logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 23 maio 2017 às 11:16
Kevin Durant: “Ganhando ou perdendo, tenho certeza de que tomei a decisão certa”

Astro confirma intenção de renovar contrato e seguir em Oakland para próxima temporada

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Pedro Nery

Um dos momentos mais controversos da offseason passada foi a decisão de Kevin Durant em deixar o Oklahoma City Thunder para juntar-se ao poderoso Golden State Warriors. Mas, após atravessar um ano de críticas, o ala não se arrepende do caminho que tomou. O astro de 28 anos fez um saldo positivo de sua polêmica resolução em entrevista concedida ao site The Undisputed.

“Ganhando ou perdendo, eu tenho 100% de certeza de que tomei a decisão certa. Aprecio tudo o que fiz antes de chegar ao Warriors, mas estou aqui agora e sinto ser o local onde deveria estar neste momento da minha vida. Estou conquistando, aproveitando cada passo”, afirmou o craque, que vai disputar as finais da NBA pela segunda vez na carreira dentro de alguns dias.

Durant será agente livre ao término da temporada e, se mostrar-se disposto a sair dos atuais tricampeões de conferência, deverá ser pretendido por várias equipes – como já aconteceu no ano passado. No entanto, ele não tem qualquer intenção de deixar Oakland a esta altura da carreira e uma renovação de contrato parece mais provável do que nunca.

“Eu amo jogar aqui. Adoro meus companheiros, a cidade e a organização. Tudo gira em torno de apenas basquete aqui e as pessoas precisam entender que isso é o mais importante. Você se diverte, mas também é apaixonado e dedicado. Eu não planejo ir para nenhum outro lugar”, disse o ala, que só não foi um dos candidatos ao prêmio de MVP por conta de uma lesão na reta final da temporada.

  • Wellington Origuela

    Covarde

    • “Eu amo jogar aqui. Adoro meus companheiros, a cidade e a organização. Tudo gira em torno de apenas basquete aqui e as pessoas precisam entender que isso é o mais importante. Você se diverte, mas também é apaixonado e dedicado. Eu não planejo ir para nenhum outro lugar”, disse o ala, que só não foi um dos candidatos ao prêmio de MVP por conta de uma lesão na reta final da temporada.

  • Albert Medeiros

    Esse não volta ao Okc…

    • JOSE MARINHO

      Mas não tem muito clima pra ele lá mais, não agora, West manda lá agora.

      • Alex Alves

        Lebron foi quase excomungado em Cleveland rsrs e voltou com festa e tudo mais, talvez hoje o ambiente em Oklahoma para KD seja hostil mas em um ou dois anos quem sabe.

        • ThiFariaKnicks #OMeloresolve

          Problema maior é que o fanatismo de OKC e Blazers, são os maiores da NBA, por serem as únicas franquias de esporte em ligas profissionais da cidade, o que causa uma inimizade muito maior do que qualquer outra equipe de outro estado, no que eles definem como ” viram casacas ” …

          • Vitor Martins

            Fanatismo de um time com que não tem nem 10 anos? Que isso, que loucura. Tem muito garoto que torce pro OKC, mt gnt na internet. A maioria que comente aqui torce pra eles, mas nem se compara “fanatismo”.

          • Paulo Victor

            Fanatismo da cidade lê o comentário de novo e vai entender

        • Albert Medeiros

          Acho q não, pq o LeBron sempre deixou uma “brecha” digamos assim, parecia q queria voltar, não é o caso do Durant

      • Albert Medeiros

        Vdd….

  • Lucas Antunes

    Por um lado, meio que ainda é triste ver okc e west deixados na mão pelo (antigo) maior ídolo da cidade. Mas por outro, a vida seguiu e, se colocando no lugar de Durant, imagino como deve ser top jogar em um lugar em que seus companheiros acompanham o seu ritmo e entendem a maneira como vc pensa/executa o jogo, fato que não acontecia em OKC. Por mais que o resultado não venha ao final de uma partida ou temporada, vc sente a satisfação de saber que jogou com o que tinha de melhor e sabe que terá uma nova oportunidade no próximo ano.

    Mas NBA é NBA… Não cravo que ele não sai do warriors em 2018 (considerando que ele, de fato, fique para a próxima temporada), assim como também não descartaria uma volta a OKC – SIM OKC! – quando voltar ao mercado.

  • Marcio

    kkkk Mostra como e fracassado, e olha que o OKC era pra ter uma baita time, visto as escolhas na qual fizeram em Draft, Durant, Westbrook, Harden, Ibaka e por ae vai…. Eu era fã dele, mais depois da troca passei a não simpatiza mais com ele… Deu uma de Lebron, mais e vida que segue, logo ele terá o seu anel de campeão…

    • Alex Alves

      Mas a não renovação do Harden foi culpa do GM, o Oklahoma começou a ruir nessa decisão, imagina esse time completo seria pelo menos 150 pontos por jogo rsrs o problema seria ajustar o sistema defensivo.

      • Marcio

        Sim! A culpa da saída do Harden nada tem haver com o Durant, sitei isso na forma de ver como o time seria se as peças selecionadas estivessem juntas em Oklahoma… Pra mim o Durant, no desespero de um anel, fez igual ao Lebon vazou pra um time mais forte….

  • Victor Chittolina

    Manchetes dos próximos meses:
    – Em uma série espetacular de 7 jogos, Cavs vence o Warriors e fatura o bicampeonato.
    – Durant curte as férias com LeBron em Ibiza.
    – Durant vai sair do contrato e será agente livre.
    – Depois de novela, Durant acerta com o Cavs para a próxima temporada.
    – Westbrook, sobre decisão de Durant: “não falo de quem eu não conheço”.

    • ThiFariaKnicks #OMeloresolve

      KKKKKKKKKKKKK melhor comentário da história …

    • Luiz Fernando Azevedo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Indian!

      Kkkkkkkk

    • Albert Cavs

      Mt bom kkkkkkkkk

  • Edson Eu

    E tomou mesmo, e acho que foi pra além do título.

