Adam Silver acredita que faltas intencionais são ruins para a televisão

https://www.youtube.com/watch?v=AL6y-XlG6Nk

O comissário da NBA, Adam Silver, disse que ainda está indeciso sobre uma possível mudança de regra sobre as faltas intencionais, mas também afirmou que a liga vem discutindo isso há muito tempo e deve voltar a falar sobre o assunto nas próximas reuniões.

A discussão sobre as faltas intencionais voltou à tona após o segundo jogo da série entre Los Angeles Clippers e San Antonio Spurs, onde o time do Texas utilizou a tática de fazer faltas intencionais no pivô DeAndre Jordan para se beneficiar do baixo aproveitamento nos lances-livres do jogador.

Durante um evento em Nova Iorque, Silver confirmou que ainda não tem um pensamento formado sobre o assunto.

“Eu já mudei de opinião várias vezes”, afirmou. “Eu sentei com alguns dos maiores jogadores como Michael Jordan e Larry Bird que dizem que o os jogadores devem aprender a acertar seus lances-livres e que isso é parte do jogo. Ao mesmo tempo, isso não é bom pra televisão, então estou em cima do muro nesse assunto”.

A tática de faltas sobre jogadores de baixo aproveitamento nos lances-livres não é novidade na NBA. O próprio técnico do Spurs, Gregg Popovich, é considerado o criador da estratégia ao utilizá-la contra Shaquille O’Neal no começo dos anos 2000.

DeAndre Jordan já cobrou 29 lances-livres nos dois jogos da primeira rodada dos playoffs acertando apenas 11, o que leva a um aproveitamento de 37%, um pouco abaixo dos 39% que obteve durante a temporada regular.

Se por um lado Silver acredita que essa estratégia pode ser considerada interessante porque de algum modo obtém o seu resultado, por outro, o comissário teme que isso diminua o interesse do público nas partidas televisionadas.

“Em alguns jogos eu vejo e penso, ‘Meu Deus, eu sinto as pessoas mudando de canal’. Então nós somos uma propriedade de entretenimento competindo contra várias opções que as pessoas têm para ocupar seus tempos livres”, completou.

O fim da tática já foi discutido antes, mas a maioria dos técnicos preferiu que as faltas intencionais pudessem ser utilizadas caso eles queiram. A possibilidade de uma nova rodada de discussões nas reuniões entre dirigentes, em maio e junho, não foi descartada por Silver.

“Eu tenho ouvido os donos mudando suas opiniões dos dois lados. Dirigentes e técnicos também”, afirmou Silver. “Às vezes, o problema com dirigentes e técnicos depende de quem eles têm nos seus elencos no momento da discussão, o que é compreensível. Nosso trabalho é pensar a longo prazo sobre o assunto, mas eu acredito que esse é um dos problemas que nós vamos discutir nos próximos meses”.

  • R15

    Tática suja e feia, pode não ser ilegal mas é um desreipeto com os torcedores.

    • Hilton Silva

      É um desrespeito com os torcedores do Dwight Howard…

  • Não sei como é essa questão nos Estados Unidos, eu particularmente sou indiferente em relação a essa tática, mas acho que não há problema em mantê-la, e mesmo se algum time que não seja o Spurs lançar mão da tática, eu acho bobagem a audiência diminuir só por isso,pode ser um show de horrores se o jogador que está na linha de lances livres for um amassador de aro, mas tem o lado do bom dos Hacks que muita gente se esquece, estamos fazendo um favor e oportunizando a chance de caras como DeAndre Jordan, Josh Smith por ex. melhorarem nos lances livres kkkkkkk, se estão errando o problema já não é de quem faz a falta né, mas no jogo de quarta do Spurs a tática foi prejudicial, deixou muitos jogadores pendurados com faltas, acho que deve ser feita menos vezes…

    • MVBEARD

      Não é bobagem nenhuma diminuir a audiência, eu acho um saco essa tática

  • ANDRÉ LÉO HAWKS

    ja era pra mudado isso a muito tempo !!!

    chato pra caralho isso, ja passou da hora mudar esta regra, criar nova regra sei la, alguma coisa tem q ser feito !

