logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 3 maio 2017 às 14:02
Prospecto do Draft 2017 – Lonzo Ball

Ex-armador de UCLA deverá ser uma das três primeiras escolhas do recrutamento deste ano

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

Lonzo Ball

Idade: 19 anos
País:
Estados Unidos
Universidade:
UCLA
Experiência:
Freshman
Posição:
Armador
Altura:
6’6’’ (1.98m)

Médias na última temporada: 14.6 pontos, 6.0 rebotes, 7.6 assistências, 1.8 roubos de bola, 0.8 tocos, 2.5 erros de ataque, 55.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 41.2% de conversão nos tiros de longa distância e 67.3% de acerto nos lances livres em 35.1 minutos de ação.

Pontos fortes: Ball tem excelentes altura e envergadura (2.06m) para atuar como armador na NBA, combinando tais atributos com instintos apurados para um atleta de sua idade. Possui capacidade natural de comandar o ritmo de um jogo (embora seja mais efetivo operando em transição) e trata-se de um passador especial, com visão de quadra sensacional e que sabe utilizar a vantagem física para maximizar essa habilidade – enxerga sobre marcadores e encontra ângulos complicados para jogadores mais baixos. Inteligente, ele toma boas decisões bem rapidamente e não prende a bola em suas mãos. Dinamiza o jogo ofensivo com segurança. Finalizador decente em torno do aro e, superando uma péssima mecânica, arremessador bem eficiente na NCAA – com alcance além da linha de três pontos profissional. Ótimo reboteiro para sua posição. É um marcador que sabe forçar desperdícios de posse, atento para quebra de linhas de passe e sair em transição. É visto como vencedor nato e um jogador que simplesmente faz times melhores com seu espírito coletivo.

Pontos fracos: Ball não é o prospecto mais forte e atlético do draft e precisará de um trabalho especial neste sentido. Não parece ser consistentemente veloz sem a posse de bola. Visivelmente mais confortável atuando com a mão esquerda do que a direita. Não parece ser dono da combinação necessária de controle de bola, força física e explosão para infiltrar ou criar separação contra adversários mais atléticos, o que será uma constante na NBA, como acostumou-se no basquete universitário. Sua mecânica de arremesso é lenta e baixa – o que não costuma traduzir-se bem no basquete profissional pela facilidade de ser marcada. Até pode atuar sem a bola nas mãos, mas iria perder muito de seu apelo técnico atuando assim. A capacidade e confiança como passador tende a levá-lo a erros dispensáveis ocasionais. Esforço inconstante no lado defensivo da quadra, especialmente lutando contra bloqueios de atletas mais fortes, que pode ser severamente explorado no próximo nível. O pai, LaVar, é uma influência bastante questionável.    

Comparação: Jason Kidd (ex-Brooklyn Nets) menos explosivo e Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves)

Projeção: três primeiras escolhas gerais

Confira alguns lances de Lonzo Ball

Legenda:
– Freshman (atleta de primeiro ano universitário)

  • King Cuban #MFFL

    Para mim ele será bust….

    • Chimbinha

      Se o Lakers mantiver a pick,espero que escolha ele e que vire um belo bust hehehe

  • Felipe Mendonça

    Só não será bust se cair no Lakers.
    Sei lá, casa bem com Ingram, Randle, e Russell passando a jogar na 2 pro Lonzo jogar na 1. Não sei por que, não só pelo desejo dele, acho o prospecto a cara do Lakers.

  • Maicon Gomes

    Eu via jogo do Ball e é muito igual o Rubio, principalmente se não melhorar essa mecânica de arremesso dele, se melhorar tem tudo pra ser um PG de elite, caso isso não aconteça será “apenas” um bom armador igual o Ricky.

