Agente livre, Tony Parker não descarta deixar Spurs: “Estou aberto a todas as ofertas”

A trajetória gloriosa de Tony Parker na NBA confunde-se com a história recente do San Antonio Spurs: ele disputou suas 17 temporadas e quase 1.200 partidas na liga pelo time texano. Mas esse vínculo, que começou ainda em 2001, pode estar prestes a ser finalizado. O armador de 36 anos será agente livre a partir de 1º de julho e não descarta deixar a única franquia que defendeu na liga.

“Eu ainda não tenho certeza se vou permanecer no Spurs. Estou aberto a todas as propostas. É verdade que gostaria de encerrar minha carreira em San Antonio, já são 17 anos lá e sempre vou sentir-me nostálgico, mas não seria o fim do mundo se tivesse que trocar de equipe na offseason”, disse o atleta francês e ídolo local, em entrevista ao site da RMC Sports, de seu país natal.

Parker já não parece ser a peça vital dos tempos áureos do Spurs e até perdeu a titularidade do time na última temporada, em favor do jovem Dejounte Murray. Campeão da liga em quatro oportunidades e MVP das finais em 2007, o veterano astro acumula médias de 15.8 pontos e 5.7 assistências em pouco mais de 31 minutos de ação por noite.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Hilton Silva

    Quem te viu quem te vê ein Spurs!?

  • danielzera

    O tempo do T.Parker já passou, ele sempre dependeu muito do jogo de velocidade e hoje o físico não é mais o mesmo.
    Com certeza o Spurs vai fazer uma oferta para ele ficar, mas acho que ele deveria buscar um recomeço em outra franquia sendo tutor de algum jovem talento, infelizmente sair do Spurs seria o ultimo ato heroico que ele pode fazer em favor ao time.

  • Michel Moral

    O Spurs deveria ter negociado Parker há algum tempo. Afirmei isso aqui e os torcedores não gostaram muito. Na minha opinião, a gente não pode confundir as coisas. O que ele fez pela equipe texana está feito. Vai ter camisa aposentada e tudo mais.

    Agora é o francês que pode deixar a franquia.

    Pelo discurso, se vier uma proposta financeira superior, ou se houver a possibilidade de jogar por um
    time favorito ao título, ele vai embora.

    E eu deixaria ir, sem problema nenhum.

    Essa história de ficar dando dinheiro para preservar ídolo tem limite. Seria momento do próprio jogador ceder à questão financeira, tal como fez Manu.

    O Spurs precisa reestruturar o time. Parker não pode ser empecilho para isso.

    • Israel Pegado

      Concordo. Mas acho plenamente plausível uma renovação, desde que ele concorde em ganhar bem menos. O salário de Tony foi de 15M nesta season. Ao fim do seu contrato anterior, Manu renovou por 2,5M para dois anos (até 2019). Creio que se o francês por a vaidade de lado, faz algo semelhante. Mesmo que seja para algo entre 5 e 7M.

      Penso que Parker ainda pode contribuir muito como um tutor para Dejounte Murray. O jovem armador pode evoluir muito tendo ele como um suporte.

      Entretanto, após os incentivos e estímulos que vi ele passar do banco de reservas para o novato, foram se perdendo ao longo da temporada. Nos últimos jogos, Parker aparentava desmotivação, desinteresse e não ter aceitado bem a reserva.

      Enfim, mais uma para Pop equacionar.

      • Brockbell

        Então, eu acho que já era claro isso, uma renovação por um mínimo com ele vindo do banco. Iria ganhar entre 3 – 4 M, vindo do banco, ovacionado como ídolo, nos seus dois últimos anos de liga. E talvez se preparando como tutor, ou para algum cargo dentro do Spurs e fora da quadra.
        É pecado isso dele querer ganhar mais e sair do time? Claro que não. Mas acho que é fora da realidade, principalmente que ele não impacta mais em nenhum estilo (armando, pontuando, ou defendendo).
        Talvez ele queria jogar suas última temporadas na Europa, por onde ele passou, o que eu acho muito mais válido, do que buscar outro time na NBA.

    • vsr.snake

      A questão que Parker, Manu e Timmy, muito antes de ficarem velhos, já aceitavam salários bem menores do que podiam conseguir no mercado para permanecerem no time. O último contrato que deram pro Manu e pro Timmy foi uma forma de bonificar o sacrifício que financeiro que eles fizeram antes, só que agora no fim de carreira deles. E isso nem pesou tanto assim no Cap, e nenhum torcedor reclamou. Provavelmente vão fazer isso pro Tony, oferecendo um contrato bacana pra ele. Agora, se o Parker quiser ganhar mais dinheiro em outro lugar, aí é com ele.

