Agora é que são elas – Giro pelas principais ligas de basquete feminino ao redor do mundo

Por Vinicius Fernandes Batista

FRANÇA

A LFB, que tem 12 participantes, teve sua 12ª rodada, com destaque para o revés do líder Lyon (o segundo na competição) diante do Bourges, que divide a vice-liderança com o Montpellier, ambos com três derrotas. Já o Nantes segue na lanterna, com somente dois triunfos.

Resultados

ESB Lille 90 x 81 La Roche
Nantes 68 x 84 Union Hainaut
Bourges 82 x 65 Lyon
Charnay Bourgogne Sud 62 x 95 Montpellier
Landerneau Bretagne 76 x 64 Tarbes
Flammes Carolo 76 x 58 Landes


ESPANHA

A Liga Femenina de Baloncesto, que conta com 14 participantes, teve como destaque da 17ª rodada da fase de classificação (avançam os oito primeiros) a segunda derrota seguida do agora vice-líder Uni Girona, que tem agora um revés a mais que o Perfumerías Avenida, novo ponteiro. Na lanterna segue o Embutidos Pajariel Bembibre, com somente dois triunfos. O IDK Gipuzkoa, de Érika de Souza, é o 11º colocado após perder na prorrogação para o Zaragoza, com 13 pontos da pivô brasileira, cestinha de sua equipe.

Resultados

Ensino 77 x 70 Uni Girona
Perfumerías Avenida 71 x 61 Cadi La Seu
Gernika Bizkaia 60 x 55 Embutidos Pajariel Bembibre
RPK Araski 69 x 59 Quesos El Pastor
IDK Gipuzkoa 61 x 62 Zaragoza
Al-Qazeres 61 x 56 Clarinos Tenerife
Campus Promete 62 x 40 Valencia


COREIA DO SUL

O Busan BNK Sum, da brasileira Damiris, entrou em quadra duas vezes na semana, ambas em casa, e a jogadora atuou por 30 minutos em todas as partidas. Perdeu para o Samsung Blue Minx (24 pontos e oito rebotes). Depois novo revés, para o KIB Stars, com um duplo-duplo (22 pontos, dez rebotes e duas assistências).

Ao final da temporada regular, que tem seis participantes, o segundo colocado encara o terceiro no playoff semifinal, em melhor de três jogos. O vencedor da série decide o título, em melhor de cinco, contra o primeiro colocado.

Resultados da semana

KEB Hanabank 65 x 83 Woori Wibee
S-Birds 68 x 82 Samsung Blue Minx
Busan BNK Sum 63 x 72 S-Birds
KB Stars 90 x 75 KEB Hanabank
Samsung Blue Minx 62 x 82 Woori Wibee
Busan BNK Sum 45 x 62 KB Stars

O Woori Wibee assumiu a liderança com o KB Stars, com 15 vitórias e cinco derrotas. A seguir aparecem KEB Hanabank, Samsung Blue Minx e S- Birds, todos com oito triunfos e doze derrotas. Na lanterna segue o Busan BNK Sum (6v – 14d).


EUROCUP

Na primeira fase eram 40 clubes divididos em dez grupos. Após turno e returno (seis rodadas), os dois primeiros de cada e os quatro melhores terceiros seguiram adiante. Os oito líderes com melhor campanha foram direto para as oitavas de final, enquanto os 16 classificados restantes disputaram os playoffs (três clubes terminaram invictos: os espanhóis Perfumerías Avenida e Valencia e o francês Landes).

Os confrontos de oitavas de final, marcados para os dias 22 e 23 (ida) e 29 e 30 de janeiro (volta) serão (à esquerda estão os classificados nos playoffs):

WBC Enisey x Valencia
Besiktas x Carolo
CCC Polkowice x MBA Moscow
Cadi La Seu x Landes
Lointek Gernika Bizkaia x KSC Szekszard
Olympiacos x Orman Genclik
Spartak Moskow x Hatay BB
Artego Bydgoszcz x Perfumerías Avenida