  • POPOMITO

    Pelo estilo de jogo e pelas médias registadas por ele no College acho ele muito parecido com o Michael Carter Williams quando chegou na NBA . Até pela constituição física , falta de força , atleticismo e velocidade , quando comparados com atletas com atributos físicos de elite . Mas é obvio que o Ball tem muito mais potencial que o MCW , mas as duvidas que muitos colocavam no MCW eu também coloco no Ball , principalmente o aspeto físico . A grande diferença entre os dois é que o Ball é muito bom arremessador e o MCW é péssimo . No máximo pegaria ele com a pick 3 , depois de Fultz e do JJ. E ainda teria dificuldades em escolher ele na frente de Tatum , Monk e Smith Jr. porque se para mim é difícil dizer qual deles é melhor neste momento e quem será melhor no futuro , acho que o que tem mais chances de poder virar Bust é ele , nem que seja pela parte física , em que ele é inferior a qualquer um dos outros . Alem de que qualquer um desses 3 tem maior facilidade em pontuar e isso poderá ser um ponto a seu favor depois da passagem deles para a NBA , onde a maior dificuldade do Ball em pontuar aliada ao fato de o físico dele também poder ser um problema nesse aspeto .Logo o risco de draftar ele será maior do que o risco de draftar um dos outros mas a recompensa de draftar ele em vez de um dos outros não compensa o risco de ele poder virar bust , porque não vejo muita diferença entre ele e outros jogadores que eu citei . Então , pesando o risco / recompensa , eu escolheria ele só com a pick 4 , 5 ou 6 . Alem de que com a qualidade física e técnica da maioria dos armadores titulares da NBA tenho dificuldade em perceber como é que ele conseguirá trombar de frente com essas forças da natureza como Westbrook e outros como ele .
    Pesando os prós e contras , as muitas duvidas e as poucas certezas que ainda temos sobre esses jovens jogadores que no momento ainda não passam de projetos de jogadores ainda muito longe de estarem acabados , o meu top 10 seria :
    1 – Fultz
    2 – Jackson
    3 – Tatum
    4 – Smith Jr.
    5 – Monk
    6 – Ball
    7 – Isaac
    8 – Fox
    9 – Markkanen
    10 – Ntilikina
    P.S : Essa lista é baseada apenas no talento / risco / recompensa . Não reflete as necessidades dos times . Até porque ainda não sabemos qual será a ordem do draft até ser feito o sorteio .
    Por exemplo : se o Lakers ficar com a esperada pick 3 não deverá escolher um ala no draft e deverá optar por um armador .

    • Nilton Junior

      Cara eu concordo com vc. Gosto muito, inclusive, do Monk. Acho que ele é um cara pra ser 20+ppg em pouco tempo alem de ser bom defensor.
      Pena meu Bulls não ter uma escolha top10.

    • Julio Zago

      Perfeito! Não vejo nele potencial para ser top 3 deste draft, talvez top 5, mas também não penso que vai ser um bust. Apesar da mecânica ridícula de arremesso e do lançamento baixo que certamente vão dificultar sua carreira na NBA ele é um jogador inteligente e focado, se bem trabalhado e treinado pode se tornar um jogador sólido na liga, mas não mais do que isso na minha visão.

  • Filipe Sousa

    Vai bustar igual o rubio, infelizmente.

    • Rafael Vieira

      Rubio e bust?

      • João Víctor Matos

        Rubio é bust? 2

        • Filipe Sousa

          Nossa, sim…nem de longe virou o que se esperava dele, 6 temporadas e não evoluiu em nada, não conquistou nada e não ajudou o wolves em nada. É um role player tratado como um ótimo armador por vários.

          • Ricardo junior

            KKKK, só pra rir dessa análise mesmo..

          • Filipe Sousa

            Só pra rir quem defende esse projeto de jogador

          • Os cara tão viajando em achar que o Rubio não é bust, a expectativa em cima dele quando foi draftado era enorme, se ele não fosse bust o Timberwolwes não faria só campanhas mediocres

          • Sanliv #TheDreamShake

            Bust é o Hasheem Thabeet

  • Brad

    Vai acabar se tornando um bust pelas minhas influencias que seu pai traz para ele, sofrendo com muita critica e necessidade de rápida resposta para isso n abala – lo mas tomara que isso não aconteça.

    • Vinícius Maia

      Talvez não cara. Talvez essa pressão constante do pai tenha feito ele se acostumar desde cedo a lidar com pressão.