      Reclamam muito de que as franquias não valorizam os jogadores e etc, mas quando uma franquia faz isso com seus maiores ídolos, há reclamação. Aí fica difícil.

      • Brockbell

        Eu entendo, mas eu levo em consideração o que o ídolo pode fazer pelo time. Tim e Ginobili rendeu/rende até o ultimo momento, vindo do banco, ou defendendo. E pela história, ídolos e respeito, ganharam um bônus
        Parker merece ficar, mas não vem rendendo, já faz muito msm, eu sou fan do basquete do cara, mas infelizmente o seu físico não faz o que a mente dele quer.

        • Michel Moral

          Outro ponto que você pegou na veia.

          Duncan chegou na sua última temporada contribuindo. Só não ajudou mais porque ELE optou por deixar que o time se virasse sem a sua ajuda, pois sabia que o fim estava próximo.

          Manu é eficiente até hoje. Seria um baita reforço de uma temporada para qualquer time na liga e, se fosse um pouco mais saudável, ainda estaria na discussão de reserva do ano.

          Parker se machuca muito e seu rendimento é consideravelmente menor do que era há dois, três anos.

          Então, a questão agora é matemática: quanto?

          Só não sou a favor de fazer uma novela como foi feito com D-Wade em Miami (apesar de ele ter visto que foi erro sair da Florida também). Ídolo tem que ser tratado com profissionalismo como qualquer outro jogador, mas com RESPEITO.

      • Michel Moral

        Tudo depende da situação como está desenhada.

        Parker fez muito pelo Spurs, mas o Spurs também pagou muito por cada título conquistado. Ninguém deve nada para ninguém. Fora que o que foi feito ninguém apaga.

        Essa “dívida eterna” fica no plano sentimental (torcedor). Quem dirige a franquia precisa estar preocupado com esse momento de transição. Especialmente depois de uma temporada onde o elenco se mostrou fragilizado e sem muitas alternativas (claro que as lesões atrapalharam muito também).

        Acredito que um Phoenix Suns da vida pagaria 20 milhões para ter Parker por uma temporada. Mas acho uma besteira gigantesca se o Spurs cobrir essa oferta. E se o torcedor acha isso merecido por ser um “prêmio”, então que não reclame se vier mais uma temporada abaixo do que se espera.

        Não sou a favor da saída de Parker, muito pelo contrário. É louvável quando um jogador constrói uma carreira em cima de uma única proposta. Só acho que tudo precisa ser pesado nesse momento. Se o francês aceitar um contrato nos termos que foram colocados para Manu ou algo não muito distante disso, ótimo.

        Do mesmo jeito que o jogador também pode querer sair para ganhar menos e ter outra perspectiva. Por essa fala dele, está tudo aberto. Então, se ele aceitar o mínimo para jogar no Warriors, ele vai estar sendo um traidor? Não.

      • Israel Pegado

        Isso, vc foi no ponto. Acho que Parker merece um contrato decente, como bônus pelo que já fez, assim como Manu e Tim receberam. Acho que oferecer o mínimo é sacanagem, a menos que parta dele uma atitude assim (me parece ter sido o caso do Manu nesta última temporada). Até uns 7/8M eu pagaria. Até porque para um armador reserva ele pode entregar o que se espera, sem problema algum.

  • Diego Costa

    No momento atual o Spurs vai fazer mais falta pra ele, do que ele pro Spurs. Parker fez uma temporada muito ruim e infelizmente já era. Com 36 anos o que ele vai arrumar? Ser reserva em outro lugar só se for.

  • Rafael Victor

    E… Sei lá…

  • Maicon Gomes

    “Até logo, até mais ver, bon voyage, arrivederci, até mais, adeus, boa viagem, vá em paz, que a porta bata onde o sol não bate, não volte mais aqui, hasta la vista baby, escafeda-se, e saia logo daqui”

    • Brockbell

      Kyle, Michael Richard. HAHAHAHA

  • Marcelo Desoxi

    NBA não é como a NFL, que são negócios, negócios, ídolos a parte.
    Spurs sabe que Tony não rende mais o que o time precisa, mas caramba, o cara é um fucking ícone para a história dessa franquia, craque, camisa aposentada e HOF, não dá simplesmente para chutar o Parker.
    O melhor para o Spurs é justamente ele, Torpedo Parisiense rs, decidir ir para outro lugar.

    • marcelo pinaffo

      Concordo com vc, a historia da franquia e muito mais bonita qdo ele joga apenas em uma franquia, e a do jogador tbm, essa escapada do wade de miami, vai diminuir um pouco do nivel de idolo pra eles (nao vai dxar de ser maior idolo, mas nao vai ser aquele cara inalcancavel q ele seria se nao tivesse saido de miami)

      • Gabriel De Oliveira Meira

        Aff… Jordan que o diga… Pele no futebol… James no Cavs. Cada teoria que teremos, cada uma…

        • marcelo pinaffo

          Nao entendi seu comentario, mas querer comparar um bom jogador com monstros dos esportes, acho q nao tem muito nexo seu ponto de vista, mas segue o jogo…

  • Brockbell

    Foi o primeiro a comparar a lesão dele com a de Leonard, que a dele curou rápido e blá blá blá, colocando mais pimenta no clima delicado entre Leonard e o departamento médico. E simplesmente agora diz que pode sair? Cadê a moral para falar de comprometimento?
    Se ele ta achando que fazendo isso vai conseguir um contrato melhor que o mínimo, só sendo um time muito besta pra pagar. Pq tem algumas boas temporadas que ele vem decaindo, e as duas ultimas não teve impacto nenhum.
    O Spurs fará muito em deixa-lo no time por respeito, pra vir do banco e completar o time pelo mínimo. Ele fez parte da era vitoriosa, e tudo mais. Próxima temporada ele terá 37/38 anos, com risco de lesão, e sem perspectiva de melhorar seu basquete, mercado melhor só se for no basquete europeu.

    • vsr.snake

      Comprometimento é jogar mesmo lesionado, coisa que o Parker fez muitas vezes (principalmente de 2012 pra frente). Quem conhece a história do Parker no Spurs sabe que isso nunca faltou. Então não compare com a situação do Kawhi, pq não tem nada a ver uma coisa com a outra.

      • Brockbell

        Eu lembro bem disso. Mas ai pq ele fez outros tem que fazer tbm? Isso é complicado cara, Ginobili não tem interesse de sair do Spurs, nem Tim saiu, logo Parker não deveria ficar tbm seguindo essa lógica?
        Lesão é complicado, cada jogador tem seu tempo, jogar lesionado o jogador assume o risco de poder estar comprometendo seu futuro. Isso pode gerar dúvidas, e medo de uma perda de qualidade no basquete, ainda mais um cara com 26 anos.
        E pra piorar membro da família azucrinando a mente de Leonard, piora a situação.

  • Eu também não acharia ruim, apesar de enaltecer sua história na franquia, Parker está decadente fisicamente, não consegue infiltrar mais quanto fazia, e o Dejounte Murray é o cara que está sendo moldado pra fazer esse papel agora, o Manú eu gostaria que permanecesse por uma última temporada, já o Tony por mim pode ser negociado sim…

  • Bruno Macedo

    A verdade é poucos times tem a postura do Pat e deixar o ídolo sair por querer ganhar o que não vale, vamo ver o que o Spurs vai aprontar.

    • Michel Moral

      Exatamente. E se o Heat tivesse pagado para Wade ficar naquela época? Será que estariam disputando playoffs hoje?

      Tudo bem. O time não é nenhuma maravilha. Mas está lá.

      O ponto é esse.

      Diferente de Dirk. Cuban pagou para Nowitzki ficar porque, além de ele ainda dar um caldo, a franquia sabia que não brigaria por nada nos próximos anos… Sabia que o processo de reconstrução seria mais intenso.

      Agora, o Spurs não. Pode fazer negócio com Kawhi, tem LaMarcus (all-star) e tem uma base jovem que, misturada com os veteranos, podem ir aos playoffs.

      • Marcos Gordinho

        Tio Pat errou. Teria mantido Wade e não teria que aturar as manhas que Whiteside revelou ter após fechar um ótimo contrato. No fim as camisas de Wade o pagariam. E olha que seria algo na faixa de 22, 25 por 4 anos + 1 (que não sei se seria escolha de Wade ou da franquia).

        • Michel Moral

          A questão é espaço no cap e não desperdício de dinheiro. Grana toda franquia tem.

          Pagar 22 / 25 mi por ano para Wade certamente prejudicaria a contratação de alguns jogadores, que consequentemente enfraqueceriam o elenco e faria com que a equipe hoje não disputasse playoffs.

          Veja, não sou contra a renovação de contrato de ídolos. Só acho que precisam ser pensadas e proporcionais. Teve o momento de ganhar dinheiro na franquia.

          Se hoje ainda querem dinheiro, não tem problema nenhum também. Caso não prejudique o processo, a franquia tem que pagar e segurar. Agora, se a questão for inviabilizar a reconstrução, que sejam felizes em outros lugares.

      • Bruno Macedo

        Você tem que ver o que é melhor pra franquia, se os jogadores querem ganhar o que não merece estao contra a franquia, mesmo que eles tenham feito muito pelo time, como o Wade que baixou um pouco o contrato, o que seria do Wade sem Miami também, principalmente ele que foi até uma aposta naquele draft dele.

  • xmaah

    assina pelo mínimo só pra ficar sentado do banco e jogar no garbage, sucesso.

  • DNT – Porzingod MVP

    Parker claramente querendo um contrato melhor que o mínimo, duvido que San Antonio pague…

  • Thiago Pinto

    Acho que o melhor que ele faria era parar. Rende BEM menos que o Manu, acho que hoje, pelo basquete, nem mínimo vale.

  • Brockbell

    Além de tudo aqui falado aqui, o Spurs chegou na fase de reformular e pensar no futuro da franquia. Até o próprio Pop vai ser perguntado sobre sua aposentadoria, ou coloca-lo em outro cargo dentro da franquia.
    Na próx temporada, os jogadores de destaque do time estarão com uma média de idade elevada e talvez no último pico de auge da carreira, com exeção de Leonard (se ficar) .
    Pop (70 anos); Lamarcus (33 anos); Gasol (38 anos); Gay (32 anos); Ginobili (41 anos); Parker (37), Green (31); Mills (30 anos); Leonard (27 anos).

  • Marco Antônio DE Paula

    O Velho não desiste, Querendo pegar grana de um trouxa no final da carreira.

    • Daniel Tavares

      Independente disso, ainda pode ser uma boa peça de uma equipe.

  • Claudio R.

    Parker no bucks seria top… Parker – middleton – koumpo – jabari – DeAndre Jordan ???? Hein ???

  • ReggieMiller31

    Eu acho conversa fiada, apesar q entre Timmy/Manu/Tony ele é quem chega mais perto de ser um “estrela”. Os dois lados tem q ser bem honestos: Spurs oferecer contrato menor possível at mesmo pelos 3 anos q ele quer e deixar claro o papel q espera dela nesse tempo e ele decidir se aceita ou se quer jogar por mais dinheiro, maior tempo quadra ou melhor chance de título. Caso resolva sair ñ irá manchar em nd a historia no time e tb ñ será tecnicamente uma perda considerável pro time.

    • Diego Costa

      Ele é quem chega perto de ser uma estrela? ?????????

      Duncan foi o que então? Um meteoro ??

      • Cerginho- Jornalista diplomado

        Se o Duncan não foi uma estrela, o Varejao foi kkkkk

        • ReggieMiller31

          Leia o comentário do Marcelo acima, por favor!!!

      • Marcelo Desoxi

        Com estrela entre aspas, acho que ele se referia a ego.

      • ReggieMiller31

        Leia o comentário do Marcelo, por favor!!!

        • Diego Costa

          Entendi agora. Mas de primeira impressão parece que essa estrela foi no sentido de craque

          • ReggieMiller31

            Valeu, trankilo

      • Israel Pegado

        Hahahaha não seria um exagero dizer que Timmy foi um meteoro. kkkkk
        Taí, uma nova categoria de craque: Meteoro!

    • Discordo, Timmy foi um dos melhores als-pivô da história e pra mim é o maior ídolo da franquia, Almirante David Robinson vem logo após, e depois dos dois Manu Ginobili e Tony Parker, respeito sua opinião, mas acho que a maioria dos torcedores do San Antonio vão discordar de vc também…

  • djwhites

    parker ja vem muito mal a pelo menos 3 anos seguidos….isso não é só uma fase ruim…..ja é decadendia mesmo…..sem contar as varias lesões…..qualquer coisas alem do minimo pra veteranos pra ele é fazer burrada……..

    • ReggieMiller31

      Discordo qndo diz q ele vem mal por 3 anos, os números dele podem estar em queda só q isso se deve o fator Kawhi e até Aldridge sendo as principais armas do time, com isso o papel dele era de comandar o time e fazer fluir o sistema de jogo do Pop e isso ele vinha fazendo até bem. Outra coisa q o pessoal só lembra é a contusão do Kawhi nos playoffs e esquece q Parker se contundiu no meio da serie contra o Rockets e q até então ele tava jogando muito.

      • Israel Pegado

        Sim, vinha rendendo bem nos playoffs do ano passado. Foi fundamental para avançar contra os Grizzlies e jogava bem a série contra o Houston.
        Em termos de inteligência tática e fluidez do ataque, Parker ainda é o melhor armador que o Spurs tem a disposição para organizar as ações ofensivas. Ele só não tem o vigor e a vitalidade de outrora para atacar a cesta. O que eu não consigo entender é como o arremesso dele de média distância se tornou tão inconstante.

  • Albert Medeiros

    Aposenta e leva Manu,Carter e Dirk juntos…

  • O Almirante

    Muito obrigado por tudo e boa sorte. Mas pro bem do Spurs e talvez dele precisa sair sim.

    • Israel Pegado

      Almirante, vc não acha que ele seria um bom reserva e tutor para desenvolvimento do Murray?
      Acho que ele ainda pode contribuir muito nesse papel.

      • O Almirante

        Sinceramente não acho que compense esse papel de tutor, sou realmente grato com ele mas penso que ele a algum tempo vem muito abaixo, o que é normal. Acho que seria bom para ele outros ares ou até pensar em aposentadoria e pro Spurs a renovação, se continuar do jeito que está vamos continuar indo para os playoffs, vamos continuar com o basketball que da gosto de ver, mas vamos continuar sem brigar pelo anel de fato. Temos o gênio Pop e penso que temos que mudar um pouco, ousar mais, e pra isso começar tirando os vários “velinhos” do elenco.

        • Israel Pegado

          Aí é que está, ao meu ver, o Spurs já iniciou o processo de renovação, desde 2014 pra cá: Kyle Anderson, Bryn Forbes, Davis Bertans, Dejounte Murray e Derrick White são projetos nos quais Pop e seu staff já estão trabalhando.
          A galera fala muito que o Spurs está envelhecido e tal, mas ignora o fato de que no roster do time tem um grupo de jovens já jogando bons minutos, alguns até como titulares, vide o Murray e o Anderson na ausência do Kawhi.
          Vejo que as poucos Pop vai reformulando o time. Estou com grandes expectativas sobre a pick 18 deste draft. Acho que vem coisa boa por aí.

          • Brockbell

            Iniciou sim, da pra ver. É um processo lento e que aos poucos Pop vai adquirindo peças. Murray e White já são parte dessa nova fase, que vão conviver em um futuro próximo junto com Leonard, Mills mais maduros, e Lamarcus e Rudy Gay em fim de carreira. (supondo que o elenco continue em SA).
            Mas esses dois são os únicos que podem conseguir um potencial para serem titulares ou como moeda de trocas boas.
            Forbes, Bertans, Anderson são inconstantes, tem talento limitado e vão completar o elenco.
            Também estou com expectativas sobre esse pick 18 do draft, toda vez que SA consegue picks top 20, consegue boas aquisições.

          • O Almirante

            Talvez eu admire exagerado o Pop, mas alguns vários desses novos eu vejo jogadores apenas dele(ou talvez stevens tb faria jogar haha) sinceramente não vejo potencial tão grande, mas enfim… espero estar errado! Também acho que pode vir coisa boa na escolha.

          • O Almirante

            sim, verdade que ja iniciou. Mas na minha opinião os mais velhos e que não estão rendendo como o passado acabam atrapalhando mais que ajudando, sei que experiência é bom demais mas tudo tem que ser pesado, uma renovação do Parker ao meu ver seria muito ruim pq ele não rende mais e tiraria tempo dos mais novos, a renovação do Gasol foi algo absurdo, difícil entender algum motivo, Green muitoooo mau também, enfim… não queria que tirasse todos no mesmo momento, mas acho que está lento, o time tem que ser mais ousado no momento, senão como falei vamos continuar com o basketball maravilhoso, o gênio Pop, entrando nos playoffs com mando mas com a chance de titulo minima.

      • O Almirante

        e talvez seja contraditório haha mas o Manu mesmo bem mais velho queria ele mais um ano, mostrou que por incrível que parece ainda é um jogador totalmente útil, que entra e consegue mexer o time com seu estilo de jogo. E o Gasol vai cagar o pau, o Gasol não, o contrato absurdo que foi feito com ele né.

    • Guilherme Petros

      O melhor caminho seria ele ficar mais um aninho de mentor e aposentar ou voltar pra Europa e tals. A idade ta batendo já, para junto com o argentino, entra no HoF e vai ser feliz desenvolvendo caras no Spurs ou curtir a vida na França… rs

  • Para o bem de todos, é o fim da era dele no Spurs. Todos ganhariam.