Afastado no Lakers, Luol Deng sentencia: “Sei que posso jogar basquete”

A última temporada foi, certamente, o período mais frustrante da carreira de Luol Deng. O ala de 33 anos foi afastado do elenco do Los Angeles Lakers depois do primeiro jogo da campanha e, mesmo saudável, passou o ano inteiro inativo para que os jogadores mais jovens da equipe pudessem ser desenvolvidos. O veterano manteve o profissionalismo, mas está visivelmente desanimado com a situação.

“Eu já não sei como encaixo-me nessa equipe, mas posso afirmar que só fiz o que queriam. Ficar sem jogar não é escolha minha. Foi uma resolução organizacional. Sei que posso jogar! Tentei voltar a atuar ao longo da temporada e disseram que preferiam utilizar os meus minutos para desenvolver os mais jovens”, contou o experiente atleta, em entrevista à imprensa africana antes do NBA Africa Game 2018.

Deng está em condições de atuar – e provou isso durante o jogo amistoso da NBA em seu continente natal. O sudanês de nascimento, disputando a primeira partida oficial desde outubro do ano passado, foi um dos destaques da festa ao anotar 14 pontos e três roubos de bola. Com o rendimento, ele espera ter provado que está injustamente “encostado” no Lakers e merece mais oportunidades.

“Eu sei o nível em que posso jogar e eles também sabem, pois veem meus treinos todos os dias. Sinceramente, tudo isso é decisão da franquia. Eu quero atuar e ser parte de uma equipe. Não estou querendo criticar ninguém, mas não pretendo ficar fazendo número em um lugar onde não parecem acreditar em mim”, avisou o ala, expondo guardar certo rancor do tratamento que recebe em Los Angeles.

Deng ainda tem mais dois anos de contrato com o Lakers, com US$36 milhões em salários a receber, mas não esconde já não ter clima para seguir na franquia. “Eu estou sendo sincero: se não irei receber o respeito que mereço, prefiro ir embora. Não vou vir aqui para dar respostas burocráticas. Aproveitei cada chance que tive quando joguei. Não sei o que acontecerá agora, mas só espero ser informado em breve. Gostaria de algumas respostas”, finalizou o veterano.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Jefferson Cavalcanti

    Se o Lakers o dispensar, certeza que o Thibs leva ele pro Timberbulls.

    Acho que seria bom pra todo mundo.

    • Marcio

      Acredito que o Lakers não vai dispensa.

  • Tá parecendo o Wade na foto.

    Caraca, acompanhando o vídeo dos highlights dele, ele tá bem gordão uahuahuahu. Também, todo esse tempo parado, né. Parece vídeo daqueles veteranos de jogo de celebrities jogando, quando ele tá correndo.

    • Vinícius Maia

      Rapaz….ta com uma saliência grande mesmo na região abdominal kkkkk.

  • xmaah

    Ganhando milhões, morando em LA e sem precisar trabalhar, quando você procurar por sorte no dicionário vai achar a foto do Deng.

    • Ser_Humano_Vivo

      A vida não é assim tão simples como pensamos. Do que adianta ter dinheiro, morar em uma das cidades mais badaladas do mundo e estar infeliz por não poder fazer exatamente aquilo que lhe proporcionou tudo isso ? Como diz o velho ditado: “O trabalho dignifica o homem”.

  • Guilherme Petros

    Provavelmente, pode mesmo – por isso começou a bancar no Lakers durante o tank. Mas tem que ver em que forma que está hoje. E o contrato é desastroso!

    • Gustavo Macedo

      Em forma esférica tio Petros!

      • Guilherme Petros

        hahaha Ai complica!
        Ajuda a te ajudar tbm, né Deng

  • Nic_Arcoverde

    Que tal uma troca por Paul Gasol, os salários e o tempo de contrato batem. E acho que seria bom pra todo mundo.

    • Tárcio

      Seria um sonho pro Lakers, principalmente tendo em vista que o 19-20 do Gasol não é garantido por parte do time.

      Mas, todo mundo falava que na troca pelo Kawhi, o Spurs não aceitaria Ingram + Deng, por conta do contrato dele. Ai agora, vão aceitar o Deng sem o Ingram?

      • Nic_Arcoverde

        Não sabia que o contrato do Gasol não era garantido para o ano, assim realmente não vale a pena a troca.

        Mas os últimos jogos que vi do Gasol ele está uma tristeza, lento demais, não marca nada.

    • Beto cargnin

      Menos pro Spurs.

