logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 17 nov 2016 às 13:16
Bravo, Harden

Ricardo Romanelli escreve sobre a grande temporada do astro do Houston Rockets

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Romanelli

Eu nunca gostei de James Harden. Quando saiu do Thunder e assinou um contrato daquela dimensão com o Houston Rockets, achei que a equipe do Texas estava cometendo um dos maiores erros de sua história. Quando começou a alcançar os números de pontuação que alcançou, a impressão era que cavava muitas faltas e passava pouco a bola. Quando disputou o prêmio de MVP cabeça a cabeça com Stephen Curry, torci para Curry. As críticas só aumentaram quanto a sua defesa pouco esforçada e a falta de dinamismo no jogo. Quando ficou claro que a parceria com Dwight Howard não funcionou e o pivô foi embora para Atlanta, pensei que seria o começo de um leve declínio para o ala-armador. Quando Mike D’Antoni assumiu e disse que usaria Harden como armador, jamais pensei que daria certo.

Obrigado, James Harden, por provar que eu estive errado este tempo todo!

Sei que não foi o único a pensar essas coisas durante todo esse tempo. Grande parte da opinião comum sobre Harden era parecida. Um pontuador com alto volume de arremessos, sem vontade alguma de defender e que jogava com o regulamento debaixo do braço, cavando muito mais faltas do que deveria.

James Harden

Aí veio a atual temporada e o experimento como armador. O resultado? Médias de 30 pontos e 12 assistências (além de quase oito rebotes) nos primeiros dez jogos. Isso é incrível. Para termos exata noção deste feito, vale uma comparação. Com suas assistências, Harden tem criado em média 31,8 pontos para seus companheiros. Se somarmos a mesma produção de Rajon Rondo e Ricky Rubio, dois dos maiores assistentes da liga nos últimos anos, chega-se a 29,9 pontos. Harden lidera a liga em assistência com quase três a mais que o segundo colocado, Russell Westbrook.

Outros dados tornam essa temporada de Harden ainda mais impressionante. Ele foi o primeiro jogador em 30 anos a ter 2 jogos consecutivos com pelo menos 30 pontos e 15 assistências. O último atleta a conseguir este feito tinha sido Magic Johnson, em 1986. Além disso, ele já fez quatro partidas superando 30/15 em pontos e assistências. No ano passado, na NBA inteira, em apenas três partidas algum jogador fez mais que 30 pontos e 15 assistências. Isso significa que neste quesito, em apenas dez jogos ele já superou a produção da NBA inteira na temporada passada. Isso é incrível.

D’Antoni explicou a mudança, dizendo que de qualquer forma quem quer que fosse o armador do Rockets apenas traria a bola até a metade ofensiva da quadra e então a passaria para que Harden decidisse o que fazer com ela. Tudo que ele fez foi oficializar a condição do ala-armador como principal articulador ofensivo do time, e isso gerou esta chuva de assistências que estamos testemunhando.

Com este nível de produção, não tem como negar. Harden é sim o melhor ala-armador da liga, como ele mesmo tem dito já há alguns anos. E com a produção desta temporada, está transcendendo a posição de ala-armador e se tornando um jogador mais completo e dominante. Isso é incrível.

Não é exagero dizer que estamos assistindo uma temporada histórica do barba. Se ele realmente terminar a temporada com duplos dígitos de média em pontos e assistências, será apenas a 14ª vez que isso vai ocorrer em toda a história da NBA.

Sendo assim, o que nos resta é nos rendermos ao talento de James Harden. Falo em nós porque sei que não fui apenas eu que o questionei durante este tempo todo. Harden não é apenas um fominha que sabe cavar bem faltas. É um jogador extremamente inteligente, com elevadíssimo QI de Basquete, para usar a expressão que os analistas tanto gostam. Além disso, mostrou nesta temporada que tem os meios e a vontade de moldar seu jogo de uma maneira diferente caso isso seja o que falta para vencer. Depende agora do Houston Rockets montar um elenco competitivo em torno dele. Se havia qualquer dúvida que James Harden é um franchise player em torno de quem se pode montar um time campeão, não há mais.

  • Bravo para a matéria!!!

    Harden é desde sempre um dos meus jogadores favoritos e tem tudo para ser o primeiro jogador da história da liga a ter vencido o prêmio de reserva do ano e MVP.

    Mesmo que seu talento fosse cavar faltas, ainda assim já seria acima da média, pois o fazia com extrema inteligência e eficiência. Harden é um cara atlético e efetivo e que molda o jogo durante as partidas. Se ele vê que a defesa está forte no garrafão, distribui as bolas. Se vê brecha, infiltra. Se pega pivô lento, abusa do contato.

    Harden é inteligentíssimo e finalmente está recebendo o devido valor. Acho que ainda virá muito mais por aí.

    • Leonardo

      Você também com essa história de talento de cavar faltas cara? Cavar falta é flop e não o que ele faz, a galera tem dificuldade de entender a diferença entre um jogador inteligente que sabe explorar os erros dos adversários na defesa e um cara que ludibria os juízes. Tem diferença entre essas duas coisas…

      • Não lembro de estar definido em lugar algum que cavar faltas é apenas Flop. Harden cava faltas sim, pois infiltra procurando o contato para conseguir faltas. De maneira alguma isso é demérito, pelo contrário, é extrema inteligência.

  • Victor Chittolina

    Eu sou um dos que “deu o braço a torcer” pelo Harden. Faço o mea culpa também.
    Aqui mesmo, entrei em discussões defendendo que o Thompson era o melhor SG, baseado em vários fatores que agora quase não fazem mais sentido, admito.

    Até o momento, a temporada dele está monstruosa. Em números, no meu ponto de vista, está até melhor que o Westbrook, outro que vem arrebentando.
    Acho que nenhum dos dois, no final das contas, vai ganhar o MVP pela regra não escrita de que o MVP é “o melhor jogador, no melhor (ou um dos melhores) time”. Regra que eu discordo totalmente, por sinal.

    Se a defesa dele ainda não é lá essas coisas, ele tem se mostrado capaz de ser o maior pontuador da liga ENQUANTO é o principal assistente também. E isso chega a ser assustador.

    Como diria o grande Rômulo Mendonça: “QUE HOOOOMEEEM”

    • Claudio R.

      é a regra mais certa que tem… Se vc faz um jogo monstro e msm assim seu time não ganha, que “Value” vc tem pra ele, se com ou sem vc ele perde… MVP tem que ir pro time que vence e conquista resultados , é essa a definição de MVP…

      • Denyson

        É o que eu penso tb. Todo mundo fala do DeRozan postulante a MVP. Porém chega Curry e Durant, na sua casa, e metem 35 e 30 pontos, saem com uma vitória dominante de lá. Na minha cabeça após um confronto desse. Não tem como DeRozan estar na frente dos 2, msm o Raptors estando no topo do leste.

    • Eduardo Rebelatto

      Do q adianta fazer milhares de coisas e não ganhar? Daí coloca o LeBron em um time fraco e ele vai ser sempre o mvp, pq vai ficar com a bola o tempo todo e vai fazer o que quer

      • Victor Chittolina

        Cara, eu não acho que um Cousins, por exemplo, mereça um MVP. O mínimo que eu peço é classificar aos playoffs. Mas exigir que o time seja campeão de conferência ou muito esporadicamente vice, é uma injustiça com alguns que podem ter elevado muito o patamar de um time mais fraco.
        Não que o MVP não possa estar no melhor time. Claro que pode. Mas acho errado esse negócio de eles nem cogitarem um cara que levou um time fraquíssimo a um quarto, quinto lugar, por exemplo.
        Westbrook e Harden fazem a melhor temporada em números. Mas os favoritos pro MVP, nesse momento, são LeBron, Durant e Paul. Só que o barba e west não têm um Irving, Love, Curry, Thompson, Green, Griffin ou Jordan pra ajudar a vencer.
        Eu digo que a quantidade final de vitórias de um time diz muito sobre o grupo, menos sobre as individualidades.