  • Galvão – EL HEAT

    É um saco isso! Dá vontade de parar de ver o jogo quando essa tática horrível começa!

    • tiago

      Acho chato pra caralho tbm, mas não acho que deva mudar. Acho que o jogador que tem que mudar de atitude e treinar lances livres pra melhorar. Mas não discordo que da vontade de parar de ver o jogo ASHKLDFHKLÇSD

  • Rafael_CRF(Faustão)

    Ta na regra, então esta tudo certo ridículo e o jogador que ganha mais de 10 mi não saver esse fundamento básico

    • Vinícius Maia

      Concordo!

    • Hilton Silva

      Alguém traga um Oscar para esse cara!

  • Lourenço

    Eu sou contra a criação de alguma regra pra extinguir o hack. Quanto mais regras forem feitas pra acabar com esse tipo de coisa, menos a inteligencia e a estratégia farão parte do jogo. Acho bonito esse duelo entre os tecnicos; uma especie de jogo de xadrez

  • Rafael_CRF(Faustão)

    O Gregg poppovich e Mito d+, eu já acho errado mudar a regra pq o infeliz não sabe cobrar lance livre se ele tivesse ao menos 50% tava de bom tamanho agora 37%? A culpa e do Poppovich?

  • Lourenço

    Eu só acho meio foda pq é uma especie de bullying com o jogador, tipo, vc expoe o ponto fraco do cara; chega a dar pena kkk. Mas foda-se. Se for se preocupar com isso, teria que extinguir o jogo

    Só uma coisa: essa parada de falar pra treinar mais não é bem assim. Muitos jogadores tem limitaçoes fisicas mesmos pra arremessar. Tentem arremessar uma bola com uma mão 3x maior que a sua, ou com a força fisica 10x maior pra ver o que acontece. Se perde totalmente o controle, em boa parte dos casos. Claro que sempre há como melhorar, mas o limite é bem rigido

    • Adriano Sato

      “Eu sentei com alguns dos maiores jogadores como Michael Jordan e Larry Bird que dizem que o os jogadores devem aprender a acertar seus lances-livres e que isso é parte do jogo.”

      Jordan, Kobe, Ray Allen, são exemplos de jogadores que sempre treinaram o máximo possível para melhorar cada vez mais. Não acho que o hack tem que ser banido da NBA, e sim, que os mal chutadores da FT precisam treinar mais para melhorar. É só isso.

      • Ramon

        Conveniente um torcedor do Spurs ser contra a regra , não é ?

    • TimoteoRP

      https://www.youtube.com/watch?v=Nz-T30WZKo8

      Isso nao é desculpa. Rick Barry tinha uma mecanica de bosta e um aproveitamento surreal.

      Se o jogador tem dificuldades com a mecânica convencional, inventa uma que funciona pra ele. Joakim Noah, por exemplo, tem um arremesso horrivel de feio, mas bota 71% dos ft pra dentro. Ninguem faz Hack-a-Noah no Bulls.

      • Leonardo

        feio d+ pior que o noah…a tática do hack é imoral, mas só existe porque não sabem arremessar… splitter era vitima do hack, treinou, subiu seu aproveitamento e nunca mais foi vitima dele… realmente o cara ganhar uma bolada e nao saber bater lance livre? bota o cara pra fazer 1000/ dias nas férias…

  • Lucas

    Jordan e o Bird obviamente estão certos, o jogador que aprenda a cobrar lances livres. Antigamente faziam Hack a Splitter, ai ele treinou os lances livres e pararam de fazer isso com ele. O cara ganha 10 milhões e não sabe cobrar lance livre fala sério

  • leonardo

    ridiculo é um atleta que vive pra isso , que vai pedir uns 15M nos proximos 4 anos nao saber um fundamento BASICO.
    To contigo Bird e Jordan

  • Mailson

    Os caras ganham milhões e não querem bater 1000 lances livres nas férias? Come on!

