Afastado no Lakers, Luol Deng sentencia: “Sei que posso jogar basquete”

A última temporada foi, certamente, o período mais frustrante da carreira de Luol Deng. O ala de 33 anos foi afastado do elenco do Los Angeles Lakers depois do primeiro jogo da campanha e, mesmo saudável, passou o ano inteiro inativo para que os jogadores mais jovens da equipe pudessem ser desenvolvidos. O veterano manteve o profissionalismo, mas está visivelmente desanimado com a situação.

“Eu já não sei como encaixo-me nessa equipe, mas posso afirmar que só fiz o que queriam. Ficar sem jogar não é escolha minha. Foi uma resolução organizacional. Sei que posso jogar! Tentei voltar a atuar ao longo da temporada e disseram que preferiam utilizar os meus minutos para desenvolver os mais jovens”, contou o experiente atleta, em entrevista à imprensa africana antes do NBA Africa Game 2018.

Deng está em condições de atuar – e provou isso durante o jogo amistoso da NBA em seu continente natal. O sudanês de nascimento, disputando a primeira partida oficial desde outubro do ano passado, foi um dos destaques da festa ao anotar 14 pontos e três roubos de bola. Com o rendimento, ele espera ter provado que está injustamente “encostado” no Lakers e merece mais oportunidades.

“Eu sei o nível em que posso jogar e eles também sabem, pois veem meus treinos todos os dias. Sinceramente, tudo isso é decisão da franquia. Eu quero atuar e ser parte de uma equipe. Não estou querendo criticar ninguém, mas não pretendo ficar fazendo número em um lugar onde não parecem acreditar em mim”, avisou o ala, expondo guardar certo rancor do tratamento que recebe em Los Angeles.

Deng ainda tem mais dois anos de contrato com o Lakers, com US$36 milhões em salários a receber, mas não esconde já não ter clima para seguir na franquia. “Eu estou sendo sincero: se não irei receber o respeito que mereço, prefiro ir embora. Não vou vir aqui para dar respostas burocráticas. Aproveitei cada chance que tive quando joguei. Não sei o que acontecerá agora, mas só espero ser informado em breve. Gostaria de algumas respostas”, finalizou o veterano.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.