Após nove anos, Rajon Rondo finalmente foi trocado pelo Boston Celtics. Era esperado, já que o armador tem contrato expirante e a direção da equipe de Massachusetts vinha tendo dificuldades para encaixar uma reconstrução verdadeira no elenco após as saídas de Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen. Os inúmeros rumores — 29 no total — deram sempre pistas de uma nova casa. O problema é que nunca acontecia.

Eu sou torcedor do Celtics e muita gente aqui sabe disso. Entretanto, isso jamais interferiu na hora de escrever ou falar sobre o assunto. Gostaria que ele ficasse no time até o fim de sua carreira e sempre foi um dos meus ídolos, mas eu sabia que um dia isso iria chegar.

A reconstrução agora fica ainda mais óbvia. Danny Ainge relutava para aceitar negociações envolvendo ele. Em uma delas, na temporada passada, o Houston Rockets tentou uma troca e foi prontamente rejeitada. Apesar dos nomes oferecidos, sabia-se que seja lá qual fosse a transação, ninguém “pagaria” muito por ele pelo simples fato de seu contrato expirar ao fim de 2014-15. Além disso, ele era um problema para a diretoria

E foi assim que o Celtics aceitou Jameer Nelson, Jae Crowder, Brandan Wright e escolhas futuras de draft. Todo mundo sabe que esse pacote seria uma piada caso Rondo tivesse reais intenções de seguir por lá, além de mais alguns anos em seu acordo. 

Mas agora já foi. Rondo é jogador do Dallas Mavericks e o resto é passado. Um título, duas finais em que ele era um mero coadjuvante. O jogador não conseguiu fazer o Celtics crescer de produção sem Pierce e Garnett. Porém, é preciso analisar as duas partes a partir deste momento.

No Celtics, Rondo sempre foi o construtor das jogadas. Não precisa do arremesso para aparecer. Ele cria no ataque e defende de forma brilhante. Já no Mavs, como isso vai funcionar?

Monta Ellis demanda muito a bola nas mãos. Ele cria o seu próprio lance e, sem dúvidas, é um dos principais fatores para o time texano estar bem nesta temporada. Ellis faz sua melhor temporada, independente de números. Com Rondo ao seu lado, essa dependência vai ser interessante de ser vista. Será possível ele conseguir jogar sem a bola? Acho que esse é o grande x da questão para o Mavericks ir longe.

Dirk Nowtizki não está ficando mais jovem e, em benefício de sua equipe, aceitou redução salarial pela busca de mais um título. E quer saber? Penso que o caminho é esse. Tyson Chandler está brilhando no garrafão, calando a minha boca. No início da temporada, eu não acreditava que suas condições físicas poderiam suportar tantos minutos e jogos. Ele não só faz isso, como também fecha a área pintada do time. 

Devin Harris deve perder tempo de quadra e é possível que J.J. Barea simplesmente desapareça da rotação. Assim, Raymond Felton sequer vai ver a cor da bola.

Claro que Chandler Parsons ainda está se adaptando ao estilo do Mavs. Ele também exigia muito a posse de bola no Rockets. Acontece que a transição de Rondo deverá ser mais tranquila e o Dallas vai jogar pelo campeonato. Sim, acredito mesmo nessa possibilidade.

Agora, pelo lado do Celtics, vamos ver em breve Jeff Green e/ou Brandon Bass indo embora. Ainge quer um time jovem, que corra muito e com bastante intensidade para ser moldado via draft. Isso vai acontecer porque a ideia é rejuvenescer imediatamente. E nessas, aposto em duas situações para Gerald Wallace: ou alguém o aceita em alguma troca agora e se aproveita de seu expirante em 2015-16 ou ele é simplesmente dispensado ao fim desta temporada. Wallace não é elegível para ser anistiado.

Marcus Smart aparece como o principal beneficiado pela troca, por questões óbvias. Primeiro, Nelson até deve ser titular no início, mas em pouco tempo Smart deve ganhar a posição, apesar de que isso pode acontecer desde agora. Depois, Smart agradou a diretoria com sua vontade de jogar. Não é meu favorito, não gosto de seu arremesso e questiono sua defesa. Mas quem decide é Ainge, certo?

Wright não fica em Boston para o ano que vem por ter um contrato expirante de US$ 5 milhões. Com três jogadores podendo brigar pela titularidade (Jared Sullinger, Kelly Olynyk, e Tyler Zeller), será difícil pensar nele ali. Além disso, vai querer um contrato bem mais vantajoso porque ele tem mercado. Crowder é exatamente o que Ainge está buscando e, certamente, vai ganhar um novo acordo.