    • Mailson

      1000 por dia, diga-se de passagem.

    • Adriano Sato

      É simples: se fosse no futebol seria como se o zagueiro fizesse pênalti no centroavante porque ele não sabe bater penalidades máximas. Por favor, tenho certeza que 99% dos que criticam, se fosse no futebol, iriam xingar o atacante e não a regra. O cara que treine para melhorar, porra. Simples.

  • Pierry

    Ninguém manda o cara não saber bater lance livre ora.
    É só treinar isso que param de usar essa tática.

  • Guido

    Que não é bom de se ver e torna o jogo chato, isso é fato. Mas, como é lícito, não é possível condenar quem adota essa tática. Faz parte do jogo. Ainda não vi nenhum tipo de sugestão de regra contra isso que torne o jogo melhor. Enfim ,é uma prática meio impossível de ser iniba sem que se descaracterize o jogo. Então o jeito é lidar com isso. Contornar o hack é atribuição do treinador e, claro, do próprio jogador.

  • AlysonEGomes

    Lembro de ver Phil Jackson e Pat Riley (assistindo recaps na internet, que fique claro) ganhando um jogo por 3 pontos, faltando 10s e a bola com o adversário e ambos já haviam ultrapassado o limite de faltas. O que eles PODERIAM FAZER? Uma falta, os caras batem dois lances livres, e não tiram a vantagem de 3 pontos. O QUE ELES FAZIAM?? Mandavam o time defender e pronto, não se acadelavam pra linha de lance livre por medo do adversário!!

    Popovich é foda demais, um dos melhores, mas nunca será Pat Riley ou Phil Jackson.

    tem que refazer essa regra. Fez um Hack-a-QualquerJogadorRuimQueNãoSabeBaterLanceLivre qualquer jogador do time que sofreu vai lá e bate. Igual penalti.

    • gabriel almeida

      Não sei se vc conhece a regra, mas é impossível fazer hack nos finais dos jogos, pq faltas intencionais no jogador sem a bola é punido com um LL e a posse de bola continua com o time, nos ultimos dois minutos só se pode faze faltas intecionais no jogador q esta com a bola e isso todos os times sem exceção fazem quando então perdendo, para parar o relogio. Isso q vc falou de fazer falta ganhando por 3 nunca vi nenhum tecnico fazer muito menos o Pop.

      • AlysonEGomes

        Conheço a regra sim, e eu não me referi a questão de faltas intencionais no final de jogo, eu me referi a fazer faltas pra não precisar defender. Pense, Seu time está ganhando por 3 pontos faltando 10s de jogo e a bola é do seu adversário. Digamos que o Curry esteja no outro time, e ele esteja com a bola. Você tem duas opções, faz a falta nele e obriga ele a bater dois lances livres, ficando assim na frente por 1, ou deixa ele arremessar de três e corre o risco de empatar a partida?

        Eu me referi a essa situação, a questão de fazer a falta ao invés de bater no peito e confiar na própria defesa. O Popovich disse que não queria mais ver o Chris Paul correndo, por isso começou a usar as faltas no Jordan. Ele também fazia essas faltas no Shaq porque ele não sabia bater lance livre, e porque não conseguia pará-lo. Essa foi a minha referência.

        Quer que explique melhor??

        • AlysonEGomes

          …e eu não me referi a questão de faltas intencionais no final de jogo como se fosse um Hack-a-Alguém, eu me referi a fazer faltas pra não precisar defender*** …

          Só corrigindo ali.

        • TimoteoRP

          Mas essa é uma estratégia de merda… Se o time está ganhando o jogo para o relógio isso é uma burrice sem tamanho. Sem contar que, fazendo isso, vc só ta dando a chance do outro time se aproximar do placar e com o relógio parado, o que é muito pior para vc.

          • TimoteoRP

            “Se o time QUE esta ganhando o jogo…”

    • nandocavs

      antes de querer comparar alguém, estude um pouco mais como o gabriel almeida

    • Leonardo

      Que que vc ta falando cara kkkkk nada a ver

      Essa tática de mandar o cara pra cobrar 2 lances quando se tem vantagem de 3 pontos pouquíssimos treinadores usam,até porque é arriscado demais.

      • Caseh

        Discussões educadas, a gente vê por aqui

  • Uncle Drew

    Eu acho q se essa tática continuasse seria bom pra NBA. Sabe pq? Dessa forma pivôs super atleticos e outros leia-se DH12, Drummond, DeAndre Jordan, Josh Smith e etc, tomariam vergonha na cara e iriam ser forçados a treinar 1 hora de lance livre por dia! Hack a fulano é um mal necessário! No inicio será chato mas depois ñ irá mais existir pq quem antigamente era ruim em Free Throw iria treinar e se tornar bom no quesito. Vê se na Euroliga e outros campeonatos europeus existem o Hack? Ñ! Pq lá os pivos trabalham pra aperfeicoar o Lance Livre. O caso mais emblemático pra mim na NBA é o do Josh Smith! O cara erra quase todos os lances livres mas ,sem treinar, quer entrar na moda de Ala-Pivos q arremessam de média e longa distancia! Fuck the Logic. O hack precisa continuar e q seja mais usado dessa forma quem é ruim será forçado a treinar.

  • Clayton Nunes

    A utilização desta tática pode não a forma mais bonita de jogar, mas pela regra é legal. Se houver mudança estará favorecendo jogadores profissionais que têm um aproveitamento de lances livres de mirim (e olhe lá!) em detrimento daqueles que têm um aproveitamento compatível com a sua condição de profissional deste esporte.
    Qualquer mudança na regra para evitar esta tática estaria nivelando o jogo por baixo, por que não utilizam esta estratégia num Curry, Thompson ou Harden? Porque fatalmente perderiam o jogo só no lance livre.
    Resumindo, façam estes jogadores treinarem mais lances livres.

  • MDias

    Atualmente pode até ser “lícito” mas que é uma estratégia moralmente escrota, isso é

  • Uncle Drew

    Alem disso eu acho q o Pop faz isso, tirando a vantagem q traz pra sua equipe, pra q os tecnicos digam pra eles cobrarem Free Throws ou entao o time será derrotado por culpa do jogador. Se tem um cara q odeia quando um jogador do Spurs perde lance livre esse cara é o Pop! Uma vez ele disse durante um timeout “Escutem bem! O primeiro q errar 1 lance livre ficará me devendo um carro!”

    • Mailson

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • João Marcelo

      Kawhi deve estar devendo a GM inteira pro Pop. Não acerta FT no clutch nem a pau.

  • Erich

    hahahahahahahaha era mais fácil ele falar “acho melhor os jogadores aprenderem a bater lance livre” mas isso não pode senao muita gente vai ter que concordar com o Byra Belo….HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA tem muito mais coisa moralmente escrota no basket do que uma falta intencional…hahahahaha

    • Leonardo

      Concordar com o Byra Belo….HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • lucas

    Então puna as intencionais que fazem pra parar o relógio, quando os times estão a 5,6 pontos. Cara Jordan e bird falaram tudo. O POP eh que foi foda de sacar e saber usar

  • AlexT-Wolves

    É Obvio que é ruim não ligaria de proibição mas eu fico mais puto vendo um jogador profissional que quer receber contrato maximo com um aproveitamento menor que 60%

  • King Cuban

    Também ninguém gosta de ver o mesmo jogador que é dito ter como sua habilidade de Elite arrancar faltas dos adversários chutar 25FT em um jogo…

    • AlysonEGomes

      A discussão é sobre faltas intencionais, o Hack-a-Alguém.