  • Geraldo

    Não concordo com o pessoal que compara a ida de Durant pro GSW com LeBron indo pro Heat. E antes de ser chamado de lebronzete, explico:
    Miami não era um supertime até então, não eram potência de conferência, e com a contratação de LeBron e Bosh virou apenas uma promessa e centro das atenções, óbvio, já que continha 3 astros. Mas na história da nba ja vimos vários times com mais de um astro que não deu certo.
    Já Durant foi pra um time que todos sabiam que estaria nas finais novamente, um time 73-9, querendo ou não, pegou atalho pro título.
    Se em miami foi panela, então Garnett e Ray Allen também foram paneleiros, o que eu não acho. Já quando Ray Allen foi pro Heat depois de ver o sucesso do time, isso sim, como Durant, foi pegar atalho.
    E sim, acho que KD voltaria pro OKC um dia, quem sabe até em 2019.

    • Danilo

      Relaxa mano, o motivo foi o mesmo(ganhar títulos) mas a forma como foi feito foi bem diferente e quem compara como se fosse exatamente iguais é pq não gosta do LeBron mesmo.
      A única coisa q eu achei tosco na saida do Bronha foi aquela pataquada do “The Decision”, mas a do KD foi pior mesmo ele sendo mais discreto, sair justamente pro time q te derrotou depois de vc estar vencendo por 3-1 é muita covardia

      • Vinícius Maia

        Para mim como torcedor do Cavs, teve duas coisas ridículas na saída do LeBron: primeiro que ele pipocou nos playoffs. Quem acompanhou a série em 2010 sabe do que eu estou falando. O negócio foi feio, então na época, quando ele anunciou a saída, ficou a impressão de que ele estava assinando um atestado de incompetência para dar um título a franquia (é óbvio que mais tarde, ele mostrou que não é bem assim).

        Mas o mais ridículo foi o que você citou: The Decision.

        • Geraldo

          Já discordo em partes cara.
          Parece que ele cansou mesmo da bagunça da diretoria e a incompetência deles. Até porque de 2003 até 2010 o máximo que contrataram pra ele foi Shaq e Ben Wallace, os dois ja em fase final de carreira, e mesmo assim ele foi histórico nos offs de “07 e “09 sozinho.
          Precisou mesmo de um susto na franquia pra ela se mexer.
          Agora imagina só ele caindo na mão de um Danny Ainge ou Pat Riley como GM desde o draft, com capacidade de colocar bons jogadores em volta. LeBron à essa altura teria uns 7 títulos brincando. E que venha os haters rss

        • Danilo

          Foi nítido na série contra os Celtics q o LeBron estava entregue, ele meio q abandonou os Cavs já naquela série, antes mesmo da derrota.
          Acho q os playoffs de 2009 q ele se tocou q não ia dar pra ganhar um título pelos Cavs, foi um dos melhores playoffs da carreira dele, Cleveland não trombou com Boston q era o principal desafio do James e perdeu pra Orlando com o LeBron tendo médias de 38-8-8, e mesmo ele fazendo isso não foi o suficiente.

          Na minha opinião nesses offs caiu a ficha, e no de 2010 ele se entregou de vez.

    • Pundinzinho

      Concordo que não a mesma coisa, o KD foi muito covarde em ir pro melhor time da liga, que ele ainda não conseguiu vencer.
      Mas o LeBron fez panela sim, e o jeito que ele anunciou que ia pro Miami foi bem escroto também.
      Porém se for analisar, dá pra entender a decisão do LeBron, o cara só queria um time competitivo, o KD só quer um titulo fácil.

  • osmfapsmfafmsa

    Eu acho se durant tivese ficado em okc, acho eles teriam ganhado do golden state so teoria msm

    • dirct

      Se não ganhou na temporada passada este ano é que não ganharia mesmo, o elenco do GSW é muito superior ao do OKC e não tem nada que o Durant pudesse fazer para mudar isso, o Durant deixou explicito nesta entrevista que esses são os melhores companheiros de time que ele já teve (qualidade de jogo ok).

      Os melhores querem jogar com os melhores sempre foi assim com Lebron também mas parece que com o Durant “não era permitido”, alguns “ingênuos” acham que o Durant se juntou com o “inimigo” mas isto é pura viagem, não estamos nos anos 80-90 onde os jogadores se odiavam, hoje os caras são todos camaradas independente de qual franquia estejam, Draymond Green sempre disse que há vários anos admira e tentava convencer Durant a jogar com eles, não foi o Durant que implorou para ir para GSW mas sim o GSW que sempre quis o Durant (como todas as 30 franquias querem).

  • Pundinzinho

    “Se não pode com eles, junte-se a eles”

  • Vinícius Maia

    Dá para ver que o cara realmente se encontrou no Golden State. Pelo que já li, nos primeiros anos juntos Harden, Westbrook, Durant e Ibaka eram muito unidos nutriam uma boa amizade. Isso se desfez, mas Durant parece ter encontrado esse ambiente de união novamente no GSW. Como a maioria, achei a atitude dele bem covarde e para mim, ele se distanciou dos grandes com essa decisão, mas por um lado, ele parece estar feliz jogando num ambiente mais “leve” e amistoso e isso com certeza pesa na decisão de um jogador.

    • Filipi Oliveira

      Respeito a sua opinião mais para mim a atitude dele e normal no meu modo de ver.
      Ele quis ir para um time que desse a oportunidade a ele de ser campeão, e parece que diferentemente do que todos inclusive eu achava eles se uniram para ganhar mais uma vez a NBA.

      • Vinícius Maia

        Existem vários times na liga que dariam a ele a oportunidade de ser campeão se ele se juntasse: Clippers, Spurs, Wizards, Raptors e por ai vai. Só que ele escolheu o caminho mais fácil: se juntou ao time que já era o mais forte da liga e o pior, se juntou ao time que o bateu na temporada anterior e que ele ficou a um jogo de vencer, isso é que foi mais ridículo na decisão do Durant. Uma das coisas mais legais de se ver no esporte é a superação, mas Durant trocou a superação pelo caminho mais fácil e eu acredito que isso sempre ficará marcado na carreira dele.

        • Filipi Oliveira

          Isso é verdade, bem que ele poderia ter escolhido vim jogar no New York Knicks, e começar uma dinastia na NBA, ao lado de Melo, Porzinguis, é uma futura 8 escolha de draft.

          Em 23/05/2017 12:48 PM, “Disqus” escreveu:

          • Vinícius Maia

            Knicks é uma bagunça. Wizards e Raptors são times que já contam com duas estrelas e que, se adicionassem um cara como Durant, teriam totais condições de brigar por títulos e Spurs, dispensa comentários.

            Respeito sua opinião, mas conhecendo a história, eu nunca acharia legal ver o Jordan se unindo ao Pistons no seu tempo para vencer o campeonato e foi mais ou menos isso que Durant fez.

      • THIAGO GONZAGA

        Se você acha a atitude dele covarde deve concorda que a do Lebron também foi e de certa forma até pior, porque apesar do Cleveland ser bem ruim naquela época, constantemente o time fazia grandes campanhas nos playoffs.

        • Gustavo

          Pq o LeBron carregava todo mundo, na temporada regular e tbm nos playoffs. Cleveland naquela época nunca teve um time pra realmente brigar por titulos, tudo que conseguiu foi pq LeBron carregava o time nas costas.

          • dirct

            E Durant não carregava? Não foi o MVP? Não foi o cestinha da NBA na maioria das temporadas jogando em OKC? Não adianta, os resultados dos CAVs na época do Lebron ainda foram melhores do que os resultados na época do OKC do Durant, então se para o Lebron havia motivo pra sair porque para o Durant não? Durant no OKC este ano com o elenco de apoio que teria também não teria chances e perderia de novo para o GSW, quando Presti resolveu trocar os melhores jogadores do elenco por jujubas ele tirou qualquer chance do Durant ganhar o anel lá.

          • Gustavo

            Os times que o Durant teve foram muito melhores que o do LeBron pff. Durant era quem comandava mas ele n reinava só n, west msm sendo louco e afobado é melhor que qualquer companheiro que LeBron teve, ou vc quer comparar ele com o Mo Willians?
            Time do OKC de 2015-16 msm sendo desorganizado conseguiram abrir 3-1 no GSW, não era toda essa ruindade que vcs falam n.

          • dirct

            Nessa eu concordo com vc o melhor OKC do Durant era um time melhor do que o melhor CAVs da primeira passagem do Lebron, o problema é que a conferencia do OKC também era mais “cascuda” que a do CAVs (apesar de ter lá também aquele timaço do Boston).

          • THIAGO GONZAGA

            A questão é essa, se ele carregava não tendo ninguém poderia muito bem assinar com algum agente livre na época(Howard, Bosh, Millsap)e adicionar mais uma arma ao time. Ele escolheu o mais fácil e não critico ele por isso.

  • Michel Moral

    É errado reprimir a decisão e a liberdade de escolha de Durant.

    Agora, as nossas atitudes, por mais que sejam livres, deixam algumas consequências. Não admiro tanto um título conquistado dessa maneira. Quem hoje fica defendendo o LeBron como “o cara” das estatísticas da história da NBA, pelo menos na questão de títulos, eu não considero.

    Durant, pra mim, vai no mesmo caminho. E aí, quando vierem fazer comparações com Jordan, Magic Johnson e Larry Bird, eu confesso que essas atitudes vão pesar na escolha e na avaliação de cada um. Por que não?

    Aí vão me dizer que Jordan teve bons parceiros, assim como Magic, Duncan… Ok! Mas a história de como se desenhou a carreira dessas lendas é completamente diferente. Na questão de título é diferente sim! Por isso, eu acho que sou mais o Malone do que o Durant, mesmo que esse último ganhe títulos.

    Obviamente que essa é uma discussão moral. Não há nada de irregular. Acho um exagero ficar atirando pedras em Durant por causa disso. Ele fez a esolha dele, ok.

    Outro ponto importante, como o Adam Silver já se posicionou nesse sentido, a NBA precisa DIFICULTAR esse tipo de manobra. A concorrência é saudável. Os jogadores não fazem nada irregular ao optarem por “se juntar”. Não se trata apenas de preservação do espetáculo, mas sim por tentar deixar o campeonato o mais nivelado possível. Acho que esse é o papel de quem administra a liga.

    • Vitor Medson

      Então um titulo conquistado pela franquia que o draftou vale mais do que em qualquer outra franquia? Então Malone sera maior do que um Durant com 4 anéis pelo GSW? Nao concordo com essa linha de raciocínio. Acho que o que vale e você ser campeão como o ”PATRÃO” do time, independente de qual time seja.

      • Michel Moral

        Bom, sobre isso eu penso o seguinte:

        Acho que um jogador, antes de correr como um louco atrás de título, pode esgotar todas as suas possibilidades de vencer. Mais do que isso, PROVAR PARA SI MESMO QUE PODE VENCER. Garnett, por exemplo, quando foi para Boston, havia feito tudo o que podia por Minnesota. O time estava em clara decadência quando ele saiu.

        Malone, foi para o Lakers pela expectativa de título, mas ele tentou enquanto pôde vencer em Utah.

        Para alguns, a expectativa de vencer termina cedo, ou sequer existe. Era o caso de Cousins, por exemplo.

        O Dirk Nowitzki poderia ter vencido o mesmo número de títulos de Duncan, se jogasse em um time melhor. Mas ficou. E venceu. Pra mim, Durant dificilmente superará o alemão, mesmo que vença três ou mais títulos.

        Sei que Durant deu o seu máximo em OKC. Não estou duvidando do seu profissionalismo. Muito menos da grande pessoa que de fato ele é. Mas acho que ele poderia sim conquistar título em Oklahoma. Ele ficou a uma vitória da final na temporada passada. Muito, mas muito perto de vencer o “tão poderoso” Golden State Warriors. Era algo muito, mas muito próximo de se acontecer.

        Talvez covarde seja uma palavra muito forte. Mas, pra mim, faltou um pouco daquele tesão de se provar, sabe?! PRA MIM, isso é algo relevante.

        Sobre ser o “patrão” do time, eu não vejo necessidade. O bicampeonato do Heat em 2012 e 2013, pra mim, valoriza muito mais Wade do que LeBron. O Flash pode ser o maior jogador da história da franquia, mas James era o “patrão” daquele time. Só que o melhor jogador da liga, no auge da sua carreira, não precisa fazer o que fez. Julgo desnecessário.

        • Vitor Medson

          Concordo em partes.
          1. Esperar muito pode fazer você ficar igual o Malone (Sem anel)
          2. KG esperou demais também, mas ao menos saiu com 31 anos para formar um super time, onde as atenções eram, claramente, divididas pelos 3(Allen, Pierce, KG)
          3. Durant e Dirk, na maioria das vezes, teve um time descente ao seu lado, diferente do Lebron, que sempre penou com times de loteria.
          4. Valoriza o Wade em números de títulos, por ser o maior da franquia etc. Mas isso impulsionou o LeBron sim, onde ele não era mais visto como ”amarelão”.

          Pra mim a sua ”sorte” na NBA e em qual franquia você vai cair. Qual a diferença entre KG e Duncan? Pra mim foi a franquia. Um foi parar em Mineápolis e o outro em San Antonio.

      • Matheus Oliveira

        Curry é o patrão do time. Vide os playoffs atuais.
        E sendo assim, como patrão do time, Shaq foi maior que Kobe?

        • Vitor Medson

          Pra mim Shaq e maior do que Kobe. Foi mais jogador, muito mais dominante. Acho que Curry esta no mesmo nivel do Durant nos playoffs, mas caso venha a conquista o titulo sendo carrgado pelo Curry pra mim nao conta muito.

    • Matheus Oliveira

      Jordan nunca precisou sair pra outro time pra buscar respeito na liga como campeões atrair bons companheiros como LeBron teve que fazer já que só a partir daí aquele time horrível do Cavs tomou jeito. Bulls sempre deu condições pra ele, suporte. KD jogava com Roberson, Sefolosha e Perkins

  • Gustavo

    Ta ai um que vai ser muito dificil relacionarem pra lista de melhores jogadores da história, tem basquete suficiente pra um dia entrar, mas após a ida pro GSW pode ganhar quantos títulos quiser que ainda sera lembrado como um jogador covarde. Eu era fã dele e dps da ida dele pro GSW não simpatizo mais com ele.
    Não adianta comparar a atitude dele com a do LeBron pq todos sabemos que é diferente, é tão diferente que provavelmente ele nunca mais volte ao OKC, onde ele ja tinha um time competitivo e escolheu ir pra um time que havia feito 73-9 na temporada passada e eliminado o seu time em uma virada de 3-1 nas finais de conferencia.

    • AlexS.F.

      É só o Durant virar Free Agent que te garanto todos os times vão querer ele kkkkkkkkkkk não importa qual seja, principalmente o OKC. E sim são situações diferentes mas o LeBron também foi “covarde”, não por ter saido do Cavs mas sim pelas atitudes dele.

      • Gustavo

        Cara isso ai eu n tenho duvidas KD é um jogador fantástico, eu por criticar a sua atitude n nego que ele é um monstro jogando, qualquer time na nba gostaria de ter um KD no roster.
        Eu n disse que OKC n quer ele de volta disse que provavelmente ele n vai querer voltar, pq n é tão ligado a cidade como LeBron era com Cleveland.

        • dirct

          Ai é que vc se engana, Durant coloca parte do seu dinheiro até hoje na cidade de Oklahoma, tem restaurante, fundação para ajuda da população e tudo, como ele disse são 9 anos e não 9 meses por lá.

          • Gustavo

            Investimentos que ele fez qnd jogava na cidade, e decidiu manter. Nada impede que ele volte pra OKC, eu posso estar errado. Acredito que se ele quiser voltar a franquia vai recebe-lo assim como aconteceu com LeBron. Jogadores desse nível fazem o que querem.

          • dirct

            Exato! O restaurante é óbvio que é apenas um negócio e independente do que acontecer ele iria manter de qualquer forma, mas a fundação de ajuda aos carentes ele poderia encerrar de imediato assim que saiu do OKC e pelos relatos ele aumentou o investimento com os desastres que acontecem em Oklahoma rotineiramente.

          • Gustavo

            Ele sempre se mostrou um cara com caráter e muito gente boa. Mas estamos aqui pra falar sobre as decisões profissionais dele, sobre o que ele faz em quadra, embora seja bom ressaltar o trabalho excelente que alguns jogadores realizam nas comunidades.

          • Luucasvls

            Podem não concordar comigo, mas acho que Durant saiu por causa de suas coisas:
            – Westbrook, o cara passava o jogo todo com a bola na mão, chutava 300 bolas por jogo e fazia as piores decisões possíveis quando precisava, seja chutando marcado de 3, seja cometendo TOs, e ainda se achava o cara do time.
            – OKC era MUITO desorganizado em quadra, sobrava vontade mas faltava o técnico fazer o time jogar, era só bola no Durant e no Westbrook.

          • dirct

            Cuidado! Alguém falar do West tomar decisões erradas e as vezes correr mais do que pensar é taxado imediatamente de “hater” por muitos, se prepare para apanhar.

            Deixo claro que concordo em tudo com vc, Durant cansou de ter que jogar no esquema “joga no Durant e vê o que acontece” contra times muito mais organizados e com jogadores bem mais inteligentes, os caras dobravam nele e largavam caras como Roberson com a bola na mão enquanto o gerente do time mandava Barba e outros caras para outras franquias por jujubas, percebeu que jamais seria campeão lá.

          • Luucasvls

            No caso do Westbrook, fisicamente um monstro, mas o QI de basquete não é dos maiores. E em qualquer esporte, dificilmente um time se mantém unido quando há dois “cherifes”. Pra mim era nítido que o Westbrook queria tomar o OKC a fórceps do Durant, assim como o Kobe tentou com o Shaq.
            Para mim, os times campeões sempre tem um “piloto e copiloto” vide Jordan e Pippen, James e Wade, Olajuwon e Drexler, Kobe e Gasol.

          • dirct

            Eu também sempre vi isso, West nunca aceitou ser o n2 e jogar “no time de Durant” mesmo que Durant nunca fez questão de se exaltar como “o dono do time”, nos últimos anos West começou a pegar a bola e tentar “hero balls” quando todo mundo sabe que o arremesso decisivo tinha que estar nas mãos do Durant, mas mesmo assim parece que o relacionamento deles sempre foi muito bom, parece que para o West o Durant “era o cara que ele tinha que superar” e mesmo depois do Durant sair do OKC vc vê que nas três vezes que eles se encontraram o West ficou totalmente alterado como se quisesse provar algo para alguém, parece alguma coisa psicológica que acontece com o West em relação ao Durant.

          • Paulo Victor

            Acho que ele não volta não

    • William Felton

      Não creio nisso, Gustavo. Isso a gente vê mais aqui, no Brasil, onde, na média, o pensamento é tacanho, pequeno. O restante do mundo há de lhe conferir a sua justa atribuição: a de um dos maiores de todos. Tenho convicção disso.

      • Gustavo

        Esse é o famoso complexo de vira-lata, pena que vc pense isso do povo brasileiro, mas tenho certeza que qnd se trata de basquete ou qualquer outro esporte, os americanos não são diferentes dos brasileiros.

        • William Felton

          Não me acomete nenhum complexo de inferioridade, não. Ao contrário. Mas, infelizmente, o padrão médio do pensamento por aqui é este. O sucesso é quase uma ofensa pessoal.
          Quanto ao ponto inicial, penso que só a história nos responderá em que posição assinalará o Durant.

    • THIAGO GONZAGA

      A situação realmente não é igual, a do Lebron é pior, e se ele quiser voltar ao OKC ele volta, porque assim como Lebron teve camisa queimada, dono falando besteira e tudo mais quando ele ganhou os títulos, voltou e ta tudo certo hoje. Kevin Durant não tem identificação com a franquia como Lebron que nasceu em Cleveland, o Durant é de Washington então pra ele não voltar não seria nenhum absurdo.

    • Matheus Oliveira

      Time competitivo kkkkkk cara ficou lá 8 7 anos com essa competitividade que só virou uma final. Okc e GSW não são rivais. Porque se enfrentaram necessariamente não quer dizer que são.. Feio pra mim seria trocar Lakers por Celtics. Até CAVS e GSW é feio se acontecesse..
      Exemplo do futebol, Suárez joga no Liverpool time grande tal. O cara quis se juntar com os melhores do Barcelona.. Todo esporte é assim
      KD não armou circo que nem o LeBron fez.

  • Rafael

    Grande jogador, espero que ganhe não apenas um anel, mas vários!

  • William Felton

    Não apenas pessoalmente, a decisão foi muito acerta esportivamente também. O seu jogo melhorou muito e é muito mais íntegro, completo.

    Tomou a decisão acertadíssima. Tem tudo para continuar fazendo história, terminando a carreira como, nas palavras do Draymond Green, “um dos melhores jogadores que já pisaram numa quadra de basquete”.

  • Damon

    Quem diria que o cara que fez o melhor discurso de MVP.
    Se tornaria tão arrogante…

  • felipe fernando Oliveira

    Ou seja em outras palavras, já comprei a pipoca e liguei o micro-ondas.

    • Tiago

      Kkkkkk kkkkkk kkkkkk verdade mano

  • Guilherme Ferreira

    Pelo andar da carruagem, vão trocar o klay thompson. eu o trocaria por uma pick, ou do celtics ou do lakers mais algum bom reserva garantindo pelo menos mais 5 anos brigando muito forte por titulos

    • Roberto Cardoso Gomes Baliera

      Acho difícil trocarem o Klay agora. Ele não vem jogando bem ofensivamente nos playoffs mas na defesa vem jogando demais.

      • Guilherme Ferreira

        Acredito que não vai dar pra renovar com o Durant e o curry sem se desfazer de alguém, a não ser q aceitem diminuir seus pagamentos

        • Roberto Cardoso Gomes Baliera

          Na verdade o Durant é o problema da renovação pq o GSW não tem o bird rights dele, dos outros vc pode estourar a capacidade salarial e pagar uma multa por isso.

          • Vitor Martins

            Se o Iguodala e o Livingston ficarem eles devem assinar por bem menos. Ou talvez deixem eles irem para manter a estrutura intacta Curry-Thompson-Durant-Green. Dá pra acomodar todo mundo, mas o elenco de apoio deve enfraquecer e depende muito do resultado das finais tbm.

          • dirct

            Pra jogar com estes caras (garantia de lutar por anel imediatamente) atrair ótimos jogadores aceitando salário baixo não será problema, já vi pelo menos 4 allstars dando declarações recentes que a prioridade é o anel e não o dinheiro.

    • Tiago

      Deixe Curry marcando Irving e veja o time tomar um 4×1 nas finais.

      • dirct

        Da maneira que vc fala parece que o Irving é mais jogador que o Curry, se para o Curry não é fácil marcar o Irving o contrário também é verdade, Irving é muito bom e eu gosto do basquete dele mas sem Lebron e com ele de N1 os CAVs não ganham de ninguém já o Curry eu não preciso nem dizer nada é o atual bi MVP da liga.

        • Tiago

          Não disse que Irving é melhor ou tem mais história na liga, só acho o matchup favorável ao jogador do Cleveland. Pra mim ele tem mais armas ofensivas, vc precisa fechar o garrafão para uma possível infiltração e ele pode acabar tendo espaço pra arremessar do perímetro e vice-versa. Enfim, Curry leva vantagem jogando off-ball, o que é bastante útil quando se tem KD no time.

          • dirct

            Nisso acho que vc tem razão as vezes não se trata de ser melhor ou pior mas sim de ter um matchup favorável de acordo com as características de cada um, realmente deixar o Curry correndo atrás do Irving iria cansa-lo muito na hora de ter de criar com a bola na mão, mas eu não vejo outra maneira para o Curry, com exceção do Irving que acho ter quase a mesma envergadura nos outros matchup Curry é muito menor e levaria muita desvantagem no confronto físico.

    • felipe fernando Oliveira

      Concordo com você Guilherme, acho que nessa FA ou até mesmo na noite do draft ele roda. A não ser que Curry e KD aceitem ganhar menos. E Iguodala aceite contrato de veterano bem abaixo.

      • Matheus Oliveira

        Curry está marcando muito bem nesses playoffs. Só assistir.. Curry pode incomodar muito mais o Kyrie do que o Kyrie nele. E não quem vai ficar no Kyrie é o Klay que marca bem demais… Curry deve ficar com o Jr

  • Roberto Cardoso Gomes Baliera

    Esses comentários sobre o Durant são tão ridículos… O cara era AGENTE LIVRE, depois de anos honrando a franquia onde jogava. Teve a chance de jogar em uma lugar melhor e foi embora, simples assim.

