logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 9 jul 2016 às 19:00
Croácia e Sérvia garantem vaga no Rio-2016

França e Canadá definem neste domingo o último classificado para o torneio olímpico de basquete masculino

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Gustavo Lima

A Região dos Bálcãs, no sudeste europeu, está em festa. As seleções da Croácia e da Sérvia, repúblicas pertencentes à antiga Iugoslávia, garantiram neste sábado (9) a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Elas venceram seus respectivos torneios no Pré-Olímpico e se juntarão às outras nove seleções que já tinham participação assegurada na maior competição esportiva do mundo.

No torneio realizado em Turim, a decisão entre Croácia e Itália foi decidida apenas na prorrogação. A seleção local teve muitas dificuldades no tempo-extra, já que ficou sem dois de seus principais jogadores, os alas Danilo Gallinari (Denver Nuggets) e Gigi Datome (ex-Detroit Pistons). O time croata não perdoou e venceu por 84 a 78.

O ala-pivô Dario Saric, cujos direitos na NBA pertencem ao Philadelphia 76ers, fez uma grande partida e alcançou o duplo-duplo: 18 pontos e 13 rebotes. De quebra, o jovem de 22 anos ainda foi eleito  (MVP) do Torneio de Turim.

O ala-armador Bojan Bogdanovic (Brooklyn Nets) também se destacou e foi o cestinha da partida, com 26 pontos.

Vale dizer que o técnico da Croácia, Aleksandar Petrovic, é irmão de uma das maiores lendas do basquete europeu, Drazen Petrovic, morto aos 28 anos, em 1993, em um acidente automobilístico.

Já no torneio sediado em Belgrado, os donos da casa não encontraram problemas para derrotar a veteraníssima seleção de Porto Rico por 108 a 77. Escolhido MVP da competição, o pivô Nikola Jokic (Denver Nuggets) foi dominante na partida ao anotar 23 pontos, pegar oito rebotes e distribuir seis assistências.

O ala-armador Bogdan Bogdanovic, cujos direitos na NBA pertencem ao Sacramento Kings, foi outra peça-chave da Sérvia. Ele contribuiu com 26 pontos e oito assistências.

Pela seleção porto-riquenha, o destaque foi o armador J.J. Barea (Dallas Mavericks), que anotou 22 pontos.

A última vaga olímpica será definida neste domingo (10), na final do torneio classificatório que está sendo realizado em Manila, nas Filipinas. França e Canadá chegaram à decisão após derrotarem Turquia e Nova Zelândia, respectivamente.

Os três times classificados serão reunidos em um novo sorteio para definir quem será Q1, Q2 e Q3 nos grupos A e B dos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que o torneio olímpico de basquete masculino será disputado entre os dias 6 e 21 de agosto e terá ampla cobertura do Jumper Brasil.

Grupo A

Estados Unidos
China
Venezuela
Austrália
Q1
Q2

Grupo B

Espanha
Lituânia
Brasil
Argentina
Nigéria
Q3

  • Qual seleção é a favorita à medalha de prata na Olimpíada?

    • Fear The Fro_br

      Espanha, e França caso confirme sua vaga amanha.

    • Jahlin Habei

      Seria a Espanha se tivessem Marc Gasol e Ibaka. Da Prata até a 8° posição, todo mundo pode chegar. Basta lembrar do mundial de 2014 onde o Brasil ganhou da França e da Sérvia na primeira fase, mas perdeu da Espanha. Essa(espanha) perdeu da França que perdeu da Sérvia de quem tinha ganho na primeira fase!

      Ou seja, suruba doida.

    • Pra mim, fica entre Espanha, França (caso ganhe do Canadá e se classifique) e Sérvia

  • – Tiago

    Menino Saric joga fácil

  • Leo R.

    Sérvia era óbvio, mas Croácia me surpreendeu, apostava na Itália. Bargnani, cada vez pior em sua carreira. Jogo de amanhã promete ser bom, mas França com grande favoritismo. Canadá completo seria legal de se assistir

  • Neverminder

    Qual a menos pior destas para cair no grupo do Brasil?

    • Jahlin Habei

      Croácia.

      • Guilherme Prates

        Entre Croácia, Sérvia e França? Ah, sei não…

  • Rique

    O menino Nikola Jokic será um dos melhores pivôs que a NBA já viu. De olho no garoto! O Nuggets tem a faca e o queijo na mão pra montar um garrafão TOP na NBA…

  • Seleção Sérvia é muito boa, muito entrosada, e ao meu ver é forte candidata a chegar brigando por medalha no Rio, a Croácia está jogando bem tbm, mas por ter uma seleção mais jovem, acho que brigará mais por fora.
    França e Canadá estão jogando nesse momento e o jogo tá no intervalo, 39 x 36 pra França bom primeiro tempo do Nando De Colo.

    • França Wins, 83-74, Parker mitou no segundo tempo,

      • Guilherme Prates

        Pra variar. Deve ser o armador 1 mais subestimado dos últimos 30 anos de NBA, né?

        • Certamente, é muito subestimado, a própria torcida (grande parte dela) do Spurs no brasil parece criticar ele o tempo todo pela eliminação nos últimos playoffs, o colocam como o principal culpado, não entendo isso, é lógico que o rendimento dele nesses playoffs não foi bom, mas os caras se esquecem que o coletivo foi ruim e que vários jogadores estavam mal, é foda…

  • O grupo do Brasil nas Olimpíadas é muito complicado: Espanha, Lituânia, Argentina, Sérvia e Nigéria. A torcida local vai ter que empurrar a nossa seleção pra fase eliminatória, porque são a elite do basquete latino, europeu e africano. Excelente teste para nossa geração!

  • TRUETHIAGO

    Detalhe que dos 18 pts do Saric, 13 foram no Q4 + OT. Chamou a responsa, pois o Bogdanovic estava meio apagado após o intervalo.

    Enfim, esse qualificatória de Turim foi no detalhe, a própria Grécia também poderia perfeitamente ter levado a vaga; porém fizeram um 1Q terrível na semi-final e acabaram perdendo da Croácia.

    • felipe fernando Oliveira

      Boa tarde nobre amigo. O que vc acha da trade de OKC com Phila. Enviamos pra vocês Westbrook e McGary e vocês nos envia Saric, Noel (Okafor) sendo que eu prefiro Noel e Korkmaz.

  • Gustavo

    Dragic, Teodosic, Saric, Jokic, Bojan Bogdanovic, Bogdan Bogdanovic, Vusevic, Hezonja, Bender, Nurkic….

    Se ainda existisse a antiga iugoslavia…

    • felipe fernando Oliveira
      • Guilherme Prates

        Ou “como transformar o Sixers em favorito em apenas uma temporada” heheheh

    • Guilherme Prates

      Eu sempre fui muito fã do baquete do leste europeu. É muito jogador bom, mas oq rolava de treta não tava escrito… Muito país diferente junto…

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados