Ah, toma meu voto, Durant

Não deve ser segredo para ninguém aqui que nas últimas cinco temporadas eu apostei no MVP de LeBron James, inclusive no ano em que não ganhou, em 2010-11. Sim, eu acho que ele merecia mais que Derrick Rose por diversos motivos. Mas o caso agora é outro: Kevin Durant.

Nenhum outro jogador nos últimos cinco anos me convenceu tanto que merecia essa premiação, além do próprio LeBron. Por mais que a gente considere sua temporada 2012-13 fantástica, agora Durant elevou o seu basquete a outro nível. Não só por ter segurado o rojão enquanto Russell Westbrook estava lesionado, mas também por conseguir se superar a cada partida. E nesta sexta-feira, ele pode igualar um recorde de ninguém menos que Michael Jordan de jogos consecutivos anotando 25 pontos ou mais. E quer saber? Vou torcer para que consiga.

Antes de mais nada, estamos vendo a história sendo escrita nesse exato momento. Nós já passamos por grandes momentos nas últimas décadas, quando Larry Bird, Magic Johnson, e o próprio Jordan, fizeram da NBA o que ela é hoje. Não David Stern, os jogadores. Sim, Stern soube promover a Liga como poucos, mas foram os atletas que o fizeram. Se não tivessem tal capacidade, provavelmente não estaríamos com tantos sites e blogs aqui no Brasil falando sobre esse esporte.

Desde os anos 90 nós não tínhamos tantos astros capazes de mudar o jogo como hoje, e nessa conta incluo Kobe Bryant. Então pense: Kobe, LeBron, e Durant. Olha só como estamos bem servidos. É sensacional, mas tem gente que prefere criar rivalidade onde não existe. Conseguem odiar um em detrimento a outro só porque um é decisivo ou o outro é mais físico. Que balela! São todos absolutamente incríveis. Claro que cada um tem uma preferência e isso é normal. Porém, é inegável que estamos vendo nomes que estarão nos livros entre os maiores de todos os tempos em alguns anos. Ou alguém aqui duvida que os três vão para o Hall da fama? Impossível!

Em alguns anos, com certeza, vamos ver o Thunder vencendo um campeonato. Claro que a estrutura do time precisa mudar em alguns sentidos, pois desde os três primeiros títulos de Jordan no Chicago Bulls, nenhum outro jogador foi campeão jogando com um elenco não tão badalado e não me levem a mal os fãs de Westbrook por isso. Ele é um complemento. Se quiser colocar o Dallas Mavericks nesta conta, talvez passe. 

Em 2013-14, Durant conseguiu superar LeBron. Não só nos números, que são fantásticos por si só. O camisa 35 elevou o seu jogo e de seus companheiros. Ele possui médias de 32.1 pontos, 5.6 assistências (ambas melhores marcas da carreira), 7.5 rebotes e um aproveitamento acima de 50% nos arremessos, 40% nos tiros de três pontos e beira os 90% nos lances livres. Essas estatísticas são de um autêntico MVP.

Há pouco tempo eu fiz um artigo dizendo que a equipe que tivesse a melhor campanha entre Oklahoma City Thunder e Miami Heat, teria o MVP desta temporada. Apesar de o Heat liderar a conferência Leste neste momento, o Thunder está na frente do time da Flórida.

Aguardei até a vitória do Thunder sobre o San Antonio Spurs, que vinha de 19 vitórias seguidas, para ter certeza de que esse seria o assunto desta sexta-feira. E se o time de Oklahoma City superou o Spurs e seu momento, fica difícil imaginar que algo diferente acontecerá nas últimas rodadas da fase regular.

Durant não é o meu jogador predileto na NBA. Está atrás de alguns, como Rajon Rondo, Andre Drummond, Tim Duncan, e o próprio LeBron. Entretanto, não consigo esconder que, apesar das minhas preferências pessoais, o astro do Thunder foi mais eficaz que James e soube conduzir sua equipe.

Por conta disso, toma meu voto aí, Durant.

[polldaddy poll=7942251]

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Curioso saber que um de seus jogadores favoritos é nosso garoto Andre Drummond.

  • MARCOS OKC

    BELO POST ! EXELENTE.

  • Nettmann

    cada vez que vejo Durant jogando me coloco no lugar dos torcedores do Portland, aliás me coloco no lugar deles quando lembro do Jordan…

  • Nettmann

    Cara não gosto de comparar ninguém com ninguém, porque sempre acaba em discussão, mas acho o Durant melhor que Lebron, mas se os dois tivessem a mesma idade eu escolheria pro meu time o Lebron, porque acho que ele consegue jogar mais pro time que o Durant (assistencias roubos de bola, etc), mas individualmente acho o Durant mais pontuador.

    • Pedro Cortez

      Te falar que eu preferia o Lebron também, gosto dele defendendo. E ele nos C’s ia ser foda… Ele com Rondo e Bradley ia ser um senhor perimetro defensivamente

    • Osh Nettmann, Todas as vezes que tu diz que não gosta de fazer comparações tu acaba fazendo uma. kkkkkkkk. Brincadeira, mas acho o Durant melhor também.

      • Nettmann

        é verdade rsrsrs, aceito a brincadeira numa boa.
        Só digo que não gosto de comparar porque ano passado eu disse que achava o kobe melhor que o lebron e quase causei um terremoto nos posts, até da minha família falaram, só pra ti ter uma base.
        Abraço, parceiro.

  • iuri_OKC

    vamos parar de perder tempo com a discução do MVP, esse caneco ja é do Durant…melhor discutir sobre os postos q realmente existe disputa, como premio de melhor tecnico ou melhor sexto man

  • Kevin Rubio

    Todo mundo que eu conheço é fã do Rondo, ele é incrível vei!

    • everton

      Tem jogadores que todo mundo gosta, Rondo e Curry são dos exemplos que dificilmente alguem vai contestar.

    • Eu sou do Rubio e não do Rondo. srsrsr. reconheço que ele melhorou, mas simplesmente não vejo ele fazendo um time vencer. E pra um armador puro isso é imperdoável.

      Acho que ele é o cara que para embaixo da cesta e procura o passe só pra ir pras estatísticas. Rs.

      Certo, podem detonar. rsrsrs

      • Tava zoando com essa do Rubio né? Cara não mostrou a que veio na NBA… faz uns passes bonitos e só… Rondo é triple-double, noite sim, noite não…

  • Pedro Amadeu

    Se derem o MVP pro LeBron esta temporada eu paro de ver NBA

    • Mvp KD, mvp finais LBJ

  • Jefferson

    Todo mundo tem jogadores favoritos os meus são: Nash, Nowitzki, Anthony, Duncan e Kobe.

    • Poxa, que chato ehm, anos 2000 tão acabando, todo mundo aposentando. Vou ficar triste. kkkkkkkkkk. Faltou Garnett…

  • Miguel

    Xiiii Gustavo, este teu post vai causar um reboliço em 5,4,3,2,1… Os fãs de Lebron não irão gostar não!!

  • Com muita pena minha mas até um fã dos heat vê que o durant leva a estatueta este ano, e com muito merito, quem sabe, se o bosh e o lebron forem embora e os thunder não passar na primeira fase dos playoffs se nao teremos um durante em chamas!!!! kkkk brincadeira

  • Durant é o MVP da temporada regular e está ficando inegável a cada partida. No começo da temporada eu apostei em um duelo LeBron x Duncan pro MVP hauehuahe Achei que o Timmy iria encarnar sua juventude e destruir só de raiva, porém vários aspectos favoreceram o Durant nessa. “”Fã”” entende que os 2 estão disputando MVP então devem se matar por isso, porém a NBA tem muito mais que somente os 2. Em minha opinião não existe essa de comparação, cada jogador tem seu estilo e se destaca em seus melhores pontos. Durant é uma máquina ofensiva e esta rendendo na defesa, porém, se for comparar carreira com carreira, 6 primeiras temporada exatas de cada um, LeBron tem 735 pontos, 154 rebotes, 1712 assistências, 252 roubos a mais que o Durant, só perdendo em blocks por 65 (números podem variar pois li isso em uma matéria ontem, e não me recordo se estão cravados, e é só informação). Resumindo, Durant não está correndo tão por trás, em quesito estatistica e carreira e, logo logo, se continuar dessa forma, ele poderá sim ser um jogador melhor que o James, pelo menos estatisticamente. Além do mais, um cara de 2,10 com a habilidade de um armador, é obrigação de destruir mesmo, e isso ele faz bem. Só acho que o Westbrook atrapalha muito seu jogo, Thunder precisa de um armador pass first, um pontuador na posição 2 (trocaram o cara errado) e um pivô decente. Durant iria voar com tal liberdade e segurança de rebotes com Ibaka e mais um big man que não ser chame Perkins kkk

    • Não existe comparação mas acabei comparando, quer dize, existe sim uahehuaueh

      • Paulo OKC

        Mais nao existe essa de nao comparar toda vez que aparece dois ou mais grandes jogadores nos esportes as pessoas vao ter q comparar e só olhar Durant x Lebron Lebron x Kobe CR7 x Messi Pele x Maradona Peyton Manning x Tom Brady e isso nao e so nos esportes nao ate nos desenhos tem isso por exemplo CDZ vs DBZ

      • É pq comparar DBZ é uma coisa muito legal …. no jardim de infância haehuaheuah

    • Berio Rockets Shaolin

      Fernando #3for#3: Não vai fazer diferença (ou vai?), mas o Durant tem 2,06.

      Ah! nessa temporada regular,sem dúvidas, Durant MVP!