Claro que o Mavericks é o vencedor dessa troca, mas é esperado que a diretoria de Boston faça alguma coisa na noite do draft. O Celtics não costuma ficar muito tempo sem ter um time competitivo ou que ao menos consiga se classificar para os playoffs — que no Leste nem é tão complicado assim.

Para 2014-15, o Mavs deve entrar na segunda parte da temporada como um dos favoritos, enquanto o Celtics vai “brigar” para perder. O Philadelphia 76ers já mostrou o caminho: é só trocar seus melhores jogadores e o tank fica mascarado.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Digor33

    Aposto que Rondo melou várias trocas mais vantajosas para franquias com jogadores de troca mais interessantes, então acredito que, para não ficar sem nada no fim e entregar de graça o jogador, Ainge teve que confirmar a troca em questão.

    Agora é esperar e ver no que vai dar, acho que a reconstrução será maior agora, mas no futuro Boston terá um time jovem e presente nos playoffs

  • Ramon

    Se cuida Lakers , Celtics entrou na briga pelo Okafor !

    • Bruno#L.A.Lakers16

      Nesse momentos tem times mto a frente pra pegar o J.Okafor … até o Knicks por ex está bem na nossa frente … !

      • Rapha-11

        O Mundiay vindo pra Detroit, que vcs briguem pelo Okafor kkkkkkkk. Tomara que o top 3 seja 76ers (Towns), Pistons (Mundiay) e Lakers (Okafor).

  • RafaelRox

    Espero que Rondo volte ano que vem.. junto a Garnett e Pierce.. senão vou até Boston e mato o Ainge pessoalmente rs.

    • Pedro Cortez

      Doce ilusão… Eu adoraria ver esse trio de novo no nosso C’s, mas infelizmente não irá acontecer. Queria pelo menos pra ver o PP e o KG se aposentando e tendo suas camisas aposentadas.

      • Assim não vai ter mais números na franquia… já tem 21 números retirados, Eu acho que o numero do KG vai ser retirado pelos Wolves, Ray Allen pelos Bucks, Rondo e Pierce pelos Celtics

        • pedrokadf

          Rondo ? esse daí nao vai ter sua camisa aposentada…
          Eu não aposentaria

          • More

            Eu também acho que o Rondo não vai ter número aposentado, no máximo vai ganhar uma homenagem junto com o Garnett e allen.
            O único que vai ser aposentado é ¨aquele cara¨ que todo sabe que é um eterno celtic, não importa aonde ele esteja.

  • Guilherme

    E eu que achava que Boston estava em um rebuild melhor q o Lakers. Depois dessa vejo muitas temporadas medíocres pros verdes.

  • pedrokadf

    Tá certo que Rondo não aceitou extensão contratual com o kings na época, mas a troca envolveria Ben McLemore + Isaiah Thomas e escolhas do draft de primeira rodada… teve o pistons, que estão loucos pra trocar monroe ou J.smith, tem o Hornets querendo se livrar de Lance…. ou seja, querendo ou não tinha um bom leque de escolhas, mas trocam o mavs por nada praticamente ? Ao meu ver a troca foi ridícula, C’s saiu perdendo de mais, trocou por um saco d batata, o Mavs se deu muito bem nessa troca…
    Sei q Rondo melou muitas trocas tb…
    Enfim, Não sei se foi medo de perder Rondo de graça, ou se tem algo por de baixo dos panos, só sei que estaria puto se fosse torcedor do Celtics com Ainge…
    agora é esperar a reconstrução, que ao meu ver vai demorar muito tempo !!

  • Michel Moral

    E o Oeste só se fortalecendo… Vai ter grande ficando de fora de playoffs e, mesmo chegando lá, pode cair cedo pela grande capacidade dos adversários!

    Sorte da emissora que transmitirá os jogos dessa conferência…

  • AlexT-Wolves

    O Rondo vai melhorar o jogo do Chandler, Parsons e do Dirk mas vai ter que arranjar um jeito de jogar com o Ellis, o Carlisle é monstro então vai arranjar um jeito.

    Mas pra mim o Celtics nao consegui quase nada. Quando trocou o KG e o Pierce eles conseguiram Picks do futuro que fatalmente seriam top pela Idade do time do Nets. Mas essa troca eles vão ganhar picks no final do 1 round e não acho que eles vão conseguir subir muito.

  • Eu sinceramente não acho que a troca foi uma das piores , para ambos .

    É claro que o Celtics poderia ter trocado ele por coisa melhor , tipo Picks de loteria , mas ai é uma situação muito difícil . Rondo não queria ir pra um time qualquer e também não renovaria com um time qualquer , caso ele fosse trocado para um 76ers da vida , e nenhum time iria querer o Rondo sem que ele aceitasse renovar o contrato . Por isso que não houve aquela troca com o Kings , que claramente era algo melhor pro time de Boston . Ainge ficou de mãos atadas . Se não o trocasse agora , dificilmente iria aparecer uma proposta melhor que essa do Mavs , pelo menos pra mim .

    O pacote tem um bom valor : Contrato expirante , um jovem que pode ter um belo futuro , e algumas picks que , quem sabe , possam ser usadas pra conseguir uma escolha mais alta no próximo Draft .

    E sobre o Mavs , eu não consigo ver essa troca dando errado …rs

    Dallas , hoje , é um dos piores times quando se fala em assistências por jogo e defesa de perímetro. Ai você traz um cara que lidera a NBA em assistências por jogo , e que é um do melhores PGs defensores da liga , que está entre os melhores em Steals por jogo , e isso por um acaso pode não te fazer bem ? Rs

    Sinceramente , eu não vejo risco nenhum pro Dallas . O único problema fica no Backup do Chandler , mas parece que eles estão atrás do Jermaine O´neal , então …

    • Dallas pode ser dos piores em termos de defesa e rebotes mas falando de assistências é um dos melhores e é a equipa que tem menos perdas de bola (turnovers)

      • Nas assistências , me referi mais aos PGs de Dallas do que o time todo . Vi essa estatística na ESPN , dizendo que os PGs do Mavs são os 3º piores em toda a liga em assistências por jogo .

        • A bola circula muito em Dallas

  • Michel Moral

    Para o Celtics eu não vejo muita perspectiva não, pelo menos não acima de outros times. Conseguiu somente role players que só servirão para abrir espaço na folha. Então eu lhes pergunto: essa não é uma estratégia parecida com a de muitos times na liga? Quem não tá disputando título tá fazendo isso, então, não há novidade ou certeza de êxito.

    Claro que Boston é a franquia mais vitoriosa do basquete. Como destacado na matéria, não fica muito tempo sem montar um time decente.

    O ponto chave da discussão sobre o futuro do Mavs passa pelo que o Mastô destacou bem: enquadrar o jogo de Rondo com o de Ellis.

    E pode ser sim que um atrapalhe o outro. No caso, acho que Rondo atrapalharia muito mais o jogo de Ellis do que ao contrário. Ellis precisa ter a bola nas mãos para dar resultado. Rondo se adaptaria mais fácil às características dos jogadores, seja acelerando o jogo, seja cadenciando o ritmo da equipe.

  • Augusto

    Pra mim foi uma troca ridícula, serio mesmo acho que dava pra conseguir algo bem melhor.
    Agora não tinha pensado nesse lance do Rondo ter melado outras trocas, o que é bem possível pois aquela vez do Kings ele disse que não iria jogar por lá e nem a pau assinaria outro contrato. Ele logicamente quer jogar em uma equipe competitiva, então fica essa dúvida no ar.

    Mas acho que o Ainge foi muito mal, espero que ele tenha uma carta na manga, só espero!

  • Paulo Nobre, Danny Ainge…
    =(

    • dAVIS

      Paulo Nobre, Danny Ainge…
      =(
      2

    • Michel Moral

      kkkkkkkkkkkkkk boa

      • dougmallmann88

        Patrícia Amorin, Wilson Gottardo

  • dougmallmann88

    Ainda em estado de choque…

  • Ricardo Camilo

    Pra um time que leva 258 pontos (modo exagerado on) por jogo, perder uma peça importante do garrafão é preocupante. Só com nomes não se ganha um campeonato.

    O Dallas precisa correr para tampar o buraco e reajustar o time com o novo armador. O Oeste não perdoa.

  • More

    E fiquei com uma séria impressão de que o Rondo ¨forçou¨ essa troca, porque ela foi bobinha demais…
    Sobre a adaptação do Rondo ao time, a única coisa que nós torcedores podemos fazer agora é acreditar no trabalho do Cuban e Rick.
    E os principais candidatos pra substituir o Wright são o O´Neal e o Okafor. Qual vocês achammelhor?

    • DirkMito

      Falou certinho amigo, é acreditar no trabalho deles, e outra coisa é mais facil trabalhar com estrelas do que com caras ruins que em 30 min de jogo 0 pts e 0 ass, o Jammer Nelson tava com verme, e outra coisa o Wrigth é um bom jogador mais tambem não era um monstro que vinha e fazia 20 pontos do banco, e acho que os 2 caras, qualquer um que vim vai fazer um bom papel, mais eu prefiro o Okafor.

      • DirkMito

        Meu tempo em Boston significa tanto. Eu cresci com essa cidade tanto como um jogador de basquete e uma pessoa. O amor que eu tenho para os fãs mais leais e apoio da liga é incomparável. Meus companheiros de equipe coração mostraram o último par de temporadas, são alguns dos tipos mais difícil trabalhar com que eu joguei e desejo-lhes o melhor. Estou feliz por ter experimentado meus anos mais bem sucedidos e desafiadoras, com a organização do Celtics, fãs e cidade. A oportunidade de jogar com caras como Dirk, Monta, Tyson e o jovem talento de Chandler é muito emocionante e estou ansioso para fazer uma coisa especial em Dallas. Palavras de Rajon Rondo chegou humilde o mlk ………………… vai ser mt feliz em Dallas Rondo.. kkkkkkkkkkk

        • Jesus

          Legal a declaração dele. Será que ele vai estrear na fogueira já, contra o Spurs ?

          • BetoMavs

            Lógico já vai chegar pondo o Tony Parker no bolso.

        • More

          Vamos ver se ele vai ser humilde assim no vestiário kkk

          jesus, parece que ele estreia logo contra o spurs sim

          • DirkMito

            técnico Rick Carlisle. “Ele é um cara que adora ganhar. Nós vamos descobrir isso. Eu prefiro ser cobrado com a tarefa de descobrir isso com caras desse nível da competitividade e da capacidade.” Ansiedade ta a mil pra estreia do Rondo pqp…….

          • More

            Calma cara, é o primeiro jogo, ele ainda está mobiliando a casa, não conhece o time… É difícil imaginar ele ownando logo no começo…
            Mas se ele ownar logo de cara já pode entregar as taças hsuashau

    • joaozinho sapatinho de fogo

      oKAFOR

  • Arthur

    Eu acho que ele fez merda e quem se lascou fomos nós que torcemos pro Celtics!!
    Chega de NBA esse ano. Brigar pra ser o pior?!? Me recuso a acompanhar isso!!!

  • Diego

    Infelizmente Melou pro Lakers porque se tinha um time que precisava de Um armador de verdade e LA. Dalas Muito forte Vamos ver nos embates com o San Antonio se rolar….

  • Guss

    Off-topic:galera, qual vocês acham, que é atualmente, a maior rivalidade da NBA ? Pra mim é Rockets x Spurs rsrs, e depois Indiana x Miami. E pra vcs ?

    • More

      Porque Rockets vs Spurs? Rockets vs Mavs está bem maior na minha opinião. Direto a comunidade fica se xingando lá no face. Coisa de texano kkk
      Indiana vs Miami era dahora mesmo, mas provavelmente essa rivalidade acabou de acabar…

      • Guss

        É que tipo, falei de atualmente mas levei em consideração o ano passado haha, pq o Rockets era o único time que não perdeu pro Spurs ano passado e tals, Dallas é novato ainda, um New Orleans melhorado rsrsrs. Já Indiana x Miami, ano passado foi sacanagem haha George x LeBron *-*.

  • alysonegomes

    Brandon Wright no Heat seria algo legal ao meu ver 😀

    Mavs agora ou vai por o Tyson Chandler pra jogar 40 minutos por jogo ou acha alguém pra por ali, porque vai ficar uma peneira legal hahaha’

  • Imagina só fazer um playoff épico como o de 2011 quando o Mavs bateu:

    Portland Trail Blazers que tinha LaMarcus Aldridge, Brandon Roy, Gerald Wallace, Marcus Camby, Andre Miller, Wesley Matthews, Nicolas Batum, Rudy Fernandez e Patrick Mills…

    Los Angels Lakers que havia vencido os dois títulos anteriores e tinha Derek Fisher, Kobe Bryant, Ron Artest, Pau Gasol, Andrew Bynum, Lamar Odom, Steve Blake e Shannon Brown…

    Oklahoma City Thunder que tinha Kevin Durant, Russell Westbrook, James Harden, Serge Ibaka, Thabo Sefolosha, Eric Maynor, Nick Collison e Nazr Mohammed..

    Miami Heat que tinha LeBron James, Dwyane Wade, Chris Bosh, Zydranus Ilgauskas, Mario Chalmers, Mike Bibby, Mike Miller, Udonis Haslem, Joel Anthony..

    Nunca vou esquecer-me desse grande ano do Dirk e companhia

    • robertolakers

      E companhia ? Q companhia

      • Oshiro

        Jason Terry com a mão pegando fogo? Kidd? Chandler? Shawn “I am Matrix, b*tch!” (https://www.youtube.com/watch?v=0Cbt2UXgB2M) Marion?
        O Barea jogou muito também, até o DeShawn Stevenson estava bem… O Mavericks tinha um elenco bom, mas tinha um Dirk 99 mid-range, que nem comento.

  • Não sei nem mais oque falar, estou bastante triste pela saida do Rondo :/

  • Bruno Hernandez

    Jermaine O’Neal, Emeka Okafor e Bernardo James são nomes ventilados em Dallas para compor a rotação de garrafão. Acho que o melhorzinho defensivamente é o Okafor.