    • dirct

      Chega a ser cômico não é? Estes caras são os mesmos que se uma empresa concorrente oferecer uma vaga melhor ganhando mais vão na hora no departamento pessoal dar baixa na carteira e ir para o melhor emprego.

      Durant por 9 anos foi “o cara” da franquia, transformou um time que nem para playoffs ia para um contender e quando seu contrato acaba segundo alguns seria “obrigado” a ficar com um time que nunca poderia lhe dar o que todo jogador top quer que é o anel, o mais engraçado é ainda alguns dizendo que o Durant foi “vergonhoso” e o Lebron é “compreensível” com o infame “the decision” fazendo um espetáculo onde o “palhaço” era a franquia dos CAVs que foi o último a ficar sabendo que iria ficar na mão.

      • RAFAEL LIMA

        Falou tudo ai Mano!!!!!!

      • Maicon Gomes

        Analogia sem lógica no primeiro parágrafo amigo, pois ele não saiu pra ganhar mais.
        Ninguém acha que ele era obrigado a continuar lá, os comentários que vi na época da troca e vejo hoje, é que foi uma decisão covarde. Ele se uniu ao time que o derrotou na final, onde o time dele vencia por 3 a 1 e permitiu a virada.
        E também não tem comparação com o Lebron, caso Lebron tivesse ido para o Celtics na época, seria uma comparação igual, ou caso Durant tivesse ido para o Wizards/Raprtors/Celtics/Jazz e até mesmo Spurs, caberia comparação também. A única coisa errada que James fez na época, foi aquela palhaçada de “the decision”, no mais ele apanhou de 2003 à 2010 com times medíocres.
        Durant teve excelentes times Durant sua passagem em OKC, não ganhou por outros motivos, mas condição e time para ser campeão ele teve.

        • dirct

          Este negócio de “saiu para o time que o derrotou e isso é imoral” é coisa de torcedor amigo, estes caras são profissionais e todos parceiros não tem essa de “bad boys” dos anos 80-90 de “vou pra qualquer time menos para aquele por que eu os odeio”, Durant nunca teve rivalidade ou animosidade alguma com os jogadores do GSW e ser eliminado por eles não mudou em nada isso (Vc viu o abraço dos caras no Durant depois do 7 jogo e as palavras no ouvido como se estivessem dizendo “vem pra cá”), Green há anos era amigo de Durant e tentava traze-lo para o GSW então não tem nada disso de “inimigo”, LeBron, Durant, Wade, Carmelo, CP3 e todos os outros caras fora de série da NBA apesar de jogarem em outras franquias são todos parceiros, basta o CAP da franquia bater que eles se juntam na hora por que os melhores querem jogar com os melhores.

          E como a analogia do primeiro parágrafo não bate? Vc não ganha mais apenas em dinheiro quando decide mudar de empresa, existe também a estrutura, o clima e tudo mais que envolve o convívio do indivíduo, esportivamente a diferença dos caras que ele joga hoje para os caras que ele jogava em OKC é brutal, no OKC era bola na mão do Durant e se vira, no GSW todo mundo decide o ganho esportivo é nítido, Durant poderia ganhar o salário máximo ficando em OKC? poderia, mas esportivamente não dá nem pra comparar.

          • Maicon Gomes

            Não disse em momento algum sobre inimizade, mas sim que ele essa decisão que ele tomou foi covarde. Ele podia se juntar com qualquer time, mas preferiu a equipe que o derrotou, isso pra mim não é atitude de alguém com o talento que o Durant tem.
            Em OKC ele era dono da cidade, amado por todos e tinha a torcida mais apaixonante da NBA, melhor clima impossível. A única diferença positiva que ele ganhou nessa troca, foi um sistema de jogo, pois como você falou, em OKC era bola na mão dele ou do West. Porém Durant teve muitos times capazes de ser campeão, talvez tenha faltado ele ser um líder.

          • Albert Cavs

            Fato.

          • Fabrica de Vassilo

            Me diga uma vez em que o OKC dentre todos esses anos, era o favorito ao título, se ele tinha tantas chances boas assim de ser campeão. Sempre que ele perdeu foi pq o outro time era superior. Simples assim. Quando o cara podia sair pro time superior o cara é covarde? Só pq é um superastro tem que se foder sozinho num time com pouca estrutura? Pura narrativa fantasiada de torcedor, isso só existe na cabeça de vcs.

          • Marcelo Bulls #VoltaMJ

            Desde a temporada 2010-11 o OKC sempre esteve entre as principais forças do Oeste e também sempre chegou no mínimo em final de conferência, únicas duas vezes que isso não aconteceu foi por problemas de lesão com KD/West

            2010-11: Final de Conferência
            2011-12: Final da NBA
            2012-13: Caiu na 2ª rodada (West se machucou na 1ª rodada)
            2013-14: Final de Conferência
            2014-15: Não pegou Playoffs (West e KD perderam vários jogos)
            2015-16: Final de conferência

          • Maicon Gomes

            Perfeito, exatamente isso!

          • dirct

            Isso não responde a pergunta do amigo, quando o time de OKC foi considerado “o principal favorito ao anel?” a resposta é nunca, sempre foi segunda, terceira ou quarta força na corrida pelo título, como o amigo disse todas as eliminações do Durant com o OKC foram para times melhores que o dele, desde que o Durant entrou na NBA ele nunca teve o time dominante.

            E com o Presti “dando” MVPs em troco de jujubas Durant jamais ganharia nada lá.

          • Fabrica de Vassilo

            É exatamente isso que eu quis dizer. Chegar lá na fase final é uma coisa, ser favorito nessa fase final é outra. Em qqr ocasião que fosse, se OKC fosse campeão seria zebra, mesmo no ano passado em que o time estava ganhandO por 3-1. Nem estou dizendo que vc torce pro Thunder, só te chamei de torcedor. Ué. Se fosse com meu time ficaria chateado mesmo, mas ele teve boas razões pra sair, qqr jogador quer estar na melhor situação pra ganhar um título. Pode ser que ele ganhasse um título ficando em Oklahoma QUEM SABE UM DIA? Pode ser que sim, como pode ser que ele fosse so mais um grande nome na franquia mofando lá sem nunca ganhar nada.

          • Marcelo Bulls #VoltaMJ

            “Me diga uma vez em que o OKC dentre todos esses anos, era o favorito ao título, se ele tinha tantas chances boas assim de ser campeão.”

            Só pegar a parte final. Se o time era um dos melhores da NBA, então ele tinha chances boas de ser campeão SIM. Ou se o time não é o principal favorito logo ele não presta? Ano passado o favorito era o Warriors e vimos quem venceu no fim. Então tá na hora de parar de achar que o KD sofria no OKC porque ele teve bons times sim.

          • dirct

            Não se faça de bobo, eu e vc sabemos que o OKC era azarão em todos os anos recentes com relação ao anel, NUNCA foi o time a ser batido, sempre foi o time que corria por fora, Durant entrou na NBA em 2007, me aponte um ano em que o time do Durant era melhor que o do Lebron? Nenhum, aquele 3 x 1 do OKC contra o GSW ano passado foi enganoso o GSW era mais time tanto é que fez a melhor campanha da história e chegou “morto” aos playoffs e mesmo assim perdeu o anel em um jogo 7 na última bola para os CAVs, e se o OKC tivesse fechado a série contra o GSW no ano passado quando estava 3 x 1? teria perdido bonito a final para o CAVs que também era mais time que o OKC e ao contrário do GSW estava “inteiro” na fase final.

            Digo e repito o OKC do Durant NUNCA foi o melhor time da NBA em ano algum, QUALQUER um que acompanha a NBA e tem bom senso jamais colocaria seu dinheiro no OKC como campeão.

            A questão não é que se o time não é campeão ele não presta, a questão é as pessoas dizerem que o Durant é pipoqueiro e tinha time no OKC pra ser campeão quando claramente sempre teve times melhores que o dele.

            O CAVs do Lebron na primeira passagem chegou em mais finais que o OKC e o Lebron resolveu que queria o anel e não ser vice porque o Durant tem que se conformar em ter o melhor ou segundo melhor time do resto? Isso se chama Mentalidade vencedora, os caras entram pra ganhar e não pra participar.

          • Marcelo Bulls #VoltaMJ

            Se era azarão ou não isso não vem ao caso, tudo isso começou quando o Maicon Gomes comentou que o Kevin Durant teve times pra ser campeão, o que não é nenhuma mentira. Em momento algum foi comentado que o OKC era o melhor time da NBA. Ai o outro veio respondendo isso sem mais nem menos, sendo que ninguém tinha falado isso. Enfim, desde 2011 OKC conseguiu chegar na final de conferência quatro vezes, e nas duas que não deu foi porque KD ou West estavam lesionados, fora isso sempre conseguiram ir longe. Ou seja, pra conseguir fazer isso é porque tinha um time forte SIM e era um dos melhores da liga SIM. Ainda mais no Oeste que é mais difícil. Então para de repetir “OKC nunca foi o melhor time da NBA” porque ninguém comentou isso, apenas você e o outro ai que estão tentando defender o KD.

            “O CAVs do Lebron na primeira passagem chegou em mais finais que o OKC ”

            Errado, Cavs chegou em duas finais de conferência e em uma da NBA. E na boa, comparar as duas situações beira ao ridículo. Lebron não tinha como companheiro outra estrela. E digo mais, aposto que se tivesse um Westbrook na sua primeira passagem, ele teria vencido um título pelo menos.

          • Maicon Gomes

            Não adianta brother, eu desisti rs

          • Jansen Carlos

            Então o Celtics é favorito nesse ano?

          • Maicon Gomes

            É sério isso amigo? OKC desde 2012 pelo menos, sempre foi um dos favoritos.
            Se “fuder” sozinho aonde? Uma coisa que Durant sempre teve no Thunder foi time, nunca esteve sozinho.
            E outra, nem torcedor deles eu sou. Então antes de arrotar besteira, tenha no mínimo educação com as palavras.

          • Iuri Machado

            Durant teve dois bons times para ser campeão e não foi, Lebron teve dois bons times pra ser campeão no cavs e não foi, e em situações semelhantes, perderam uma final, e uma final de conferência, ao meu ver os casos são bem similares, a diferença é que o heat não tinha tido um grande resultado em 2010, mas montou uma panela igual o gsw tem hoje com wade, bosh e allen. E mais uma coincidência, Lebron tbm tinha esse estigma de pipocar nas finais até chegar no heat. Ao meu ver a atitude dos dois foi deplorável, só temos que usar a mesma medida pros dois.

          • Maicon Gomes

            Que bom time Lebron teve no Cavs amigo? Durant desde 2010 sempre teve no mínimo uma boa equipe de apoio.
            Até hoje, muitos chamam James de pipoqueiro ainda, pois ele não é de dar o último arremesso, porém sempre compensa como sendo o maior pontuador do último quarto dos times.
            A pipocada você deve está se referindo a final contra o Spurs, o que ele iria fazer ali? Pop povoou o garrafão e pagou pra ver ele arremessando de fora, ganhou e varreu com isso.

    • Gustavo

      Cada um tem sua opinião meu brother, uns acham que foi covardia, uns compreendem, uns criticam, uns o amam e tem uns que não aceitam a opinião dos outros. O que torna tudo mais interessante, debater sobre o esporte, ja imaginou todo mundo como o msm pensamento que chato?

      • Maicon Gomes

        Até porque, “Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

      • Paulo Victor

        Né agora o pessoal é obrigado a aceitar a decisão do Durant

      • Felipe Martins

        o problema é a forma como alguns criticam: KD cuzao, covarde, traidor, fracassado etc. Ninguém é obrigado a gostar do cara mas sei la acho um pouco exagerado.

    • Nilton Junior

      Concordo plenamente. Dos que o xingam aqui aposto que 99% teriam a mesma decisão.

      • osmfapsmfafmsa

        Se eu tivesse o talento que ele tem, eu nao kkk

    • Lucas SEP

      Pq a situação dele foi como se o Jordan saisse do Bulls e fosse para os Pistons entendeu ? Depois de ter apanhado pros bad boys. Porr@ os caras rivalizaram fortemente na final de conferência, clima tenso, o Green golpeando o Adams, etc..Ai o cara assina com o Warriors ? Pra mim ele foi um baita de um cuz@o mesmo. Se assinasse com Boston, Clippers, Houston etc nem ligaria e certamente a repercussão nem seria tanta como foi/é.

      • Felipe Martins

        Meu conhecimento da nba nos anos 80 nao é dos melhores, mas eu entendo que são situaçoes diferentes: Qdo o Jordan perdeu 2 finais de conferencia seguidas pro Pistons em 88/89 e 89/90 o Bulls tinha um elenco promissor que contava com Pippen, Bill Cartwright, Horace Grant e etc sob o comando do Phil Jackson.
        O Durant perdeu a confiança na diretoria do OKC depois de vários erros cometidos ano após ano tanto na questão do elenco quanto na parte da comissão técnica. OKC conseguiu draftar num pequeno espaço de tempo Durant Westbrook Harden Ibaka Reggie Jackson etc e sequer conseguiram chegar a uma final da NBA. Acho que a grande maioria das pessoas se estivesse no lugar do KD tb perderia a paciência e a confiança no Sam Presti e cia.

        • Allan Fereira

          Tá falando besteira, okc chegou as finais da NBA e foram derrotados pelo Heat de LeBron e CIA. Na temporada seguinte, saiu o barba pra Houston.

          • Felipe Martins

            Ok mas pera la ne amigo, de todas as informaçoes do meu post a unica coisa incorreta, que eu esqueci de citar até pq escrevi o post em coisa de 1 ou 2 minutos, é que eles chegaram na final de 2012. Isso não invalida todo o resto da minha argumentação, nao acho que eu esteja falando besteira só por causa de uma única informação errada.

  • Marcelo Desoxi

    Não julgo a decisão do Durant, mas as consequências são claras.
    FP que troca de franquia, corre muito o risco de se aposentar como um cara sem perfil, sem identificação. Acredito que isso possa acontecer com ele.

    • Albert Cavs

      Penso da msm maneira

  • Gabriel S Monteiro

    Durante não renova e vem ser feliz em Boston, vamos esquecer das últimas negociações e vem ser campeão aqui! hahaha

    Me tirem uma dúvida GW tem como renovar com ele por mais anos tipo uns 4/5, mesmo tendo que renovar com Curry?

    • Tiago

      O GSW tem os bird rights do Curry, eles podem ultrapassar o CAP pra reassinar com ele. Ou seja, é só assinar com o Durant primeiro e tudo certo.

  • Paulo Victor

    Vai lá ganhar seu anel cupcake

  • VIEIRA – CHICO

    Ainda acho o que ele fez foi apenas pra ser campeão de uma maneira “mais fácil”

    Mas querer dizer que seria o CARA do time – assim como o Lebron foi em MIAMI e no CAVs – jamais Baby – mesmo fazendo a tal panela – ambos os times eram DEPENDENTE do King James – diferente do Durant – com ele ou sem ele – GSW chegaria nas finais fácil – aí Klay Thompson iria entrar na rotação dos jogadores que decide os jogos – assim como aconteceu na época de lesão do Durant

    Se campeão é uma coisa – SE RECONHECIDO é outra coisa

    • Albert Cavs

      Verdade !

  • Lucas SEP

    Durant Cuzāoo!

  • Celtics pride

    Pode até ganhar uns 10 anéis, mas jamais será um verdadeiro campeão, nunca será lembrado e amado como PP 33, KB 24 ou dirk, ele não tem brilho nos olhos de um verdadeiro campeão!

    • Edson Eu

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “brilho nos olhos de um verdadeiro campeão” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Meu deus, que povo cafona e piegas. Me racho de rir.

  • Danilo Celtics #Banner17

    normal , se sair de um time desses vai ser loucura por mais que eu quisesse ele no celtão

  • Jean Tavares

    Acho que se seguir assim o Westbrook vai ser mais lembrado do que o Durant no futuro, mesmo sendo menos talentoso e talvez sem título. Pelo menos até agora.

  • Josias De Sá Nascimento

    Já que sonhar é de graça, eu adoraria que o Knicks mandasse Rose, Noah e mais uns 2 pro espaço, deixasse a folha limpa e Tentasse seduzir o Durant com um projeto bacana!!!
    Porzingis, Durant, Lavine ( agente livre ),Fultz ( Manda Melo pro Boston pela primeira escolha + Brown ) e Nurkic ( agente livre )!!!
    Mantém Lee, Hernangomez , paga uns 3 moleques no draft e algns veteranos pra compo banco e vamos pra cima!

  • wanderley

    Roberto Cardoso Gomes Baliera • 21 horas atrás
    Esses comentários sobre o Durant são tão ridículos… O cara era AGENTE LIVRE, depois de anos honrando a franquia onde jogava. Teve a chance de jogar em um lugar melhor e foi embora, simples assim.PARABENS ROBERTI!!!

    E TEM MAIS… O WARRIORS FORMOU UM TIME ONDE? DRAFT SEUS CHOROES!! QUAL FOI A GRANDE CONTRATACAO DESSE TIME?? UMA,,,KKKKKK FEZ PANELA DE UMA! KEVIN DURANT!! POR ISSO O TIME ESTA ONDE ESTA… MIL ANOS LUZ NA FRENTE DE TODOS … E VCS AINDA RENDEM O MESMO ASSUNTO… RIDICULO! VIREM A PAGINA E DESFRUTEM DAS FINAIS. WARRIORS X PANELA: Em 2014, LeBron James anunciou seu retorno aos Cavs depois de 4 temporadas no Miami Heat.[26] A franquia através de uma troca envolvendo Andrew Wiggins e Anthony Bennett, também acertou com o ala-pivô e NBA All-Star, Kevin Love do Minnesota Timberwolves.[27] Os Cavs tiveram outras mudanças como a chegada do técnico David Blatt, além dos jogadores Mike Miller, James Jones, Shawn Marion, Timofey Mozgov, J. R. Smith e Iman Shumpert. Temporada 2015-2016 os Cavs receberam Channing Frye, e em abril os Cavs assinaram com Dahntay Jones. Vem o veterano Kyle Korver na tentativa de defender o título da NBA. E tem mais gente …. vc pode completar? E claro que o Warriors dispensou ums e trouxe outros… Mas convenhamos o KD VALE POR 10. Competencia e chororo pra vcs.. Fui!! O KD DESTRUIU VCS.. E VCS CHORAM POR ELE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados