mesmo, Curry ainda nao é isso, talvez seja, espero que seja mesmo, quero ver a historia sendo feita, mas Kobe, King James e Duncan foram pontos fora da curva.

    • 55marcoac

      Wade > Jerry West e Allen Iverson

      Só pra constar kkk

    • disqus.com/by/ fauecadu

      sei lá cara na minha opinião
      não da pra comparar iverson com wade

  • Edson Eu

    Mas que nostalgia reacionária! pqp!

  • Fabrica de Vassilo

    Não tem nada a ver a unanimidade do premio do Curry com lvl dos jogadores, como se todo mundo hj em dia fosse lixo e só o curry fosse jogador bom. Ninguém tem dúvidas que Leonard e Westbrook fizeram uma temporada de MVP e que o Lebron é o melhor jogador da liga, e ninguém tem dúvidas tbm que o Curry foi superior a estes nesta temporada, simples assim. Na época do Jordan ou do O’Neal, era mais discutível quem foi o melhor daquele ano, mas não quer dizer que o lvl da época era maior.

  • NYK

    não tem nada a ver, Tracy.

  • HUMota

    Então se westbrook ou leonard tivesses recebido um voto a liga continuaria forte? Tem no minimo 10 jogadores que tem nivel de mvp jogando na liga, entao acho que a liga nao ta tao enfraquecida assim.

  • disqus.com/by/ fauecadu

    em partes concordo com ele hoje em dia tem muitos jogadores top,porem antes tinhamos muito mais em cada time tinha pelo menos um cara que seria top em qualquer equipe

  • faulesti

    e convenhamos o curry mitou esse ano mais de 400 cestas de tres ….

  • Vou ter que discordar do T-Mac nessa, acho que foi um ano atípico, a temporada história do Golden State foi determinante para o Curry ser eleito MVP de forma unânime, porque Kawhi, Durant e Westbrook também fizeram temporadas fantásticas, West foi apenas o 3° PG em 23 anos a ter médias de +20 pts + 10 ast, KD teve ótimos 28-8-5 com 50% FG, acredito que Curry teria sido MVP de qualquer forma, mas se não tivesse o recorde de
    73-9 ele provavelmente não teria sido unânime.

  • Joinha

    T-MAC te calete!

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados