logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 13 abr 2017 às 11:49
O MVP mais acirrado da história

Gustavo Lima analisa a temporada dos principais candidatos ao prêmio individual mais cobiçado da NBA

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Gustavo Lima

A discussão sobre quem merece ganhar o prêmio de jogador mais valioso da temporada tomou conta das redes sociais e dos sites/blogs especializados na cobertura do melhor basquete do mundo. A corrida para o MVP deste ano talvez seja a mais equilibrada da história da NBA. Em uma temporada marcada por vários recordes quebrados, temos quatro reais candidatos ao MVP e não há consenso sobre quem deveria ser agraciado com a honraria. Obviamente, não vou ficar em cima do muro. Ao final do artigo apresentarei o meu voto com argumentos que considero sólidos.

LeBron James (Cleveland Cavaliers), Kawhi Leonard (San Antonio Spurs), James Harden (Houston Rockets) e Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder) fizeram uma temporada regular de encher os olhos e foram peças fundamentais em suas equipes. Todos têm muitos argumentos favoráveis quando apontamos quem foi, de fato, o MVP de 2016/17.

Antes de começar a detalhar os feitos de cada um, deixo aqui uma menção honrosa a cinco atletas que jogaram muita bola nesta temporada e que deveriam figurar em um hipotético TOP 10 na corrida para o MVP. Isaiah Thomas (Boston Celtics), John Wall (Washington Wizards) e DeMar DeRozan (Toronto Raptors), que lideraram seus times a campanhas positivas e à classificação para os playoffs, tiveram o melhor ano de suas carreiras. E não podemos nos esquecer de Stephen Curry e Kevin Durant, integrantes do time de melhor campanha da temporada regular (Golden State Warriors) e que contribuíram nos dois lados da quadra. Mas a meu ver, eles não superaram o quarteto citado no parágrafo anterior.

LeBron James (32 anos)

LeBron James 3

LeBron manteve o nível de excelência dos anos anteriores. Concordo com quem diz que James é candidato a MVP em todas as temporadas. Aos 32 anos, o astro do Cavs já tem quatro conquistas de MVP no currículo (2009, 2010, 2012 e 2013) e é o melhor jogador da liga na década. Ele está na briga pelo prêmio de jogador mais valioso pelos seguintes fatores:

  • Seus números são excelentes: 26.4 pontos (oitavo na temporada), 8.6 rebotes e 8.7 assistências (sexto na temporada). Aliás, melhor marca na carreira em rebotes e assistências.
  • Terceira melhor marca, em 14 anos de NBA, em questão de aproveitamento nos arremessos de quadra (54.8%) e nas bolas de três pontos (36.3%).
  • Terceiro melhor índice de eficiência (PER): 27.0.
  • Sexto da liga em Win Shares: 12.9. Essa é uma estatística que estima o número de vitórias que um jogador produz para sua equipe, ou seja, mede o impacto que o atleta tem no sucesso do seu time.
  • Média de triplo-duplo por 100 posses de bola: 34.0 pontos, 11.1 rebotes e 11.2 assistências.
  • Único jogador na história da NBA a ter médias de pelo menos 26.0 pontos, 8.0 rebotes, 8.0 assistências e 54% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
  • Seus números são equivalentes aos que ele teve nas quatro temporadas em que foi MVP. Para se ter uma ideia, nas últimas duas vezes em que conquistou o prêmio, LeBron teve médias de 27.1 pontos, 7.9 rebotes e 6.2 assistências (2012) e de 26.8 pontos, 8.0 rebotes e 7.3 assistências (2013).
  • Seu time teve recorde positivo: o Cavs foi dono da quinta melhor campanha da temporada regular e segundo da conferência Leste.

O que pesa contra LeBron é o fato do atual campeão da NBA ter caído muito de produção após o All-Star Game. O que era inimaginável aconteceu: o Cavs não foi o time de melhor campanha do Leste. A defesa da equipe foi simplesmente ridícula nos últimos dois meses, tanto que, entre os 16 times classificados para os playoffs, o Cavs é o pior em eficiência defensiva (apenas o 22º de toda a liga). LeBron é conhecido, dentre outras qualidades, por ser excelente nos dois lados da quadra. Só que o desempenho defensivo dele deixou a desejar (assim como o de seus companheiros). Devido à queda da equipe como um todo, nos últimos dois meses, e o desempenho assombroso dos concorrentes ao prêmio, LeBron é o quarto colocado da minha lista para o MVP.

Kawhi Leonard (25 anos)

Kawhi Leonard

Como o ala do Spurs evoluiu desde que chegou à NBA, em 2011, hein? De excelente defensor, Kawhi se tornou um jogador de elite nos dois lados da quadra. Aos 25 anos, ele não sentiu a pressão de assumir o bastão de líder do time de San Antonio deixado pela lenda Tim Duncan. Vamos a algum dos feitos de Leonard nesta temporada fantástica:

  • Seus números são excelentes: 25.7 pontos (nono na temporada), 5.8 rebotes, 3.5 assistências, 1.8 roubo de bola (terceiro na temporada). Aliás, ele tem, em 2016/17, a melhor marca na carreira em pontos e assistências.
  • Continua sendo o melhor defensor de perímetro da NBA. Agora, Kawhi também é um atleta versátil no ataque: ele passou a infiltrar mais e, consequentemente, cobrar mais lances livres, e está convertendo mais bolas de três pontos do que nas temporadas anteriores.
  • Segundo melhor índice de eficiência (PER): 27.7.
  • Kawhi tem o maior número de tocos e de roubadas, e a menor quantidade de desperdícios de bola entre os candidatos ao prêmio.
  • Jogador mais importante do time de segunda melhor campanha da liga. Dentre os concorrentes ao prêmio, Kawhi joga no time de melhor recorde.
  • Foi decisivo nos confrontos com os outros três postulantes ao MVP. O camisa 2 do Spurs se saiu vitorioso em sete dos nove duelos disputados contra LeBron, Harden e Westbrook.
  • Não fica tanto tempo com a bola nas mãos, ao contrário dos seus concorrentes, e, mesmo assim, está no TOP 10 de cestinhas da temporada.
  • Terceiro da liga em Win Shares: 13.5. Essa é uma estatística que estima o número de vitórias que um jogador produz para sua equipe, ou seja, mede o impacto que o atleta tem no sucesso do seu time.
  • A eficiência ofensiva do Spurs é de quase dez pontos por 100 posses de bola melhor quando Kawhi está em quadra.

Apesar de ter evoluído como passador e ter se tornado um jogador mais eficiente no ataque, Kawhi ainda não cria tantas oportunidades para os companheiros e nem se destaca como reboteiro. Por incrível que pareça, a eficiência defensiva do Spurs é sete pontos melhor quando Kawhi está no banco de reservas. Apesar dos ótimos números, da notória eficiência em quadra e do recorde positivo de sua equipe, Kawhi é o terceiro colocado da minha lista para o MVP.

Agora vem a melhor parte: Harden ou Westbrook? Westbrook ou Harden? Quem é o vencedor da corrida para o MVP da temporada? Antes do veredito, vamos aos inúmeros feitos angariados por esses dois fantásticos jogadores em 2016/17.

James Harden (27 anos)

James Harden 2

  • Seus números são excepcionais: 29.1 pontos (terceiro na temporada), 8.1 rebotes, 11.2 assistências (líder na temporada). Em 2016/17, Harden conseguiu suas melhores marcas na carreira em pontos, rebotes e assistências.
  • Média de triplo-duplo por 100 posses de bola: 38.4 pontos, 10.7 rebotes e 14.7 assistências.
  • Alcançou 22 triplos-duplos na temporada, ficando atrás apenas de Westbrook nesse quesito.
  • Líder na temporada em duplos-duplos (64).
  • Distribuiu 906 assistências em 2016/17 (melhor marca desde Chris Paul, em 2008).
  • Primeiro jogador na história da NBA a passar da marca de dois mil pontos, 600 rebotes e 900 assistências em uma temporada.
  • Primeiro jogador na história da NBA a figurar no TOP 3 em assistências, acertos em lances livres e bolas de três convertidas em uma temporada.
  • Comandou um time em que ninguém acreditava no início da temporada à terceira melhor campanha da liga.
  • Sem nenhum All-Star como companheiro, ganhou mais jogos que o atual campeão da NBA (Cavs).
  • Recorde de pontos – anotados ou criados através de assistências (4.554) – em uma temporada da NBA. A marca anterior era de Tiny Archibald (4.539 pontos), na temporada 1972/1973.
  • É responsável – pontuando ou dando assistências – por 56.0 pontos do Rockets. Segunda melhor marca na história da liga. O recorde é de Tiny Archibald (56.8 pontos), na temporada 1972/1973.
  • Liderou o Rockets à décima melhor temporada ofensiva na história da NBA (114.6 pontos por 100 posses de bola), como cestinha e principal criador de jogadas.
  • Único jogador na história da NBA a anotar ao menos dois mil pontos e a gerar ao menos dois mil pontos através de assistências em uma temporada.
  • Maior número de jogos (sete) em uma temporada da NBA com pelo menos 30 pontos e 15 assistências.
  • Melhor da liga em Win Shares: 14.7. Essa é uma estatística que estima o número de vitórias que um jogador produz para sua equipe, ou seja, mede o impacto que o atleta tem no sucesso do seu time.
  • O Net Rating do Rockets (estatística que determina o rendimento de uma equipe a cada 100 posses, calculado a partir do saldo entre o número de pontos marcados a cada 100 posses e o número de pontos sofridos a cada 100 posses) é +6.0 quando Harden está em quadra.
  • Terceiro da liga em Usage % (estimativa criada para determinar a porcentagem de jogadas de um time utilizadas por um jogador enquanto ele esteve em quadra): 34.4%.

Russell Westbrook (28 anos)

Russell Westbrook

  • Seus números são excepcionais: 31.9 pontos (cestinha da temporada), 10.7 rebotes (nono na temporada), 10.4 assistências (terceiro na temporada). Em 2016/17, Westbrook conseguiu suas melhores marcas na carreira em pontos, rebotes e assistências.
  • Tornou-se o segundo jogador na história da NBA (o outro foi Oscar Robertson) a ter médias de triplo-duplo em uma temporada.
  • Média de triplo-duplo por 100 posses de bola: 45.1 pontos, 15.2 rebotes e 14.7 assistências.
  • Recorde de triplos-duplos em uma temporada (42) da NBA, derrubando a marca de 41 que era de Oscar Robertson.
  • Recorde de pontos (57) em um triplo-duplo na história da liga.
  • Campanha do Thunder quando Westbrook alcançou o triplo-duplo: 33 vitórias e nove derrotas.
  • Melhor índice de eficiência (PER): 2.
  • É responsável – pontuando ou dando assistências – por 55.3 pontos do Thunder. Terceira melhor marca na história da liga.
  • Quinto da liga em Win Shares: 13.2. Essa é uma estatística que estima o número de vitórias que um jogador produz para sua equipe, ou seja, mede o impacto que o atleta tem no sucesso do seu time.
  • Liderou o Thunder à sexta melhor campanha da conferência Oeste (47 vitórias e 35 derrotas) e à décima campanha geral da temporada posterior à saída do astro Kevin Durant.
  • O ataque do Thunder é 10.7 pontos por posse de bola pior quando Westbrook está no banco de reservas.
  • O Net Rating do Thunder (estatística que determina o rendimento de uma equipe a cada 100 posses, calculado a partir do saldo entre o número de pontos marcados a cada 100 posses e o número de pontos sofridos a cada 100 posses) é +3.3 quando Westbrook está em quadra e -9.2 quando ele está no banco.
  • Melhor da liga em Usage % (estimativa criada para determinar a porcentagem de jogadas de um time utilizadas por um jogador enquanto ele esteve em quadra): 41.8%.

O meu veredito? James Harden. Sem pensar duas vezes.

É óbvio que a temporada de Westbrook foi totalmente fora da curva e merece muitas reverências. Não me surpreenderei se ele for eleito MVP. Os argumentos favoráveis a ele são bem sólidos. Os recordes quebrados então… No entanto, o MVP não costuma premiar o atleta só pelos números espetaculares. Historicamente, além das estatísticas, importa a campanha da equipe e o impacto sobre os companheiros. Esse é o critério utilizado pela liga, que é discutível para muita gente, mas que eu concordo. Os últimos 34 MVPs foram atletas de times que tiveram ao menos a terceira melhor campanha em sua conferência. O Thunder foi o sexto do Oeste. Oscar Robertson, o primeiro jogador a ter média de triplo-duplo na NBA (1962), não ganhou o MVP naquele ano. Bill Russell foi o vencedor. Robertson ainda ficou atrás de Wilt Chamberlain e foi apenas o terceiro.

Em 2016/17, Harden foi o jogador que melhor combinou números fantásticos, campanha positiva da equipe e impacto sobre os companheiros. Com o melhor desempenho da carreira, o Barba elevou o time de Houston ao status de contender, o que, repito: ninguém imaginava antes da temporada. De 41 vitórias e 41 derrotas na última temporada a 55 vitórias e 27 derrotas este ano. Da 16ª à terceira campanha geral. Inegavelmente, o Rockets é a maior surpresa desta temporada, e Harden foi responsável – pontuando ou dando assistências – por 56.0 dos 115.2 pontos da equipe texana.

O Barba simplesmente foi mais eficiente do que Westbrook: seu time conquistou mais vitórias, ele se adaptou muito bem ao esquema de Mike D’Antoni e à posição de armador principal, fez seus companheiros melhores. Enfim, fez o time melhor, conforme demonstrado acima. Isso é ter impacto. Na minha visão, isso é ser MVP.

  • Renato

    Sem o Thomas nessa lista e o James incluso não levo a sério. Cara leva sozinho o Celtics a liderança do Leste, bate diversos recordes e nada…

    • Andre T.

      Então teria que tirar o LeBron pra por o Thomas na corrida pelo mvp, é isso que eu entendi ?????

      • Thiago26-NBA

        não seria coisa do outro mundo cara…só por que é LeBron? Se a questão posição na tabela é TÃO importante…Thomas ficou na frente do LeBron..

        • Andre T.

          Meus Deus uashuhsuhasua, então seguindo teu comentário, o MVP tem que ser Kawhi, afinal é a melhor campanha de todos ai na lista.

          • VamoVerNoQueDá #BC

            Ué, Thomas carregou e muito a franquia de Boston… conseguiu com méritos ficar acima do LeBron, com um time pior!

          • Andre T.

            Mas me diz uma coisa, é muito mais mérito do boston tar em primeiro pelo time mesmo,ou pelo fato do time do Cavs ter caído de rendimento na metade do campeonato até o fim ??? é que parece que pelo que vocês falam é que o Celtics brigou com o cavs a temporada toda pela primeira posição. claro o Boston não tem nada com isso, se o cavs caiu de rendimento, seguiram ganhando e chegaram la, mas como eu disse, muito desse primeiro lugar do boston se da a queda de rendimento do Cavs, ou eu estou errado no meu comentário..???? aah então ta.

          • VamoVerNoQueDá #BC

            O Cavs caiu de rendimento, o Celtics na reta final também (adorou perder quando o Cavs perdia), mas conseguiu se manter. Se um time caiu de rendimento e o outro não “tombou” tanto, méritos de quem estava no segundo time e dos jogadores que fazem a diferença nele, oras.

          • Thiago26-NBA

            Qual o demérito de ser o Kawhi? O cara evoluiu a cada temporada de maneira bisonha. Para mim fica entre Harden e West, não vai fugir. Em uma improvável situação onde esses dois não ganhem, Kawhi para mim poderia ser MVP sim. LeBron arregaça a partida quando quer, não é novidade isso.

      • VamoVerNoQueDá #BC

        Qual o problema?

        • Andre T.

          Problema?? pra mim nenhum e pra ti?? apenas acho que o Lebrão merece ta na frente que o Thomas na corrida, simplesmente pelo que o autor do post esclareceu ai e apresentou os prós e contras.

    • Danilo

      Briga boa dos dois, pro Thomas o principal argumento é a posição do Celtics junto com a maior marca de ppg no ultimo quarto. Os principais argumentos a favor do LeBron é q na grande maioria das estatísticas avançadas ele leva vantagem sobre o Isaiah.

      • VamoVerNoQueDá #BC

        A comparação de elenco também pesa a favor do Isaiah.

    • Rogério Júnior

      Citar o LeBron no lugar do Isaiah não pode ser menos do que pura forçação de barra

  • Anibal Marchiori Chiabai

    Opinião cada um tem a sua, portanto, em meu veredito o MVP seria Westbrook, pelo simples fato de que uma temporada dessa magnitude não pode terminar sem um prêmio de MPV, são oito vitórias e três posições acima para Houston, ok, Harden também fez uma temporada monstruosa e ele seria o candidato único a MVP em minha visão se não fosse pela temporada de Wes, que ofuscou a tudo e a todos.

  • Ramon

    Concordo em número, gênero e grau.

    Dizem muito que esse time do Rockets é melhor que o do Thunder, e de fato é, mas Harden é que os faz melhor.

  • William Felton

    Cade o baixinho? Rsrs

    • William Felton

      Errata: li às pressas e não tinha visto menção a ele lá em cima. Agora vi.

      Meu voto é dele, sem clubismo hahaha

  • Tchelo

    A regra é dar o prêmio a melhor campanha etc… nunca é dado por números individuais… etc… A questão é que o WB teve um feito e números que nunca tinha sido atingido antes (uma vez há 200 anos).

  • Acho que trocaria o Isaiah pelo James e ainda o colocaria acima do Kawhi. O que ele fez com o amontado de coadjuvantes do Celtics é algo histórico, culminando na primeira colocação da regular pelo leste.

    Agora, sobre o MVP: Quero que seja o Westbrook, mas quero que seja o Harden também. O que AMBOS fizeram é histórico, parece até injusto só um ser MVP.
    Se tenho que escolher, vou em Westbrook que consegue classificar um time com o line up de Sabonis, Adams e Roberson.

  • Fernando Manzano

    Concordo com todos os argumentos sobre o Harden ser mvp, só não concordo quando citam as campanhas dos times pra diminuir a disputa do Westbrook. 34 mvps pra atletas com as três melhores campanhas? Se eu não estou enganado, desses aí 33 foram pra jogadores que levaram os times as duas melhores campanhas, e só um pra um jogador que ficou em terceiro, no caso o Jordan. Jordan sempre será uma exceção, então não vejo muito sentido nesse argumento… mvp das finais quase sempre foi pro melhor jogador do time campeão, mas recentemente houve uma exceção também.
    Se o Harden ganhar, vai ser porque levou o time a outro patamar, pela melhora do ano passado pra esse, por se adaptar a uma posição nova com um sucesso incrível
    Meu voto continua indo para o camisa 0

    • Andre T.

      ´´mvp das finais quase sempre foi pro melhor jogador do time campeão, mas recentemente houve uma exceção também.“ que exceção foi essa recentemente????

      • Fernando Manzano

        Achei que era o Billups, mas fui conferir e vi que me enganei, ele foi campeão sim

  • Andre T.

    baaaahhh bela post, muito bem esclarecido, parabéns mesmo, tbm concordo com o autor, meu voto seria pro Harden tbm, mas oq o west fez tbm é histórico, vai ser uma votação bem complicada mesmo.

  • Victor Chittolina

    Pra mim, são 5 os que poderiam vencer o prêmio: Harden, James, Leonard, Thomas e Westbrook (em ordem alfabética, pra não causar polêmica).
    Mas, na real, são duas corridas distintas. Harden e Westbrook brigam pelo prêmio, LeBron, Kawhi e Isaiah pelo 3º ao 5º lugar.

    Meu voto, usando como critério que o MVP é um cara que, além de ter boas performances individuais, faz do seu time melhor, é que não tem como dar pra outro que não seja o Barba.

    • João Víctor Matos

      Assino embaixo esse comentário kkk.

    • Raul

      _(ツ)_/

      Deu Ruim né fillho

  • Thiago26-NBA

    Se o West tivesse Ariza, Gordon, Anderson, Willians…especialistas nas bolas de três, seria o líder em assistência fácil fácil tbm…joga na mão dos caras que é cesta. Enfim, West para mim é o MVP, ninguém quebra recordes de TD’s da noite para o dia…tem média de TD’s. Se o Harden ganhar, não será demérito também, o que deve pesar muito a favor dele é a posição da fraquia na conferência. Se o OKC estivesse em terceiro, até quarto…seria unanime o camisa 0 ser eleito MVP. LeBron não merece o prêmio.

    • Eduardo Rebelatto

      Falar isso depois dá temporada terminar é mole, no início os times eram considerados parelha, é nos EUA okc era pra ficar na frente, então menos nesse haterismo aí, isso que eu tenho raiva de ver o Harden jogar, as caçadas de falta dele me irritam

      • Thiago26-NBA

        Ninguém imaginou né para que Ryan Anderson e gordon fora contratados, eles são super especialistas em infiltrações….depois veio o Willians. Se você não leu, não vai ser demérito algum o Harden ser MVP.

  • MarcoLakers

    Não dar o prêmio de MVP para o Westbrook será um crime hediondo cometido pela liga.

  • Westbrook. Mas não acho que ele receberá o prêmio por causa da colocação do Thunder, então deve ficar entre o Kawhi, Lebron, ou Harden, vamos ver se a NBA surpreende na premiação desta vez…

  • Acompanho o voto do relator, sem mais.

  • Gustavo Rocha

    Essa corrida pelo MVP é legal e triste ao mesmo tempo. Harden ou Westbrook certamente serão injustiçados caso não vençam o prêmio. Os argumentos a favor do Barba são incontestáveis, com exceção a um. Que o time dele é a maior surpresa do campeonato. Na verdade, a temporada passada (41-41) é que foi fora da curva. No ano anterior, Houston foi finalista da conferência, fazendo jogo duro contra os futuros campeões.
    Harden jogou MUITO. Seu time tem a terceira melhor campanha da liga, mas Westbrook foi simples de OUTRO PLANETA, e ele seria minha escolha para o MVP

  • Diego Elias

    MVP pra mim é o Harden. Se olhar as médias ele ficou a nem dois rebotes de médias de triple Double. Se West foi monstro Harden tb foi então o q difere é a campanha das equipes e nisso o barba leva.

  • IThomas

    Quer dizer que o Thomas, que carregou a limitada equipe do Celtics até a liderança não merece mais do que uma menção honrosa? Ok

    • Rogério Rodrigues

      Os caras daqui não gostam do IT, só pode. É provavel ele não ganhar, mas acho que ficara na frente de alguns desses 4 ai…

  • D35

    Outro ponto que gostaria de destacar em relação ao Westbrook e que poderia ser mais um sólido argumento ao seu favor é seu nível de jogo em clutch time. Ele conseguiu algumas vitórias por si mesmo para o OKC que não deveriam ter acontecido se não fosse o desempenho em nível GOAT(sem exageros) nos momentos decisivos. Sem dúvidas o jogador mais clutch da temporada.

    São 247 pontos(em uma ótima eficiência de tiro) em clutch time nessa temporada, o maior número de pontos totais desde 1996-97. Ele também superou o Isaiah Thomas em pontos marcados no 4Q, mais um número impressionante quando olhamos para o nível monstruoso que o IT atingiu em determinado momento da temporada:

    http://stats.nba.com/players/traditional/#!?sort=PTS&dir=-1&Season=2016-17&SeasonType=Regular%20Season&Period=4

    • Rogério Júnior

      Exatamente. Tudo o que Harden fez pelos Rockets, o Russell fez e mais um pouco pelo OKC. Esse sexta colocação na conferência Oeste foi graças ao Russell. Eu duvido muito que se fosse só o Durant, ou um LeBron, ou o próprio Harden que seja, conseguiriam algo muito melhor que essa sexta colocação. Westbrook foi o cara dessa temporada, fez mágica, ajudou de forma incrível. Os mais de 50 pontos com triple double e com direito a ponto no último momento representam bem o que significou o desempenho do Russ nessa temporada.

      • Eduardo Rebelatto

        Conseguiriam mais, isso eu não tenho dúvidas

        • Rogério Júnior

          Provavelmente o único que conseguiria é o LeBron, porque isso ele já fez antes.

      • Luiz Fernando Rubin

        AquelA última cesta contra o nuggets até hj eu tô aplaudindo kkk

  • Thiago Pinto

    Acho que tem que ser o Harden pela temporada que fez. A do West ja esta na historia e será lembrada pra sempre, se ele for MVP daqui a 20 anos ninguém vai lembrar do que o Harden fez nessa temporada.

    Mas acho que o West merce mais!

  • Rafael Victor

    Com a mudança das datas de anuncio das premiações, acho que o Harden e o Westbrook vão acabar sendo lesados!

    • VamoVerNoQueDá #BC

      Envolver a avaliação da regular com a dos playoffs seria muita sacanagem

  • bkmtf

    O stat padder infelizmente vai ganhar. O cara que contesta menos bolas de 3 do que Deandre Jordan é o jogador mais valioso da liga.

    • Eduardo Rebelatto

      Tem que correr pra pegar o rebote kkkkk calma, foi só uma piada

  • Cletus

    A diferença do Thunder pro Rockets é quase a mesma do Rockets pro Spurs . Se não quer dar o MVP ao West que é quem mais merece então dá ao Leonard . Que também combina desempenho pessoal acima da média com desempenho do time . Me faz uma confusão danada quando falam do Harden como jogador porque sempre esquecem de falar da defesa dele . Se por um lado ele é um dos 5 melhores jogadores ofensivos da liga por outro ele é bem capaz de ser um dos 5 piores jogadores defensivos da liga .
    Se falam que o West não deve ser o MVP porque nenhum jogador foi MVP com o seu time tendo sido só 6º na conferencia ( mas como todo mundo já percebeu esse 6º lugar é o limite máximo que esse time limitado de OKC pode atingir , logo a culpa dessa baixa colocação não deve ser atribuída ao West ) então também não podem dar o MVP ao Harden porque nunca um MVP da liga venceu esse prémio numa temporada em que era um dos piores defensores da liga e ao mesmo tempo líder em TO da temporada ( e ao contrário do caso do West isso é culpa do jogador e não culpa do time )
    Então se o West deve ser tão penalizado pela colocação do time o Harden tem que ser igualmente penalizado pela defesa horrível e por liderar a liga em TO . Ai o MVP seria o Leonard porque tem muitas das virtudes desses dois mas nenhum dos defeitos ( defesa fraca , TO , colocação do time etc…)

    • bkmtf

      “Se por um lado ele é um dos 5 melhores jogadores ofensivos da liga por outro ele é bem capaz de ser um dos 5 piores jogadores defensivos da liga”

      Harden contestou mais do que o dobro de arremessos do Westbrook na temporada, além de ter o defensive rating melhor. Não fale do que não sabe.

      • Cletus

        Contestar arremessos qualquer um pode fazer , é só levantar o braço , não quer dizer que por isso interfira com o lançamento do adversário , logo não é critério pra dizer se um jogador é bom ou mau defensor . Harden pode contestar mais arremessos mas é muito mais facilmente ultrapassado por ser pouco agressivo na defesa e ter mau posicionamento . Eu nao me baseio em estatísticas mas sim naquilo que vejo , e vejo o Harden como pior defensor que o West .

        Se eu for me basear em estatísticas avançadas então se o defensive rating
        do Harden é melhor que o do West , por outro lado o PER do West é melhor que do Harden . E essas mesmas estatísticas avançadas mostram que o West faz muito mais falta ao seu time quando não está em quadra do que o Harden faz ao time dele quando não está em quadra , fazendo do West mais valioso .

        • bkmtf

          “Contestar arremessos qualquer um pode fazer”

          Qualquer um menos o Westbrook, aparentemente.

          “é só levantar o braço , não quer dizer que por isso interfira com o lançamento do adversário , logo não é critério pra dizer se um jogador é bom ou mau defensor”

          Quanta besteira. Se não interfere, por que se ensina até hoje? Se é um esforço inútil, por que fazem em todo jogo? Se arremessos contestados são tão eficientes quanto arremessos abertos, por que as porcentagens variam de acordo com a proximidade do defensor? Seu comentário é objetivamente incorreto. Pular, levantar o braço e atrapalhar a visão do shooter são recursos defensivos básicos, primordiais e indispensáveis desde que o esporte foi inventado, e continuarão a ser enquanto basquete for basquete.

          “Harden pode contestar mais arremessos mas é muito mais facilmente ultrapassado por ser pouco agressivo na defesa e ter mau posicionamento”

          Um dos motivos pra ele contestar mais arremessos do que o Westbrook é justamente seu posicionamento superior. Harden não é um grande defensor, mas é mais disciplinado nos seus deveres e se perde menos assistindo a bola. RW frequentemente abandona o adversário tentando caçar rebotes.

          • Matheus Oliveira

            Acabou com a discussão bonito.. HEAD SHOT

          • Albert Cavs

            Aula rs

          • Luiz Fernando Rubin

            Que bom que tu lembrou Pq antes a única coisa que eu vi que o harden faz mais que o WB era dar assistencias mas agora são duas coisas já que o harden levanta mais o braço tbm…baita estatística…Russ MVP 💪

          • bkmtf

            Esse aí começou a assistir NBA nesse ano.

          • Luiz Fernando Rubin

            Não cara, não comecei a assistir esse ano não. .. Mas até quem começou a acompanhar ontem sabe que o MVP se não fosse dado ao WB seria muita injustiça a final é só disso que o povo fala, TD de média e 42 TD em uma temporada é surreal, o cara perdeu durant, ibaka até mesmo waiters que vinha muito bem do banco e colocou o thunder Onde nem o mais otimista torcedor imaginava.. Mas se tu é veterano em acompanhar a liga já me surpreende tu não enxergar isso que até eu em “ano” como tu diz, enxergou… vlw Abraço! !

    • Rogério Júnior

      Exatamente. Me dá uma gastura ver esses textos justamente por isso. Ah, mas o Harden levou o Houston à glória, e blá, blá, blá. Esquecem que o Houston tinha o Eric Gordon que fez uma ótima temporada, Lou Williams que mesmo no “final” da temporada ajudou também, Ryan Anderson, Nenê, etc. OKC só tinha o Russell mesmo. Não dá pra confiar em Oladipo, Adams etc, pra levar o time do OKC ao topo, time esse que é mais que limitado. Westbrook é mais jogador que Harden. Todas essas questões deveriam ser analisadas de forma decente e coerente. Westbrook levou o OKC a máxima colocação que esse time conseguiria, que é justamente a 6ª colocação. Todos os times acima tem elenco superior ao de Oklahoma. Não canso de dizer, Westbrook fez mágica. Se a votação para melhor jogador for coerente ao menos uma vez na vida, vão dar para o Russell. Senão, que acabem com o prêmio de MVP e criem no lugar o prêmio de “melhor equipe” ou “equipe mais valiosa”.

      • Luiz Fernando Rubin

        É o que eu sempre digo amigo, tmj kk

    • Luiz Fernando Rubin

      Ridículo esse negocio de colocação do time como critério de escolha de MVP. .O que Westbrook fez ninguém mais além do big O fizeram são os unicos dois da história, fico imaginando se o thunder fica em primeiro no oeste com essa temporada do Russ, o cara seria o pelé do basquete daí, rei, melhor de todos os tempos tudo o que pelé é… Mas enfim Russ MVP e deu pra bola..

  • MVP DE NOSSOS CORAÇÕES

    Eu acredito que vá ficar entre Harden e Westbrook. E da mesma forma que é discutível o critério da liga pra premiar o MVP, eu acho discutível o argumento de que o Harden é mais efetivo e faz seus companheiros renderem mais.Acho que as duas estatísticas que melhor avaliam esses dois tópicos são o PER (Eficiência/efetividade), onde o Westbrook foi líder, e o NET Rating, quando o Harden está fora de quadra, o Rockets continua a ter um saldo positivo, em comparação, quando Westbrook está fora de quadra, o +- do OKC chega a quase -10.Ou seja, os jogadores do Rockets rendem muito mais sem o Harden do que os do Thunder sem Westbrook.
    Outros fatores discutíveis são a procedência dos TD’s do Westbrook. Eu acho justo pensar que ele recebe ajuda para consegui-los. É isso o que de fato acontece.O Thunder trabalha no esquema de Box-Out, que consiste em o armador pegar os rebotes para acelerar a transição. Jogadores como Jason Kidd e Big O jogaram nesse tipo de esquema, e não a toa são top3 TD na história.
    Existem muitos fatores questionáveis,mas pensando com a cabeça dos votantes, eu acredito que vá dar Harden. Apesar de achar que, se realmente eles seguissem seus critérios, o MVP deveria ser dado ao Leonard.
    E ele provavelmente não levará, por isso acho valho.

    • bkmtf

      PER é totalmente irrelevante.

      • Cletus

        assim como o defensive rating que tu diz que o do Harden é melhor que o do Westbrook quando todo mundo sabe que o Harden é pior defensor que ele .

    • D35

      Concordo com a maior parte do seu comentário, exceto com o ponto em que você cita PER como uma das duas melhores estatísticas para avaliar efetividade de fato. Apesar do PER ser coerente com relação ao melhores jogadores ofensivos da liga, ele pode ser um pouco “inflado” com jogadores que produzem grandes estatísticas de box score. Mesmo que o jogador seja ineficiente(baixas TS% e eFG%) mas tenha um alto número de PPG por exemplo, ele terá um PER alto. Ele também é uma estatísca puramente ofensiva. É irrelevante? Definitivamente não, ainda nos mostra informações importantes. Mas eu acho que não devemos dar um peso tão grande a ela.

      • MVP DE NOSSOS CORAÇÕES

        O problema de medir eficiência é que não existe um critério preciso pra isso.De fato o PER não mede com precisão,mas também é difícil imaginar o eFG% e o TS% medindo muita coisa, pois na prática, os melhores nesses quesitos são jogadores irrelevantes em comparação de MVP. Por exemplo, Tyson Chandler e D.Jordan são líderes nesse quesitos. Mas de fato, o PER não é preciso, mas eu ainda considero com bom critério de avaliação.

        • D35

          É exatamente o que eu penso com relação a qualquer estatística, na hora de comparar jogadores. Não existe uma 100% confiável, sempre é bom avaliar o contexto em que esses números foram produzidos.

          • MVP DE NOSSOS CORAÇÕES

            concordo

  • Tubenchlak

    A verdade é que por mais que o Lebron, Thomas e Leonard tenham jogado excepicionalmente esse ano. Existiram dois jogadores em um nível ainda acima destes três. A briga mesmo é entre o Harden e o Russell. Porém seria injusto com o Harden se ele não ganhasse o MVP. Nós últimos 30+ anos o fator classicação foi fundamental para a escolha do jogador mais valioso. Por isso meu voto seria para ele também! Terceira posição no geral pesa e muito!

    • IThomas

      Nos últimos 30+ anos nenhum jogador bateu o recorde histórico de Triplos-Duplos feitos em uma temporada.
      E é verdade que Big O não ganhou, mas naquele ano Wilt teve medias 50/20 e tb não levou, o MVP foi Bill Russell com medias 18/23 e que teve melhor campanha que ambos. Portanto se não premiar Westbrook pelo feito histórico, o MVP deve ser o Kawi que dos candidatos é o que fez a melhor campanha.

      • Rogério Júnior

        Exatamente. Concordo plenamente contigo. Tudo o que o Harden fez, o Westbrook fez e mais um pouco, com a diferença de que o time do Rockets é muito mais qualificado que o de Oklahoma terminando, portanto, numa posição bem mais acima. Se não for o Russ, que seja o Leonard então, que provou ser um jogador incrível.

      • MVP DE NOSSOS CORAÇÕES

        exatamente.

  • LucsHeat

    Da o premio pro Whiteside logo que acaba essa treta #SemClubismo #Pas

  • Claudio R.

    Cada um tem a sua preferência e tem suas verdade na votação pro mvp. Mas esquecem q a votação acontece no meio pro fim dos play-offs, e queira ou não deve influênciar na votação(tomara). Assim acho justo pois na temporada regular os caras não tem aquele peso de perder tá fora. O West não passa da primeira rodada, o harden não passa da segunda enquanto o LeBron e o kawhi devem levar até a final de conferência. Portanto mvp pro Lebron(kkkk, eu sei , sou fã do cara, mas minha lógica procede).

    • Rogério Júnior

      MVP da temporada regular de nada tem a ver com os playoffs. Não vai influenciar em nada

      • LucsHeat

        Na verdade ouvi dizer que o premio iria começar ser entregue só em Junho/Julho. Se isso for verdade os Playoffs vai acabar influenciando e muito.

        • Rogério Júnior

          Decidir o prêmio de MVP da temporada regular em junho/julho? Tá de sacanagem. Não que eu esteja desmerecendo sua informação. É que, se os offs influenciarem ao MVP da temporada regular, o prêmio de MVP da temporada regular não vai mais fazer sentido

          • Cletus

            Pra mim o que faria mais sentido seria entrgar o prémio de MVP da temporada entes da final da NBA , igual fazem no futebol americano , premiando o jogador mais valioso tanto na temporada regular como nos offs . Não faz sentido dizer que os ofs são a parte da época mais importante quando o prémio de MVP não tem em conta a prestação dos jogadores durantes os offs. Pra mim o certo seria dar o MVP ao jogador mais valioso da temporada ( regular e offs ) e nao só de temporada regular , que até nem é a parte mais importante da temporada .

          • William Felton

            Tbm nunca entendi essa diferenciação. O campeonato é um só, ao menos em definição.

          • Rogério Júnior

            Exatamente. Só se fosse assim. E dessa forma como você disse justificaria até o fato de considerarem o time de melhor campanha ter a maior probabilidade de ter um jogador eleito MVP. Não abriria precedentes para discussões como essa, envolvendo Harden e Westbrook

    • Cletus

      Difícil o Lebron ser MVP quando o time dele tem menos 10 vitórias que o time do Leonard . Se falam que o Harden deve ser o MVP na porque o time dele tem mais 8 vitórias que o time do West então o Leonard tá bem na frente do Lebron se os votantes levarem em consideração a prestação nos offs e a temporada regular.

    • WHY NOT?

      Pelo que eu li a votação já está ocorrendo

      • Claudio R.

        não, não… só nos playoffs, com cerimonia pra julho.

        • WHY NOT?

          Tá rolando agora só na cerimônia que vai ser divulgado

    • Nilton Junior

      Claudio ta desculpado, agora senta laá!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Zuera cara eu te entendo, mas MVP é de temporada regular, o desempenho nos Offs não tem nada a ver. Se alguém quer ser MVP tem que jogar na temporada.
      Eu na minha modesta opinião vou de Harden tbm.

      • Claudio R.

        kkkk… eu concordo com vc, temporada regular é James Harden certo, mas to falando que a votaçao vai ocorrer no fim dos offs, e se for levado em conta, se for, o lebron e o kawhi tem chance… só isso, mas MVP msm é o Harden, tem jeito não.

  • LucsHeat

    Quando dão a desculpa de que a equipe do Rockets é muito melhor que a equipe do Thunder deveriam mostrar essa imagem…
    https://uploads.disquscdn.com/images/257d746454b359937561db16d92fab32756947dbb4ab72bac266b50b789d6057.jpg

    • Rogério Júnior

      Perdoe-me a ignorância, mas você tá falando do desempenho das equipes na última temporada? A temporada que o OKC tinha Durant e Westbrook na equipe? Se for isso, me poupe. Não faz sentido algum. Se não for isso, me explique.

      • LucsHeat

        Projeção para essa temporada

        • Rogério Júnior

          Pelo menos pra mim, como torcedor do OKC, eu sempre coloquei o time do Oklahoma atrás do Rockets. Tudo bem que o Rockets fez uma temporada melhor do que o esperado, mas falar que esse time do OKC tinha essa projeção, é sacanagem. Pura forçação de barra, na minha singela opinião ao menos.

          • LucsHeat

            Não sou eu que estou falando, foram os analistas da ESPN, USA today, CBS… analisaram equipe por equipe, não sei da onde veio a forçação de barra.

          • Rogério Júnior

            Eu sei. Tô falando que foi forçação de barra deles, não sua. Houston com Gordon, Nenê, Anderson, além do Barba ficar atrás do OKC com apenas Westbrook. Ficaria atrás sim.

          • Cletus

            Nas previsões da temporada todo mundo colocava o Blazers na frente de OKC por terem mantido todo o time que terminou em 5º na ultima temporada e ainda contrataram Ezeli e Turner e até colocavam Dallas na frente de OKC depois das contratações de Barnes e Bogut , mas disso parece que já ninguém lembra.
            OKC era pra tar brigando pela oitava vaga com times como Wolves , Nuggets e Pelicans ( isto segundo os ´´ entendidos “ nas previsões no inicio da temporada ) . E olha onde OKC terminou a temporada comparado com esses times .

          • Rogério Júnior

            Só lembram das coisas que convém a eles. Negar que o time do Rockets é melhor que o do OKC é sacanagem. Tudo bem que opinião é igual a nariz, todo mundo tem, mas negar isso chega doer meu coração.

      • VamoVerNoQueDá #BC

        Isso me parece projeções de como seria esta temporada

    • Matheus Oliveira

      Muito fácil agora dizer que Eric Gordon e etc ia acabar com tudo.
      A diferença do Houston para o OKC não é quase nada. Agora com a chegada do Lou que foi depois dá pra se dizer que o Houston tem uma vantagem…

      • Rogério Júnior

        Acontece que o que aconteceu foi que Ryan Anderson, Eric Gordon, Nenê, etc, fizeram boa temporada e foram determinantes no desempenho do Houston. O que aconteceu, aconteceu. O time do Houston SE MOSTROU ao longo da temporada melhor que o do OKC. Fim.

        • Matheus Oliveira

          Mas o OKC tem jogadores interessantes, mas ficaram abaixo de fato.
          Aí que acho que o Harden deu aquele up.. Conseguiu elevar o nível dos caras como Nenê, Anderson etc..
          O Oladipo não é nenhuma maravilha, mas é um bom jogador. Mesmo vale para o Adams, que pra mim, é melhor que o Nenê…

          • Rogério Júnior

            Eu discordo. Adams tem potencial, mas Nenê é mais provado. Harden foi mito mesmo. Mas Oladipo é um cara que não pode ser considerado nem terceira opção ofensiva do time

          • Cletus

            Adams parece o Perkins . O Perkins quando tava em Boston teve uma série muito boa nos offs contra o Howard quando ele tava em Orlando e ai tiveram muitos anos dizendo que o perkins era um grande jogador e um defensor de elite , quando ele beneficiou foi do facto de jogar ao lado do Garnett e ter o thibodeau como coordenador defensivo . O Adams fez uma excelente série de playoff contra o Spurs que tinha o Duncan em clara decadência física e o Aldridge que é soft e tem nojo de contacto, ai o Adams dominou o garrafão do Spurs e começaram a falar do Adams de uma maneira que não corresponde ao real valor dele como jogador .Parecido com o Biyombo , outro que foi acima do esperado nos offs mas logo voltou ao normal esse ano . Ai ao terem colocado jogadores como o Adams do OKC em um patamar que não é o real patamar deles , projectaram que o time fosse do nível do Rockets no inicio da temporada , o que todo mundo sabe que não é verdade .
            Um time que no inicio da temporada tem Harden , Beverley , Ariza , Gordon , Capela , Nene e Anderson tem de ser considerado mais forte que um time que tem West , Oladipo , Payne , Roberson , sabonis , Kanter e o overrated do Adams .

          • Rogério Júnior

            Tão forçando muito essa ideia. Onde que o OKC tinha um time qualificado? Minha nossa

    • Cletus

      Isso é tudo gente que não sabe nada de basquete . Então o Rockets tem um record de 41-41 na ultima temporada e depois eles contratam os ótimos Gordon , Anderson e Nene e a previsão deles é que o time este ano tivesse exatamente o mesmo record de 41 – 41 ? Acho que quem percebe realmente de basquete nunca poderia projectar que o Rockets fosse só 8º na conferencia e ficasse atrás de OKC .

      • Rogério Júnior

        Exatamente. Nunca colocaria Rockets atrás do OKC. Tá de brincadeira.

      • LucsHeat

        Cara o Thunder trouxe o Oladipo que tem medias bem semelhantes a do Gordon se não for melhor ( eque diziam ser uma das melhores contratações da temporada) ai agora que o cara “não deu certo” só o Gordon foi uma boa contratação ? Me desculpe mas o Nene ja estava em declínio e fez uma temporada abaixo do que vinha fazendo quando veio para o Rockets.

        • Cletus

          Trouxe Oladipo e em troca perdeu Ibaka nè ?
          Um time perdeu Durant e Ibaka e trouxe Oladipo .
          O outro time perdeu Howard ( em declínio ) e ganhou Gordon , Anderson e Nene ( em declínio )
          No fim das contas quem ficou mais forte ?

          • Nilton Junior

            Cara ganhou Gordon? Na época o Gordon dos Pelicans era muito menos hypado do que o Oladipo. Eu entendo que que vc quer dizer, mas agora fica fácil falar que o Gordon é bom jogador, quero ver quem falava isso no início da temporada.

          • LucsHeat

            É o que estou tentando dizer não estamos falando de quem saiu, mas sim de quem chegou e quem ja estava. Kanter e Adams são mais eficientes que o Nene e o garrafão do Thunder é sim superior ao do Rockets

          • WHY NOT?

            Sim,garrafão não tem nem comparação.

          • Cletus

            Gordon não é bom jogador , ele é ótimo jogador e no passado mostrou um potencial ofensivo maior que o oladipo . Gordon quando saudável no passado , mostrou ser um defensor confiável e com um reportório ofensivo maior que o oladipo alem de ser muito melhor arremessador . O problema dele sempre foram as lesões que condicionavam muito o desempenho dele . Esse ano , livre de lesões , voltamos a ver o Gordon de alguns anos atrás e que valia quase 20 pontos por partida , algo que o Oladipo ainda nao mostrou capaz de fazer desde que chegou na NBA. O Gordon nos primeiros anos na NBA no Clippers fez muito mais que o Oladipo nos primeiros anos na liga.

          • Rogério Júnior

            O cara falar que Sabonis é bom jogador não pode nem ser levado a sério, sinceramente.

          • Luiz Fernando Rubin

            Sabonis é o cara mais fome e mais asno que eu vi joga (e sou torcedor do Thunder haha).

          • Rogério Júnior

            Sério, ele é muito fraco, na moral. Eu passei a ter raiva dele depois que, todo jogo que assistia e ele tava em quadra, começava simplesmente a fazer merdas em sequência: perder bola, tirar rebote da mão de outro jogador, deixar rebote escapar da mão, errar bandeja ou gancho debaixo da cesta… Só coisa ridícula, doía meu coração. Ainda bem que o Taj chegou porque senão a gente teria que aguentar esse Bostonis com muitos minutos no time. E os caras vêm me dizer que Sabonis é bom. Na verdade seria bom o Sabonis em outro time, bem longe de Oklahoma City.

            Outro absurdo é falar que Nenê fez uma temporada “abaixo da média”, sendo que ele jogou só 18 minutos por partida em média. Estendendo as estatísticas dele pra 32 minutos ele teria um dos melhores desempenhos da carreira. Jogou abaixo da média o Nenê.

          • Luiz Fernando Rubin

            Verdade haha… Só queria um Carmelo da vida ou um Paul George pra fazer dupla com Russ, espero que com essa temporada que RW fez possa atrair bos jogadores pra proxima temporada e que nosso menager se esforce pra que isso aconteça, tá mais do que na hora de dar um título pra essa franquia..

          • Rogério Júnior

            Tomara que o Westbrook tenha uma lábia fenomenal e converse com os amigos. A gente tem a chance de ter Blake Griffin, ou um Carmelo quem sabe. Seria bonito de se ver…

          • Victor Chittolina

            Mas mano, se tu frisa que o Howard tava em declínio, tem que frisar que o Ibaka também tava. Aliás, o Ibaka fez uma temporada passada pior que o D12.

          • Cletus

            Não comparei os 2 , comparei a qualidade dos jogadores que entraram e saíram dos times como um todo . Mesmo com Ibaka em declínio é óbvio qual o time que perdeu mais na off season

          • Victor Chittolina

            é que qualquer time que perca o Durant vai ter um declínio grande, mas o elenco do OKC era pra estar em 6º ou 7º lugar mesmo, brigando com o Rockets por posição.
            A temporada do Westbrook foi sensacional, não quero ser mal compreendido, mas acho que se LeBron, Durant ou Harden estivessem no time no lugar dele, a campanha seria melhor.
            Lógico, é especulação, mas pra mim parece bem claro que ele consegue ser um animal mas sem elevar o nível dos outros . Harden conseguiu fazer muitos jogadores renderem o esperado, algo que é difícil.
            Gordon, Anderson, Ariza, Nenê, Williams, Beverley… são todos jogadores bons, que formam um bom elenco, mas que, nas mãos do D’Antoni e do Harden renderam muito.
            No OKC, Oladipo, Kanter, Adams, Gibson, Sabonis… também são bons jogadores, mas a impressão é que nenhum deles fez tanto quanto poderiam se melhores municiados.

          • Rogério Júnior

            Sabonis bom jogador? Você só pode tá de sacanagem comigo e com os demais torcedores do OKC. Gibson chegou nos últimos jogos. Oladipo não pode ser nem terceira opção ofensiva de um time, ele não aguenta essa responsabilidade. Adams é um pivô promissor, mas não chega a ser um jogador que desequilibra. Kanter tudo bem, ótimo jogador ofensivamente, mas defensivamente não é bom. Por favor, né…

          • Victor Chittolina

            Me cobra daqui uns dois anos. Sabonis vai estar bem.
            Quanto ao Oladipo, é um jogador do nível do Gordon e é um bom defensor.
            Kanter e Beverley se equivalem, só que ao contrário. Um só ataca, o outro só defende.
            Adams traz muita vitalidade ao time, inclusive foi um dos melhores nos últimos playoffs.
            Os elencos são parecidos. Não destoam tanto quanto querem nos fazer comprar.
            E o Harden fez todos jogarem o que sabem. Ninguém ficou abaixo, ao contrário do OKC, que se transformou praticamente num monólogo.

      • Eduardo Rebelatto

        É, ESPN, cbs não sabem nada kkkk como disseram usar esse argumento de que o rockets é muito mais equipe é balela, no início os dois times eram no mínimo parelha.

        • Rogério Júnior

          No início. A gente não tá mais no início da temporada. Já se passaram mais de 3 meses desde o início. O Houston provou que tem um bom time, então eles têm um bom time. Muito mais fácil jogar num time qualificado como o Rockets é do que num time como o OKC. Por que vocês tão falando de conjecturas de início de temporada? Não tô entendendo. Já estamos nos playoffs! Acorda!

    • David Ribeiro

      E o Knicks no playoffs…

  • Raul

    Nunca vi tanto post e tanta matéria pra provar que o MVP é o Harden….
    Os numeros, as estatisticas podem apontar o que for para o barba mas, o Russel está fazendo magica, fazendo a historia alem dos numeros!!!
    Jogar com essa intensidade todas as noites, ser completo dentro de quadra, talvez o cara mais Clutch da temporada, enquanto o time do Harden se fortaleceu o do West enfraqueceu..
    Pra mim o MVP tem que ir alem dos numeros e o Westbrook é isso hoje, Westbrook é MVP aceitem!!!!!

    • Eduardo Rebelatto

      Tu já ouviu falar em opiniões contrárias? Pois é, sua opinião pode não ser a verdadeira ainda mais nesse caso que tem bons argumentos pros dois

      • Rogério Júnior

        E ele deu a opinião dele. O que que tem?

      • Raul

        Já ouvi falar sim… Inclusive o que eu fiz eu escrevi acima é uma opinião contraria para quem não acha o Russ MVP!!!
        E só pra deixar como observação, Russel foi eleito o MVP em votação popular, ou seja, ta nítido.
        Obrigado!

  • Matheus Oliveira

    Ambos argumentos pra afirmar que Russell e Harden são MVPs, são válidos. Mas alguns não são… Por exemplo, afirmar que seria um crime não dar MVP para o Westbrook por causa de TD é absurdo demais. Olha quantos jogos Harden ficou a UM rebote de fazer TD. É de se perder a conta.. O foco do Westbrook sempre foi fazer TD.
    E dizer que o Westbrook não pode ser pela campanha, não acho certo (apesar de saber como funciona) porque MVP, assim como bola de ouro, é um prêmio individual.
    Não exitaria em nenhum momento dar o prêmio de MVP para o Harden. Acho que ninguém teve um volume de jogo nem semelhante ao dele.. Cara jogou muita bola, mudou de posição e destruiu ainda mais. E não podemos nos esquecer que esse mesmo Harden já carregou o Houston pra segundo na conferência umas temporadas atrás… e nessa a perspectiva era que talvez nem se classificasse.

  • Mathias

    Eu até acho que seria legal o West ganhar o MVP. Mas que tá ficando chato esses defensores ferrenhos dele com comportamento de fanboys querendo desfazer de quaisquer argumentos de quem pensa o contrário, isso tá.

    • Nilton Junior

      Exato. O pior é o aceita que dói menos, argumento de quem não tem argumento.

  • WHY NOT?

    É como eu li no Bleacher Report não importa quem for o MVP todo mundo sabe quem foi o cara da temporada.Daqui alguns anos quando falarem sobre um jogador dessa temporada vão falar de Russell Westbrook.

  • LucsHeat

    Apesar da temporada do Westbrook ter sido absurda, acho que tem uma colocação que se encaixaria perfeitamente nessa briga West/Harden: “O Harden joga para o time, enquanto o thunder joga em função do Westbrook”. Quem ganha estará bom, mas não exclui que o time do thunder muitas vezes faziam de tudo para para dar um rebote pro Westbrook fazer o TD.

    • MVP DE NOSSOS CORAÇÕES

      mas isso é irrelevante cara.O Thunder fazia de tudo muitas vezes pra dar o rebote pra ele, mas o Harden também foi atrás de muitos rebotes.Eu vi muitos jogos do Houston, Harden também é um competidor nato,ele também gosta de estatísticas e foi atrás delas diversas vezes.
      Isso não pode ser justificativa contra nenhum dos dois,nem contra ninguém.

      • Rogério Júnior

        A média de 5.8 turnover por partida do Harden, superior até ao do Westbrook, provam que ele forçava tanto quanto ele. Isso é balela. Não dá pra diminuir o Westbrook por isso.

  • Fábio Blazers

    É simples resolver isso, dá o prêmio de MVP para Westbrook e o Harden juntos, já aconteceu com o prêmio de ROY, lembro que Grant Hill e Jason Kidd dividiram o prêmio, não sei se já aconteceu com o prêmio de MVP, mas acho que seria justo.

  • Victor Chittolina

    Que me perdoem os amigos aqui, mas a campanha do time é e deve ser um dos critérios mais importantes na escolha do MVP. Pra mim, são 3 os fatores que deveriam ter o mesmo peso na escolha: números (objetivo), recorde do time (objetivo) e nível das atuações individuais (subjetivo).
    Nos números (do melhor ao pior): Westbrook, Harden, LeBron, Isaiah e Kawhi
    No recorde: Kawhi, Harden, Isaiah, LeBron e Westbrook
    Nas atuações individuais (minha opinião): Westrbook, Harden, Isaiah, Kawhi e LeBron.

    Westbrook foi um monstro, mas o recorde do time vai prejudicar na hora da escolha e, infelizmente, isso é correto que aconteça. O OKC teve apenas a 9ª melhor campanha. Ou seja, quase um a cada 3 times teve uma campanha melhor que eles.
    Em um universo de 200 times, ser o 9º é uma campanha que é plausível de ser o MVP. Em um universo de 30 times, como é a NBA, não.
    É difícil imaginar que quando 27% dos times obtêm mais sucesso que o teu, em nenhum deles tenha alguém que mereça mais.

    Harden, no meu critério, não foi o melhor em nenhum, mas foi o segundo em todos, demonstrando uma regularidade para o MVP. Westbrook foi tão bem, mas tão bem, que fica com o segundo lugar, APESAR da campanha ruim do time.

    Meu TOP 5 ficou: Harden, Westbrook, Thomas, Kawhi e LeBron.

    • IThomas

      E nem se deram ao trabalho de colocar o Thomas ali entre os favoritos heueheuehe

    • Raul

      _(ツ)_/

      ChupaBarba

  • Gabriel Pereira Barbosa
  • Gabriel Pereira Barbosa

    É isso.
    #PAS

  • Kidd mito

    Esse ano tem vários fatores em jogo, se fosse pra dar o MVP ao pé da letra como a liga impôs, seria o Kawhi, por ter sido um monstro dos 2 lados da quadra e ter levado o Spurs a segunda melhor campanha.

    Aí depois vem o Thomas que levou o Celtics junto com o excelente trabalho do Brad Stevens a liderança da conferência leste! Pra mim isso pesa demais!

    Depois vem o LeBron James, que fez uma temporada melhor que todas as outras que ele foi o MVP, mas o nível dos candidatos ao MVP está muito melhor esse ano!

    Agora vamos ao que interessa, realmente aos dois maiores concorrentes:

    Harden indiscutivelmente fez a melhor temporada da carreira, com 22 triplos duplos, me fale em qual ano Jason Kidd e Rajon Rondo fizeram tantos triplo duplos? E sendo que eles eram os “caras” nesse quesito! Mas o Harden ao mesmo tempo que melhorou, ele teve que dar assistências pro Nenê, Gordon, Williams, Ryan Anderson, Trevor Ariza,… O time do Rockets é infinitamente melhor que o OKC, isso é fato! Logo, o Harden teve um desempenho mais fácil pra obter esses números.

    Russel Westbrook pra mim é o MVP da temporada! Stephen Curry assustou a liga 2 anos atrás com suas performances de outro mundo! Mas o Russel assustou ainda mais ao quebrar recordes que pensamos que jamais poderiam ser quebrados! O cara fez 42 triplos duplos! Fugiu da órbita em que todos nós estávamos! Era um show atrás de show! Além de levar o OKC ao sexto lugar, dependendo somente DELE! Porque o time do OKC sem ele, estaria brigando com Knicks, Nets e Lakers nas piores campanhas da liga!

    Harden foi monstruoso, mas Westbrook foi de outro planeta!

    • Matheus Oliveira

      Não fiquei nem um pouco assutado com os TDs. Se o Westbrook for MVP mesmo com record, ainda tiveram MVPs com temporadas melhores como o próprio Stephen Curry ano passado. E quanto aos companheiros.. Westbrook também tem duplo digito de assistência. OKC está longe de ser horrível como citam aí, por favor.
      Houston não é só flores não…
      Mas respeito..
      Se o Westbrook for MVP, não tem nada de absurdo. Foi muito decisivo..

    • Rogério Júnior

      Esse é o fato da coisa, amigo. Exatamente isso. Russell Westbrook conseguiu uma média de triple doubles com jogadores inferiores aos do Rockets. Só faltou fazer chover. Fez mágica. MVP tem que ser o Russell. Se o OKC tivesse ficado na 9ª colocação, beleza, mas o Westbrook conseguiu fazer um time, que sem ele, seria 10º colocado na Conferência Oeste ficar em 6º. Algo incrível. E isso com desempenhos fora do comum.

  • Marcelo Fernandes

    West > Harden > LeBron > Durant > Kiwhi.
    Acho que vai pro Harden.

  • Hugo Thunder

    Kk

  • WHY NOT?

    E outra o único desses quatro que eu questionaria se fosse MVP seria o LeBron.

    • IThomas

      LeBron nem era pra ta aí. Falta um anão estiloso e cheio de marra.

  • pedrokadf
    • Jadson Ramos

      Caralho, que coisa linda. Fodástico.

  • Maurilei Teodoro

    Acho que o Harden deveria ser o Mvp, mas se lembrarmos que apenas uma vez um jogador (Jordan) levou o prêmio com a terceira colocação da equipe, então acho que deveriam dar ao Leonard. Mas não acho injusto também se ganhar o West, Lebron ou Thomas !!

  • Anderson Tomás

    O Fato de estarmos discutindo que existem jogadores na disputa mesmo havendo um deles com médias de TD´s , é que a disputa foi muito boa e de alto nível, na minha opinião.

    Westbrook fez uma temporada que ninguém imaginava que fosse se repetir depois de Oscar Robertson .Ninguém, nem o mais empolgado ou que não entende muito do jogo imaginava que fosse acontecer novamente. Isso é fato.

    Os TD´s o credencia como favorito , mas a campanha do time pra mim influencia. E o cara pra mim que foi “cara” ( dos dois lados da quadra ), e com uma campanha maravilhosa do time, sempre bem capitaneado. Foi Kahwi Leonard. Mas se for Westbrook ou o barba, estará em boas mãos.

    Esse é o cara!

    Let´s Go Celtics!

  • Luiz Fernando Rubin

    Acirrada pra segunda colocação né, Pq a primeira e do Westbrook…Até um cego sabe disso.
    E tu fala que o harden comandou um time que ngm acreditava, ele tem os dois melhores sexto homem da temporada, como que ninguém vai acreditar…ngm acreditava no thunder que perdeu durant, ibaka, waiters e cia pra montar essa baba que tá ao redor do Westbrook, esse Houston até o jeremy lin comanda…. #RussMVPjadiroaoscarrobertson

    • Rogério Júnior

      Exatamente. Ter um desempenho desse numa equipe qualificada é tranquilo, de certa forma. Não que o James Harden não tenha feito algo incrível também. Mas o OKC sem o Russell seria um forte candidato a first pick em 2017. Mas não, o cara conseguiu fazer mágica e levar a equipe até a 6ª colocação da Conferência Oeste, o que já é algo muito bom para um time com um elenco desse. Mas os caras fazem questão de negar até isso. Vai entender… “ah, mas falaram antes que o Houston não iria chegar a lugar algum!”. O que importa é que o Houston com os bons Eric Gordon, Nenê e Ryan Anderson (além do Harden) provaram ser uma ótima equipe. Não adianta negar isso baseado em coisas que foram ditas a 4 meses atrás.

    • Matheus Oliveira

      kkkkkkkkkkkkkkk fantástica análise. Capela e Nenê são 10x melhores que Kanter, Adams ou Sabonis. Para com isso, cara… Se o Houston do Rockets tá hypado é por causa do volume de jogo do James Harden. Se não acreditavam no Thunder, desacreditavam mais ainda do Houston.
      Ninguém esperava que Eric Gordon fosse tão útil. Ainda chegou o Lou, porém, a campanha já estava desenhada.
      Harden já mostrou que carrega time pra topo de conferência.. Levou o time na segunda posição. Se o Harden tivesse no OKC e Russell em Houston, as posições dos times também estariam invertidas.

      • Luiz Fernando Rubin

        Comparando os times fora o russ que na minha opinião é melhor que o harden só os pivôs do Thunder são melhores que o do Houston de resto nenhum jogador do Thunder é melhor que os do rockets..No conjunto o Houston é melhor que o thunder todo mundo sabe, assim como quase todo mundo sabe que o russ é o MVP da temporada

  • Luis Felipe

    Aí vem falar que o time do rockets e melhor do que okc, mas no início do ano não vi ninguem botando fé nesse time, falavam do Gordon canela de vidro, Nene velhinho e o que salvava de contratação era o Anderson e era pra ta disputando 8 vaga. Ai vem aqui no final da temporada quando tudo dá certo 3 melhor campanha GERAL e vem falar que o time é muito melhor se falasse isso no inicio ate era aceitável, mas agora parece mais uma desculpa, sem querer ofender, e a classificação tem de ser levada em conta sim, coloca um Lebron, Durant ou Harden em um Nets da vida, podem classificar o time em 8 com médias mirabolantes, mas o cara que leva um time as primeiras colocações com uma grande temporada merece mais.

    • A maioria disse que na teoria era um bom time, na prática era uma incógnita, pois alguns ai sofriam com lesões, e D’Antoni vinha de dois trabalhos ruins. Mas reuniu vários arremessadores, que sabem jogar em velocidade, mais o D’Antoni que é perito nesse estilo de jogo. Qualquer um com um pingo de sensatez viu qualidade nesse time no inicio, se daria certo, só com o decorrer da temporada, mas não foi uma surpresa tão grande.

      • Luis Felipe

        Realmente alguns falaram isso, mas quem dizia o que eu mencionei são justamente os que usam este argumento, mas claro que foi uma surpresa terminar em 3 do oeste

    • Rogério Júnior

      O que falam ou deixam de falar no começo da temporada não importa. O que importa é que o Houston provou ser um time muito bom, ao contrário do Oklahoma. Negar isso é brincadeira de gente ignorante.

      • Danilo

        Mas então cara, provou muito pq o Harden jogou um absurdo e comandou o time.

        Meu voto pra MVP é no Westbrook (à um mês atrás era no Harden) mas ta muito chato isso de quem acha o West o MVP ficar martelando pra mudar a opinião de quem acha q é o Harden, os dois tem vários motivos pra vencerem o prêmio e independente de quem ganhar estará em boas mãos.

        • Rogério Júnior

          Eu tô discutindo aqui como todo mundo, tô expondo minha opinião, simplesmente. Não quero que ninguém mude de opinião, só tô propondo e participando de discussões como todo mundo tem feito aqui nesse blog. Não tô dizendo que Harden não mereça, de qualquer forma, eu tô dizendo que na minha opinião o Westbrook merece mais. E tô mostrando a base da qual tive certeza dessa opinião. Simplesmente isso. Não faz parte da minha vontade convencer ninguém.

          • Danilo

            Quando vc diz “negar isso é brincadeira de gente ignorante” vc ta desrespeitando a opinião do cara, e é obvio q importa oq diziam nas projeções da temporada, ninguém colocava o Houston como top 3 no oeste e o Harden junto com o sistema do D’Antoni levaram o time à uma campanha fantástica, isso conta sim pra decidir o MVP.

          • Rogério Júnior

            Eu exagerei nessa parte, admito, mas não significa que eu quero que mudem de opinião. Quero mais é discutir sobre o assunto e de forma saudável. Então peço perdão a você e ao @disqus_kNWfmVgvQq:disqus por ter falado dessa maneira.

            @disqus_7uwOffIiTq:disqus, o que quero dizer é que, apesar dos pesares, apesar das projeções feitas no começo da temporada, o Houston provou ser um ótimo time, e isso projeção nenhuma muda.
            Assim como no começo da temporada 2012/2013 afirmavam que o Lakers seria o time a ser batido, isso não muda o fato de que foram um time ruim.
            O que quero dizer é que, apesar de Harden ter tido uma temporada fantástica, e não diminuo esse fato, ele teve um elenco mais propício para ajudar no desempenho da equipe. De fato, o Harden teve um trabalho bem mais fácil do que teve o OKC.
            Apesar das projeções, como eu disse, o Rockets se mostrou uma equipe muito boa, e isso ninguém pode negar.
            No começo da temporada afirmaram até que o Dallas ficaria na frente do OKC, e o que aconteceu? OKC se mostrou uma equipe melhor que o Dallas, principalmente pela atuação do Russ (assim como Harden ajudou o time do Houston).

        • Luiz Fernando Rubin

          Martelando é o cara ficar criando estatísica pro harden aí. .. Não puxou nem metade das do Westbrook, se pega tds as do WB ia precisar fazer uns dois posts desses kkk

          • Luis Felipe

            Realmente, martelar é vir aqui falar que inventei tudo e que não dei nem metade dos argumentos, reveja meu primeiro comentário eu usei estatística? Estou menosprezando o seu argumento? Querendo mudar a sua opinião a qualquer custo? Usando argumentos de, me desculpe, fanboy? Em algum momento eu tirei o mérito do West? Eu respondi algum argumento seu com kkk? Primeiro procure me conhecer pelos meus comentários, se olhasse o que comento veria que digo que tanto Harden quanto West podem ganhar, e seria justo, mas com uma leve inclinação para o Harden. Fiz alguns comentários defendendo o West de ‘haters’. É como se eu chegasse em você e dizer que sua opinião não vale nada com argumentos rasos e ‘kkk’ e muita coisa vai pesar contra o West também, mas vocês só contam a campanha certo, como a campanha de Lebron com Cavs 2007, vão dizer que foi uma exceção, mas esta temporada também não foi uma exceção? Muito elegante da sua parte, eu entrei neste site para fazer comentários e discutir com pessoas sensatas, não o tipo de argumento como o seu, se é que poderíamos chamar de argumento ou até mesmo comentário, parece mais um ruído, talvez se eu discutisse com homens da pré-história eles falaram melhor.

          • Luiz Fernando Rubin

            Falar em exceção é falar em Westbrook MVP

      • Luis Felipe

        Como não o time não era projetado nem na 6 posição por alguns, agora vem falar que é um puta time do caralho.

        • Rogério Júnior

          Ué, meu amigo. Você vai afirmar que o time é ruim, mesmo o Eric Gordon, Ryan Anderson terem jogado um absurdo, Ariza ter feito uma temporada sólida, Nenê ter feito uma boa temporada, além do Harden ter jogado um absurdo? Vai falar que Patrick Beverley é pior que Payne, ou que Semaj Christon? Vai falar que Sabonis é melhor que qualquer jogador do Houston? Vai fazer afirmações dessa espécie? Se for, me poupe desses seus “argumentos”. Se o Houston fez uma temporada boa, é porque eles têm um time qualificado sim, porque nenhum time ruim chega ao topo simplesmente, sem ter uma boa equipe. Projeção todo mundo faz. Basquete se joga na quadra, não com conjecturas de começo de temporada.

          • Maurilei Teodoro

            “Nenhum time ruim chega ao topo simplesmente, sem ter uma boa equipe.” Mas o Lebron levou em 2007 o Cavs a final contra o Spurs com um time ruim, que sem ele não pegaria nem offs !!

          • Rogério Júnior

            Baita duma exceção. Isso porque LeBron é um dos 10 melhores jogadores da história, 4 vezes MVP, com muitos e muitos anos de carreira pela frente. Exceções existem e o LeBron é e sempre foi monstruoso. Harden ajudou a melhorar o time do Rockets, com toda certeza do mundo, mas de qualquer forma ele ainda tem peças muito melhores que o Thunder. Westbrook fez o que pôde pelo time. Fez mágica, porque esse time do OKC sem ele era pra tá lá embaixo. Mas é aquilo, toda regra tem exceção. Não é comum times ruins (e quando digo ruim, é ruim mesmo) ter alguma chance na parte de cima da tabela.

          • LP

            Meu amigo o Gordon e o Ryan Anderson não jogaram um absurdo, o Harden elevou o nivel de seus companheiros por isso vai ser MVP. Quer uma comparação pega o Pelicans do ano passado e compara com Houston desse ano, trocando o Harden pelo Davis um fez a 6 pior campanha e o outro fez a terceira melhor, o nivel dos jogadores dos times é parecido.

          • Rogério Júnior

            Pelicans que teve uma porrada de jogadores lesionados? Ah tá. Faz sentido sua comparação sim.

          • Luis Felipe

            Eu não quero discutir mais, portanto será a ultima coisa que vou falar. É óbvio que o Rockets tem um time melhor para apoiar o Harden do que Okc para West, o que quis falar é que quem falava que esse time era uma merda e agora vem falar que é um ótimo time, só uma constatação de hipocrisia. Basquete se joga na quadra, sim, mas muitos ficam falando que sem West Okc seria ultimo, não deixa de ser verdade, mas é uma projeção e se eles fizessem como o heat, então este argumento é meio inválido.

          • Rogério Júnior

            Desculpa aí se fui um pouco desagradável com você, foi até legal essa discussão toda. Desculpa qualquer coisa.
            Em relação a essa questão, de que falavam que o OKC tinha um time melhor, ou que o Rockets tinha um time “merda”, isso nunca passou pela minha cabeça. É verdade que eu, como torcedor do OKC, tinha esperança de que o meu time seria melhor, porque esperava que o Sabonis iria surpreender, que o Payne não seria esse jogador inútil que ele provou ser e que o Oladipo aguentaria a responsabilidade de ser a segunda opção ofensiva do time. Mas isso não aconteceu. Mas nunca pensei que o time texano seria um fiasco. Até porque eu sempre achei Nenê um bom pivô, Eric Gordon um bom jogador, apesar das constantes lesões, Ryan Anderson um ótimo chutador de 3 pontos e o Ariza um jogador no mínimo esforçado quando quer. Os ingredientes já estavam ali. Harden conseguiu ser um ótimo “cozinheiro”, digamos assim. Acontece que os ingredientes do time do OKC não se mostraram tão bons assim. Já me fartei de ver erro do Sabonis, Payne, algumas omissões do Oladipo, etc. Então normal que tudo tenha ficado nas costas do Russell Westbrook. Não tô dizendo que é o seu caso, mas nessas circunstâncias é fácil dizer que o time “jogava para o Westbrook conseguir seus triples doubles”. Se não fosse Russ esse time seria um fiasco.
            Exatamente, poderia ser inválido sim, mas racionalmente falando, OKC não tem elenco, e a prova disso é ver o Collison como reserva durante boa parte da temporada. Ainda bem que ele se machucou. Abraço!

      • LP

        Meu amigo o seu comentario é o atestado de MVP do barba, as pessoas achando que o time do Houston é muito bom é a prova de como o Harden impactou nesses jogadores e os fez jogarem em um nivel acima do normal, e por isso é o jogador mais valioso.

    • Nanci Moreira Branco

      Falou tudo. Rockets era totalmente desacreditado e todos colocavam o OKC a frente. Agora que tudo deu certo, pq Harden conseguiu tirar o melhor dos companheiros, fazer o esquema de MDA dar certo, falam que ele tem muita ajuda.

  • The Real Jay

    Russel fez história, mas o mvp tem que ser para o jogador que elevou seu time para outro patamar, sendo assim Leonard, Thomas e Harden são os meus nomes. Principalmente o Thomas, o Celtics viveu com lesões a temporada toda! E ele simplesmente botou a bola embaixo do braço e destruiu!

  • Joao Serafim

    lebron james MVP de seguida o leonard, o harden e o westbrook sao muito bons mas a equipa joga pra eles, nao tem outra estrela na equipa, jogadores com mais de 10pts por jogo é raro, ja lebron james tem o kevin love com mais de 20pts e o irving tambem com mais de 20 e tal pts por jogo, por isso o james tem creditos, ja os outros a bola é so deles, enfim apenas a minha opiniao 😉

    • carlos

      por esssa logica tem que ser o leonard que tem 10 vitorias a mais e nao joga com nenhum all star

      • Luiz Fernando Rubin

        Tá e com qual all star o WB jogou?

  • Westbrook escreveu um novo capítulo na história da NBA, quebrando recordes que muitos achavam inigualáveis, torço para os votantes também fazerem história, e quebrar o critério da recorde de vitórias. Westbrook levou essa questão, até que ponto o recorde de vitórias pode ser o critério máximo para o MVP?
    https://uploads.disquscdn.com/images/5ea49cd589790c5163b0a7b5be51028f0c3a164c5a935aad6015acaeb8c5cc27.jpg

    • Eduardo Rebelatto

      Cara, não é só recorde de Vitorias, os números do Harden são tão incríveis quanto, e aí pesa sim a campanha

      • Sim, Harden fez a temporada da vida, mas os números e recordes do Westbrook ainda são maiores.

      • Rogério Júnior

        Russell fez o que Harden fez e mais um pouco. É até heresia negar isso.

      • Luiz Fernando Rubin

        Mas não são melhores que o do WB, o cara é o castinha, pontuou mais, pego mais rebote, só não deu mais assistência e se tivesse um ou dois cara que ajudassem ele como o harden tem ninguém ia tá discutindo sobre o prêmio, harden jogou muito mas não o suficiente pra tirar o MVP do Westbrook…. O que o WB foi insano, talvez não aconteça no nba novamente e espero que não cometam o mesmo erro que cometeram com oscar robertson… tá na hora de sair dessa mesmice de MVP pra jogador de melhor campanha…

    • Luiz Fernando Rubin

      Não pode ser critério, o thunder ficou 4,5 derrotas a mais que os líderes do oeste que tem Thomas e LeBron brigando pelo MVP…. Se o thunder tivesse no leste o MVP era do WB ontem já…. Por isso não faz lógica o número de vitórias até Pq o título é individual, melhor jogador, e sobre isso o WB foi o melhor sem duvida alguma

  • Marcelo Desoxi

    West > Harden > Lebron > Kiwhi > Thomas> KD
    Acho que vai pro Barba

  • IThomas

    Boatos que o autor do post é Suns e sente a saída do Thomas até hoje, por isso não sei o merecido destaque. Na boa vai remoer isso até quando?

  • IThomas

    Pelo visto o autor do post, torcedor do Suns, sente a saída do Thomas até hoje, por isso nao deu o merecido destaque. Na boa vai remoer isso até quando?

  • Nanci Moreira Branco

    “Historicamente, além das estatísticas, importa a campanha da equipe e o impacto sobre os companheiros”. Até que enfim, uma opinião racional sobre o MVP. Para mim, não tem como ser melhor, se não fizer os outros melhores. Simples assim. Harden MVP!!!

  • Abel M

    NBA não é FIFA
    Por isso o prêmio estará entre Kawhi e harden

  • LP

    Harden MVP, graças a ele Houston fez a terceira melhor campanha e ele fez com que seus companheiros jogassem acima do normal.
    Westbrook é mito mas não foi tão valioso quanto Harden, seu principal ponto é a média de TD que é historico mas se simplesmente o time não colabora forçando pro West pegar rebotes a média de TD ja era.
    O Harden levou um time de role players a decima melhor campanha ofensiva da HISTORIA da NBA.

    • ADL

      Harden fez o Houston ficar em terceiro na conferencia, mas Rockets iria para os playoffs com este elenco, com ou sem ele, podemos discutir a posição.
      Westloucomitobrutodemolidor fez o OKC ir para os Playoffs com seu desempenho.
      Realmente acredito e suponho que west deve ser campeão em cima do Harden, Lebron e Leonard esse ano nem vão entrar na briga se as coisas fossem justas, que não é o caso da NBA.

  • Wilton Gonçalves

    Antes da temporada começar, Oklahoma era bem mais ranqueado que Houston por todos os especialistas. Ao final dá classificação, Houston ficou acima de Oklahoma, de longe. Em suma, Harden melhorou bem mais a equipe do Westbrook, que jogou mais para bater marcas.

    • Maicon Gomes

      Não é isso que as estatísticas avançadas dizem.
      O time de OKC piora bem mais sem o West, que o Houston sem o Barba.
      “Jogou para bater marcas” sério isso? Meu Deus.

      • Wilton Gonçalves

        Pegue as avaliações dos especialistas no pré época e depois conversamos.

        • Maicon Gomes

          Tu levar opinião de “especialista” como regra, ta errado, tu pode levar em consideração, mas como regra não amigo.
          Quer exemplo? Esses mesmos “especialistas”, disseram que Bucks não se classificaria, que o Knicks se classificaria, que o Clippers terminaria na frente do Rockets, que Portland terminaria na frente de OKC e Houston, entre outras coisas..
          Os “especialistas” disseram que OKC, mesmo perdendo seu principal pontuador e jogador, ficaria à frente do Houston, que não perdeu nenhuma peça importante, apenas um Howard desinteressado e sem vontade alguma, logo isso não foi uma perda.
          As opiniões dos “especialistas” são importantes? São sim. Porém, não são regras, não é só porque disseram algo, que isso é a verdade amigo.

          • Rogério Júnior

            Os caras utilizam de conjecturas de começo de temporada pra provar alguma coisa mesmo. As projeções dizem muitas coisas, mas de que adiantam? Projeção não trás título, caramba.

          • Wilton Gonçalves

            Realmente, não valem nada. Segue o jogo!

  • Rogério A S Ifanger

    Não consigo entender tanta discussão sobre isso.
    Pra mim é bem simples, esse prêmio é para o jogador mais valioso da temporada.
    Isso não quer dizer o melhor em desempenho individual, mas sim o mais valioso.
    Isso engloba muitos fatores e não só números e estatísticas .
    Uma coisa é um cara ter um desempenho surreal, fazer história, mas só ele fez isso.
    Outra coisa é o mesmo que ano passado onde um time com um baita jogar fez história.
    São 2 coisas bem distintas a meu ver ….
    pra mim RW não deveria ser MVP
    Fico na dúvida entre o líder dos Spurs e o do Cavs …..

    • Raul

      “É um cara ter um desempenho surreal, fazer historia, mas ele só fez isso”
      Tá kkkkkk, Só isso.. Huuum. Ok

      • j

        Realmente, “SÓ ISSO” que ele fez, ele e apenad mais uma lenda da NBA. Kkkk

      • Rogério Júnior

        Caramba, ri demais disso. O cara só fez história e vai ser lembrado pro resto da vida dele e após. Mas só foi isso só.

    • ADL

      LEBRONZETE DETECTADO

      • Rogério A S Ifanger

        Vc conseguiu reforçar minha tese, pois me refiro ao ano passado do Curry.
        Sendo MVP unânime e levando seu time ao maior número de vitórias em uma temporada, mas vc conseguiu lembrar de quem foi campeão.

  • Vinicius Ribeiro

    Eu dividiria o premio entre Harden e West.

    • Doug

      Seria o ideal, realmente…

  • Gustavo

    Se não tivessem tirado o MVP do Harden há dois anos atrás, acho que o Westbrook ganharia sem questionamento. Estatísticas a parte, Harden foi melhor que o Curry na época, e perdeu por conta da campanha do Warriors. Da mesma maneira, Westbrook foi melhor que Harden, mas perde pela campanha. Injusto com West, assim como foi injusto com o Harden.

    • Doug

      Boa, garoto.

    • Luiz Fernando Rubin

      Nos últimos dois anos ninguém amarrou um cadarso do tênis do curry, o cara jogou demais… barba foi bem essa temporada mas assim como a dois anos atrás que teve alguem melhor que ele esse ano tbm tem e esse alguém é Russel Westbrook!

      • ADL

        Comentário mais sensato.

  • Brad

    Pra mim essa foi umas das melhores temporadas que eu já pude assistir com relação a desempenhos individuais. Meu ranking p MVP seria :
    1 – Westbrook : Carregou a uma franquia que após a saida do KD, entrou no top5 p ir pra virar loteria no Draft mas o Westbrook mudou isso. Além dos seus números inacreditáveis ( me impressionou, ele forçando ou não, o número de rebotes p alguém da sua estatura), o número d vezes que ele decidiu partidas nos segundos finais foi bem mais que o de seus concorrentes, além de guiar seu time aos playoffs.
    2 – Harden : Um monstro. Carregou o Rockets morto aos playoffs com médias absurdas mas acho que a partir do momento que ele conseguiu ter a colaboração dos seus companheiros, ficou mais p ele levar esse time ao playoffs e o fato de n ter passado varias vezes por enormes dramaticidades como o RW em segundos finais.
    3 – Leonard : Eu já acreditava que ele estaria nessa disputa pelo MVP, pelo modo que sua carreira vai trilhando um futuro prospero. Melhor defensor e crescendo ofensivamente, tornando um monstro pros adversários. Acho que não ganha o MVP por n tido uma temporada tao absurda e com tanta excentricidade quanto a de seus concorrentes, tirando o fato d ter feito seu time top2 da liga mas se ganhar n vai ser nenhuma loucura.
    4 – Lebron : Como já disse antes, na minha opinião já é top5 all time da liga, pelo que vem fazendo nesses 14 anos de carreira no modo MVP. Não acredito que vai ser MVP pela queda absurda de seu time, mesmo ele tendo uma ótima temporada individual como de costume.

    • Doug

      Boa…West e Harden tiveram as tarefas mais dificeis, sendo a do lider de OKC bem mais complicada…LJ e Kawhi tb fizeram grande temporada, mas contam com estrelas, além de bons jogadores em seus times…Harden teve a tarefa um pouco mais facilitada que a do West…

      • Rogério Júnior

        Ao menos duas pessoas enxergam isso. Pra galera aqui do Jumper Eric Gordon, Ryan Anderson, Nenê, Lou Williams são nível Sabonis e o Harden que fez deles bons jogadores. Me dá sono esse argumento. Boa molecada. Sensatos.

  • Álvaro S.R.

    Para mim não ficam dúvidas, Westbrook foi o melhor jogador da temporada, isso é inquestionável e inegável, teve um dos desempenhos mais incríveis que já testemunhei, porém, o MVP vai ir para o Harden, que teve uma temporada quase que igualmente impressionante com uma melhor campanha. A campanha é o principal critério da liga à anos, e duvido que mude agora. Em relação ao LeBron e ao Kawhi, para mim estão ambos atrás dos dois primeiros citados na corrida pelo prêmio, apesar de terem tido temporadas excelentes também. No mais, concordo com a análise feita.

  • Doug

    Gustavo, que matéria sensacional, cara…muita informacão…parabéns…nota-se como o tópico do Harden está mais voluptuoso e leva a crer que será mesmo o MVP…uma pena, pq West foi surreal e joga em um time bem mais fraco…mas, Harden já vem merecendo e não é d hoje isso…de toda forma, os números dizem muito, mas não tudo…fico grato pq tivemos uma grande temporada, com quatro atletas beirando (um deles chegou lá) o TD de média…fantastico…esses offs serão quentes…

  • Doug

    Estava pensando aqui em como seria bacana se nego ganhasse o premio e o desse ao West…

  • JP13

    Apenas meu ponto de vista….

    West é um jogador visceral, daqueles que se necessário for, irá deixar sangue na quadra, esse estilo aliado a sua capacidade, logicamente infla seus números individuais. Resumindo, West é o soldado perfeito, que se vira sozinho.

    Harden é diferente, é aquele craque ao natural, jogá fàcil e faz Seu time jogar, ao meu ver está é a diferença entre os dois, coloquem Harden no OKC e os perebas renderão mais, coloque West nos Rockets e West continuará com seus TD de média.

    Fico com Harden, acredito que ele eleva mais os companheiros, mas West é uma monstro, talvez o maior deles.

    Harden meu Mvp.

    • ADL

      Pelo seu ponto de vista então de ao Harden o MIP, pois tudonque vc fakou do West era exatamente o que James fazia até virar PG essa temporada. Dizer que Harden joga ao natural desde que saiu de OKC é meio que forçar. Ja tem 3 anos jogando em altissimo nivel, e esse ano o melhor deles em todos os sentidos, desde pontuar até liderar o time.
      Mas como a 2 anos atras, tem uma pessoa na frente dele novamente fazendo mais.
      Não me entenda mal, sempre gostei do Harden desde OKC e após aquele ano de melhor sexto homem, era certo de sair e ir para um time tentar se FP, e virou.

  • danielzera

    Cara na boa, qualquer um dos 4 mereceria o MVP, mas qualquer um que ganhe cujo nome não seja Russell Westbrook vai deixar um gostinho de injustiça no ar.
    Acho que o Lebron e o Kawhi aceitariam muito melhor ter perdido o MVP para o RW do que para o barba, como disse o Adams, o Russell já é o MVP do povo.

  • vsr.snake

    Numa visão mais macro das coisas, vejo Lebrão como o melhor jogador da liga, e Kawhi como segundo, aliás, ambos são os dois melhores jogadores all around na NBA no momento. O MVP deve ficar entre Harden e Westbrook, qualquer um que ganhar não seria nenhum pouco injusto, entretanto acho que, como já foi dito, pelo histórico da premiação, o Harden é o favorito pro prêmio.

  • Gustavo
  • Carlos C O Pereira

    É muita celeuma. De tudo que foi dito vemos que o LeBron Jamés é sem sombra de dúvida o MVP do leste e Westbrook o MVP do Oeste. LeBron é TOP e levou seu time a um segundo lugar no Leste, mesmo nos momenos em que o CAVS foi mal o LeBron foiuito bem e o CAVS só não foi pior graças ao seu desempenho. Sem aqui querer menosprezar as atuações do Kylie e do Kevin Love e dos demais. O Westbrook foi um monitro no OKC mas só conseguiu um lugar para o seu time, não obstante seus fantásticos números. Eu fico com o James. É minha opinião.

  • Cvrtlik

    Nem é o quesito aqui, mais vi o cara da espn querer dizer que o melhor defensor é o Gobert, tá de brincadeira, qual a altura dele, dar tanto toco assim é normal, agora marcar quase todas as posições, porque sim, Draymond Green comeu o “armador” James Harden quando o enfrentou. O cara só tem 2,01m, marca pivô, ala….melhor defensor desse ano.
    Quanto ao mvp eu fico em empate entre Harden e Westbrook. O barba por ser um maestro, estremamente técnico e parecer não forçar o jogo, diferente do West que força a maioria das bolas, jogando muito na força física, mas tenho que assumir que o que ele fez foi sensacional…

    • Anderson M. Santos

      Green é um monstro sem sombra de dúvidas, o que o atrapalha é o temperamento explosivo demais e faltas desleais! Mesmo assim gosto demais do estilo de jogo dele, que flertou com o triple double contra Portland na primeira partida da série! Abraço!

  • Jadson Ramos

    Mesmo o prêmio sendo referente ao desempenho na temporada regular, na minha opinião existem apenas dois caminhos para decisão :
    1- Divide o prêmio, quebrando um paradigma na NBA;
    2- Aguarda a definição do first round nos playoffs. Quem passar, levar o prêmio. Afinal de contas, qual melhor maneira de saber qual dos dois é mais decisivo para suas equipes do que em uma rodada de playoffs ?

    Fora isso, dificilmente chegaríamos a um consenso. Seria uma discussão eterna, como Flamengo e Sport sobre quem merece a taça das bolinhas…

  • Lucas

    Westbrook sem duvidas!

  • Doug

    Cheio de modinha aqui !
    West jogou muito, mas se via claramente forçando os rebotes para bater o TD, muita das vezes praticamente tirava a bola das mãos dos companheiros.
    Não estou aqui tirando o mérito do feito do West, mas se o barba forçar pra pegar os rebotes igual o West força, faria TD todos os jogos, pois além da alta média de pontuação, é o maior passador da temporada.
    Pesquisem e vejam o aproveitamento entre os 2, West erra demais; Barba faz seus companheiros sobressaírem, além de ter levado a equipe ao 3º lugar.

  • Anderson M. Santos

    Sem RW o OKC não estaria nos offs, mas, de certa forma seus números foram “forçados”, jogou demais? Sem dúvidas! A maior evolução fora a do Kawhi, mas não será dessa vez que ele será o MVP! Apesar dos ótimos números o LeBron também não deve levar! Sobra o Barba que jogou demais nessa temporada e até contribuiu na marcação, com números expressivos também! Se fosse votar votaria no Barba, mas acho que leva o RW! Abraço!

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados