Andrew Wiggins é eleito novato do ano

A NBA anunciou nesta quinta-feira (30) que o ala Andrew Wiggins, do Minnesota Timberwolves, foi eleito o novato do ano. Ele é o primeiro jogador na história da franquia e o primeiro canadense a ganhar o prêmio.

Wiggins foi a primeira escolha de 110 dos 130 jornalistas esportivos dos Estados Unidos e Canadá que tiveram direito de voto. Ele somou 604 pontos, superando o ala-pivô Nikola Mirotic, do Chicago Bulls, que teve 335 pontos, e o ala-pivô Nerlens Noel, do Philadelphia 76ers, terceiro colocado, com 141 pontos. Cinco pontos foram concedidos para votos de primeiro lugar, três pontos para votos de segundo lugar e um ponto para terceiro lugar.

O jogador, de 20 anos, foi a primeira escolha geral do draft de 2014. Selecionado pelo Cleveland Cavaliers, Wiggins foi trocado para o Timberwolves, antes do início da temporada, na mega negociação que culminou na ida do ala-pivô Kevin Love para o time de Ohio.

O camisa 22 do Wolves teve médias de 16.9 pontos, 4.6 rebotes e 2.1 assistências, em 82 jogos disputados, além de ter sido escolhido MVP do Jogo dos Novatos. Durante a temporada, Wiggins foi eleito calouro do mês na conferência Oeste em quatro oportunidades, e liderou a turma em pontos, minutos, arremessos de quadra e lances livres cobrados.

Confira a votação completa para o prêmio de melhor novato da temporada 2014/2015:

JogadorEquipePrimeiro lugar (votos)Segundo lugarTerceiro lugarTotal
Andrew WigginsMinnesota Timberwolves110173604
Nikola MiroticChicago Bulls148122335
Nerlens NoelPhiladelphia 76ers32260141
Elfrid PaytonOrlando Magic384079
Marcus SmartBoston Celtics-136
Jusuf NurkicDenver Nuggets-1-3
Jordan ClarksonLos Angeles Lakers--22

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • leo meyer

    merecido, tem tudo para ser uma lenda

    • Sandro Hiroshi

      Lenda? Calma meu garoto! Muito cedo pra arriscar se Wiggins vai conseguir marcar o nome dele na NBA! Tem grande potencial, mais ta em um time mediano e com um longo caminho pra se consolidar como grande jogador!

  • tiago

    Alguém tinha alguma duvida que ele venceria ? KKKK

  • TiagoMadruga

    Legal ver o Mirotic em segundo. Isso mostra a importância dele para o Bulls. Tem tudo para melhorar cada vez mais.

    • pedrokadf

      Com a volta de rose ele perdeu muitos minutos em quadra, isso gerou a perda de rendimento…

  • Merecido, boa temporada de estréia tem tudo pra ir melhor na próxima.
    Pra mim o Payton ainda continua sendo o melhor do draft 2014 (inclusive seria meu voto pra levar o premio)Minha opinião.

    OBS: Se o Mirotic tivesse mais minutos desde o inicio da temporada ganharia o Premio. Minha opinião.

  • Já esperava por essa, o canadense segurou a onda com a molecada do Wolves e fez uma boa temporada de calouro, ganhando mais físico nas próximas temporadas tem tudo pra ser um grande estrela porque a parte técnica dele é muito boa…

  • lucas

    O mirotic foi um steal monstro do Bulls, legal foI ver o Smart na votacao, espero que evolua ainda mais, principalmente o ataque, acredito em smart sendo um Tony Allen c um ataque um pouco melhor. Quanto a wiggins, eh um futuro all-star, sou fã dele.

  • nandocavs

    e se pensar que o time do cavs era pra ser

    irving
    wiggins
    james
    noel
    mozgov

    • Dillari

      faltou o bennet kkkk

      • vitorhugo.j3

        Virei fã do garoto. Tem talento pra se tornar um grande jogador.
        Se o Wolves não fazer besteira nesse draft, e selecionar Karl Towns, Jahlil Okafor ou D’Angelo Russell, esse time vai dar medo daqui a algumas temporadas.
        Se todos evoluírem e chegarem ao nível esperado, será meio que um ‘all-star team’.

