Agora jogador do Hawks, Tiago Splitter recebe elogios de seu novo técnico

O pivô brasileiro Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da NBA,  irá iniciar a próxima temporada de casa nova. Para conseguir o espaço necessário na folha salarial para assinar com o ala-pivô Lamarcus Aldridge, o San Antonio Spurs enviou o jogador ao Atlanta Hawks. A chegada do brasileiro foi aprovada pelo técnico da equipe, Mike Budenholzer, que elogiou sua qualidade defensiva, em entrevista ao The Atlanta Journal-Constitution.

“Ele é muito versátil defensivamente”, afirmou o comandante. “É muito interessante quando você observa o que o Tiago pode fazer na defesa marcando tipos diferentes de jogadores de garrafão. Ele pode marcar atletas do tipo de Dirk Nowitzki e Lamarcus Aldridge, que conseguem espaçar a quadra e também consegue enfrentar os pivôs mais fortes dentro do garrafão. Então, defensivamente, eu adoro a sua versatilidade.”

O técnico ainda aproveitou para elogiar a forma como a diretoria do Spurs trabalha para promover mudanças no elenco. “No fim das contas, eles vão fazer de tudo para melhorar a equipe, porém, se há alguma oportunidade de colocar o jogador que será trocado em algum lugar que ele se sinta bem, eles o farão. Quando possível, eles sempre tentam fazer algo pelo jogador”.

A relação amigável de Budenholzer com Gregg Popovich é longa, já que o técnico do Hawks foi assistente técnico da franquia do Texas por 19 anos e, isso facilitou a ida de Splitter para a equipe de Atlanta. “O fato de que Tiago está confortável com a forma como jogamos e está contente com seus companheiros e em ser treinado por mim, nos leva a conclusão de que ele veio para o lugar certo.”

O brasileiro atuou em 52 partidas em sua última campanha em San Antonio, obtendo médias de 8.2 pontos e 4.7 rebotes, em 19 minutos de ação por noite. Com a nova equipe, o pivô deve atuar a partir do banco de reservas, substituindo os titulares do garrafão Al Horford e Paul Millsap.

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro
Paulista, cursando Jornalismo e membro do Jumper desde 2015. Twitter: @Edu_Ribeiro33
  • Uma pena que ele ainda vai atuar pouco… adoraria vê – lo em uma equipe que ele fosse titular e mais acionado no garrafão do que era em S.A, mas será dificil em Atlanta…

    • Renan Domok

      Thiago poderia ter tentado ir para o Mavs, por exemplo. Seria titular absoluto do garrafão e teria bastante espaço para mostrar seu melhor basquete, mas ele preferiu o ambiente à fama.

      • Marcio #Lakers

        Concordo com o seu comentário, Mavs seria o time ideal pra ele!

        • Renan Domok

          Com um jogador de garrafão no nível do Splitter, a posição do Mavs subiria consideravelmente nas previsões. A falta de um cara competente comandando a defesa é um ponto muito negativo para o Mavs. Um garrafão com Dirk (fora do auge) e McGee, Dalembert ou Pachiulia, é terra sem dono para Griffin, Davis, Aldridge, Draymond, Howard, Randolph, Gasol’s etc. Esses caras vão massacrar o garrafão do Mavs, por isso digo que a chance do Dallas tankar é real SIM.

          • Marcio #Lakers

            ate os alas vão fazer a festa penetrando na defesa do Mavs…

          • Renan Domok

            Todo jogo vai ter um cara de garrafão adversário com 20ppg 15rpg.

      • BetoMavs

        Até queria ele no Mavs, mais o salario do garoto é alto.

        • Renan Domok

          Sim. Tem esse ponto, mas daria para pagar uma multa para ter um Center minimamente descente.

    • Pedro de Lara

      O Budenholzer tá testando uma formação com Teague, Korver, Millsap, Horford e Splitter. Tem até uma entrevista dele no site do Hawks onde o pessoal pergunta se ele não acha estranho ir em sentido oposto ao small ball, mas ele bem lembra que o Millsap começou como SF e o Horford PF no início de suas vidas basquetebolísticas.

      • Dificil essa formação dar certo… mas quem sabe neh?

        • Renan Domok

          Contra times de perímetro forte, esquece, mas dependendo do adversário pode funcionar.

          • Essa formação é para alguns momentos do jogo, não para iniciar partidas…

  • VIEIRA – CHICO

    na boa – se o Thiago tiver mais personalidade – com certeza terás mais minutos – e se pá chegar ser TIULAR – porque não ??????
    mas pra isso o cara tem que entrar e arrebentar com o jogo e deixar de lado esta função de poste “corta luz” que exercia no SPURS

    • Renan Domok

      Concordo. Ele sabe jogar, mas as vezes se fecha na zona de conforto.

  • Zack Batista

    É… Esse comentário não foi à toa… Splitter já chegou a anular o cascudo Zach Randolph, em uma semifinal de playoffs, sendo assistido atentamente pelo próprio Mike. Jogador muito útil sim e vai cooperar bastante para esse time do Atlanta.

  • RennanLAL

    Splitter jogou demais no último título do Spurs, ele anulou o Z-Bo e o Dirk. E o Spurs perdeu um jogador bastante importante, quero ver como vai ficar esse garrafão, Duncan não aguenta jogar mais que 25 minutos e o Aldridge já deixou claro que ele não é pivô.

    • VIEIRA – CHICO

      há mas vai findando ser PIVÔ sim – na necessidade – tu vai vê se POP não irá converse-lo

  • RodrigoHawks

    E um bom Reserva… RESERVA …. boa sorte e que Ajude Atlanta que e o mais Importante

    LETSSSS GO HAWKSSSSSSS

  • Splitter é um cara que tem um imenso talento, mas parece acomodado demais para usá-lo.

    Queria ver o sangue nos olhos do Nenê nele, seria um dos melhores C da NBA atual.

  • ele não tem a característica parecida com a do Horford nem o Muscala, por não ter um bom arremesso de longa ou média distância, mas tem bom passe, então seja como titular ou reserva acho que tem tudo pra se sair bem no esquema do Budenholzer sim…

  • Hildeni Antonio Gomes Junior

    Acredito que depois da aposentadoria do Tim Duncan, ele volta para o Spurs. Ele joga muito bem defensivamente.