logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 30 maio 2016 às 12:21
Virada contra Thunder e título da NBA podem colocar Warriors em seleto grupo

Equipe seria apenas quarta da história a vencer série após estar perdendo por 3 a 1 e ser campeã

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Eduardo Ribeiro

Curry, Green e Thompson

O Golden State Warriors está a um jogo de realizar um feito que dificilmente ocorreu na NBA em todos esses anos. Após estar perdendo a série da final da conferência Oeste por 3 a 1 para o Oklahoma City Thunder, os atuais campeões venceram os dois últimos jogos e forçaram a sétima e decisiva partida, que ocorre nesta segunda-feira, às 22h (horário de Brasília) e que tem tudo para ser um jogo especial, independentemente do vencedor.

Como já mostramos no Jumper Brasil, caso a equipe de Oakland se classifique, se juntará ao pequeno grupo de nove equipes que conseguiram virar uma série de 3 a 1. O último time a conseguir tal feito foi o Houston Rockets na última temporada. Entretanto, já que a partida vale uma ida às finais, o Warriors pode ser campeão caso consiga eliminar o Thunder e vencer o Cleveland Cavaliers e, caso isso aconteça, a equipe entrará em uma lista ainda menor: a de times que reverteram uma série que estava 3 a 1 e foram campeões após isso.

Na história, apenas duas equipes – uma delas, em duas oportunidades – conseguiram sair da difícil situação de uma série quase perdida para seguir nos playoffs, chegar até a final e alcançar a glória do título. São elas:

Boston Celtics (1968)

A estrelada equipe comandada pelo pivô Bill Russell dentro e fora de quadra, já que o mesmo atuava como técnico e jogador na época, venceu o Philadelphia 76ers – também repleto de integrantes do hall da fama – após estar perdendo por 3 a 1 na final do Leste.

O Celtics enfrentou o Los Angeles Lakers – que varreu o Warriors na decisão do Oeste – na final daquele ano e o início da série foi desanimador como na final de conferência: a equipe da Califórnia venceu uma das partidas em Boston e “roubou” o mando de quadra dos futuros campeões. Mas Bill Russell, John Havlicek e cia. conseguiram vencer uma das partidas em Los Angeles e, posteriormente, fecharam a série em 4 a 2.

Como esperado, Bill Russell e John Havlicek comandaram as ações do Celtics no triunfo sobre o forte Lakers de Jerry West e Elgin Baylor. O pivô de Boston registrou médias de 17.3 pontos e 21.8 rebotes, enquanto o ala-armador conseguiu 27.3 pontos, 8.7 rebotes e 6.7 assistências.

Boston Celtics (1981) 

Mais uma vez, o Celtics fez o improvável em uma série e conseguiu o título semanas depois. Dessa vez sendo liderado por Larry Bird, a equipe (novamente) chegou a estar perdendo por 3 a 1 para o 76ers – de Julius Erving como destaque – na final do Leste, mas conseguiu a virada.

Na final, o Houston Rockets de Moses Malone, que despachou o Kansas City Kings no Oeste, foi o adversário da equipe. Com mando de quadra, o Celtics venceu o primeiro jogo mas foi derrotado no segundo, graças à ótima atuação de Malone. Em Houston, uma vitória para cada lado mais uma vez. O Celtics então, motivado por provocações de Malone, venceu os dois jogos seguintes e foi campeão em seis partidas.

Os destaques da equipe campeã foram o MVP das finais Cedric Maxwell, que obteve 17.7 pontos e 9.5 rebotes e Larry Bird, que registrou médias de 15.3 pontos, 15.3 rebotes e 7.0 assistências.

Houston Rockets (1995) 

Após ser derrotado por uma equipe que conseguiu o feito histórico em 81, em 1995 foi a vez do Rockets sentir o gosto de dar a volta por cima. O time liderado por Hakeem Olajuwon superou o Phoenix Suns de Charles Barkley nas semifinais do Oeste após perder três, das primeiras quatro partidas. Na final de conferência, eliminou o San Antonio Spurs por 4 a 2.

Na decisão da NBA, a equipe enfrentou o Orlando Magic do ainda jovem Shaquille O’Neal e que foi primeiro colocado da conferência Leste no ano, em uma série muito aguardada pelo público devido ao embate entre ele e Olajuwon. O resultado, porém, foi uma varrida do Rockets – que venceu também em 1994 – conquistando seu segundo título na história.

Hakeem Olajuwon teve atuação dominante e liderou sua equipe rumo ao título, ficando com o prêmio de MVP das finais e obtendo 32.8 pontos, 11.5 rebotes e 5.5 assistências de média, além de ter ficado com a tarefa de “segurar” Shaq. Além dele, Clyde Drexler e Hobert Horry também se destacaram.

  • Felipe Rodrigues

    Hj a noite minha torcida será para q não consigam…

  • Felipe ASM

    Torço para que consigam, com o intuito de reeditar a final da temporada passada.

    • RafaelRox

      Final repetida é foda… Spurs vs Miami foi louco

      • Vadss Guera

        Essa final repetida, será bem melhor do que esta Miami vs SA.
        Duvido que ficará 4×1 pra alguém nessa repetição.

      • Felipe ASM

        Verdade, aposto que vai até o jogo 7, em caso de GSW x CAVS.

  • Sid Payne- Dança muito

    Nunca serão
    Jamais

  • Rodrigo Toledo

    OKC teve a chance, desperdiçou, agora já era.

    Curry e cia escrevendo um novo capítulo na história da NBA.

  • OKC e um grande time assim como o Warriors e qualquer um que passe faz por merecer.
    pena que no Leste não ha uma disputa tao equilibrada mas torço pra que ano que vem alguma equipe possa ameaçar o Cavs.

  • Luccas Alcindo

    Esse site é espetacular, grande matéria.

  • Vinicius Alves

    Cara the dream era um MONSTRO

    • Jefferson Jesus

      Pivô mais técnico da história

  • – Tiago

    Vai ser um grande feito se conseguirem

  • Juan Gabriel

    No caso…a equipe seria a terceira da historia, certo? Seria a QUARTA vez que isso aconteria, mas como só celtics (2x) e Rockets conseguiram, ai ela seria a terceira.

  • Gustavo

    E tem gente que desmerece a grandeza dessa equipe atual…

  • É, essa matéria terá de ser atualizada =/

  • Esse feito já foi alcançado, porém eu tenho a impressão de que se o GSW não conseguir o Bi sobre o Cavs de LeBron, eu acho que muita coisa será esquecida devido a decepção porque o favoritismo é deles, mas sem dúvida é um grande time construindo uma história e possivelmente terá mais grandes temporadas, é a Era Warriors sendo construída…

  • Elber Sampaio

    Para coroar a virada de ontem terão que ser campeões da liga.

    Do outro lado o jogador mais completo da NBA e Hall of Fame vai com sede de titulo inédito para o Cavs. Sinceramente, desde que o Spurs foi eliminado eu torço para que o Warriors feche essa temporada fenomenal com um titulo (apesar da grandeza que a equipe de OKC se tornou nesses OFFs), para mais uma vez a historia ser marcada.

    Ficaria um pouco triste se isso nao acontecer, ainda mais com 2 brasileiros no time, mas, por outro lado feliz, porque sou fã do jogador Lebron e ele tiraria esse “peso” de ter um titulo com a franquia que o draftou.

    #WarriorsÉBrasilNaFinal
    #JamesxCurry
    #FinalÉpica

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados