Andrei Kirilenko acerta retorno ao basquete russo

O ala russo Andrei Kirilenko, que defendeu o Utah Jazz nas últimas dez temporadas, está de volta ao basquete de seu país. Pelos próximos três anos, ele vai defender o CSKA Moscou, que venceu as últimas nove edições da Liga Russa.

Kirilenko, de 30 anos, se tornou agente livre irrestrito ao final da última temporada da NBA. Com o locaute ainda em curso e a temporada 2011/2012 seriamente ameaçada, o jogador decidiu atuar novamente pelo principal clube de basquete da Rússia. O detalhe é que no contrato firmado com o CSKA há uma cláusula que permite o retorno do jogador à NBA assim que a greve patronal se encerrar.

Vale dizer que o ala começou a carreira no Spartak Saint Petersburg, em 1997.  No ano seguinte, ele se transferiu para o CSKA Moscou, onde permaneceu até 2001. Desde então, Kirilenko construiu sua carreira no basquete jogando na NBA.

“Estou contente por estar de volta à equipe onde passei a minha adolescência. É um prazer para mim ter a chance de jogar para os torcedores russos, meus amigos, parentes. O CSKA tem uma equipe muito forte, um grande treinador e jogadores excelentes”, afirmou o ala.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.