logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 13 maio 2016 às 11:29
Teria sido o último jogo de Duncan?

Astro pode encerrar a carreira após 19 temporadas

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Gustavo Freitas

Poucos jogadores na NBA foram tão vitoriosos nas últimas décadas que Tim Duncan. Um atleta que alia inteligência e elegância em quadra, pode, aos 40 anos, ter feito sua despedida do basquete sem fazer qualquer alarde.

Seria justo, afinal de contas, a liga jamais teve um jogador tão low profile quanto ele. Poderia ser a forma escolhida, após uma derrota dolorida para o forte e atlético Oklahoma City Thunder.

Sinceramente, eu esperava que esse dia fosse chegar, mas há duas temporadas, quando o San Antonio Spurs sagrou-se campeão pela quinta vez. Fiquei surpreso ao vê-lo jogar em 2014-15. Porém, mais ainda como ele atuou. Não por menos, foi para o seu provável último Jogo das Estrelas.

Com exceção ao sexto jogo das semifinais, Duncan esteve apagado. Chegou a não pontuar em uma das partidas pela primeira vez em playoffs. O sinal de alerta já havia sido dado ainda na fase regular. No embate contra o Houston Rockets, em janeiro, aconteceu a mesma coisa.

Fisicamente, todos sabemos o quanto a NBA é desgastante. São 82 embates, fora os playoffs todos os anos. Junte isso aos jogos de pré-temporada, aos compromissos com patrocinadores, às viagens, hotéis e muito, muito treinamento.

Ele contabiliza quase 1.400 partidas na carreira, somente em temporada regular. Mais 251 nos mata-matas. Duncan está no Spurs desde 1997-98. Lá se vão 19 temporadas. É muita coisa para um atleta profissional.

hi-res-c7212b09d107dd6a1d58cabf5911e62e_crop_north

Na derrota para o Thunder, que causou a eliminação do time texano, Duncan foi um dos responsáveis pela reação do Spurs no quarto decisivo, quando perdia por 91 a 65 e chegou a cair para 11 pontos de diferença. No entanto, um toco de Serge Ibaka em cima dele, derrubou o momento e a equipe de San Antonio jamais recuperou-se.

A série deixou algo claro: Duncan estava sendo batido por seus oponentes, mas rápidos e fortes, com alguma facilidade. E é bom deixar registrado que na temporada regular, o camisa 21 foi um dos melhores defensores dentro do garrafão.

“Vou pensar sobre o futuro assim que sair daqui”, disse Duncan logo após a derrota.

Se foi o seu último jogo, não sei. Nunca gostei de ver ídolos esgotados fisicamente. Kobe Bryant foi assim e despediu-se de forma absurda ao anotar 60 pontos em sua despedida. Mas Kobe sofreu com lesões em todas as partes do corpo que você possa imaginar e arrastou-se o ano todo até driblar o Utah Jazz.

Duncan pode até querer jogar por mais uma temporada. Possui contrato para isso. Desde a sua chegada, o Spurs jamais ficou fora dos playoffs. A parceria com Tony Parker e Manu Ginobili rendeu muitos frutos e é o maior trio de todos os tempos. O bastão, entretanto, foi passado para Kawhi Leonard e LaMarcus Aldridge. Ter uma posição ainda mais diminuta sob o comando de Gregg Popovich é o cenário mais provável em caso de retorno. Mas já foram cinco títulos. Não precisa provar mais nada.

Missão cumprida, Tim.

  • Sid Payne- Dança muito

    Pra mim LMA n é um cara que vai levar a equipe nas costas, prova disso foi que depois do jogo 3 ficou apagado, não tentou decidir… é um ótimo jogador mas n pode substituir ou ser um FP, posso estar errado, mas…
    #ObrigadoTim

    • Felipe Rodrigues

      Acho que esse papel de FP vai ficar pro Kawhi até pela idade, mas é como vc disse Lamarcus é um otimo jogador e se analisarmos as opções de mercado foi a melhor contratação possivel para os Spurs.

      • Daniel Nogueira

        Não existe FP no Spurs.

    • Marcio

      Foi o primeiro ano de LaMarcus Aldridge no Spurs, acho que nas próximas temporadas ele vai dar muitas alegrias aos Spurs!

      • Daniel Nogueira

        Pior que já vi alguns comentaristas, nível SPORTV, cornetarem o cara dizendo que ele trocou o Blazers pelo Spurs pra ganhar um anel e foi eliminado na mesma fase que o Blazers e se deu mal; como se esse fosse o último ano dele no baquete e que NUNCA mais iria ter chance de ser campeão.