  • pedrokadf

    Ótimo texto, concordo em tudo, admito que também errei sobre harden em todos os quesitos citados acima

  • Galvão 🔥 #HEATisOn #305

    Eu acho sensacional quando vocês fazem matérias passando a visão de vocês junto aos fatos!

    Eu nunca tive problemas para reconhecer o talento Harden, até acho que se ele tivesse saído para qualquer outra franquia daquela loteria, teria talvez até ganho o prêmio de ROY. Já que o Thunder sempre quis moldar um cara com potencial de FP para ser 6th man. Lembro que havia fontes que afirmavam que ia sair um troca de Harden por Klay Thompson, Richard Jefferson e mais alguém, mas como o GSW queria assinar com DeAndre Jordan não deu certo.

    Quando ele foi para o Rockets por aquela monte de porcarias eu vi que Presti já estava no desespero, acho que qualquer um resolveria o problema com o Harden antes de renovar com o Ibaka, mas não foi o que aconteceu. Lin tinha acabado de chegar no Rockets e eu achei que esse cara era muito sortudo, por do nada, Kevin arremessa tudo Martin ir embora e chegar James Harden, e a primeira temporada do barbudo em Houston já foi sensacional, e de lá pra cá só melhora individualmente, Howard foi pra lá pra jogar com ele (sabemos que o ego não deixou dar certo). Eu vejo no Harden o que o Ginobili fazia quando era mais novo, porém com mais liberdade e mtto mais peso sobre os ombros. Pra mim ele sempre foi uma estrela, um jogador top, e não importa se ele vai cavar 30 faltas por jogo, o se o resultado final foi a vitória, ele conquistou o que queria.

    • Doug

      O talento acho que é inquestionável, Galvão…mas, ainda que o reconhecêssemos, Harden tinha, ou tem, alguns vícios que acabavam manchando um pouco o seu jogo…a questão é que ele tem evoluído e esbanjado tanto talento, que, no balanço, esse ranço que tínhamos contra o seu estilo de jogo e postura em quadra vai acabar caindo por terra…eu mesmo, sempre o achei muito talentoso, mas essas coisas do jogo dele me incomodavam (falta de esmero na defesa, flops e FT forçados e etc)…

  • magaiver51

    só acho que deveria defender melhor, do resto é um bom jogador

  • Claudio R.

    Só queria saber qual seria o time ideal da nba hj. tem muita gente jogando bola.. muita msm… Pra mim, não podem faltar o Harden, o West e o LeBron….

    • Juan Gabriel

      Adiciona Curry e KD fechou. Porém, se tiver que existir um big man, tira o Curry e coloca o Cousins.

      • Rogério Rodrigues

        Thomas de sexto homem

    • fsousa

      concordo contigo amigo, eu adc curry e griffin…e pq nao cp3?

  • João Paulo

    MVP de fato, se não de direito, da temporada até aqui. Em que pese a apagada atuação na última noite.

    Números impressionantes, daqueles que falam por si só, para além de qualquer interpretação e discussão.

  • #TheBrodie

    Harden é genial,não adianta brigar quanto a isso.E além disso tudo,chegou um técnico que conseguiu extrair o máximo do que ele pode oferecer.O Rockets trouxe caras que sabem arremessar de fora,o complemento essencial para o barbudo,que adora infiltrar abrindo espaço no perímetro.Daí vem esses números monstruosos em assistência.Pra voce ser um assistente,não precisa de um cara específico pra isso,só ter um esquema montado,e é o que ele tem.