      O Harden realmente sofre as faltas, e se não sofre, pelo menos ele sabe cavar os seus FT.

      Pare de atacar o Houston e vai buscar sua pázinha porque o Barba já está chegando com a vassoura!!

      • MVBEARD

        o Adérito e seu amor incubado pelo Harden

    • R15

      Amor incondicional pelo Barba neh,mas a realidade de vcs é o Ellis sinto muito!

      #Rumoavarrida

  • Elber

    Apenas 1h diária treinando o fundamento resolveria isso daí.

    O cara tem que deixar o lado freud de “é culpa da regra, é culpa do técnico adversário, é culpa do meu técnico que não me substitui:. É culpa tua rapaz! Seu time perder porque voce tem muito mais de 2m de altura, joga basquete desde criança e nao acerta a redinha la no fundo quando precisa.

    Dale Hack nos preguiçosos!

    • MVBEARD

      Não acredito que seja assim, todo mundo sabe que os Big Man tem maior dificuldade em acertar lances livres, Shaq mesmo contratou uma pessoa pra treinar lances livres e não adiantou muito

      • Hilton Silva

        O Shaq teve a maior média de acerto de lance livre de sua carreira quando estava sendo treinado, mas foi preguiçoso e não continuo com treinamento durante toda a sua carreira.

  • Álvaro S.R.

    Eu acho chato de assistir isso, mas não tenho nada contra, afinal FT é um fundamento básico do basquete, se um jogador profissional não consegue acerta-los o problema é muito mais dele que é ruim nisso do que do time que por estratégia se aproveita disso, por que se todos os jogadores tivessem um aproveitamento de pelo menos 75% nos FT’s essa tática não existiria.

    Fica o mesmo argumento que uso em relação ao Harden, FT faz parte do jogo, você até pode não gostar, mas é uma tática valida.

  • LP

    Eu não sei de onde tiraram que os jogadores não treinam FT.Vocês realmente acham que o Deandre jordan não treina lance livre?!Vcs acham q ele pensa:ja sou um defensor de elite pra que treinar FT só pra me tornar um jogador top da NBA e ter mais chances de ser campeão e ganhar um contrato melhor?!

    • SHUT UP!

      Se ele treina entao treina pouco, um cara que realmente se esforça e procura ajuda pra melhorar nunca vai passar por esse problema

  • Junior Andrade

    Ganhar mais de 10 milhões de obamas e não saber bater um FT? Ridículo é isso, é a primeira coisa que se aprende na escolinha

  • Andre Fagundes

    A minha leitura dessa informação é ver como o marketing tem influência sobre o jogo da NBA, esse mercado de venda de pacotes com os jogos é tão forte aponto de mudar uma regra do jogo?

    Sempre vi o hack como uma estratégia natural para quem tem habilidade de saber usa-la e é um dos poucos artificios que podem equilibrar uma partida entre times de níveis desiguais ou desequilibrar em equipes equivalentes. Agora se não fica bonito na televisão várias coisas na NBA deveriam mudar – como o alto número de intervalos (mas isso eles não discutem porque é daí que vem o dinheiro).

  • Leonardo

    De um lado, simplesmente Jordan e Bird = tem que treinar lance livre

    Do outro = não seria bom para televisão

    Tem nem o que discutir, foda-se se alguns acham “chato”, é do jogo!

  • Augusto

    É chato porque fica parando o jogo a todo instante, mas não acho ilegal nem sujo nem nada disso. Você apenas se aproveita de uma deficiência do adversário, nada de mais.

    Porque não discutem como um jogador de basquete profissional, que joga na maior liga do mundo e ganha milhões não consegue acertar lance livre? Põe o cara pra ficar batendo lance livre após o termino do treino até aprender.

  • LOSLAKERS

    Adam Silver sendo Adam Silver .. Quer mudar tudo , se o jogo permite tem que usar mesmo

  • marcos

    Treine,treine,treine lance livre,o SPLITTER sofreu em 12/13 com faltas assim contra o OKC veja hoje melhorou bastante nesse quesito…enfim o cara tem que tomar vergonha na cara e treinar.

  • Nao sou contra o Hack a Fulano mas o querido commisario deveria pensar sobre 1 ou 2 anos testando a pos-temporada sem as conferencias.
    Estamos vendo times como Celtics e Nets que com todo respeito nao sao times de playoffs isso sim acaba com a audiencia.

    • MVBEARD

      kkkkkk você acha mesmo que a NBA perde audiência com o Celtics nos Offs? rapaz acho que você está muito enganado

      • com um roster desse tenho certeza pq todo mundo sabe que celtics serao varridos, se vencer um ja vao ficar feliz e olha que os cavs nem estao forçando se nao seria uns 40 pontos ou mais do JAmes
        Eu disse que perder audiencia nao pelo Celtics e sim pelo Elenco

    • TimoteoRP

      Isso é piada né?? Celtics nos playoffs derrubar audiencia?? Fala isso pros milhares (talvez até milhoes) de torcedores que só ligam a TV nos jogos dos Celtics.

  • jc-lakers

    O cara vai treina duas horas com o time e vai pra casa descansar, lance livre é fundamento de casa, é fundamento que o cara treina sozinho, se não acerta é por que não treina, então a culpa não é do treinador adversário é do próprio atleta que é preguiçoso.

  • Túlio Peixoto

    Como alguns aqui já falaram , não deve ser tão simples pra um cara gigante , forte , pesado , arremessar lance livre , lembrando que tem pivôs que não são bons em arremessos média distância , o forte mesmo deles é o jogo embaixo da cesta , não acompanho treinamento deles pra saber se eles treinam muito ou pouco lance livre , concordo que alguma forma eles podem melhorar ,mecânica de arremesso , algo do tipo , mais é diferente um cara de 1,90m arremessar e outro de 2,15m , abraços pra galera do jumper brasil.

  • Vlad-BH

    O que esse mané do técnico dos Spurs Gregg Popovich tem que entender que se for pra var lance livre, assistiriamos campeonato de 21.

    Esse Gregg Popovich é um babaca mesmo. Está estragando o jogo.

  • J. Fernandes

    A falta é parte inerente ao esporte com contato. Vide os lances livres. Jogador em nível de NBA, nao saber bater lance livre!!! Ora, tenha paciência!!!!

  • Le_pipoca

    Popovich é das zoeiras kkkkk

    https://www.youtube.com/watch?v=z2LRDO4jiBo

    • Kaio_SAS

      Cara morri rindo dessa do Popovich aí no Shaq kkk
      desconhecia kkkk fazer falta intencional com 5 segundos de jogo kkk

      muito zoeiro ! kkk

    • Jota

      Esse vídeo é sensacional! Sempre dou risada quando vejo.

    • Mailson

      Porra, com 5 segundos? kkkkkkkkkkkk

  • Kaio_SAS

    vão aprender a cobrar lance livre q ninguém faz falta intencional seu bando de mariquinha kkkkkkkkkkk

    • Vlad-BH

      Leva esse timeco seu pra disputar 21. Time com pensamento pequeno.