    • Kawhi e LMA.

    • Elber Sampaio

      Ele rendeu mt a temporada toda e até o jogo 1 contra o Thunder. Depois no geral nao houve muito destaquena equipe, com exceção de alguns momentos. O time como um todo ficou devendo na serie, mas, tambem por conta das caracteristicas do adversario, que provou que nao existe mais favoritismo entre ambas franquias.

    • Daniel Nogueira

      Nunca foi característica desse Spurs vitorioso ter um jogador que levasse o time nas costas. O jogo dos texanos sempre se baseou no coletivo. Não há motivo pra crer que isso mude bruscamente.

      • exatamente, eu citei LaMarcus e kawhi pq pra mim são os principais e são os caras que mais jogam em isolações, mas é por aí mesmo, o Spurs deve sempre jogar coletivo mantendo a identidade vitoriosa que construiu desde o comando do Popovich…

      • Sid Payne- Dança muito

        Não foi nesse ponto, disse que nos min finais n é um cara que vai decidir… mas quando o Spurs contratou falou que ia ser campeão e tudo mais, no mínimo é decepcionante

  • Estéfano Souza

    LeBron James e Kobe Bryant tem seus legados garantidos no Hall da Fama do Basquete, mas nenhum deles chega perto de Tim Duncan e sua absurda consistência desde 1997. Todo mundo valoriza demais os armadores, os alas pontuadores e por aí vai. Mas é inegável que Duncan representa a valorização definitiva dos “big men” no esporte – sem ele, não haveria Anthony Davis, DeMarcus Cousins, LaMarcus Aldridge, David West e outros. Infelizmente, a idade chega pra todo mundo, até para ele.

  • Marcio

    Chegou a hora de parar ne Tio Duncan, Mito!

  • Pedro Ferreira

    Obrigado Duncan,apesar de um titulo que vc tirou do Heat com méritos,valeu cara

  • Álvaro S.R.

    É triste, mas fisicamente ele já não aguenta disputar com jogadores mais jovens e mais fortes no garrafão. Sou torcedor do OKC, mas no momento que o Ibaka bloqueou o Timmy até eu senti o bloqueio, a expressão que o Duncan fez após o toco foi de alguém que já não tinha mais o que fazer, naquele momento o Spurs se entregou junto com o maior jogador de sua história, uma pena essa ter sido a provável última partida dele pela NBA, um dos jogadores mais vitoriosos da história do basquete se aposentar com uma derrota é muito triste.

    Duncan é o maior PF que essa liga já viu, suas atuações raramente enchiam os olhos como as de Malone ou as de Charles Barkley, mas ainda assim poucos caras tiveram a consistência que ele teve, como eu já disse ontem, Duncan fez o simples ser efetivo, levou 5 anéis dominando todos os fundamentos do jogo, não vou comentar nada sobre ele ser HOF por que isso é mais do que óbvio.

    Se for realmente o fim, muito obrigado por ter me dado a honra de acompanhar toda sua brilhante carreira Timmy, do contrário, te vejo na próxima temporada.

  • Pedro Ferreira

    5 titulos,varios all-stars,MVPs,agr chego a hora de relaxar vá em paz Duncan,vc fez sua parte

  • Paulinho Sérgio

    Um dos maiores da história sem sombra de dúvida. Mito. Mas o corpo humano não é uma máquina perfeita. Ta na hora de relaxar e curtir os bastidores.

  • Uncle Drew

    O sinal amarelo parece já ter sido ligado para Tony Parker tbem. Caiu bastante de rendimento nessas últimas 2 temporadas. Não a toa, o Spurs está de olho em seu provável substituto… Mike Conley.
    https://twitter.com/ESPNSteinLine/status/730946665062895616

    • Michel Moral

      O Spurs precisa agir com cautela e profissionalismo.

      Manu e Tim Duncan podem sair de seus contratos (acho que o do argentino termina agora e o do Timmy tem opção por mais um ano). Se quiserem continuar e contribuir, que assinem pelos valores mínimos, simplesmente pela expectativa de título. Já o caso do francês é mais delicado. Possui três anos de contrato batendo a casa dos 18 milhões.

      Eu sinceramente negociaria Parker. A armação é um problema em San Antonio. Sempre tiveram bons armadores reservas, mas como todos nós sabemos se equivalem a role players, como George Hill e agora Pat Mills. Parker seria um excelente sixth man, mas acredito que ele renderia muito mais em outra franquia. É como aconteceu com Paul Pierce, Garnett, Rondo… A vida segue!

