Agora é que são elas – Giro pelas principais ligas de basquete feminino ao redor do mundo

Foto: Divulgação CBB

Foto: Divulgação CBB

Por Vinicius Fernandes Batista

FRANÇA

A LFB, que tem 12 participantes, teve um jogo antecipado da sua 17ª rodada: a vitória em casa do Flammes Carolo (5º) sobre o Charnay Bourgogne (11º), por 80 a 64, de virada (16 x 20, 19 x 18, 28 x 17 e 17 x 9).

O líder é o Lyon (11v – 2d), seguido por Bourges e Montpellier (ambos com 10v – 3d). Já o Nantes é o lanterna (2v – 11d).

Na Copa da França, pelas semifinais em jogo único, os mandantes se deram bem: o Bourges fez 77 a 42 no Tarbes e o Lyon bateu o Montpellier por 86 a 74. A decisão do título será no dia 25 de abril.


ESPANHA

A Liga Femenina de Baloncesto, que conta com 14 participantes, teve como destaque da 20ª rodada da fase de classificação (avançam os oito primeiros) o triunfo do Uni Girona, terceiro colocado, sobre o líder Perfumerías Avenida. O Gernika Bizkaia, vice-líder, também venceu. O lanterna Embutidos Pajariel Bembibre perdeu mais uma, assim como o IDK Gipuzkoa, de Érika de Souza, superado fora de casa no dérbi em Mendizorrotza, e que segue em 11º lugar. A pivô brasileira anotou 15 pontos.

Resultados

Tenerife 76 x 61 Bembibre
RPK Araski 79 x 64 IDK Gipuzkoa
Ensino 76 x 55 Campus Promete
Quesos El Pastor 62 x 70 Bizkaia
Valencia 66 x 48 Al-Qazeres
Cadi La Seu 71 x 62 Zaragoza
Girona 60 x 55 Perfumerías Avenida

O Perfumerías Avenida lidera com 17 vitórias, uma a mais que Bizkaia e Girona. Na zona de rebaixamento estão Quesos El Pastor, com quatro, e Bembibre, com apenas três triunfos.


COREIA DO SUL

Ao final da temporada regular, que tem seis participantes, o segundo colocado encara o terceiro no play-off semifinal, em melhor de três jogos. O vencedor da série decide o título, em melhor de cinco, contra o primeiro colocado.

Resultados

Woori Wibee 65 x 53 S-Birds
KEB Hanabank 74 x 66 KB Stars

O Woori Wibee assumiu a liderança, com 16 vitórias e cinco derrotas, deixando o KB Stars em segundo, com 16v e 6d. A seguir aparecem KEB Hanabank (9v – 12d), S-Birds (9v – 13d) e Samsung Blue Minx (8v – 13d). Na lanterna segue o Busan BNK Sum (6v – 15d), da brasileira Damaris.


EUROCUP

Na primeira fase eram 40 clubes divididos em dez grupos. Após turno e returno (seis rodadas), os dois primeiros de cada e os quatro melhores terceiros seguiram adiante. Os oito líderes com melhor campanha foram direto para as oitavas de final, enquanto os 16 classificados restantes disputaram os playoffs.

Agora restam apenas oito clubes, com destaque para o espanhol Perfumerías Avenida e o francês Landes, ambos ainda invictos (oito triunfos). Outra equipe francesa, o Flammes Carolo, perdeu apenas uma vez. Já o russo Spartak Moscou, o espanhol Bizkaia e o polonês CCC Polkowice são os remanescentes dos playoffs.

As quartas de final começam no dia 19 de fevereiro, com Orman Genclik x Landes e Gernika Bizkaia x Valencia. No dia 20 tem Spartak Moscou x Perfumerías Avenida e CCC Polkowice x Flammes Carolo.