  • Lourenço

    Cara, vcs querem ignorar o óbvio. Simplesmente tem jogadores que nunca terão um aproveitamento bom em lance livre, mesmo que treinem 5 horas por dia. È claro que há como melhorar esse fundamento; todos podem melhorar. Mas tem um certo limite pra melhora. Esse argumento de que alguns pivos grandes treinaram e melhoraram não é valido. Alguns podem ser fracos por treinarem pouco, mas outros simplesmente não; eles são fracos por limitação física/motora. Alem disso, mecanica ruim não significa necessariamente aproveitamento ruim e vice-versa; vejam o D12, a mecanica dele não é tão ruim, porem o aproveitamento é pessimo; e assim como dito por vcs, o Noah tem a mecanica pessima e o aproveitamento não é ruim. O fato de alguns jogadores ruins no LL serem preguiçosos não significa que todos que são ruins são preguiçosos. E outra: não é todo jogador grande que tem problemas motores – apesar de ser uma tendêcia. Pqp, é tao dificil entender isso??

    Ainda sobre o treinamento: se um cara que tem um aproveitamento de 30% (péssimo) e, treinando muito, aumentar pra 55%(muito ruim), observem que ele melhorou mais de 50%, apesar de continuar horrivel

    Voces realmente acham que todos os jogadores com aproveitamento ruim nos FTS pensam: ah, meu trabalho é bloquear e pegar rebotes, então foda-se o lance livre?!!!
    Certamente há alguns que pensam assim, mas tenham a certeza de que não sao todos

    Vejam o caso do Lebron, por exemplo, que apesar de não ter aproveitamento pessimo e não ser tao grande, ta longe de ser um eximio cobrador de lances livres. Do jeito competitivo que ele é, voces realmente acham que ele tem um desepemho apenas mediano por treinar pouco? Ele não gostaria de alcançar algo como 85% + ? Ele só nao alcança pq treina pouco?

    E, ainda, vejamos arremessos de 3. È claro que a dificuldade é outra, mas se baseando nesse argumento do treino, não entendo porque varios jogadores não tem um bom aproveitamento. Ah, sim, deve ser porque não treinam.
    obs: obviamente que um pivo não vai ficar treinando arremessos de 3 por horas a fio, mas se fosse possivel se tornar um bom arremessador, podem ter certeza que um bom numero de jogadores o faria

    Dito isto, naõ estou argumentando pra defender ou não a falta intencional; apenas estou dizendo que esse lance de dizer que o cara é ruim pq não treina, é falacioso

    • Ramon

      Ia comentar nesse modo.

      Isso é histórico , a maioria dos jogadores grandes tem dificuldades com arremessos e nego pensa que é por falta de treino.

      • Kaio_SAS

        se todos tem problema então não é problema ué !
        regra é igual pra todo mundo, ninguém ta ganhando com isso
        que nada a ver isso.

        • Lourenço

          Cara, minha argumentação não foi pra apoiar o fim do hack. Ja postei acima que sou a favor da possibilidade de falta intencional

          Quis dizer apenas que esse argumento de que basta treinar pra virar um bom batedor de lance livres não é valido

          • Kaio_SAS

            claro tem jogador q vai ser sempre ruim nesse fundamento e paciência.

    • Michel Moral

      Não sei se tem a ver com a questão biológica e, se tiver, são raros os casos em que isso influencia mesmo no aproveitamento do cara.

      A questão é treinamento sim. Não digo por preguiça, digo em relação ao foco do treino. Os caras grandes tendem a chutar pouco de 3 porque não é para esta função que os técnicos os colocam em quadra. Logo, nos treinamentos, enquanto os alas e armadores treinam chutes de média e longa distância, os pivôs tendem a ficar de lado aprimorando o rebote, o gancho e o arremesso de curta distância.

      Acho que tudo depende do foco dos treinamentos. Vejamos:

      Dirk: Deve treinar chute quase que o tempo todo, pois é o que ele curte fazer e o que ele sabe fazer. Imaginou ele treinando com os pivôs para pegar rebotes?! Deve ser algo que não o estimula em nada.

      Chris Webber: Salvo engano ele teve uma temporada (pelo Wizards) em que suas médias nos tiros de três eram quase que superiores às suas médias de lances livres. e ele era ótimo nos arremessos de quadra. Com certeza ele treinava muito mais esse tipo de arremesso.

      Oscar Schimidt: Acho que é um ótimo exemplo de um jogador grande que tinha como quase que unica e exclusiva habilidade os arremessos de 3. Aliás, jogador que arremessa de 3 tende ter carreiras mais longas que os jogadores de outras qualidades.

      O cara que é grande normalmente não é treinado para isso. Não é nenhum mongoloide.

      Fora que temos armadores, com exímia qualidade técnica, que não sabem bater lances livres. Provavelmente o cara treina muito mais controle de bola e bater pra dentro do que qualquer outra coisa.

      Acho que tudo depende do foco do seu jogo. Nos EUA, se um cara é bom em um seguimento, os caras incentivam até o fim. Não é que nem aqui no Brasil que se você tem que ser médio em tudo.

      • TimoteoRP

        Mais um exemplo do que o treinamento faz: Fui dar uma olhada aqui nos dados do Chris Webber: As primeiras temporadas dele são por volta de 53% de aproveitamento de FT… Aí ele tem uma temporada 45% e na seguinte ele passa a acertar 75% dos lances livre e se mantem nessa faixa entre 70 e 80% por muitos anos na carreira. Se isso não é treino, eu não sei o que é…

        • Michel Moral

          Claro que é treino. Não tem nada de fisiológico biológico não…

    • TimoteoRP

      Cara, mas pelo menos uns 60% de aproveitamento é fundamental cara e perfeitamente alcançável…

  • Kaio_SAS

    e não me venham falar q por ser torcedor do Spurs to falando isso
    pq todo time já passou por isso … todo time tem um péssimo cobrador de lance livre.

    http://www.youtube.com/watch?v=RGd-N7DJGqY

    • E a tática foi boa pra evolução do Splitter nos Free throws, naquele jogo não por que ele só acertou 50% mas depois passou a treinar mais e melhorou bastante…

  • QuaseNada

    Tempos técnicos nos finais das partidas também são um saco, nem por isso vou ficar defendendo que acabem.
    Mandar um cara com baixo aproveitamento pra linha de lance livre nada mais é do que explorar a fraqueza do rival, oras. Seja porque o cara tem uma mecânica horrível, porque ele não treina o suficiente ou porque tem traumas de criança e não consegue nunca evoluir no fundamento, estando dentro da quadra sua fraqueza pode ser explorada pelo rival, assim como abusarem de jogadas de garrafão em um time frágil no jogo interno ou metralharem nos tiros de longe em um time sem defesa de perímetro.

    Não é imoral explorar a fraqueza do adversário, faz parte do jogo.

    A questão principal é que inventam esse aspecto imoral pra tentar validar com um aspecto técnico desportivo uma ação que só tem interesse é justificativa mercadológica. Acho perigoso ficar modificando o jogo em prol de seu caráter “comercial”, a longo prazo pode causar problemas consideráveis.

    • QuaseNada

      Em tempo: no jogo do Spurs contra o Clippers o momento de maior crescimento do time e queda da diferença foi quando começou o Hack no Jordan, inclusive pendurando o San Anotoniio em faltas. Ou seja, o próprio jogo pune a alternativa do Hack.

  • jose

    O Splitter, em seu começo no Spurs também tinha essa dificuldade, inclusive num dos playoffs de 2014 algumas equipes usaram desse expediente contra eles.No entanto, parece que ele treinou bastante nos últimos anos, melhorando esse fundamento de de maneira significativa

  • Rapha-11

    Então vai criar uma regra para inibir essa bosta. Coisa chata.

    • Kaio_SAS

      não sou a favor da mudança da regra e na moral
      acho q se pararem de dar essas faltas intencionais
      vai perder até a graça de alguns jogos !

  • alan luiz

    Se for reclamar disdo tem que acabar é com jogadores que forçam faltas por lances livres e os juizes caem..isso sim me irrita e me faz mudar de canal