      Valeu!

  • MapJr

    Sou fã do LeBron. De um modo geral considero ele mais jogador, mas é indiscutível que a temporada do KD é fantástica. MVP merecido pra ele.

    O que eu mais gostei no texto foi a indicação de que não é preciso diminuir um pra elogiar o outro. Os dois são monstros, todos têm o direito de preferir um, mas fazendo isso depreciando o outro é, no mínimo, pouco inteligente. O negócio é curtir a oportunidade de acompanhar dois caras como esses jogarem.

  • Joseph

    Como sou torcedor do Portland, eu odeio Kevin Durant e torço para que o Thunder (ladrão de franquias) jamais ganhe um campeonato! Que Durant faça que nem o Lebron e vá pra NY ou Chicago ganhar seu anel, mas não em OKC. Agora é inegável que ele joga demais e é um Craque e fica meu recalque pro sonho de ter visto ele jogar com Roy e LaMarcus. Certamente não fosse o maldito do Greg Oden, Portland x Miami teriam feito várias finais nos últimos anos!

  • MARCOS OKC

    COMECEI A ACOMPANHAR NBA A POUCO TEMPO, ( ACOMPANHAR TEMPORADA INTEIRA ) E QUERO SABER A RINCHA ENTRE PORTLAND E OKC !

    • Então, Marcos. Não existe rixa. O problema é que Durant foi a segunda escolha em um draft que o Blazers selecionou Greg Oden, que lesionado, não conseguiu fazer quase nada na carreira.

      • MARCOS OKC

        ah entendi, muito Obrigado !

      • robertolakers

        Durant – o trolador

    • Na real Portland x Seattle era rivalidade… Talvez pessoal de OKC tenha comprado a rivalidade… Ou pessoal de Portland fique puto que perdeu seu rival… E tem a parada do draft tbm, claro…

  • PaulinHeat

    Eu sou muito fã do LeBron James, mas o K. Durant esse ano está sensacional ! MVP Durant, sem mais !

  • Jogador Estrela!

    Não quero tirar mérito ao Durant, mas para mim o que faz é pura obrigação dele. Aliás quando os Thunder estavam sem o Westbrook ele tinha médias acima de 35ppg porque era legitima obrigação dele com a chegada de Westbrook ele nem 30ppg tem.

    O MVP vai ser do Durant sem sombra de dúvidas mas se fosse entregue ao CP3 não era mal entregue.

    • Michel Moral

      Obrigação? Para vc 30ppg é pouco? Então vale para todos. Segundo seu raciocínio, Wade não vale nada. Bosh então, se tivesse o prêmio de jogador que mais regrediu seria dele.

  • alanluiz

    eu tbm acho que o Durant merece o MVP ,ele está jogando mt e tem sido mais decisivo pro seu time do que o Lebron !!

  • hebert

    Durant merece o MVP.
    Mas se eu tivesse que escolher um pro meu time eu escolho James .

    James é um jogador com uma volúpia na defesa e ataque impressionante, em qualquer lugar da quadra ele joga e bem

  • Belo texto, Gustavo Freitas foste muito bem em citar o Bulls de Jordan (principalmente de 91 a 93) sabendo separar bem a proporção de cada trio tanto em OKC quanto no Bulls.

    Russell Westbrook tem que retomar a sua posição dentro da equipe, ele é a peça que o Thunder precisa que seja mais consistente (até pelo estilo porra-louca) para um título.

    Assim como Pippen/Grant que não parava de evoluir ano a ano e assim eles venceram

  • caio_l

    OKC tivesse mais cap, dava para trazer um pivo mais qualificado e assim o time tava feito para o Durant ganhar um anel.

  • Alan Tadeu

    A minha primeira temporada que eu comecei a acompanha a NBA foi o ano q Durant era calouro jogando pelo Supersonics, é incrivel como a cada temporada ele melhora é algo sobrenatural, esse ano ele merece o premio de MVP ele ta jogando demais

  • Michel Moral

    Não acho que tenha uma fórmula para ganhar títulos. OKC precisa de uma peça, na minha opinião: um pivô 5. A partir daí o time fica completo.

    Galera quer que West seja um jogador que ele não é. Ele é scorer também. Com o tempo acho que ele vai ganhar o respeito do pessoal. Não se trata de ser fã.

  • Renato Lgb

    “É sensacional, mas tem gente que prefere criar rivalidade onde não existe. Conseguem odiar um em detrimento a outro só porque um é decisivo ou o outro é mais físico. Que balela! São todos absolutamente incríveis.”

    Parabéns pelas palavras cara, parabéns!!!

  • AlexT-Wolves

    Eu não vejo nem discussão!!! O Durant foi disparado o melhor, pra falar a verdade eu acho que se contar a temporada toda sem contar posição time e etc… o LeBron não fica nem em segundo.