logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 17 dez 2016 às 20:42
Allen Iverson: “Nunca descansaria de um jogo se não estivesse lesionado”

Ídolo do Sixers garante que não aceitaria ser poupado de partidas sem motivo por técnicos

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

O ídolo Allen Iverson esteve na Wells Fargo Arena nesta sexta-feira para receber mais uma homenagem do Philadelphia 76ers. E, em entrevista à ESPN, ele se mostrou confuso com uma prática cada vez mais comum na liga: poupar atletas sem problemas físicos. O ex-armador garante que não aceitaria se um treinador dissesse que ficaria de fora de uma partida por simples opção do time.

“Definitivamente, se algo assim fosse proposto, nós teríamos um grande problema. Eu nunca descansaria de um jogo se não estivesse lesionado. Tenho certeza que todos gostariam de ver-me em quadra. Além disso, sempre fui um cara que amava competir todas as noites – cansado, com dores, não importa como”, assegurou o craque, em entrevista durante a transmissão do jogo pela ESPN.

Embora não entenda a prática, Iverson também não condena as equipes e atletas que adotam-na. Para o integrante do Hall da Fama, poupar nos primeiros meses de temporada é um reflexo da mudança entre épocas. “Nós estamos em tempos diferentes. As coisas mudaram. E, se isso está ajudando os jogadores de hoje e seus times, então que continuem”, concluiu o ex-armador, que jogou quase 38.000 minutos em 14 anos na NBA.

  • Rafael Al

    Iverson é foda !!

  • WESLEY

    Esse Cara Merecia Ter Vencido Pelo Menos 1 Titulo

  • Paulo Sérgio

    Tá certo não gostava de treinar mas no jogo foi um dos melhores.

  • #TheBrodie

    uma pena Iverson.Segundo a mentalidade de hj,atualmente vc seria taxado de fominha por jogar mt tempo ou otário por ser competitivo

    • Claudio R.

      não, seria só bobo msm por fazer isso que tá falando e acabar a carreira sem anel algum, pela vontade de ser competitivo… que ser competitivo?, seja no NBA finals, quer fazer triplo duplo? faça nos playoffs, quer ser fominha? ganhe um anel, ai tu pode fazer o que quiser..

      • #TheBrodie

        vc fala como se ele tivesse um timaço em volta.Por favor ne cara…

        • Claudio R.

          No Denver ele teve, Billups, Nene, JR Smith, Carmelo, e varios role player bons e ai?…

          • #TheBrodie

            e chegou exatamente onde o time deveria ter chegado. Final de conferência.
            Com Sixers,time pior que esse,ele ainda levou mais longe,claro numa conferência não tão forte.
            A questão é que vc ta cobrando a ele algo que ele nunca teve na carreira.Ele não teve um Heat de 2013 a disposição

          • 76

            Billups? Quando isso?? Vc erra demais

  • João Rafael Barros

    MEU MAIOR ÍDOLO DA NBA.

    Melhor pós MJ!

    Obrigado por tudo, A.I.!

  • Rafael Victor

    São outros tempos mesmo, jogadores dependem bem mais da forma física pra render o seu melhor, por isso que se poupam bastante pra chegarem bem nos jogos decisivos!

    E nem é porque querem, mas sim porque precisam! O Equino que o diga!

  • Luiz

    MJ e Pippen em seus 32 anos e jogavam 40 minutos toda noite em alto nivel.Hoje os cara jovens de 20-25 anos jogam 37 e o pessoal ja reclama que o tecnico esta forçando os jogadores.

    • Vinícius Maia

      Por acaso você já assistiu uma partida do Bulls de Pippen e Jordan? Eu já assisti e posso te falar com muita segurança que o jogo mudou muito daquela época para cá. As movimentações de bola naquela época eram mais lentas, os jogadores corriam menos quando estavam no ataque, dentre outras coisas. Eu já tive esse olhar “mistico” sobre os jogadores da década de 90, já achei que tudo era melhor antes, até que comecei a assistir jogos da época e posso falar com segurança que muita coisa mudou e algumas coisas para melhor. As defesas de hoje são muito melhores do que na época de Jordan e como alguém já jogou basquete, posso falar com segurança: defesa é algo que exige muito do físico do atleta. O fato de alguns caras que são bons do lado ofensivo da quadra serem ruins defensivamente como acontece com Irving, Westbrook, lillard, Blake Griffin, dentre outros, não é apenas falta de talento ou má vontade do jogador. Ter excelência dos dois lados da quadra exige muito do corpo do atleta.

      • Claudio R.

        O jogador precisa ser muito atleta no grau certo da palavra pra ser dominante nos dois lados, por isso a tão poucos na NBA que são jogadores two -way de verdade e por isso são tão valiosos…

        • Vinícius Maia

          Exatamente. Kobe Bryant por exemplo, quando queria, era um defensor de elite. Já vi alguns lances dele marcando caras como t-mac, LeBron e Wade sem dar espaço para eles respirarem. Mas não era sempre que Kobe marcava nessa intensidade, porque se ele marcasse com muita intensidade durante toda a partida, com certeza seu rendimento do outro lado da quadra ficaria comprometido.

      • IversonFan

        “As defesas de hoje são muito melhores do que na época de Jordan e como alguém já jogou basquete, posso falar com segurança: defesa é algo que exige muito do físico do atleta”

        Maia, Vinicius (2016)

        Que pérola, amigos

        • Vinícius Maia

          Pérola porque? As defesas nos anos 90 eram melhores?

        • Vinícius Maia

          Você já assistiu uma partida dos anos 90?

          • IversonFan

            Não, isso é exclusividade sua.

            Cara se você acha que a defesa antigamente era pior, você tem problemas mentais. Era muito mais físico o jogo. Enfim, viva o LeBron, não é mesmo? O que importa é idolatra-lo, não é mesmo?

          • Vinícius Maia

            Só porque eu sou torcedor do cavs, eu idolatro LeBron cegamente? Fala sério.

            Não sei se você foi irônico ao dizer que nunca viu um jogo da década de 90 ou se você realmente não viu. Se você já viu e acha que a defesa era melhor, ok, respeito sua opinião. Se você não viu, então você deveria ter um pouco de humildade e reconhecer que você não tem tanta propriedade para opinar sobre isso. Eu já tive a mesma opinião que você, mas mudei depois de ter assistido jogos de épocas passadas.

            Além disso, aprenda a debater idéias meu jovem. Partir para insultos durante um debate de idéias é um grande sinal de que você não tem argumentos concretos para defender o seu posicionamento ou que você é uma pessoa muito infantil que não aceita ser contrariada. Em momento algum eu havia menosprezado os seus comentários, nem te ofendi, enquanto isso você vem chamando o meu comentário de pérola e depois vem dizer que eu tenho problemas mentais, sem ter apresentado um argumento sequer para refutar o que você entendeu como pérola.

      • Juan Gabriel

        Sacanagem foi dizer que o Westbrook é ruim defensivamente…O cara é um monstro, mermao. KD, inclusive, sempre foi o mais fraquinho defensivamente

        • Vinícius Maia

          É, realmente não foi muito sensato incluir o Westbrook nesse meio. Na verdade, quando eu assisti Westbrook jogando, eu não prestei muita atenção na sua defesa, mas já ouvi algumas pessoas falando que ele é ruim defensivamente, por isso citei ele.

          • Fernando Siqueira

            incrível como a Nba possui vários grandes ex-jogadores . Iverson foi um deles . Monstro !

      • #TheBrodie

        vc n deve ter visto a carreira toda do Westbrook pra falar q ele é fraco defensivamente.

        • Vinícius Maia

          Eu falei sobre isso em resposta ao Juan Gabriel no comentário abaixo.

    • LETS GO CAVS.

      É que o jogo hoje está mais rápido e cansativo.

  • Uncle Drew

    São tempos diferentes. Acho q até 2000, 2005, o jogo ainda não era tão rápido como é o de atualmente (pegando o Suns do D’Antoni, em 2007, 2008.. como precursor dessa NBA mais veloz.). Antigamente o jogo era mais físico, mas era mais lento tbem, mas cadenciado. Hoje não é tão físico (no sentido de contato), mas o jogo abusa demais das pernas, do esforço. Corre o tempo inteiro e etc. Talvez o quantidade de Km de um jogador hoje p/ jogo seja bem superior ao da década de 90, e sua velocidade tbem. O Warriors sempre tem q servir de exemplo, tentou jogar de forma competitiva praticamente todos os jogos, com seus titulares, e no final, quando se exige ainda mais.. acabou pagando o preço, alguns jogadores esgotaram, e o corpo acusou.
    Por isso acho q os técnicos tem razão em poupar os jogadores, e se prestarem atenção não é uma justificativa isolada, é pq são jogos vindo de back-to-back (algo q a liga vai tentar combater nas próximas temporadas.).
    O q me espanta é o chilique da mídia justamente pq o Cavs (de LeBron James) está fazendo isso. O Spurs fazia/faz isso, descansava até o Kawhi Leonard em alguns jogos, e não tinha metade da reclamação q tá tendo nesses últimos dias. O Stern multava o Popovich e pronto.
    Atualmente, Spurs, Memphis e Cavs fazem isso. Mas toda a discussão começou quando o Cavs resolveu colocar o LeBron para descansar em jogos Back-to-Back. Isso é pura encheção de linguiça, o técnico tem o direito de colocar quem ele quiser no time. A questão do back-to-back, q influência os técnicos colocarem seus jogadores para descansar, é um problema da liga.
    Pq ninguém discute o calendário? O jogo exige cada vez mais o físico dos atletas, o Popovich já tava cantando essa bola a umas 4 temporadas atrás, fazendo isso, descansando seus atletas, e ninguém fazia esse drama todo. Agora, q o principal jogador da liga é poupado.. resolveram fazer tempestade em copo d’água, criando polêmica a toa.

    • Vinícius Maia

      Exatamente isso. Concordo com tudo.

    • Claudio R.

      palmas a vc, voto em ti pra novo comissario da NBA… rsrsr

    • IversonFan

      Você desenvolveu todo esse raciocínio em torno da tese das primeiras linhas. Precisa comprovar que, de fato, a quantidade de Km de um jogo de hoje seja superior ao da década de 90 (apesar de Iverson ter tido seu auge na década de 2000).

      • Uncle Drew

        Então, a questão é q não existe uma estatística q realmente comprove isso. Pq a tecnologia de analisar a velocidade e a Km do jogador… foi lançada a poucas temporadas (desde a temporada 13/14 até esta), é a chamada “Player Tracking”.
        Não dá para fazer esse real comparativo entre jogadores de décadas diferentes.
        Nesta temporada o jogador q mais corre p/ jogo é o Zach LaVine (4,4 Km), e os q são mais rápidos em quadra (e q jogam mts minutos) é o Sergio Rodríguez (76ers), T.J. McConnell (76ers) e o Patty Mills, com cerca de 7.5 Km/h.
        Mas eu acho q é quase certo, q a NBA de hoje é mais rápida. Antigamente havia muito mais jogo de costa para a cesta, e muito mais ISOs. Determinados jogadores colocavam seus times nas costas msmo, então… tinha q cadenciar o jogo para q esse jogador recuperasse o fôlego. Hoje, o fato do jogo ser mais coletivo, não depender tanto de um só jogador.. deixa o jogo mais rápido, a ausência de Low-Post, e o excesso de bolas de 3 pts tbem, já q são mais posses de bola em pouco espaço de tempo.
        http://stats.nba.com/players/speed-distance/#!?sort=DIST_MILES&dir=1&Season=2016-17&SeasonType=Regular%20Season

  • Marcos

    Por isso nao tem um titulo

    • Claudio R.

      pois é… devia ter ficado calado

  • Vinícius Maia

    Pois é, ser poupado quando não está machucado é uma grande besteira, tanto que o Irving, que era frequentador assíduo do departamento médico, parou de ter problemas com lesões desde que começou a ser poupado. Tim Duncan conseguiu jogar em alto nível próximo dos 40 anos sendo poupado. É, esse negócio de poupar jogador é uma grande besteira.

  • Claudio R.

    Por isso misera, tu nunca foi campeão.. só andava baleado e não sabia o porque. taí bonzão..!!! ta certo sim o Popovich, ta certo sim Mr LeBron, hor, o que mais importa são os offs e não regular…. os 5 aneis do popovich e os 3 do lebron tao ai pra confirmar, já os aneis do Iverson… não, pera….

    • GU— #GSW/SHOW-TIME

      Iverson estava sempre baleado por que estava senlre com as costas doendo de carregar os times em que jogou.

      • Claudio R.

        tem isso tbm… mas o time do Denver era muito bom e ele não foi bem…

    • Mentalidade do Iverson é Old School, amigão. Hoje em dia os jogadores são bem diferentes.
      Ah, é fácil tbm LeBron ser poupado, né? Time dele é bom. Ficar um ou 4 jogos de fora n influência em nada. Cavs vai ser primeiro mesmo.

      • Danilo

        Ai já é muito, tem q ser poupado só de vez enquando pq por mais q o time é bom eu não sei oq acontece q quando o LeBron não joga é derrota certa, inacreditável um time tão bom ainda depender tanto de um jogador.

    • Fabrica de Vassilo

      Sim, foi pq ele não foi poupado que ele não foi campeão. Não foi pq ele tinha um time medíocre e carregava ele sozinho nas costas. Não foi pq ele chegou na final e deu de cara com o pivô mais dominante da história, rodeado de um puta time (inclusive um tal de Kobe Bryant bem jovem). E olha que estamos falando só da carreira dele no sixers.

      • Gustavo Santos

        Exato

    • Augusto 2008 ☔☔☔

      Ele n foi campeão pq n saiu do time dele da cidade dele pra ser putinha d outro homem e participa d um panelinha

      • LETS GO CAVS.

        Claro, King merecia um título assim como Iverson. NAO ESQUECI A PROSTITUTA DO KEVIN DURANT SAIU DE UM TIME PRA TENTAR SER CAMPEÃO

    • Gustavo Santos

      Concordo em parte… pra mim Iverson não foi campeão pq o time de não páreo para o Lakers (isso falando qdo ele chegou mais perto do título) e não por “falta” de descanso

      • Claudio R.

        mas se ele ficasse mais saudavel poderia ter chegado a final no ano seguinte de novo e poderia ter o seu anel…

        • TRUETHIAGO

          Não sabia que o Iverson não jogou a temporada 2001/02 saudável…

          E olha que ele foi o cestinha daquela season (31,4 PPG) e também líder em roubos (2,8). Tudo isso sem estar 100%??? Uau!!!

          Sixers perdeu no First Round para Boston, numa Serie equilibrada e decidida no Jogo 5 (cada time venceu seus jogos como mandante). Iverson fez o que se esperava dele, mas do outro lado o Paul Pierce estava ainda mais inspirado em sua primeira aparição nos Playoofs, com direito a 8 bolas de 3, e liderou os Celtics até a Final de Conferência, quando perderam dos Nets do Kidd, que lideraram o eram de fato o melhor time do Leste.

          Mas não o suficiente para bater de frente com os Lakers, tanto que foram varridos. Como provavelmente o Sixers seria, caso chegasse outra vez. O único time naquele ano que tinha ferramentas contra LA era o Kings, aliás, bateram na trave nas Finais do Oeste.

          • Nocaute. Ele não voltará para o segundo round.

          • TRUETHIAGO

            Eu postei numa boa, heheheh… Até porque, como disse ali em cima para o Nicolas, essencialmente eu discordo desse pensamento “peladeiro” ou “fominha” que o Iverson tinha quando jogava.

            Agora, dizer que foi devido a isto que ele não foi campeão ou perdeu jogos não dá, simplesmente não existem fundamentos para mandar uma dessa. É pura ignorância, um reducionismo barato demais para algo que nem tem existe uma resposta única ou explicação definitiva.

            Ele não ganhou anel, assim como tantos outros jogadores fantásticos que passaram pela liga (Malone, Barkley, Stockton, Wilkins, Ewing, Baylor, Gervin, McGrady, Nash, Reggie Miller… e por aí vai) por X motivos, não tem como definir. Enfrentaram adversários, times ainda melhores, e ficaram no quase. Faz parte do esporte.

          • Talvez ele tenha sido o jogador mais talentoso que eu vi jogar. A importância de Iverson vai muito além de um anel. Mas o Claudio é café com leite, ele ainda ñ entende essas coisas.

    • João Víctor Matos

      Serio que vc analisa a carreira de um jogador so pelos aneis conquistados? Iverson jogava muitos minutos pq se nao fizesse isso o time nem em playoffs chegaria, quanto mais numa final. Mas é isso mesmo, o cara ser leal a uma franquia e sua comunidade é sinonimo de ser besta. A moda é fazer panelinha pra ganhar anel.

      • Claudio R.

        não analiso, mas os aneis são consequencias do teu talento e trabalho…. é meio que o objetivo da NBA, não é?

        • João Víctor Matos

          Com certeza. James jones tem tres aneis. Grande jogador.

          • Claudio R.

            ai vc ta sendo jocoso e meio condescendente não acha?…. ele é role player, se tratando das superestrelas as comparações sempre acabam nos aneis…. o Iverson seria maior se fosse campeão.

          • João Víctor Matos

            Realmente fui meio jocoso e isso me rebaixou. Eu nao quero comparar ninguem. Pra mim isso é ate uma besteira ficar discutindo quem é melhor jogador. Temos que valorizar o talento de todos e aproveitar sua trajetoria. Realmente iverson nao ganhou o titulo, o qual é o objetivo dos jogadores. Mas em compensacao deixou um legado de fãs maravilhados com seu talento e raça. Abs

          • Claudio R.

            Ah isso é verdade, ele foi unanimamente um dos jogadores mais divertidos de se ver… não faltou raça e vontade, ajudou muito meu Sixers a ganhar notoriedade de novo, e isso é digno de aplauso, queria muito que ele tivesse sido campeão, mas paciência.

        • Fabrica de Vassilo

          Ninguém ganha um título sozinho. É tão sem sentido desmerecer ou glorificar a carreira de um jogador pelos méritos de um time. Nem Jordan ganhou seus títulos sozinho, pelo contrario, quando tava sozinho apanhava de todo mundo.

          • Claudio R.

            não, vc não entendeu, o ponto central de um esporte é ser vitorioso nele e consequentemente o melhor, é impossivel não fazer comparações, pois o objetivo de jogar é esse, ser melhor que fulano e sicrano, os aneis apenas ratificam isso. Eu não acho sem sentido, acho muito divertido por sinal, o problema é que muita gente se doi quando as opiniões divergem

          • Fabrica de Vassilo

            É uma boa forma de reconhecer e ser recompensado pelo seu trabalho duro, mas no geral, meio que não é algo relevante principalmente ao comparar um jogador com outro.

    • Alex Vilela

      Coloca o Lebron para descansar com aquele time da primeira passagem dele pelo Cavs pra ver se ele pelo menos iria para os playoffs, cof cof.

      • owww

        ia falar isso kkkk

  • Gustavo Santos

    Eu acho que pode fazer parte do planejamento principalmente para jogadores com mais idade ou com maior tempo de quadra. O que acho exagero é o Cavs por exemplo polpar as 3 estrelas em um jogo, pra mim isso já é abrir mão da vitória. Por que não polpar um em cada jogo então?? Nem estamos na final da temporada regular com nada decidido (mesmo eu tendo a opinião que o Cavs chegará com tranquilidade na final da NBA).. acho que o torcedor ao chegar no ginásio e ver as 3 estrelas de fora de uma vez ficaria puto. Eu no meu caso nem compraria um ingresso para ir no ginásio sabendo disso (porém os ingressos são vendidos com mta antecedência) ou mesmo não teria interesse em ver um jogo deste na TV… Na visão como torcedor, prefiro a mentalidade do Iverson, porém compreenderia um descanso por parte de jogador de forma mais compreensiva

  • Agaam

    Nem vou entrar na discussão sobre o que ele falou .Só sei que, eu acredito que nunca mais vai existir um jogador que eu gostasse tanto de ver jogar . Quem viu, viu. Quem não viu, não vê mais , ou vê uns videos ai no youtube 🙂

  • TRUETHIAGO

    Rs, eu tenho certeza que tem nego que comenta lendo apenas o título da matéria…

    Iverson era um jogador extremamente leve, pesava cerca de 75kg (e provavelmente ainda deve ter +/- esse peso) não dependia tanto da parte física, então podia jogar uma quantidade alta de jogos e minutos, até por isto é um dos líderes em média de tempo de quadra na história da liga.

    http://www.basketball-reference.com/leaders/mp_per_g_career.html

    Obviamente que não dá para comparar, sei lá, com um jogador mais pesado (+100kg) ou que tenha um estilo de jogo mais físico, enfim, portanto há uma exigência maior nesse sentido. E hoje em dia existem diversos exames, monitoramento, onde é perfeitamente possível medir a fadiga muscular dos atletas, etc, além de claro o ritmo atual ser muito mais rápido, quantidade de posses superior e tal. Essa lista aí que postei mostra bem isso, pega o top 30/40 e a maioria são caras das antigas, dos anos 90, 80, 70 ou 60.

    Ademais, como ele mesmo disse no parágrafo final, são outros tempos, os jogadores atuais conhecem melhor seus corpos e sabem dosar durante a temporada na fase regular. Outro dia vendo aquele “The Book Is On The Table” da ESPN, eles estavam comentando algo nesse sentido, falando de como o Larry Bird era intenso e jogava cada partida como se fosse o Game 7 das Finais. Não tinha celular, tablet, internet… ele mesmo abria o jornal para ver o Box Score dos jogos da noite passada, via as stats de Jordan, Magic, e cia ltda, e entrava em quadra tentando superar seus rivais.

  • “Nunca descansaria de um jogo se não estivesse lesionado”. E sabemos que o Iverson descansou bastante por conta de lesões, em 3 ou 4 temporadas fez menos de 50 jogos, e isso quando era jovem estava no auge, se tivesse recebido uma folga de vez em quando, talvez tivesse aproveitado mais a carreira. Eu acho isso totalmente benéfico, antes poupar algumas noites, do que perder toda a temporada.

    • Vince Mendes

      Eu nao concordo ate pq essa pratica de poupar é nova começou a poucos anos.. se vc ve jogadores como Karl Malone, John Stockton, Karem , Jordan, Bird, Magic varias temporadas com 82 jogos e nunca pediram descanso.. os caras descansam 4 meses e outros 5 antes de começar a temporada…. poupar no final ate da pra entender mas poupar no começo é ridiculo e ainda puni a torcida

      • Não tive a intenção de generalizar, tem fatores que determinam quando e quantas vezes o atleta deve ser poupado, como histórico de lesões e idade. Tendo essas folgas intensificadas entre a metade e final da temporada. No início acho que apenas alguns casos extremos como Embiid, Rose, Wade e afins.

    • TRUETHIAGO

      Iverson só teve 2 temporadas em que fez menos de 50 jogos, sendo que em uma delas foi devido ao locaute (1998-99 temporada começou em fevereiro / fez 48 jogos) e em 2003-04 quando ele entrou em rota de colisão com o técnico interino na época que o queria utilizar vindo do banco, ele inclusive chegou a faltar em treinos nesse período, mentia que estava doente para não jogar, enfim, poucos partidas ficou de fora por estar de fato machucado.

      Nunca teve lesões sérias na carreira ou problemas por excesso de jogos/minutos, até porque como já expliquei, seu próprio estilo nem exigia tanto da força ou parte física. Deixando claro que eu também não concordo com o pensamento dele, mas são duas coisas distintas.

  • God Usopp

    Mimimi

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados