A nova potência do Oeste

Rajon Rondo Mavericks 2

Os principais candidatos ao título do ano passado começaram a atual temporada “patinando”, o que deu margem para outros times ascenderem ao topo da liga. Memphis Grizzlies e Golden State Warriors são as grandes sensações do Oeste, seguidos de perto por Portland Trail Blazers e Houston Rockets. Ninguém ousa descartar o campeão San Antonio Spurs. E quando parecia que essas seriam as equipes que brigariam pelo título da conferência e uma vaga na final, uma nova potência entrou na festa.

O Dallas Mavericks, campeão de 2011, fechou a aquisição do armador Rajon Rondo, do Boston Celtics, em troca de Brandan Wright, Jae Crowder, Jameer Nelson e escolhas de draft. Essa troca tem tudo para impactar significativamente o cenário da disputa pelo título do Oeste.

O Mavs já tinha uma sólida base com o inigualável Dirk Nowitzki, um amadurecido Monta Ellis, o versátil Chandler Parsons e o sólido Tyson Chandler. Agora, adiciona o implacável Rajon Rondo a um dos quintetos titulares mais poderosos da liga – talvez, o mais completo. O campeão da NBA em 2008 é um jogador como poucos: exímio defensor, esforçado, intenso e insistente. Tem uma personalidade que diversos grandes jogadores compartilham. Não gosta de perder e utiliza isso a seu favor, tirando o máximo de seus companheiros. Amadureceu sob a tutela de Kevin Garnett e Paul Pierce no Boston Celtics do final dos anos 2000, um dos times mais aguerridos e intensos que vimos em tempos recentes.

Ele se junta a um elenco experimentado e igualmente guerreiro. O Mavericks lutou contra maus prognósticos há algumas temporadas e sempre se supera, mostrando que pode ser um postulante ao anel de campeão com uma ou outra peça adicional. Esta peça chegou. Rondo vai adicionar exatamente o que falta aos comandados de Rick Carlisle: um armador que, além de exímio passador dono de excelente visão de jogo e inteligência, também é um esforçado defensor disposto a fazer as pequenas coisas em quadra que transformam seu time em vencedores.

O impacto em potencial da transação é ainda maior quando analisamos os principais adversários do Mavericks na corrida pelo Oeste: entre outros, Tony Parker, no Spurs; Stephen Curry, no Warriors; James Harden, no Rockets; Damian Lillard, no Trail Blazers. São jogadores que apenas alguns jogadores na liga podem marcar de maneira eficiente. Rondo é um deles.

O melhor de tudo para Dallas é que os jogadores trocados tendem a fazer pouca falta. O único que possuía real impacto na rotação era Brandan Wright, um pivô bastante útil em uma liga onde homens de garrafão são cada vez mais raros. No entanto, a adição de Rondo supera, em muito, a perda dele e substitui Jameer Nelson diretamente. Abre até certa flexibilidade para que o Mavs busque outro jogador disposto a acreditar no projeto, que acaba de se tornar muito mais atraente.

Essa é uma troca de aparente pouco risco e muita possibilidade de ganho para o Mavericks. O time não ganharia o título da maneira como estava montado e parece não ter perdido nenhum jogador insubstituível. As escolhas de draft também não serão em grandes posições. Isso para trazer um dos melhores armadores da liga, líder nato e um vencedor comprovado que une-se a um elenco com o mesmo perfil – cuidadosamente arquitetado por Mark Cuban, um dono de franquia que já se mostrou disposto a gastar o que for preciso para ganhar.

Para os torcedores de Dallas, essa troca é motivo de grande felicidade e esperança. Para os que acompanham NBA em geral, mais ainda. Se antes já tínhamos um desenho de playoffs no Oeste para entrar para a história, agora temos ainda maior garantia de séries eletrizantes e imprevisíveis desde a primeira rodada. A disputa pelo Oeste já estava aberta – e ganhou mais uma potência.

  • DirkMito

    Belíssimo post Ricardo, como voce eu também acho que com essa aquisição tem tudo pra da certo, claro que vai demorar um pouquinho mais se tudo correr bem, o Dallas vai dar muito trabalho nos Playoffs, e o mais importante o Rondo vai fazer o Dirk render muito mais que vem rendendo com isso, cresce demais o time do Dallas

  • Felipe Fernando

    Faverani supre a lacuna na rotação deixada por Brandan. Wright? Eu acredito que sim. E os senhores?

    • DirkMito

      Como um cara que só vivi machucado pode ajudar uma equipe, além de eu achar ele bem limitado, na minha opinião não ajudaria de jeito nenhum.