  • Donovan- Best Coach in the NBA

    Junto com o West, os melhores até aqui

    • Rogério Rodrigues

      Bota o DeRozan ai

      • Donovan- Best Coach in the NBA

        N acho q esteja jogando no nível de ambos citados

  • Marcelo Desoxi

    Pela segunda vez , ele faz uma season de MVP .
    Já tem uns 4 anos que parei , definitivamente , de duvidar do Barba.

    • Leonardo

      E a minha tese como a de todos os jogadores da liga em 2014-2015 é, Barba é o verdadeiro MVP daquele ano!

      • Marcelo Desoxi

        (2)

        • Danilo

          (3)

      • robertolakers

        (4), D12 se machuca e fica ele sozinho mantendo o time no top 3 do oeste.

  • Leonardo

    Vi uns idiotas da ESPN gringa falando que “descobriram” pq o barba pontuava tanto mostrando UM LANCE em que ele agarra o braço do adversário e cava uma falta. Dissertam “desmascaramos James Harden!” Cegueira é uma coisa que existe mais do que pensamos. Parabens barba espero que consiga um título nos próximos anos!

    • Claudio R.

      mas ele faz isso mesmo…. fazer o que….

      • Rafael Almeida

        Maluco é talento puro pode até cavar, mas ele sabe jogar mano só isso!

  • MarceloBulls

    Sou fã dele desde que foi para o Rockets virar FP, joga muito o barba.

  • gabrielnba

    Pena que talvez não ganhe o MVP, ele e o Westbrook tão jogando muito, mas ai tem aquilo do time ter que terminar entre os lideres pro cara ganhar o MVP

  • ThiagOo25

    Já pensou se defendesse pelo menos um pouquinho? Seria que homem².

    Mas, o cara está jogando o fino da bola mesmo.
    Falaram aí de time ideal…eu coloco mais um nessa lista, Blake Griffin.

    • Thalles Ferreira

      Então, é nessas que eu penso “o cara não defende tão bem? contrata um pra defender bem e compensar ele!”. Um cara tipo o Harden não pode ser “perdido” por um que renda menos ofensivamente mas que defenda um pouco melhor só. Claro que defesa ganha jogo, mas sem ataque é 0x0 rs

      • ThiagOo25

        Contratem o Roberson….defende até que bem, só não pontua.

  • Rogério Júnior

    Porcaria, Sam Presti, por que deixou esse mito ir embora? O Harden tá me surpreendendo essa temporada. Nunca pensei que o jogo dele se tornaria tão fantástico de uma temporada pra outra. Pra mim ele sempre foi um craque, mas nunca me agradou o fato do jogo dele se basear em pura procura por faltas. Já agora, não tenho nem o que dizer… que homem!

  • Vitor Martins

    Na matéria fala que seria apenas a 14 vez na história que alguém termina com digitos duplos em pontos e assistências. Só Magic Johnson já fez isso 9 vezes, Nash fez 7. Não seria a 14 vez com 20+10 ou o 14 atleta a fazer isso? Deem uma olhada ai.

    • Tárcio

      Só C paul tem mais 5

    • João Marcelo S. de Almeida

      Eu acho que ele se referia a 14ª que um SG faria isso

      • Vitor Martins

        Pode ser, mas ele foi oficializado como armador, e nao deixaram claro. De qualquer forma continua errado.

  • Doug

    Bom texto, Ricardo…vc foi fundo no preconceito da maioria (aonde até eu me incluía há pouco)…essas coisinhas que causam repulsa ao jogo do Harden ficarão p o passado, se ele mantiver essa nível durante toda a temporada…a cada ano ele vem surpreendendo de alguma forma…grande barba…

  • Rafael Almeida

    Sempre falei barba destrói joga muito !

  • Dream Shake

    Eu particularmente não achava que Harden melhoraria tanto mudando para PG, Bravo!
    Fear The Beard!

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados