O Minnesota Timberwolves vive a expectativa da vinda do jovem armador espanhol Ricky Rubio (foto) para a NBA na próxima temporada.

Porém, a ameaça de greve (lockout) está deixando o jogador, selecionado no draft de 2009, preocupado e hesitante em deixar a Espanha. O dono do Wolves, Glen Taylor, espera que Rubio tome uma decisão antes do dia 23 de junho, data do recrutamento deste ano.

“Esse é o ponto. Ele vem me perguntando de que modo esse lockout pode afetá-lo. E eu disse a ele que para essa pergunta não há resposta, não posso garantir nada. Os proprietários das franquias da NBA estão negociando com o Sindicato dos Jogadores e eu espero que não haja o lockout“, afirmou o cartola.

No início do mês, o gerente-geral do time de Minnesota, David Kahn, foi à Espanha para saber de Rubio quais eram as chances reais de ele ser integrado para a temporada 2011/2012. Ao que parece, um acordo ficou acertado com o FC Barcelona, time de Rubio.

O jogador tem contrato com o time catalão até 2015, mas uma cláusula dá a Rubio a opção de ir para a NBA em 2011. Inicialmente, o FC Barcelona estava pedindo 1 milhão de dólares para liberar o armador. Porém, pelas regras da NBA, uma equipe só pode oferecer 500 mil dólares pela rescisão.

Confira aqui o último capítulo envolvendo a possibilidade de greve na NBA.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.