      Ainda que eu entenda que ele é um dos jogadores mais subestimados da história da NBA, ele não é o Tim Duncan. A verdade é essa. Terá camisa aposentada, será HOF, vai ser ídolo na França como é o Yao Ming na China e vai ser aplaudido cada vez que respirar em San Antonio, mas é um ciclo que está fechando. Repito, com um salário menor, até daria para pensar.

      E é óbvio que Mike Conley é o nome ideal para o Spurs.

      O Tim Duncan, se quiser continuar jogando pode até continuar, porque a presença dele no time não interfere na folha salarial e nem nos minutos em quadra, assim como Manu também. Agora o Parker com esse salário é totalmente inviável.

      E Parker caberia lindamente numa franquia como a de Memphis, que poderia receber até bons frutos na troca… Quem sabe um K. Anderson.

      • Michel Moral

        Que tal uma S&T

        Mike Conley sing multi-year contract and traded to San Antonio for Tony Parker and Tony Allen. Memphis receive Kyle Anderson from San Antonio.

        Perfect! rs rs rs

        • Será que os ursos topariam isso? kkkk Você entende a duração do contrato do Parker Michel? Eu pesquisei e não entendi muito bem, é até 2017 com esse valor? http://www.spotrac.com/nba/san-antonio-spurs/tony-parker/

          • Michel Moral

            Eu me confundi mesmo. O salário atual dele é de 13 milhões, com progressões de 14 e 15 milhas para as próximas temporadas. Vou corrigir meu comentário. Valeu, bro!

            Sobre o Memphis aceitar – o que eles teriam a perder? Exceto que eles tenham uma garantia de que Conley vá ficar (e acho que tem, mas, enfim, hoje ele é FA), já imaginou perder o armador de graça?! O Tony Allen tem apenas mais um ano de contrato.

            Eu acho que envolvendo Kyle Anderson e mais alguma pick, talvez, o Memphis toparia sim. Um SF com o potencial do Anderson seria excelente para um time que não acerta um nome para a posição. Além disso, resguardaria um armador excelente por um valor não tão elevado.

            Acho que Parker é caro para o Spurs pelo esqueleto do time, pela estrutura atual do time. Para outras franquias, como Knicks, Memphis, Mavericks… Ele se encaixaria perfeitamente. Mas obviamente que o SAS teria que receber uma boa reposição para abrir mão do francês!

          • Pdc, eu não sei se eu trocaria não, acho que o diferencial do Conley seria mais na defesa, ele organiza bem o jogo e é mais jovem, porém pontuando ainda acho que deixa um pouco a desejar, sei lá, eu gosto muito do Parker então não seria fácil pro Spurs tomar uma decisão dessa, de trocar um cara essencial pro time que tem tudo pra se aposentar no SA…

          • Michel Moral

            E tem a confiança do Pop também. Outro ponto a ser levado em consideração. O técnico não abre mão de seus “pupilos”.

            Acho que para bater de frente com outras potencias da liga, como Cavs, Celtics, Thunder e Warriors, seria importante para SAS ter um armador mais marcador e com “pernas mais jovens”. Ontem mesmo, quem marcou Westbrook foi Danny Green.

      • O contrato do Manu é até 2017, e acho que a sua ideia sobre o Parker e de repente adquirir o Conley têm fundamento, mas eu simplesmente nem quero opinar muito sobre isso e melhor ver o que o Buford vai fazer na off season…

      • Daniel Nogueira

        Parker não sai daqui. E, me desculpa, K. Anderson também não..rsrs.
        Quando você fala que armação é um problema no Spurs até concordo, mas não por causa do Parker e sim por não ter um armador de ofício que divida com ele os minutos em quadra. E dá muito bem pra trazer o Conley sem ter que abrir mão do francês, já que tem um contrato expirante. Há de se pensar em outras coisas também: com a provável aposentadoria do Timmy, abre um espaço no garrafão; e, é provável que Pau Gasol não continue por mais um ano em Chicago e venha pra cá. É, realmente, um momento de tomadas de decisões importantes para que o Spurs continue competitivo pelos próximos anos. Esperar pra ver.

        • Michel Moral

          O Gasol até assina pelo mínimo, mas o Conley assinaria por quanto? O Spurs já tem dois contratos máximos, do Leonard e do Aldridge. Parker ganha 15 e Green ganha 10.

          Não estou dizendo que é ruim ficar com Parker. Dá para continuar com ele também. Só acho que no momento o Conley seria mais interessante para o time. O problema que vc citou na armação é exatamente a razão pela qual precisa se fazer negócio.

  • Ele já fez muito pelo basquete e acho que apesar de não ter tido a despedida ideal, e ter sido o último jogo com uma eliminação amarga dessa, acho que só tenho a agradecer por tudo que esse mito fez com a camiseta 21 do Spurs…

  • Rafael Victor

    O Duncan foi bem na regular, só que nesse Playoffs, ele se arrastou (com exceção do jogo de ontem), não contribuiu como se espera dele, em alguns momentos até atrapalhou bastante, mas é como tá escrito aí no final do texto:

    […] já foram cinco títulos. Não precisa provar mais nada.

    Missão cumprida, Tim.

  • RafaelRox

    Ganhou do meu Vasco em 99 =(

    • DamonHeat

      eu vi aquele jogo kkk

  • Elber Sampaio

    O mito tem todo direito de parar e se quiser jogar mais o ultimo ano de contrato que “jogue”. Se o James Jones “joga” ele pode jogar tb, rss. Falando serio, ele poderia até ficar de mentor para a equipe e seria muito importante quando adicionarem um pivô de oficio no time (principalmente se for bem jovem), nao seria má ideia, mas poderia perfeitamente parar tb.

    Agora ha rumores sobre M Conley no Spurs. É triste mas Parker precisa vir do banco agora se quiser continuar no time. É o jogador que me fez torcer para o Spurs e é tenso ve-lo como segunda opção, mas isso é caminho natural para qualquer atleta. Que venha Conley e um pivozão pra esse time, mantendo a mesma mentalidade na equipe é playoff ano que vem de novo.

    #GoSpursGo

  • Felipe Marques

    e isso ai o mito tim duncan nao precisa prova nada pra ninguem ele vez oque tinha ser feito e uma pena que a idade chegue a todos mas fazer o que se a vida e assim agora a responsabilidade cai nas mao de kawhi e lamarcus junto com popovith arrumaram esse time pra proxima temporada caso duncan nao volte

  • gabrielnba

    Que dor pra liga, em uma mesma temporada vendo dois mitos se aposentando, Kobe e Duncan, mas chegou a hora, se ele se aposentar, terá feito uma grande escolha, apesar de como fã da NBA, ficaria triste por isso.

  • MDias

    Em minha opinião, Manu e Tim param por aqui. Combateram um bom combate e completaram a carreira.. Não precisam mais continuar sofrendo fisicamente, não tem para “quem” serem mentores. Mesmo sendo horrível pararem após uma eliminação como essa, não há o menor sentido em continuar daqui para frente.
    A hora chega para todos e parece ter chegado para Tim e Manu..
    Dois astros que deixaram seu legado para a posteridade na NBA.
    Duas lendas! Dois mitos que cumpriram muito bem o seus deveres!
    E Tim figura como um dos 3 melhores desta geração se findando ao lado de Kobe e James, monstro “mor” do trio ternura do SAS…

    Agora parece-me que SAS terá pela frente uma pequena reformulação à fazer… Paker não rende mais como antigamente. Manu e Tim, creio que se aposentam agora..
    No mínimo, no mínimo um Center de respeito será necessário para o lugar do Tim e na minha opinião Gasol não é o mais indicado, como alguns estão citando aqui… Gasol, apesar de ter muita técnica e experiência de vencedor, não tem mais o gás necessário não. Pode até ajudar na regular mas quando os offs chegarem o mesmo problema que SAS teve com Tim esse ano, vão ter novamente com Gasol ano que vem.
    Enfim, SAS terá um grande desafio pela frente se quiserem se manter competitivos na luta pelo título.

    Paz e Bem!

  • Knickerbockers

    Acho que dá pra jogar mais um ano, de repente vindo do banco, voltando a jogar de ala-pivô pra dar descanso pro Aldridge. Uma coisa é certa, Duncan e Aldridge jogando juntos, se pegam um time que possua um garrafão forte e atlético como pegou o do OKC, não vão ter chances!

  • MarcoLakers #MambaDay

    Se foi o último jogo só o tempo dirá, mas que deveria parar é inegável.
    O rendimento do Duncan nesses offs foi sofrível e triste.

    Não precisa provar mais nada a ninguém, um dos maiores de sempre.

  • Hamilton irving

    ja deu o que tinha que dar ..e como deu

  • Thiago

    Se continuar, os minutos em quadra irão cair ainda mais. Para passar mais tempo no banco do que em quadra, melhor sair de cena. Carreira consolidada.

  • Anderson Tomás

    O fato de não ter que provar mais nada a ninguém é que seria bacana que ele jogasse mais uma temporada. Muito legal ver Timmy D desde o começo da carreira. Espero ser brindado com mais uma ano. Se não, vou dizer para os meus netos que vi um dos maiores da história.

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados