logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 20 mar 2017 às 08:15
Para Richard Jefferson, “excelência constante” prejudica LeBron em briga por MVP

Veterano crê que jornalistas não votam no ídolo do Cavs por terem se “acostumado” ao astro

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

Novos astros e craques surgem na NBA todos os anos, mas somente um jogador foi presença constante na disputa pelo prêmio de MVP ao longo dos últimos dez anos: LeBron James. O ídolo do Cleveland Cavaliers é considerado um “azarão” neste ano, envolvido em uma concorrência centrada em Russell Westbrook e James Harden. Mas, para o veterano Richard Jefferson, o fato do ala não ser o favorito é uma risível hipocrisia.

“É engraçado que todos debatam quem é o MVP, mas, ao mesmo tempo, ressaltem que LeBron é o melhor jogador de basquete do planeta. Nós ficamos acostumados com sua excelência por tanto tempo. Ele faz tantas coisas em quadra e só falamos dos outros porque já vimos temporadas assim dele, mas não de Russell ou James”, opinou o reserva, sugerindo que a imprensa não vota no companheiro de time por gostar de “novidades”.

LeBron já é dono de quatro prêmios de MVP da liga. Jefferson acredita que o astro do Cavs já merecia ter recebido mais troféus – e, inclusive, merece o que vai ser entregue neste ano. “As pessoas não têm nada mais para discutir. Ele é um ícone de consistência. Será que precisamos que ninguém tenha uma grande temporada para reconhecermos uma campanha de 26.0 pontos, 8.8 rebotes, 8.4 assistências e 40% de aproveitamento nos arremessos de três?”, questionou o veterano.

  • Michel Moral

    Não é bem por aí. Dizer que LeBron está fazendo uma temporada individualmente do mesmo nível de Harden, Westbrook e até mesmo de Kawhi Leonard, é supervalorizar demais.

    Você tem que analisar cada temporada como se fosse a única, para apurar quem é o MVP. Aquilo que o cara vem fazendo há dois, três, cinco, dez anos, não importa.

    E não acho que as pessoas se “esquecem” de James porque estão “acostumadas” com o seu desempenho. Se fosse assim, ele não estaria SEMPRE sendo lembrado nas listas de votação para o prêmio. Não é esse o caso. Ele sempre está lá.

    O problema é que o próprio LeBron vem administrando os seus jogos de temporada regular, com o foco totalmente voltado para os playoffs.

    • Vinícius Maia

      Não concordo, nem discordo, muito pelo contrário…rsrsrs

      Ao mesmo tempo que o seu comentário faz sentido, eu acho que opinião do Richard Jefferson também tem fundamento. Se você olhar os números do LeBron na temporada atual, estão bem próximos dos números que ele teve na última vez que foi MVP, sendo que na última vez, por um voto, ele não foi o primeiro MVP unânime da história.

      Claro que basquete não são só números, mas eu tenho a impressão que as pessoas realmente se acostumaram com a excelência constante do LeBron. Como eu já disse aqui algumas vezes, LeBron as vezes faz parecer que é fácil dominar vários fundamentos do jogo.

      Por outro lado, nessa temporada apesar do LeBron merecer, eu acho que o Harden e o Leonard merecem mais. Leonard pelo impacto dos dois lados da quadra e Harden pela surpresa (eu acho que ninguém imaginava que o Harden jogaria tão bem de armador e que ele conseguiria manter o Houston em terceiro colocado na conferência mais difícil já que o restante do elenco do Houston não é tão forte assim).

      • Michel Moral

        Não querendo discordar, mas já discordando rs rs rs

        Não podemos traçar um paralelo dos números do LeBron para dizer que se ele ganhou com essa mesma performance, hoje ele também merece isso.

        A NBA mudou muito de 2013 pra cá. Os jogadores estão se aperfeiçoando em todos os sentidos. Basta pegar o exemplo de Jokic, que era reserva até o início dessa temporada (ou tinha que revesar com Nurkic) e agora bateu recorde de TD de ninguém menos do que David Robinson.

        Harden e West estão desempenhando uma função que antes somente LeBron James fazia na liga. Claro que em termos gerais LBJ é mais jogador. Mas os números e recordes individuais dos armadores de OKC e Rockets estão em um nível muito fora do “normal”, até mesmo para os padrões LeBron James de qualidade.

        Já o Kawhi, pra mim, está carregando esse time do Spurs nas costas. Se garantir a primeira colocação na conferência Oeste, acho que o prêmio vai para ele.

        A dedicação desses três nomes (Leonard, Barba e WestLoko) os colocam à frente na disputa pelo MVP.

        E outra, LeBron não foi retirado da lista de candidatos. Ele está lá. Os números dele continuam sendo credenciados.

        • nico

          a nba mudou e o lebron tambem mudou…..elevou a sua media de acerto nas bolas de 3 e em bolas de 2 pontos…. ele não é um killer por natureza como (mj, kobe e durant) .. seu ponto fraco ta nos lances livres, mas isso ele pode corrigir, a nivel comercial e tecnico, esse ano o harden merece…. mas se for por questoes alem dessas, o lebron deveria ser o MVP. unanime tambem !!

          • Michel Moral

            Sem distorcer o que eu coloquei.

            Primeiro, LeBron não melhorou seu aproveitamento nos tiros de 3 e nem mesmo o seu FG%. Em 2013, ele acertava 40% para 3 e hoje acerta 38,5%. Em 2013, o FG% dele era de 56% e hoje é de 54%.

            A questão é, o Vinicius colocou que os números de LBJ são os mesmos de quando foi MVP em 2013. De fato são parecidos, embora infimamente menores. Aí eu ponderei que a liga mudou bastante de lá pra cá. All Around até então, basicamente só o LeBron. Hoje temos Westbrook, Harden, Antetokounmpo… Temos jogadores saindo mais do garrafão, como Draymond Green. Além de pivôs que sabem tanto pegar rebotes como dar assistências, como é o caso do Jokic, do Towns…

            James faz tudo com a mesma excelência, mas tem muito jogador comendo a bola.

            A verdade é que a pegada de LeBron é atingir o mesmo número de títulos do MJ. Para isso, ele vai tentar se poupar ao máximo durante a fase regular.

          • nico

            ENTÃO AGRA E O ROMULO DA ESPN, COM AS ESTATÍSTICAS NA HORA DOS JOGOS SÃO MALUCOS ? MELHOROU ESSE ANO O APROVEITAMENTO EM BOLA DE TRES SIM !!

          • Michel Moral

            Você entrou em uma discussão sobre o LeBron MVP 2013 e o LeBron de agora. Leia os comentários.

            E daí que melhorou? Melhorou depois de ter piorado.

          • Arthur Oliveira Santos

            comparado a temporada passada ele melhorou sim, e muito, os seus arremessos, principalmente os jump-shoots e fade-away. Na temporada passada ele errava demais esses dois fundamentos, porém agredia mais a cesta no jogo mais fisico dentro do garrafão com bandejas… não sei onde posso encontrar esse tipo de estatística, mas com certeza o arremesso dele está melhor em comparação c temporada passada

          • Michel Moral

            A discussão levantada foi sobre o ÚLTIMO MVP dele. Leia os comentários.

            O Vinicius comentou que os números do LeBron são similares aos de quando foi eleito MVP em 2013.

            Na temporada passada LeBron não foi MVP.

      • nico

        lebron domina o ataque e a defesa… não vejo o leonard superior nesse quesito… agora por estilo de marcação corpo a corpo..o leonard e melhor com pouca diferença. e o harden sempre vai jogar do jeito dele… o problema é ele ta motivado, e nessa temporada ele esta, e o time do houston e muito BOM… é o time que mais acerta bola de tres, junto com wizards, cavs e warriors, ele ta bem assistido !!

        • Vinícius Maia

          LeBron é melhor no ataque enquanto Leonard é consideravelmente superior na defesa. LeBron tem uma boa defesa, mas já não é algo muito acima da média como era nos tempos do Heat quando, em momentos decisivos, ele puxava o ataque e ainda marcava o melhor jogador do time adversário com eficiência. Nos tempos de Heat, por exemplo, em séries contra o Bulls, havia momentos em que ele marcava o Rose e o rendimento do Rose caia. Já nos dias atuais, eu não consigo imaginar LeBron marcando o Harden, por exemplo e mantendo seu alto rendimento no ataque.

      • Álvaro S.R.

        Nos stats “crus” Lebron tem praticamente os mesmos números de quando foi MVP a última vez.

        2012/13 – Pts 26.8 Ast 7.3 Reb 8.0 Stl 1.7 Blk 0.9 FG 56% 3FG 40%
        2016/17 – Pts 26.2 Ast 8.8 Reb 8.4 Stl 1.3 Blk o.6 FG 54% 3FG 38%

        Mas se analisarmos o PER/ Win Shares dele, vemos:

        2012/13 – PER 31.6 (1º) Win Shares 19.3 (1º)
        2016/17 – PER 26.8 (6º) Win Shares 10.8 (7º)

        Na temporada de 2012/13 ele liderou a liga em vários dos quesitos avançados, quando nessa temporada ele não lidera em nenhum.

    • Marcelo Desoxi

      Temporada do LeBron é melhor que a do Kiwhi.

      • Michel Moral

        Se levar em conta os stats de um e de outro, eu concordo.

        Agora, quem tem acompanhado a temporada do Leonard sabe que ele tem carregado o time nas costas, algo bastante incomum se tratando de San Antonio Spurs. Isso vai além dos números, pra mim.

        Kawhi também tem superado várias marcas individuais e quebrando recordes na franquia.

        O que conta bastante contra LeBron também são as polêmicas recentes com os jogadores de time (sem entrar no mérito se são justas ou injustas).

        Não estou dizendo que LeBron não merece. Se for eleito o MVP, ótimo. Mas acho que a margem para ele é e deve ser bem menor, especialmente em relação a Harden e Westbrook.

        • Eduardo Rebelatto

          Spurs cenceu todos os jogos sem Leonard, cavs nenhuma sem LeBron.

          • Michel Moral

            Mas aí é mérito total do treinador. No Cavs, o treinador, o FP, o roupeiro, o presidente, é LeBron James.

            Individualmente, Leonard está super sobrecarregado.

    • nico

      temporada é a do mesmo nivel que esses tres que voce citou… voce pode não gostar, mas é o que acontece…..lebron joga quando quer, sem ele jogando é um time de NBB ( com todo respeito ao nosso basquete), lebron faz d euma forma natural, igualmente ao harden… ja o westbrook, eu vejo d euma maneira mais forçada…. enfim ele é o melhor jogador e ponto final !

      • Michel Moral

        Como assim gostar? Não tem nada a ver gostar ou não.

        Eu já considero o LeBron o segundo maior jogador de todos os tempos do basquete. Mas acho que o prêmio de MVP não tem nada a ver com isso. O MVP é o melhor dessa temporada.

        Compare os stats de LeBron com os de Westbrook e os de Harden. Você vai ver que existe uma diferença que é muito significativa.

        Primeiro, LBJ é o único que tem um time verdadeiramente decente para jogar, com dois all stars (além dele) no time.

        Imagine uma situação de jogo. LeBron é melhor defensivamente?! Ok. Mas considere que no ataque ele entrega a bola para o Kyrie. Ele tem com quem contar quando precisa descansar. E o Barba e o West?

        Sem contar que ofensivamente, a produção dos armadores de OKC e Rockets é consideravelmente superior a de LeBron.

        Ah… E a diferença de Turnovers entre eles é mínima. Antes que comecem a dizer que Harden e West só forçam jogadas e tudo mais. Se eles forçam, por que LeBron não?

        • Victor Chittolina

          Michel, tu é um dos caras que eu acho mais coerente aqui, que é bom de trocar ideia sobre basquete, sem “fãzismo” ou “haterismo”.

          Por isso, acho que tu tá 90% certo em tudo que tu disseste. Pra mim, o Barba é o MVP. Tem todo o mérito e, aliás, já deveria ter ganho há dois anos. E a temporada surreal do Westbrook credencia ele ao prêmio.

          Mas na hora de analisar os stats, principalmente quanto ao Westbrook, eu vejo um pouco diferente. Ele arremessa VINTE E QUATRO vezes por jogo e cobra ONZE lances livres. Significa que, por mais que haja alguma instrução técnica, ele chama o jogo pra estar SEMPRE com ele.
          Só que é um cara que acerta só 42% (33% nos 3 pontos) dos arremessos, consideravelmente abaixo da média do time e, mesmo assim, arremessa dez vezes a mais que o segundo colocado no quesito.

          O Harden, como eu disse antes, cobra ONZE lances livres por jogo. Arremessa um pouco mais que o LeBron também, com um aproveitamento ruim, mas não péssimo de 45% (35% nos três pontos).

          LeBron tem 54% (39% nos três pontos). Ou seja, ele é muito mais confiável que os outros dois.

          A questão que eu levanto em relação a isso é “se o LeBron substituísse o Harden ou o Westbrook, os times estariam melhores ou piores”?
          Sinceramente, eu não tenho convicção, admito. Esse LeBron que joga visivelmente com freio de mão puxado, com um jogo menos físico, é bem diferente daquele do “Playoff mode”, que provavelmente colocaria até o Nets nos playoffs, com possibilidade de mando de quadra. Ainda assim, acho que o Thunder estaria melhor nessa situação hipotética e o Rockets na mesma posição, na pior das hipóteses.

          • Michel Moral

            Muito bom debater basquete, cara. Ainda mais assim, com caras como vc. Alto nível.

            Em matéria de eficiência, difícil bater LeBron mesmo.

            Sobre trocar ele de lugar com os outros, olha… Não sei se LeBron conseguiria fazer um trabalho no Rockets muito melhor do que o que Harden vem fazendo. Tô falando especificamente desse esquema tático, com essas peças que o time tem hoje.

            Em relação a OKC, também é complicado. Westbrook joga no limite da forma física. Querendo ou não, LeBron tem dosado seu esforço e tempo de quadra.

            Claro que em termos de mercado, LeBron é o mais valioso da NBA.

        • nico

          ELE JOGOU MELHOR OU ATE NO MESMO RITMO, QUANDO O LOVE E O IRVING SE MACHUCARAM EM 2015 .. QUALQUER TIME QUE ELE FOR ELE VAI JOGAR, VAI DITAR O RITMO, VAI ASSISTIR OS COMPANHEIROS, NO HEAT ELE JA CARREGAVA… O WADE VIVIA MACHUCADO, BOSH PIPOCAVA NAS FASES MAIS IMPORTANTES… TEM QUE ANALISAR ISSO AE… CONCORDO QUE TA ENTRE ELE, HARDEN E WESTBROOK *… MAS ELE SEM DUVIDAS MERECE PELO O QUE JOGA.. O QUANDO O CURRY GANHOU, ELE TAMBEM MERECIA …. TA MUITO MAIS PRA MARKETING OS MVP’S !!

    • Eduardo Rebelatto

      Supervalorizar? Kkkkk a temporada do LeBron é melhor que do Leonard, a campanha não, até em 3 pontos tem um percentual muito parecido, falar que não é do mesmo nível é baboseira

      • Michel Moral

        Cara, não sou eu que estou afirmando isso só. Vai chamar de baboseira, então veja que na “votação informal” a sequência é Harden / Westbrook / Leonard. Depois vem LeBron.

        Harden 53 votos;
        Westbrook 28 votos
        Leonard 18 votos; e
        LeBron 7 votos.

        A votação foi feita pelo Washington Post com 106 jornalistas.

        Ok, ok… O que eu estou falando é baboseira.

        Obs.: não disse que LeBron é supervalorizado. Disse que seria supervalorizá-lo se elege-lo como MVP na frente de Harden e Westbrook.

        Cara, na moral, quem tem um mínimo de imparcialidade reconhece a temporada de Harden e West é muito surreal.

    • Gustavo

      “Dizer que LeBron está fazendo uma temporada individualmente no msm nível do Leonard é supervalorizar dms” oloco, acho que eu n to assistindo a msm NBA que vc.

      • Michel Moral

        Acho que vc não está assistindo a jogos do Spurs, isso sim. Converse com qualquer torcedor que tem acompanhado os jogos de San Antonio. Verá que a dependência da equipe sobre o Leonard é gigantesca.

        Vai muito além dos números.

        Mesmo assim, acho que Leonard e LeBron têm desempenhos semelhantes.

        Fato é que West e Barba indiscutivelmente jogam mais do que LeBron nessa temporada.

        • Gustavo

          A dependência do spurs com Leonard é a msm q qualquer equipe tem com seu FP, e digo mais, o Cavs tem tanta dependência de lebron quanto o Spurs do Leonard. É só observar como o time vai na temporada sem a presença dele. San Antonio ainda conta com o fator Popovich, um tecnico experiente e que organiza como ninguem o time do Spurs, coisa que Ty Lue ainda esta desenvolvendo por ser mais inexperiente.
          Agr dizer que comparar Lebron com leonard é supervalorizar dms, acho equivoco de sua parte.
          Quanto ao Harden e West concordo com o que vc disse. A temporada deles esta muito acima dos demais, o MVP ficará entre os dois msm.
          Tambem aconselho vc a assistir mais jogos do Cavs (com e sem LeBron) e vc vera que só estamos liderando o Leste por causa dele.

    • Matheus Oliveira

      LeBron não faz uma temporada do mesmo nível do Kawhi, faz MUITO melhor. LeBron tem médias melhores que a do Kawhi com freio de mão puxado, o que só mostra como ele é espetacular. Sabemos que ele, Stephen Curry e Kevin Durant são os melhores da Liga (nessa ordem…)

      • Michel Moral

        Matheus, vc está analisando os números, puro e simplesmente.

        Leonard está fisicamente melhor do que LeBron. Está se dedicando mais, tanto defensiva quanto ofensivamente. Quem acompanha os jogos do Spurs pode confirmar que Kawhi hoje é corpo e alma do time.

        Sou fã de Gasol, Parker e Manu, mas cara… Estão em um ritmo beeeeem desacelerado. LaMarcus é outro que se acomodou muito e pode render muuuuuuuuito mais do que tem rendido.

        Quem tem servido de suporte para Kawhi muitas vezes são alguns jovens, que não estão em um nível de excelência. Podemos citar o Mills, o Simmons, o Anderson, o Dedmon… São caras que com suas limitações estão se esforçando.

        Já o Cavs teve o Love em alto nível no começo da temporada e ainda tem Irving e Thompson jogando com o melhor da carreira. E o banco do Cavs não deixa a desejar em termos de experiência.

      • Michel Moral

        Ah… E sobre o freio de mão puxado, isso é problema do LeBron. É a estratégia dele. Isso não tem que pesar a favor, mas sim contra. Avaliar o cara por aquilo que ele poderia fazer, é um erro.

  • Rodolfo

    Não entendi o Jefferson no final. Acho que todo mundo reconhece a temporada dele.É uma temporada incrível como várias que ele ja fez, mas não acho que parte da imprensa não votará nele só porque gostam de “novidades”.Me parece até que ele está querendo desmerecer o Russ e o Harden.Essa não é a primeira grande temporada dos dois, como ele afirma.Os dois fazem temporadas memoráveis há pelo menos umas duas temporadas.Acho que existe um misto de novidade e critério, e se você botar na balança hoje um peso nos dois, ele continua não sendo o MVP, na minha opinião. Nesse sentido, seria o Harden ou o Leonard.O fator ‘media de TD’ eleva demais o Westbrook na disputa,mas não é só.O Thunder vem crescendo na reta final e concorre ao mando no Oeste, o que faz ele ter uma parcial crescente no quesito critério.
    Então nao acredito que haja perseguição e que todos reconhecem a temporada dele.

    • Michel Moral

      Exatamente.

      Westbrook faz sua segunda temporada de “MVP mode”.

      Harden quase desbancou (e para os próprios jogadores desbancou mesmo) Curry há duas temporadas.

      É forçar demais a barra dizer que eles são essa “novidade” que vc citou.

      • Rodolfo

        na verdade, acho que desde 2014-15 os dois vem jogando em nível de MVP. Naquela temporada, os dois terminaram entre os 4 primeiros na votação. Temporada passada o Harden ficou fora, mas fez uma temporada individualmente incrível tb.E nessa temporada…é isso que estamos vendo aí.

    • nico

      nada a ver

      • Rodolfo

        valeu

  • pedrokadf

    Estou de acordo com Rick Jeff, já não é novidade oq lebron faz, as pessoas querem novidades, James ganhar novamente não é interessante para liga, acho q outros ganharem (não que mereçam menos q James) é uma forma de mostrar q a liga está em evolução com novos grandes craques surgindo…

  • A temporada do Lebron é incrível, mas a do Harden e do West são surreais e por isso que merecem os votos, não o James.

  • Albert Medeiros

    LeBron merece ter 5/6 MVPs pela carreira, sem dúvida, só para coroar a sua passagem na NBA

    • Luiz Fernando Azevedo

      Concordo!

  • Marcelo Desoxi

    Em termos de eficiência, ele é o MVP.
    Mas , Harden e Bestbrook tão com números inflados demais pra não serem ‘os mais cotados’.

  • Victor Chittolina

    Com ou sem MVP, LeBron é o melhor jogador do mundo. Ponto.
    Sendo ou não o melhor jogador do mundo, ele não é o MVP. Ponto de novo.

    É uma afrimação ambígua, até certo ponto, mas é a realidade.

    Não acredito que algum torcedor de Thunder ou Rockets (que tenham um mínimo de conhecimento de basquete) rejeitassem a troca de Westbrook ou Harden, respectivamente, pelo LeBron. Qualquer time que o LeBron entre, mesmo que seja substituindo a principal estrela, se torna melhor e mais perigoso.
    Mas o MVP é sobre números, impacto na produção do time e, nisso, Harden e Westbrook estão insuperáveis. O Barba leva vantagem porque, além disso, carrega o Rockets a uma boa terceira posição no Oeste, ainda que uma média de triplo duplo fosse algo que eu achava que jamais aconteceria novamente.

    LeBron é um cara que, se não bastasse a comparação com essas duas aberrações, tem a comparação com um outra, talvez ainda maior: ele mesmo.
    Como disse o Jefferson, ele tem temporadas monstruosas a tanto tempo, que é difícil que alguém considere aquilo ali fora do normal. É um cara que faz mais de 25 pontos por jogo há 13 temporadas. UM LOUCO!

    Então, Harden é o MVP. Westbrook tem os melhores números. LeBron é o melhor jogador.

    • Maurilei Teodoro

      Concordo totalmente !!!

    • Gustavo

      Você viu o Oscar Robertson?

      • Victor Chittolina

        Não, exatamente isso. Achei que ia conviver com a lenda do único cara que fez triplo-duplo de média e olha nós aqui, presenciando o mesmo fato. É abismal!

  • Jefferson Cavalcanti

    Pior essa porra ta certo.

    Eu acho que o MVP é o West, TD de média, OKC brigaria firme pra ser o pior time do Oeste sem ele, Mas o melhor jogador é LeBron.

  • Guilherme Gonçalves

    É verdade. A mais pura verdade.

  • LucsHeat

    Falei sobre isso em outro post, para dar-se o devido crédito para o Lebron hoje em dia só se ele fizer chover, “Desmerecem” ele por que ele faz esse tipo de coisa todo ano então acaba parecendo comum essas médias que ele esta. O pessoal fala ” A mas o Leonard merece mais, não pelas médias mas pelo impacto nos dois lados da quadra” o Lebron também continua impactando os dois lados da quadra (Não como a 5 anos atrás quando era um dos melhores, mas continua sendo um defensor de elite) e é um SF no top 6 em ast, melhor que a maioria dos PG’s da liga, envolve a equipe toda. Basta ver quando cavs esta desfalcado dele, simplesmente não conseguem ganhar. Ainda acho que Harden merece o MVP, mas falar que ele e o Leonard esta superior ao Lebron é demais.

  • Ricardo Silva

    eu só quero q ele ganhe mais uns 2 mvp até o fim da carreira

  • Pablo Leite

    Acho que ele tem razão. O mesmo acontecia com outros grandes jogadores.

  • Maurilei Teodoro

    Eu acho que se o prêmio for levar em consideração os dois primeiros colocados de cada conferência, o MVP ficaria com Leonard ou LeBron. E se for levar em consideração os dois primeiros colocados geral, o prêmio ficaria com o Leonard. Lembrando que se dessem o MVP para o Harden, abrindo uma exceção novamente como fizeram um dia para o Jordan, acho q será muito justo e merecido.

  • MDias

    Nego tenta desmerecer LJ a todo custo, até mesmo se passando por “cult”

  • Damon

    Melhor entrevista do ano até agora.
    Richard acertou em cheio nessa

    • Albert Medeiros

      sumiu,cara….

  • Harper

    Para aqueles que dizem que o kawhi merece mais que o lebron, da uma olhada nesses stats.

  • Harper

    5.9 REB 8.4
    3.4 AST 8.8
    1.8 STL 1.3
    0.7 BLK 0.6
    26.1 PTS 26.2

  • Álvaro S.R.

    Que LeBron é o melhor jogador do mundo é indiscutível, porém, isso não significa que é o MVP da temporada. Da mesma forma que o Westbrook sendo o melhor jogador da temporada, muito provavelmente não vai vencer o MVP. Se pararmos para analisar o PER (player enfficiency rating) temos:

    1. Russell Westbrook – 30.4
    2. Kawhi Leonard – 28.0
    3. James Harden – 27.8
    4. Kevin Durant – 27.7
    5. Anthony Davis – 27.3
    6. LeBron James – 26.8

    Os MVP’s das últimas temporadas, foram os jogadores com o PER mais alto dos times que tiveram as melhores campanhas.

    2015/16 – Curry – 31.5
    2014/15 – Curry – 28.0 (Westbrook e Davis tiveram PER maior com campanhas ruins)
    2013/14 – Kevin Durant – 29.8
    2012/13 – LeBron James – 31.6
    2011/12 – LeBron James – 30.7

    Por isso não acho que Lebron vá vencer o prêmio, já que Leonard, Harden e KD possuem PER superior ao dele na temporada atual. É um caso parecido com o do Westbrook que apesar de ter média de TD e o maior PER da liga, tem uma campanha de média para ruim, também não tem muitas chances de vencer, o próprio Harden corre o risco de não vencer devido estar na terceira posição da conferência.

    • Danilo

      Se a NBA manter isso o MVP é o Kawhi, KD poderia vencer mas com a lesão já pode tirar ele da briga. Agora, não sei se o principal quesito pra essa temporada especifica é o PER, Harden faz uma temporada absurda levando Houston de um oitavo lugar na temporada passada pra um terceiro nessa. Westbrook faz uma temporada histórica mas infelizmente acho q a campanha vai pesar, e o próprio LeBron faz a melhor temporada dele desde a volta a Cleveland.

      O meu MVP até o momento é o Harden, mas qualquer um entre Harden Kawhi, LeBron e Westbrook q vencer eu vou considerar justo.

      Só uma coisa meio off, nesse século quem foi o MVP com o menor PER? E qual foi o PER? Se puder me responder eu agradeço.

      • Danilo

        Já dei uma pesquisada aqui e os menores PER q levaram o MVP foram o Nash com 22.0 em 04-05 e 23.3 em 05-06, o Rose em 10-11 com 23.5, Iverson em 00-01 com 24.0 e Kobe em 07-08 com 24.2. Desde 2011 o MVP sempre está no minimo no top 5 em PER e nessa temporada também deve ser assim.

      • Álvaro S.R.

        Sim, uns anos atrás o PER não importava tanto, o que era mais valorizado era a campanha, mas desde o MVP do Rose, que na época foi bastante questionado o PER passou a ser fator importante.

        Eu daria o MVP para o Harden, mas desde MJ na temporada de 87/88 que um terceiro colocado na conferência não vence o prêmio, por isso acho que ele corre o risco de não vencer. E lógico, a média de TD do Westbrook é um feito inacreditável e ele merece estar na briga, o que muita gente não sabe ou não lembra é que “The Big O” quando fez média de TD também não levou o prêmio, e isso é muito provavelmente o mesmo que acontecerá com Westbrook.

  • Fabrica de Vassilo

    LeBron é o melhor jogador do mundo? Sim.
    LeBron é melhor jogador da temporada regular? Não na minha opinião.

    O prêmio de MVP se trata deste segundo quesito, a temporada regular. Sabemos que LBJ tem a capacidade de ser o melhor jogador da temporada se ele quiser, e todos nós sabemos quem vai ser o melhor jogador dos playoffs mesmo que o prêmio de MVP vá pra outro. Porém, ele está abaixo dos outros dois candidatos a MVP por estar jogando com o freio de mão puxado. E não​ é nada mal estar jogando assim e mesmo assim ser cogitado como MVP, por mais que a posição do time na tabela conte muito. O prêmio de MVP não é uma votação de “quem é o melhor jogador do mundo?”, mas sim “quem é o jogador mais valioso da temporada”. Se bem que ninguém nunca sabe ao certo que tipo de critério os jornalistas usam pra votarem, parece que cada um tem o seu

  • Claudio R.

    LeBron merece pelo contexto geral, o Harden merece pela talvez melhora mais significativa da temporada, e o Russ pela marca historia, mas acho que a consistência do talvez jogador mais completo da historia merecia o mvp…

  • tiago

    Ai todo mundo diz que voce e o melhor jogador da ultima decada , voce tem 4 MVPs..
    das 14 temporadas que voce jogou essa e só sua 11 em minutos jogados..
    seu time tem 46/17 com voce e 0/6 sem voce…
    +- do time e 4.1 , com voce em quadra ele sobe para 7.5, seu time lidera a sua conferencia..
    voce tem sua 2 melhor temporada da carreira em FG% e 3P% , sua melhor temporada em rebotes, e assistencias…sua maior temporada em números de TD e caminhando para ser tambem em DD..26,2 pts …
    e muita gente acha que voce não deve nem ser cogitado para MVP, vai entender né?

    • tiago

      jogos sem ele a titulo de curiosidade….
      sem big three
      derrota por 30 pts pro clippers
      derrota por 28 pts pro miami
      derrota por 8 pts pro memphis

      sem lebron e love, mas com irving
      derrota por 18 pts pro chicago

      sem lebron, mas com irving e love
      derrota por 10 pts pro indiana
      derrota por 16 pts pro detroit

  • Tárcio

    Não deixa de fazer sentido,
    Então vai ver foi por isso que o Kobe só ganhou 1, e sempre foi tratado (merecidamente) como o melhor jogador do mundo!

    Como sempre digo, MVP é um premio sem sentido, e pra mim sem importância!

  • Pedro Bastos

    A Regra é simples, Grande temporada para o jogador + grande temporada para o time = MVP.

    Em questão do melhor jogador, Kobe jogou 15 temporadas no mais alto nível e na minha opinião o cara que mais chegou perto de Jordan e recebeu quantos MVP ?! 1 porque seu time não ajudou muito nas suas principais temporadas. Quando ele fez uma grande temporada e o seu time fez um boa temporada ele levou o título, o mesmo serve para o Curry na temporada passada, se ele mesmo quebrando todos os recordes que quebrou e com os números que fez e os Warriors tivessem feito uma temporada com a do OKC esse ano ele não levaria o prêmio.

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados