logo lance
undo
Nacionais
Internacionais
Leste
Hawks
Celtics
Nets
Hornets
Bulls
Cavaliers
Pistons
Pacers
Heat
Bucks
Knicks
Magic
76ers
Raptors
Wizards
Oeste
Mavericks
Nuggets
Warriors
Rockets
Clippers
Lakers
Grizzlies
Timberwolves
Pelicans
Thunder
Suns
Blazers
Kings
Spurs
Jazz
Postado em 24 jul 2017 às 01:56
Técnico da primeira dinastia da NBA, John Kundla morre aos 101 anos

Ex-comandante do Minneapolis Lakers era mais velho integrante vivo do Hall da Fama

Compartilhe nosso conteúdo!
Envie por email!
Compartilhe no Google+ Google +
Tweet esse post! Twitter
Compartilhar no Facebook! Facebook
Por Ricardo Stabolito Jr.

A NBA encerrou o final de semana de luto pela perda de um dos maiores técnicos de sua história. John Kundla, que comandou o Minneapolis Lakers na conquista do pentacampeonato da liga entre 1949 e 1954, morreu na noite deste domingo, aos 101 anos de idade. O lendário ex-treinador era o membro vivo mais velho do Hall da Fama de Naismith – e de qualquer Hall da Fama dos esportes dos EUA.

Kundla foi o primeiro técnico do Lakers na NBA e, ao lado do lendário George Mikan – conhecido como o primeiro superastro da liga –, transformou a equipe na dinastia original do basquete profissional norte-americano. Ele comandou o time até 1959 e, quando soube da mudança da organização para Los Angeles, pediu demissão por preferir ficar em Minneapolis – sua casa desde os cinco anos de idade.

“John exerceu um papel importante na história do Lakers como franquia vencedora. Além de suas inúmeras contribuições para o Lakers e nosso legado, tratou-se de um homem maravilhoso que vai ser lembrado com bastante carinho. Nossas mais sinceras condolências e orações para a família”, lamentou a presidente e dona do time angelino, Jeanie Buss, por meio de nota oficial.

Após deixar o Lakers, o treinador lideraria a Universidade de Minnesota, sua alma mater, até abandonar a carreira como uma lenda de Minneapolis. “John é uma das bases do basquete de Minnesota e continuou a ser um fã dos times locais, mesmo depois de aposentar-se da carreira do treinador. Nossas sinceras condolências à família”, disse o dono do Minnesota Timberwolves e amigo, Glen Taylor.

Kundla permanece como o único técnico da história da NBA a ser campeão em seus dois primeiros anos de experiência no cargo e um dos três profissionais a ganharem mais de dois títulos seguidos (com Red Auerbach e Phil Jackson). Ele foi eleito para o Hall da Fama em 1995 e, no ano seguinte, entrou na lista dos dez maiores técnicos da história da NBA.

“Houve uma vez em que faltava um minuto para o fim do jogo, placar empatado e eu fiz uma substituição. O jogador que entrou faz uma linda cesta e vencemos. Todos dizem: ‘Que troca inteligente que você fez!’. O que aconteceu é que o outro atleta pediu para sair e ir ao banheiro. Eu ganhei crédito por minha inteligência”

(John Kundla, sobre o segredo de seu sucesso)

 

  • Esse realmente era lenda.

  • Bruno – Los Angeles 16x

    Descanse em paz campeão , que monstro sagrado !

  • Luis Gouvea

    Esse nível de lenda é para poucos

© Copyright Jumper Brasil 2007-2017 - Todos os direitos reservados