        Wiggins, LaVine, Towns/Okanfor/Russell, Rubio, Dieng, Payne… todos tem um grande potencial, só basta saber administrar esse talento e evolui-los…

        • vitorhugo.j3

          Foi mal, escrevi no lugar errado (pra variar)
          Se a ADM do site quiser excluir o comentário,
          fiquem à vontade. 😀

        • André Fagundes

          Gostei do otimismo, mas não é pra isso tudo. LaVine tem que continuar evoluindo como organizador, Wiggins e Dieng já são sólidos, Shabazz pode ser uma moeda de troca caso não aceite o banco, Bennett precisa estar saudável (bons e maus momentos atuando de Center) e Payne é um belo Role Player.

          O universo de opções do Wolves é maior que as primeiras escolhas de Draft :

          Winslow, Mudiay, S. Johnson são boas opções!!! (quem puder jogar na transição já é um ponto positivo).

          • vitorhugo.j3

            Sim,
            Foi por isso que escrevi “Se todos evoluírem e chegarem ao nível esperado”.
            Realmente ainda não estão preparados, há uma longa caminha pela frente para ser percorrida.
            E concordo com você, Winslow, Mudiay, também seriam boas opções para o time.

      • Nandocavs

        O grande grant preferiu o bennet ao noel

  • Lucas Ottoni

    Esse garoto promete ser um craque. Mas o fato de jogar num time baba ajudou muito ele a se destacar. Mas é por aí. O Wolves tem uma jóia nas mãos e tem que desenvolver o moleque ainda mais.

    Aliás…

    Acho que os lobinhos inofensivos (por enquanto… rs) se deram muito bem nessa troca com o Cavs. O Love é um injury prone clássico e não creio que ele tenha um teto maior do que já atingiu. Já o Wiggins poderá levar o Wolves onde o Love nunca conseguiu levar. No futuro, os lobos vão colher os frutos, enquanto o Cavs nem sabe se terá o Love, saudável ou não.

    • O Kevin Love parece ser mais talentoso. Se ele sozinho com o talento que tem não conseguiu, sozinho o Wiggins não consegue.
      Nem o Davis consegue..
      Ainda bem que tem o Zach e outros caras bons que podem dar futuro a esse time.
      HOJE, HOJE o Wolves se deu melhor.

      • Talentoso não.. diria mais completo

        • Lucas Ottoni

          Cara, o Wiggins tem apenas 20 anos. E um teto absurdo para atingir. Acho que ele tem tudo para se destacar muito mais do que o Love, guardadas as devidas posições. Quanto ao Davis, eu concordo. Ninguém ganha nada sozinho. Nem o LeBron, que precisou formar Big 3 pra ser campeão, ou o Kobe, que precisou de um Shaq e um Gasol ali, pra segurar a onda enquanto ele chutava até a mãe contra a cesta. Sozinho, não se ganha. Fato.

          • King Cuban

            Dirk (2011) only star…

        • Diego

          Mais completo? Kkkk
          Um cara que não sabe o que significa defesa?

      • Michel Moral

        Nem neste momento Love é mais completo. Ao não ser que lesão esteja no seu critério de avaliação.

    • Vinícius Maia

      Lucas, eu acho que, mesmo o Wiggins tendo um potencial maior do que o Love, o Cavs fez certo ao efetuar a troca. O Love já era um cara consolidado na liga e figurava entre os melhores de sua posição, enquanto o Wiggins era apenas uma promessa e como o Lebron já não é mais nenhum menino (já está com 30 anos), não dava para ficar com um garoto esperando que ele se desenvolvesse para ajudar Lebron e Irving a ganharem títulos. Além disso, jogando ao lado de Lebron e Irving, o desenvolvimento dele seria muito lento pois ele seria apenas a terceira opção ofensiva do Cavs e não teria tanto a bola nas mãos. Já no Wolves, ele chegou para ser o franchise player da equipe, enquanto o Cavs ficou com um jogador que, teoricamente, ajudaria o time a ganhar títulos imediatamente.

      Por isso, em tese, a troca teria sido benéfica para os dois times, porém, infelizmente, o Love não se adaptou muito bem ao Cavs, mas isso era algo que ninguém poderia prever, assim como ninguém imaginava que Rondo não daria certo em Dallas

  • Alex_CFraga

    Nurkic e Smart na frente de Clarkson mostram a “credibilidade” dessa votação…

    • janjao

      monstram sim… Que pelomenos nesse titulo alguns valorisaram a defesa…. Algo que em muitos mvps e melhores jogares e inesistente..

  • Zorg

    Pena que o Jabari se lecionou pois a disputa seria muito boa, além do que poderíamos ver a real força do bucks … mudando até quem sabe a composição do draft … pela votação parece que o grande steal do draft 2014 foi o Clarkson no Lakers ….

  • Caseh

    Esse Wiggins parece o Edilson “capetinha”…

  • Alan

    Nem Torço pro Lakers, mais o Clarkson ter ficado em sétimo ? Quem assistiu uns dois jogos dele sabe que no minimo teria que ter ficado em terceiro, ainda mais vindo de uma segunda rodada do draft

  • King Cuban

    Wiggins e Davis serão os melhores jogadores da NBA daqui a 5/6 anos…

    • King Cuban

      Minha aposta é que*

      • Paulo OKC

        Com KD na casa dos 30 anos eu acho muito difícil os dois serem os melhores.

        • Michel Moral

          KD é uma incógnita.

          A lesão é séria pra kcete.

      • Ainda tem o Kyrie Irving…
        Irving é o mais talentoso deles todos.
        A habilidade desse moleque é insana igual o ritmo ragatanga.

        • King Cuban

          Kyrie Irving mais talentoso que Davis e Wiggins? Ele pode ser um melhor scorer mas talento não é só Crossovers e Layups… Hoje em Dia Davis é top 5 da liga e não vejo Irving sendo melhor que DeMarcus Cousins (29),Kevin Durant (31), Andrew Wiggins (24), Russell Westbrook(30), Stephen Curry (31), Paul George (29)… Eu vejo o Irving como um Franchise player mas não com mesmo talento de um Lebron, Kobe, Wade, Duncan, Dirk, Durant…. é a minha opinião..

        • Joao Rafael Barros

          O Wall não concorda com vc e eu tb não

        • Michel Moral

          Irving? aí vc chutou o balde bonito ainda…

          Irving nunca liderou seu time a nada. É extremamente habilidoso. Porém é péssimo defensivamente e não sabe liderar seu time. Tanto que todos esses anos como FP não levou o Cavs sequer uma vez aos playoffs. E olha que o Cavs teve sim um time razoável para isso.

          Inclusive ele mesmo disse isso, que não nasceu pra ser líder.

          John Wall que é praticamente da mesma classe, já coleciona boas participações em playoffs como FP do time. Ele não é habilidoso com o Irving, mas é muito mais eficiente para o time.

    • pedrokadf

      concordo, mas Davis um pouco menos de tempo… 2 anos !!

    • vitorhugo.j3

      Concordo,
      Daqui a algumas temporadas (quando KD estiver perto da aposentadoria) Wiggins e Davis tem tudo para ‘dominarem’ a liga.

  • Álvaro S.R.

    Merecido, Wiggins para mim foi o melhor, mas confesso que queria ter visto Jabari brigando com ele por esse prêmio.

  • Merecido Cirilo americano

  • Irving, Davis e Wiggins o LaVine tem um grande futuro também.. Sem falar o Payton…
    Mas o irving e o Davis vão ser os tops, como LeBron e Durant

  • vitorhugo.j3

    Vejo o Wolves como um OKC Thunder a algumas temporadas atrás (2008-09, 2009-10)… Um time muito jovem, mas com um talento imensurável e aparentando ter um futuro incrível.

  • Ramon

    Teve uma boa temporada , com bons números.

    Mas a verdade é que não teve concorrentes.

  • robertolakers

    Quando vai ser eleito o MVP ?

  • André Fagundes

    Essa temporada inicial foi tão impactante que Wiggins conseguiu ficar entre os 5 melhores pontuadores na sua primeira temporada nos últimos 5 anos.

    Eu prefiro ver como será usado o mercado para falar do futuro do Wolves essas previsões enganam a maioria, pois depois temos que sustentalas.

  • Michel Moral

    Grandes decepções até aqui: Stauskas e Exum.

    Além disso, Aaron Gordon na quarta escolha foi bem criticado. O moleque teve lesão, mas também não se firmou. Orlando tem que dar um tempo pra ele.

    Exum todos nós dizíamos que não chegaria causando impacto. Era o mais cru do draft.

  • Humberto Costa

    Só Ganhou Porque o Jabari Parker Se machucou no meio da temporada se não ele Papava essa.