      • Bruno Hernandez

        Tá entre Okafor e O’Neal.

    • More

      Com todo respeito a você e o Faverani, mas acho que ele seria não ajudaria em absolutamente nada… Com todo respeito.

    • Se ele fosse esse cara , o Mavs teria o incluído na troca com o Celtão .

  • Pierce34

    Façam suas apostas.

  • Felipe Fernando

    Faverani machucou este ano Dirk, e quando teve espaço na rotação de Boston correspondeu, me lembro que nas 3 primeiras semanas da temporada passada ele figurou entre os maiores reboteiros e melhores defensores. Saudável Faverani ajudaria sim.

  • More

    Texto muito bem escrito, tá bastante impactante rs´
    Nós torcedores dos mavs estamos muito ansiosos, mas uma coisa que me incomoda é que estão colocando muito hype no Rondo. É uma situação totalmente nova pra ele, ele ainda nem estreou…

  • Pra mim a final sera Dallas vs Bulls, e como meu segundo time da NBA é Bulls irei torce pra ser campeão.. mais ficarei muito feliz se Rondo ganhar segundo anel da sua carreira..

    PQP que time é esse do Dallas? se loco rs.. so falto um banco decente..

    • Bruno Hernandez

      O banco do Dallas não é ruim, pelo contrário. Devin Harris, JJ Barea, Felton, R.Jefferson, Villanueva. Agora se você quis dizer que falta um PF ou CE reserva, aí concordo contigo, mas que brevemente essa carência será suprida. Como venho dito, o Dallas fechará com o Okafor ou Jermaine O’Neal.

      • Mais qual PF esta disponivel no mercado pro Dallas? Okafor não e center? Jj Barea, Felton ( n gosto dele ) Jefferson, Harris, Villanueva são bons jogadores, posso até ter me precipitado, mais eu ainda acho que falta mais jogadores pro Dallas no banco, tipo um Ray Allen, em falar nele ele esta sem time ainda? dallas podia ir atras do Ray Ray

        • Bruno Hernandez

          De PF tem o Aminu, que é um jogador razoável. Entre o Okafor e o Oneal,eu sinceramente acho melhor o O’Neal pois ele joga nas duas posições, mas já ouvi até nego falando de Garnett, então vamos aguardar. Sobre o Ray, acho que agora ele ficará tentado em assinar conosco, já que ele tava esperando o desenvolver da temporada para se decidir.

          • Se Ray Allen for pra Dallas pqp, o time vai ficar monstro, e serissimo canditado a titulo sem duvida!

    • More

      Na verdade nosso banco é bom sim. Claro que não é perfeito, mas é bom.
      Devin Harris é o nosso 6th man.
      JJ Barea tem o décimo terceiro maior PER entre os armadores, acima até do Bledsoe, Knight e Rose por exemplo.
      Richard Jefferson não tem muito o que falar, mas ele é bom.
      Al Farouq Aminu é fisicamente superior e mestre na defesa.
      Charlie Villanueva arremessa bem demais, porém está deixando a desejar claro…

      A gente só precisa de PF/C mesmo, de resto tá tranquilo.

      • Lucas Ottoni

        Aminu é um lixo de jogador. Se o Parsons se machucar, dê muitos minutos ao Aminu e você verá o que te digo. Como eu já sofri com esse pereba… rs. Foram várias e várias noites… rs.

        • DirkMito

          Eu concordo que ele não é um grande jogador, mais um lixo de jogador eu já discordo, se o seu time na epoca era um lixo e dependia do aminu não generaliza que é um pecado da sua parrte rsrs

          • Lucas Ottoni

            Aminu é horroroso. O arsenal ofensivo dele é uma piada (pro Aminu, a o aro é do tamanho de um copinho de cachaça), e defensivamente ele nem é isso tudo. Jogador muito limitado.

            E se o meu time era lixo, o Aminu tinha muito a ver com isso, acredite.

        • More

          Você entendeu o que eu quis dizer cara, não seja chato kkkk

          • Lucas Ottoni

            Chato? O fato de discordar de você me torna chato? Tá bom… Então o Aminu joga demais, Aminu >>>> Durant. Tá legal assim?

          • More

            puta merda… deixa quieto…

      • Joey Zaza

        Nosso time? a gente? voce trabalha no Mavs?

  • Felipe Fernando

    Faverani em Dallas

  • Uncle Drew

    Tô curioso pra ver o jogo da estréia do Rondo hoje! No Sports + Spurs x Mavs

  • para quem diz que o Mavs fez cagada eu só digo… Nós tivemos de aturar jogadores como Lamar Odom, Delonte West, O.J Mayo, Collison, Kaman, Brand e aqueles outros lixos que andaram nessa equipa… Os movimentos do cuban em 2011 foram horríveis e foi um desperdício do talento do Dirk durante o período… agora que o cuban faz um movimento necessário tem aqui pessoas a dizer que sentiremos falta do wrigh, mas esquecem que nos playoffs as equipas não permitem aqueles aley opps e por isso ele perdeu lugar para o blair nos playoffs de 2013-14

    • Bruno Hernandez

      OJ Mayo e Collison são fichinhas, não achei tão ruins assim. Vai ver porque eu peguei a época do Jamison, Antoine Walker, La Frentz, Popeye Jones, Abdul Wahad, DeSagana Diop, Mbenga e amigos. rs

  • Só discordo na parte em que diz que , antes da chegada de Rondo em Dallas , as potências do Oeste eram Warriors , Grizzlies , Spurs e Blazers .

    Eu já achava esse time do Dallas uma das potências mesmo antes dessa troca acontecer . O time já era muito bom , essa chegada do Rondo era a cereja que faltava no bolo .

    De resto , muito bom o texto .

  • André Fagundes

    A parceria Rondo e Nowitzki tem tudo para potencializar o jogo do alemão. Muito curioso em qual o trabalho que Rick Carlisle vai fazer pra espaçar a quadra com Ellis, Rondo e Chandler (será que o Dirk vai jogar minutos como pivô???)

  • Ramon

    Como Celta deseja boa sorte à Rondo.

    E vi gente dizendo que talvez ele e Ellis não de certo , coisa que duvido muito por um simples motivo , Rondo se sacrifica pelo time ; ou melhor , ele joga pelo time.

  • Marcelo

    Que se arrebentem pelo titulo do oeste. Os jogos ficarão muito melhores. Sao doze disputando oito vagas. No leste temos três disputando e doze desfilando. Rondo e bom jogador. O BULLS deveria ter tentado. Mas, jerry, o mão d vaca, prefere deusmelivre, o 34, e o retireman, o 12, recebem menos nao reclamam, mas tb nao tem personalidade. Ainda gosto do time do Oregon, mas ficou interessante a disputa.

  • Lucas Ottoni

    Como é bom ter um dono como Mark Cuban! Um cara apaixonado e que banca! Como eu queria que ele fosse dono do Pelicans!… rs.

    • :p

      Esses donos de franquias são Bilionários……..dá uma raiva quando não querem pagar alguns mil de luxury tax.

  • Essa foto do Rondo é meio estranha sem a camisa dos Celtics

  • Luiz Henrique Santos

    Não sei se o Rondo vai encaixar de imediato, pode ser que demore um pouco… O quinteto é um dos melhores da NBA, mas o banco só tem jogador de médio para baixo, sem contar que a pressão para ganhar a conf. Oeste também será grande, antes de taxar o Mavs como potência vamos esperar e ver daqui a alguns anos quem se deu melhor nesta troca.

  • Eric Andrade

    Não sei o que fazer fazer com o meu avatar, é triste ver um dos meus maiores idolos no basquete atual se despedir do meu time, mas fazer o que? Nosso rebuild demorá mais, mas acredito que essa mulecada leve o celtão pros playoffs num futuro proximo.

    PS: Não gosto do Smart(queima mminha lingua garoto).

    PS2: Vejo o Olynyk com um arsenal ofensivo monstruoso no futuro, beirando os 20 ppg.

    PS3: O Young tem potencial MESMO? Não via essa bola toda em Kentucky não.

    • Troca a foto por uma do mito Bass que ta tudo certo …

      • DirkMito

        Mito Bass kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Também to pensando numa foto aqui, até sei qual vou colocar, e nego vai me enxer o saco mais to nem ai kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Uncle Drew

      Coloca uma do Geraldão!!! Só de zoa! tem mais uns 2 anos de contrato né? vai durar por mt tempo

      • Geraldão não gosto do seu comentario, e disse que vai te dar um Dunk quando você vier pra boston denovo KKKKKKKKKKK

  • Felipe Fernando

    Dirkmito é um brincalhão, falar que Faverani é um inutil, mas fala que Aminu é bom… Certin viu…kkk

    • DirkMito

      Tudo bem cara ? Primeiramente deixa te explicar uma coisa, eu não falei que o Aminu era bom, so falei que ele não era essa carniça toda, quanto ao faverani eu não o chamei de inutil eu so acho que ele não ajudaria o Dallas, se eu tiver errado beleza ne, acontece rsrsrsr

    • Igor

      Deixa de bairrismo chato, cara. Vai comentar no Globoesporte.com, lá eles vão te dar razão e ainda vão dizer que esse canela de vidro é o melhor pivô da NBA.
      Faverani é um lixo e o Aminu também.

  • icaro

    Pra min aind esta atras de okc,spurs ,golden state e portland

    • DirkMito

      Atras de OKC que não ta nem nos Playoffs, com aquele treinador meia boca, certinho viu.

  • Guss

    Só pra constar:Rockets>Mavs. Harden > Rondo, Howard > Dirk. Só aceita

    • Felipe Rodrigues

      Howard > Dirk ta zuando né?
      Um jogador sem gana como Howard ser melhor que um cara que revolucionou a posição de PF só pode ser brincadeira.
      Harden é um baita jogador mais na hora do vamos ver vulgo playoffs amarela que é uma beleza.

      • More

        Cara a rivalidade MavsxRockets tá passando dos limites, qualquer coisinha é motivo pra provocação, nem ligue.
        No facebook é foda, pessoal se xinga demais, daqui a pouco vai rolar uma guerra civil no Texas kkk

    • DirkMito

      Podemos aceitar que vc e meio duente tb ne rsrsrrs

      • Guss

        Nem consta zoar, comparação dos times do Texas é o msm que comparar Real com XV de Piracicaba. Dirk é bom, talvez um dos melhores, mas tô falando de atualidade parsa rsrs. Harden tbm é outro, do ano passado pra esse ano evoluiu bastante do Harden do ano passado, mas como disse antes :nem consta zoar um time que o melhor jogador é um branco hueheueheue.

        • DirkMito

          Nossa mlk como tu é ridículo mano, o que tem haver o melhor do time ser branco, eu pelo seu comentário lá em cima pensava que vc era apenas idiota, mais pelo jeito vc e pior que isso, comentário sem nexo e desné cessario, só podia ser Hardenzete pqp

          • Guss

            Ei fera, preciso escrever agora quando é zoeira pra gente como você entender ? Não sou Hardenzete hahaha até porque torcia pro Rockets antes de virar essa potência, que diga se de passagem, é melhor que o Dallas. Mano não importa se vc se ofende ou qualquer outra coisa. ATUALMENTE o Howard é melhor que o Dirk. Lide com isso.

    • Fumo oregano?

  • Eu ainda acho que essa ida repentina do rondo para dallas é uma ponte pra não sair direto pro Knicks ate porque o Boston não ia libera-lo direto para new York. O fato é ele e carmelo sonham em jogar juntos e o segundo ponto e o rondo ter a opção de testar o mercado no próximo verão ele tenta a sorte esta temporada no mavericks se não ganhar nada vem pro Knicks ano que vem ano tem ai. Situação estranha similar a de lebron que é torcedor do Knicks vive no medson assistindo jogos e como nova York não tinha flexibilidade na folha assinou por apenas uma temporada com o cavs ta cheirando rondo marc gasol e quem sabe lebron no Knicks no próximo verão vamos aguardar…

    • DirkMito

      Esse sonha demais,vc acha que o Cuban ia fazer um esforço desse pra ter o Rondo por 6 meses? Acorda cara. O Cuban pode ser tudo menos burro rsrsrsrrs

  • Felipe Fernando

    Junior Knicks, profetiza a volta do meu Supersonics por favor…

  • Vinícius Maia

    Desconsiderando as campanhas dos times até aqui e considerando apenas os elencos, o Cavs era o principal candidato ao título dessa temporada (prestem atenção no que eu falei: estou desconsiderando as campanhas e levando em conta apenas o elenco), porém, com essa troca do Dallas, no papel, o time se tornou, de longe, o principal candidato ao título. O time é completo: tem dois pontuadores de elite (Monta Ellis e Dirk Nowitzki), tem um pontuador mediano (Chandler Parsons), tem um pivô que ajuda muito na defesa e agora tem um playmaker de elite que pode tornar seus companheiros melhores. Esse Dallas, no papel, se tornou um time simplesmente incrível, quero muito acompanhar as partidas do Mavs

  • Marcelo

    Rondo, Carmelo, Lebron, marc gasol, iman, seria um time especial na melhor cidade dos estados unidos. Seria um rio de dinheiro. Seria bom a nba aprovar. Um titulo por lá seria fantástico. O rapaz sonha, mas poderia ser real. O leste vai mal, e NYC levanta qq um.

  • Fernando

    Já pensou se o vince carter tivesse ficado? Sem o rondo, já era o melhor ataque, e agora cosam um cara que distribui umas quinze assistências por jogo? Da hora esse time!