    • Gustavo Macedo

      Se for pra arrumar um Gasol que seja o Marc…
      O Paul ainda joga em grande nível, mas o Marc é trocenta vezes superior a ele.
      Tô falando aqui, mas nem sei a situação do contrato dele com o Grizzlies.

  • Michel Moral

    Deng não tem um estilo de jogo que parece prejudicar times. Não é um cara que precisa ter a bola nas mãos, nunca comprometeu defensivamente, tem um bom chute, é um polivalente de certa forma.

    Claro que esses dois anos quase que completamente parados de Lakers pode mudar muita coisa nesse conceito, principalmente ritmo de jogo e ganho de peso, mas não acho que foram honestos e justos com ele em LA.

    Não por esse salário, mas acho válido ter mais uma oportunidade na NBA. É um cara experiente que, na teoria, é melhor do que muita gente que acaba entrando quando o time está desfalcado.

  • lebronx

    Os clubes tratam os atletas como mercadoria, essa é a verdade. Depois vem cobrar amor à camisa!

    O contrato dele é muito ruim e está difícil de trocá-lo. Ninguém quer assumir esse ônus. A matemática financeira do cap também é muito complexa, mas o Lakers não tinha escolha de draft em 2018. Então podia ter escalado o Deng.

    Não me surpreenderei se vier como titular agora que o Lebron chegou!

    • Não tinha escolhas de draft mas tinha jovens jogadores precisando de minutos para evoluir. Embora eu acho que quando as lesões surgiram (que não foram poucas) ele poderia ter ganhado alguns minutos, Ingram mesmo perdeu mais de um mês de temporada, Deng poderia ter ganhado algum espaço nesse período.

  • Claudio R.

    Se defender como nos tempos do bulls, pode ser bom demais no elenco

  • Magic Paquetá

    Se derem buyout, aceito fácil

  • Marcos Oliveira

    Pode voltar a ter minutos no Lakers, mas o melhor caminho é o Buyout…

  • Gustavo

    Essas declarações são reflexo do que o Deng foi durante toda sua carreira, um profissional correto que faz bem pra qualquer vestiário. Não é culpa dele que Mitch e Buss se empolgaram e lhe deram um contrato absurdo. Merecia ter sido melhor tratado em Los Angeles no último ano, até porque não fazia nenhum sentido deixar o cara mofando no banco sendo que o time não tinha escolhas de dratf. Tivesse jogado e ido minimamente bem, seria mais fácil se livrar do contrato esse ano.

    • marcelo pinaffo

      Acredito q isso seja jogada do magic, pro cara fazer acordo de recisao, e econonizar algumas milhas.

    • Marcio

      Nem no banco o cara ficou, passou a temporada toda em casa;

  • Matheus

    Se dessem buyout nele, será que não poderia encontrar um espaço no Rockets que perdeu 2 alas defensivos em Mbah a Moute e Ariza?

    • Gustavo Macedo

      Com o contrato mínimo pra veteranos reforçaria dimais Barba/CP3/Capela e Cia.

  • É uma situação chata para ambos os lados. Deng tem uma ótima ética profissional e sempre foi um jogador esforçado, tem apenas 33 anos e está saudável, poderia ajudar na rotação de diversos times. Por outro lado o que o Lakers poderia fazer? Tirar minutos de Ingram e Kuzma? Esse foi um erro da gestão anterior, que o Magic e o Pelinka estão tentando que carregar.

    Não entendo tanto do buyout, não sei se em qualquer período do contrato pode ser feito, e se não me engano parte do salário ainda ocupa a folha não? Li rumores de que o Lakers pretendia usar a stretch provision ano que vem.

    • Marcinho Mueller

      Eles podem sim fazer tanto o buyout, quanto usar a stretch. Porém não é toda franquia que é uma mãe como o Hawks. Não vejo o porquê do Lakers fazer isso. Acho que eles pretendem envolver ele numa troca, mas acho muito difícil. Podia até usar a stretch provision já esse ano, mas imagina ficar contando mais de 7 milhões no CAP durante 5 anos. São dois role players que eles poderiam trazer. E mesmo o buyout podendo ser um valor menor que os 36 milhões. É complicado você gastar toda essa grana em um jogador e ele acaba fazendo boa temporada em outro time. A torcida cairia matando, dependendo de como fosse a temporada da franquia. Então é um caso muito difícil por ainda ter 2 anos de contrato. Ano que vem é muito mais fácil, e acredito muito mais no buyout que na stretch.

      • P Neto

        Como está o Cap do Lakers esse ano? Dá um buyout total e mata esse provisionamento no orçamento do ano que vem..assim terá Cap cheio o ano que vem..

        • Marcinho Mueller

          Esse ano já tá estourado e só podem chegar jogadores pelo mínimo de veterano. Porém ano que vem, como fizeram contratos de curta duração, o Lakers tem CAP pra manter todos os jovens, Lebron e ainda oferecer o máximo pra algum player. Se fizessem o buyout poderiam até pensar em trazer dois Allstars se negociassem um dos jovens. Porém é o que falei, dar 36 milhões DE DÓLARES pra alguém jogar em outro time é complicado. Se ele jogar bem, a torcida vai cair matando. Fora que ninguém quer “doar” 36 milhões de dólares assim.

  • Albert Santos

    Correto da parte dele !

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    LEBRON vai ressuscitar o Deng

  • Marcinho Mueller

    É uma situação complicada, não vão conseguir uma troca por ele. O Buyout não é viável pro Lakers, e dar minutos pra ele, com certeza tiraria dos jovens. Ano que vem é bem mais fácil. Mas esse ano acho que continua encostado.

  • Daniel Azevedo

    Exemplar a postura do Deng. Fica até difícil ter raiva dele por comer boa parte do CAP, mesmo sabendo que não é sua culpa. A melhor forma de valorizar e tentar arrumar uma troca seria colocar pra jogar, mas não tem espaço na rotação. Não tinha ano passado e agora muito menos, a não ser que alguém se machuque. Buyout vai acabar sendo aplicado em algum momento, se não for agora, na próxima offseason.

    • Guilherme Santos

      Ele comeu o Cap e foi parar na barriga, o bixo tá imenso.

  • PatrickLakers

    Vai ficar encostado essa temporada, e vai ser trocado com um Hawks da vida na próxima temporada, com só 1 ano de contrato fica mais fácil trocar.

  • KyrieMVP- caçador de clubista

    Teve um mlk aqui, acho q foi o Nicolas, que elogiou as vindas de mozgov e Deng. Disse que o banco e a experiência iriam melhorar muito. Esses lakerianos…

    • Marcio

      kkkkkk conta outra vai, torcida dos Lakers na época queria morrer de raiva por essas 2 contratações, que se fosse pelo minimo já iria causa treta.

  • dirct

    Esse cara deve estar realmente muito infeliz, ganhando mal e morando mal também, pelo menos pelo último jogo dá pra ver que não está passando fome e tem se alimentado bem.

    Como ele disse se o Lakers não der oportunidade ele vai procurar outra franquia mas o Lakers tem que continuar pagando o contrato que fique claro.

    Obs.: Deng será muito assediado dentro da NBA quando faltar um ano de contrato mas não é por fatores dentro da quadra, é para limpar o CAP.

  • Leonardo

    Deng é um cara muito profissional como todos podem ver, mas até certo ponto pois está visivelmente com alguns quilos a mais. Podem falar que está de férias e desmotivado, mas você não vai queimar minutos de seus jogadores jovens para botar alguém fora de forma em quadra.
    Existem várias coisas que rondam Luol em LA e a principal é esse contrato absurdo que lhe foi concedido pela antiga diretoria. Creio que com as lesões de alguns jogadores ele merecia ter jogado alguns minutos na última temporada, encaixa bem no small ball proposto pelo Luke Walton porém creio ser difícil ele ganhar minutos no Lakers mesmo com a chegada de LeBron.
    Ao meu ver sua saída fica mais próxima a partir da metade dessa temporada, pois no próximo ano seu contrato se torna expirante e Magic deve achar algum lugar para enviá-lo junto com algumas jujubas.

    • Guilherme Santos

      Alguns quilos a mais? O cara tá parecendo uma vaca prenha, naquele amistoso da Africa vs Mundo. PQP o bixo ta imenso

  • Iverson

    Esse sim é o king que o lakers merece

  • Pedro

    A realidade é que dificilmente aconteça algo com o Deng nesse ano e provavelmente deve ficar encostado.
    Na próxima offseason, com mais espaço nas folhas salariais ao redor da liga esse contrato passa a ser um pouco digerivel, mas mesmo assim vai ter muita gente querendo se livrar daqueles contratos horrorosos assinados na FA de 2016. De qualquer forma, o Deng precisa pensar seriamente que se quiser ainda jogar na liga, talvez precisará abrir mão de alguma coisa, e uma opção é fechar um buyout, não recebendo parte da grana.

  • LeoBp

    Deng pode jogar ainda… Pode vir do banco e flertar com digitos duples em pontos e minutos… Mas foda é vc pagar 18MI só por isso…