      • Erich Zager

        acho que é o contrário…os 3 irmão são bem mimados pelo paizão…na hora do vestiário o paizao vai entrar la? o paizao vai nos treinos cornetar o treinador? vai cornetar os juízes nos jogos? os 03 vao ser busts

        • Vinícius Maia

          Talvez não cara. O lonzo falou numa entrevista uma vez que esta acostumado com essas falácias e pressões do pai, pois apesar do pai ter ficado famoso agora, ele sempre foi assim e o lonzo lida com isso desde que começou a jogar basquete.

  • Sanliv #TheDreamShake

    Minha duas maiores preocupações sobre o Ball são:

    – Sua habilidade de criar no Half-Court contra uma defesa bem postada
    – Sua pontuação depender muito do seu chute de 3

    https://www.youtube.com/watch?v=iS9NF0ePsvI&t=1s

    Esse vídeo do Draftexpress meio que fala por mim. Seu jogo de PnR (que é uma das maiores armas no jogo ofensivo de hoje) não é dos melhores..

    Ontem (no post sobre o Fultz) já tinha falado sobre como o chute dele e do Fultz podem não se traduzir tão bem na NBA:

    “Ambos tem ótimo aproveitamento da linha de 3 com um bom volume (41.2% da linha de 3 em 5.4 tentativas por jogo pro Ball. 41.3% da linha de 3 em 5.0 tentativas por jogo pro Fultz), mas péssimo aproveitamento nos lances livres pra um armador (67.3% de FT pro Ball. 64.9% de FT pro Fultz)..

    Isso pode não parecer tão preocupante, mas se compararmos isso com o Ingram que também era cotado como um bom shooter (e provavelmente é), ele tinha médias parecidas com os dois (41% pra 3 em 5.4 arremessos de 3 tentados por jogo pro Ingram, mas 68% de FT). E podemos ver como o Ingram sofreu pra chutar nessa sua primeira temporada na NBA (só pra efeito de comparação, ele chutou 29.4% pra 3)

    O que pode diferenciar o Fultz, do Ball e Ingram, é que ele mostra mais recursos na parte ofensiva (melhor chutando saindo do drible que os dois, é capaz de chutar até mesmo contestado, tem uma mecânica mais natural que ambos, usa step-backs regularmente, tem um ball-handling mais avançado que os dois, que lhe ajuda a criar bastante espaço pra chutar ou pra chegar em qualquer lugar que ele quiser na quadra)

    E isso fica claro se comparar os números dos 3 chutando no MID-RANGE

    Fultz chutou 43.8% em jumpers no mid-range, sendo que 45.8% das suas tentativas de arremessos foram nessa área. Ball teve 46.2% de aproveitamento em jumpers do mid-range, mas apenas 7.6% de suas tentativas de arremessos foram dessa área (ou seja, ele mal tentou chutes de mid-range nessa temporada em UCLA, isso muito se deve a sua mecânica que limita o seu chute, ele não se sente confortável chutando sendo pressionado). Ingram chutou 37.6% em jumpers no mid-range, sendo 35.1% das suas tentativas de arremesso..”

    Mas tinha me esquecido de citar um detalhe:

    O que pode diferenciar o Ball, tanto do Fultz, quanto o Ingram, é que ele já chuta com regularidade até da “Curry Range”, então ele talvez não tenha tanto problema se adaptando a linha de 3 da NBA.

    Mas continuando no assunto sobre a pontuação, já deu pra ver que o seu jogo de mid-range é praticamente inexistente no caso do Ball, então resta apenas o seu jogo finalizando próximo ao garrafão:

    https://static.wixstatic.com/media/7b09fc_76bf3cc9a121467c8f9a85518e1cb345~mv2.png/v1/fill/w_916,h_239,al_c,usm_0.66_1.00_0.01/7b09fc_76bf3cc9a121467c8f9a85518e1cb345~mv2.png

    Imagem um pouco velha, mas dá pra ver como ele ele tem um ótimo aproveitamento no garrafão, mas poucas tentativas comparados com a outros prospectos do Draft, a falta de agressividade ao atacar o garrafão fica mais visível ainda, vendo que ele tem mais tentativas de arremessos no garrafão, que vieram de assistências, do que tentativas criador por ele mesmo, enquanto outros prospectos tem muito mais tentativas sem assistências.

    Não é algo tão preocupante, mas e se o chute dele não traduzir? Ele vai ter que ser mais agressivo atacando o garrafão e eu não tenho tanto certeza se ele vai conseguir ir bem atacando o garrafão com um volume maior..

    Mas ele é um prospecto tão único (provavelmente o mais que eu já vi) que continua sendo o segundo melhor prospecto do Draft, com sobras (pra mim).

    • Vinicius_nba

      Já vim direto pro comentário do Sanliv. Monstro!

    • Yan Alves #Suns

      Olha o nível desse comentário. Análise sensacional, a melhor que vi até agora.

  • Danilo

    Magic com arremesso, só não vê quem não quer

    • pedrokadf

      Kkkk

  • Ithaiah Thomath #BC

    Que não deixe o próprio pai foder sua carreira prematuramente

  • Vinícius Maia

    “55.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 41.2% de conversão nos tiros de longa distância.”

    Eu diria que são números incríveis considerando a mecânica de arremesso medonha que ele tem.

  • Danilo Veroneze #GreenRunsDeep

    devia ser Pontos fracos: o seu pai marqueteiro e retardado

  • Felipe Rodrigues

    Que fique longe do meu Celtão da Massa

  • Uncle Drew #DefendTheLand

    Muita gente liga a personalidade forte (e idiota) do pai, LaVar Ball, ao Lonzo Ball. Mas o Lonzo é completamente o oposto do pai, ele só joga e fica na dele. Até quando fala com a imprensa, ele se mostra um cara esperto q não gosta de se meter em polêmicas, e “escapa” mt bem das perguntas sobre o pai, sabe ignorar isto. Não procura querer se aparecer tanto como o LaVar.
    Lonzo na hora de atacar a cesta é bastante pragmático, e sua mecânica esquisita acho q afeta isto. Ele raramente tenta mid-ranges ou alguma jogada diferente (como o Fultz) para explorar sua altura e envergadura de seus braços (jogo de post por exemplo, algo q ele poderia usar e ñ tem). É só infiltração tentando buscar algum jogador livre no meio do caminho ou aqueles longos arremessos de 3 pts. Eu pego no pé dessa mecânica dele pq é algo q tem realmente q mudar para seu repertório ofensivo ficar mais variado e ele ñ se tornar um jogador muito previsível. É algo parecido com a mecânica de arremesso horrenda do MKG (nos seus primeiros anos de Bobcats/Hornets), quando ele tentar mid-range.. provavelmente vai tomar toco, usando esta mecânica.
    Mas como ele possui uma boa ética de trabalho, acho q vão ajudar a resolver estes problemas dele. Ele é Top 3 fácil.

    • Erich Zager

      pra vc ver como esse draft tá fraco…não vejo ele sendo titular indiscutível em nenhuma franquia da nba…

      • Igor Cavalcante

        Com certeza vc é o hate número 1 dele kkkkk já calou tua boca com a Summer league, deixa começar a temp vou vim aqui cada jogo pra passar na tua cara….

  • THE BULLS23

    Este arremesso lembra daquele cara dos Mavs. Era horrível mas caia. Estou curioso pra ver o rapaz na NBA, pois o pai e megalomaníaco.

    • Augusto

      Shawn Marion ?.. Se for o do Marion era um pouco mais feio ainda kk mais quebrava um galho

  • Thiago Tecachuk

    Tem uma carinha de Bust, espero estar errado, já que meu Lakers está louco por eles.

  • Isaiah Thomas

    Alguém sabe quem tá sendo cotado como “o cara” do draft de 2018 ?? Me digam que é um SF/PF/C , chega de G’s em Boston …

    • Gabriel

      https://m.youtube.com/watch?v=ElSbCyXR__s DeAndre Ayton é bem cotado

      • Isaiah Thomas

        Woooow , que notícia foda , tava desatualizadaço sobre a classe de 2018

        É … Que monstro é esse que vocês criaram , Nets … Hahahaha
        Será que rola Fultz e Donkic nesses dois drafts e o Griffin nessa FA ??

    • Gustavo

      Luka Donkic – SG

      Moleque já ta destruindo no Real Madrid, vem pra ser gente grande na NBA.

      Mas fora ele os mais bem cotados são todos PF ou Centers. Os expoentes são Michael Poter (PF) e DeAndre Ayton (C). Draft tende a ser bom pros Celtas.

      • Isaiah Thomas

        Woooow , que notícia foda , tava desatualizadaço sobre a classe de 2018

        É … Que monstro é esse que vocês criaram , Nets … Hahahaha
        Será que rola Fultz e Donkic nesses dois drafts e o Griffin nessa FA ??
        Ou seria melhor não ir no Griffin e ir atrás de um SF/PF All Star na FA de 2018 ??

        • Gustavo

          Celtics tem dois caminhos possíveis:

          1 – Aposta em vencer agora, e pra isso teria que se desfazer dessas duas escolhas, pois por melhor que sejam os dois meninos, não vão mudar o patamar do time tão cedo.

          2 – Aposta no futuro e aí acumula talentos nos dois próximos draft.

          As duas tem seus prós e contras. O problema da primeira é a sensação que GSW é invencível é grande, teria que conseguir muita coisa boa pelas picks, o que não é tão simples. O problema da segunda é que draft é sempre um risco.

          Antes do Pelicans ter feito a troca pelo Cousins eu achava que o Celtics tinha que ir com tudo pra cima do Davis, que na minha opinião é o único que consegue mudar o nível da franquia para master fucking contender. Mas agora o Pelicans não vai negociar por nada. Então iria pelo segundo caminho.

    • Sanliv #TheDreamShake

      É um classe forte na posição 5, mas também tem qualidade na posição 4 e 3.

      Luka Doncic PG/SG/SF (meu prospecto preferido do mundo, o que ele faz com uma idade tão baixa jogando contra profissionais, é incrível)
      Michael Porter Jr SF/PF
      DeAndre Ayton C/PF
      Mohamed Bamba C
      Wendell Carter Jr C/PF
      Miles Bridges PF/SF (que era um prospecto de top 10 desse Draft, mas surpreendentemente escolheu ficar mais um ano em Michigan St.)
      Collin Sexton PG/SG
      Robert Williams C/PF (outro prospecto de loteria desse Draft que escolheu ficar mais um ano no College)
      Mitchell Robinson C
      Mikal Bridges SG/SF (jogador mais subestimado do Draft desse ano, tanto subestimado que decidiu ficar mais um ano, pq não recebe o valor que merece, infelizmente.)
      Trevon Duval PG
      Jaren Jackson Jr PF/C
      Kevin Knox SF/PF

      • Pedro

        Luka Doncic é um prospecto de muito talento, provavelmente é o europeu com mais destaque na Euroleague antes de vir para a NBA.
        Já os outros da classe não me empolgam muito. Um dia desses vi um video de 1×1 do Ayton vs. Mo Bamba e achei bem fraco.

        • Sanliv #TheDreamShake

          Bamba é um prospecto meio que cru ainda, mas com potencial defensivo gigante. Tem um “potencial Gobert”, se vai chegar lá, é outra história, mas gosto bastante dele.

          Ayton é super talentoso, mas tem um problema de “motor” que me deixa um pouco cético sobre ele. Tem jogos que ele parece não ligar pro jogo, ele também já deu declarações dizendo que não ia pra algumas jogadas pra não ser posterizado, etc..

    • Luis Paulo

      Michael Potter Jr (SF) Missouri

      Luka Doncic (SF) Real Madrid, que na minha opinião vai ser a pick 1

      De Andre Aylton (C) Arizona

  • Douglas Cunha

    Um PG que usa regatinha por cima de camiseta não tem como dar certo! Será bust com certeza!!

  • rafael machado

    Superestimado.

  • Eu que junto com alguns membros aqui ficavam acordados vendo jogos de UCLA, que começavam as 2h da manhã, sangra meu olhos ver todo esse rage em cima do Ball!

    Parece que não viram o quanto ele tornou os companheiros melhores, o quando ele impactava nos jogos e o quanto a personalidade dele é oposta ao pai falastrão!

    • Sanliv #TheDreamShake

      Hehe. O horário era fdp mesmo, mas ao menos o time de UCLA era bem legal de se assistir.

      Agora foda era ficar até umas 4 horas assistindo aquele time horroroso de Washington

    • Erich Zager

      Ok…mas isso não faz alguém virar uma escolha indiscutível…é superestimado sim…dentro desse draft pode até ser considerado um dos melhores..mas claramente impossível ver ele como franchise player ou titular indiscutível de algum time da NBA na próxima temporada…

  • Celtão da Massa

    Quem deve ser melhor?
    Lamelo ou Lonzo?

    Outra dúvida.. O Lamelo é cotado para ser o 1st pick quando for draftado? Pq o mlk é falado pra caramba.. E pelo pouco que vi em videos ele joga muito! Alguém que acompanhe mais de perto sabe me dizer mais sobre ele?

    • Pedro

      Até que o Lamelo se prove em competições de alto nível, o melhor prospecto é o Lonzo.

    • MarcoLakers

      Lonzo é um prospecto melhor!

    • Erich Zager

      lamelo é um mlk ainda…ainda que rolasse de draftar direto do highschool ele provavelmente nao seria draftado assim…basta lembrar dos outros, bons, que sairam direto do HS…garnett, kobe, lebron…

  • Edson Eu

    Foda é saber que se esse for Bust LaVar mala sem alça ainda vai ter duas tentativas.

  • TRUETHIAGO

    Outro daqueles prospectos bem peculiares, em termos de criação de jogadas é tranquilamente um dos melhores que eu acompanhei nesses anos vendo o College mais de perto (uns 6 pelo menos). Talvez não seja exatamente uma futura estrela, mas fazendo essa função de abastecer jogadores que tenham repertório ofensivo estabelecido, apostaria nele. Por exemplo, pelas características, acho que cairia muito bem num Pelicans, alimentando Cousins/Davis, mas sabemos não vai acontecer.

    E uma coisa que não aparece nas estatísticas, porém sempre gosto de frisar, é que UCLA na temporada passada teve campanha de 15-17 (nem passou perto do March Madness) e basicamente com o mesmo elenco (Lonzo + Leaf) nesse ano virou um dos melhores times da NCAA. Ou seja, Ball demonstra ser potencialmente um jogador que pode maximizar o desempenho ao seu redor, melhorar o jogo coletivo da equipe.

  • Fillipe Carel

    É um jogador com talento diferenciado, lembra muito o Ricky Rubio sim, porém, com muito mais personalidade para comandar um time.

    Apesar disso, torço para que não venha para o Sixers, só de pensar o pai dele enchendo o saco para que o filho seja o principal jogador da franquia, que ele está sendo desvalorizado, que o Simmons e Embiid não jogam 1/3 do que ele, imagina esse cara renovando contrato, irá pedir metade da lua como garantia para assinar, o cara é um mala!

    • João Víctor Matos

      Também torço para que não venha pro sixers por causa desse pai mala dele.

    • Luiz

      Sixers precisa de um scorer, não de um playmaker…

  • Leo

    Com um pai como o LaVar, quem precisa de inimigos… O rapaz é até gente boa, mas o idiota do pai já criou um clima de inimizade e cobrança antes mesmo dele estrear! Todo mundo tem um olhar diferente para ele. Se o pai fosse mais discreto, talvez ele fosse Top 5 e discretamente fosse crescendo, melhorando sua mecânica e se estabelecendo. Mas a pressão sobre esse rapaz será um pouco maior que para os outros draftados. Mas torço pelo sucesso dele.

  • Erich Zager

    totalmente superestimado…candidato fortíssimo a bust…arremessa que nem uma menina…não está pronto pra NBA e vai sofrer muito, principalmente pq não é 1 nem 2 e nem da pra falar que vai ser um combo…BUST

    • “Arremessa que nem uma menina”. Quem dera, se ele arremessasse como a Elena Delle Donne, estaria feito na NBA hahaha.

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados