O ala Andrew Wiggins vai seguir em Minneapolis até junho de 2023. De acordo com o site oficial do Minnesota Timberwolves, o jogador de 22 anos fechou uma extensão contratual por cinco temporadas com a franquia. Segundo o repórter Shams Charania, do The Vertical, o atleta receberá US$146.5 milhões em salários, a partir de julho de 2018.

O novo vínculo possui os máximos parâmetros a que o ala era elegível. Com isso, Wiggins vai receber um salário inicial de US$25.3 milhões em 2018/19. O jogador estava com a proposta em mãos desde o começo da offseason, mas só assinou o acordo nesta quarta-feira.

“Estamos muito entusiasmados de que Andrew tenha decidido se comprometer com o Timberwolves. Ele está entre os jovens talentos de elite na nossa liga, e o céu é o limite para ele. Estamos ansiosos para assistir seu desenvolvimento nos próximos anos”, disse o técnico e presidente da equipe, Tom Thibodeau.

Em seu primeiro comunicado após sacramentar a extensão contratual, Wiggins fez agradecimentos à direção, comissão técnica e companheiros de time. O jogador revelou que está ansioso para acabar com o jejum da franquia, que não se classifica para os playoffs desde 2004.

“Estou muito animado para continuar minha carreira no Timberwolves. Eu adoro aqui. Os fãs e a organização me apoiaram desde o meu primeiro dia aqui, em Minnesota. Quero agradecer a Glen Taylor (dono da franquia), Tom Thibodeau, toda a equipe de treinadores e meus companheiros de equipe por acreditarem em mim. Tivemos alguns bons momentos nas últimas três temporadas, mas o melhor ainda está por vir. Estou ansioso para levar este time para a pós-temporada”, afirmou Wiggins.

Primeira escolha do draft de 2014, o ala canadense é um dos pilares do Timberwolves, que se reforçou para a temporada com as chegadas de Jeff Teague, Jimmy Butler, Taj Gibson e Jamal Crawford. Em 245 partidas disputadas com a camisa do time de Minnesota, Wiggins acumula médias de 20.4 pontos, 4.1 rebotes e 2.1 assistências.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Harley Carvalho

    Muita grana, mas no contexto atual da NBA, parece compreensível. Minha dúvida é: esse valor já é garantido ou depende dele alcançar alguma meta (all nba team, all star, prêmios individuais…)?

    • Marcinho Mueller

      Valor garantido, essas cláusulas de MVP, convocação pro ASG, normalmente não são divulgadas.

    • “KOBE” -Thank You Kyrie.

      O valor é garantido, mas pode aumentar com bonificações específicas, isso é dito no novo CBA (acordo contratual entre Donos, Associação dos jogadores e Comissário da Liga, assinado no ano passado, q já tá valendo para esta temporada.). As normas são iguais a do contrato do Embiid.
      Se ele conseguir vaga no All-NBA Team (qualquer uma das 3 equipes), ou ser MVP.. ele recebe bonificações. Se conseguir estas 2 coisas, o Wiggins ganha 30 milhões a mais no seu contrato.
      Existem alguns contratos q aplicam convocações para o All Star Game tbem, como bonificação. Acho q no contrato do Wiggins, ñ é este caso.

  • Marcinho Mueller

    Eu acho que tem muito pra provar na NBA ainda, mas vale cada centavo a aposta. O que eu não entendi é por que ele só é elegível a 146,5 milhões sendo a pick #1, se o Embiid que foi pick #3 é elegível a 148 milhões. Alguém sabe me falar?

    • “KOBE” -Thank You Kyrie.

      Dizem, q este contrato do Joel Embiid é o mais bizarro da história da NBA. Vc junta isso, com as cláusulas salariais q existem nesse Acordo contratual (CBA) atual.. e tem isso. Ainda falta descobrir mais detalhes desse contrato do Embiid, o q se sabe.. é q há cláusulas para vários tipos de lesões.
      https://twitter.com/ZachLowe_NBA/status/917514784316280832

      • Marcinho Mueller

        Eu não consegui achar em nenhum lugar mais detalhes sobre o contrato do Embiid, e acho que nem será divulgado também. Mas o que eu não tinha entendido é como o Wiggins, sendo pick #1 e consequentemente ganhando mais que o Embiid que é pick #3, pode ser elegível a “só” 146,5M, enquanto o Embiid pode ser elegível a 148M, mas é porque o Wiggins “trocou” de time, então a porcentagem de aumento do salário dele é menor que a do Embiid, por estar a mais tempo no mesmo time.

        • Hugo Aureliano

          Se Embiid não jogar 60 partidas na temporada, ele recebe a metade da grana.

          • Marcinho Mueller

            Pelo que eu li se não jogar 60 partidas ou 1650 minutos por temporada, o 76ers pode quebrar o contrato, mas pra receber metade da grana tem que jogar menos que 45 partidas. Alguma coisa assim, mas cada lugar fala uma coisa.

  • xmaah

    “Estamos muito entusiasmados de que Andrew tenha decidido se comprometer com o Timberwolves”.

    Eu me comprometeria por aquele ‘,5’ dos 146,5M e o Wolves economizava 146M, posso entregar toalhas, liberar o gatorade e passar o esfregão na quadra ao mesmo tempo.

    • Marcinho Mueller

      Se o pessoal do Wolves tiver lendo, eu faço tudo isso que ele falou pela metade do preço!

      • xmaah

        não se acidentalmente você tropeçar no meu pé e descer alguma escadaria rolando e quebrar o pescoço.

        • Marcinho Mueller

          uhauhauhauhahauhauhauh então vamo aceitar esse “,5” ae e dividir o serviço em dois!

      • Mds AHAHAHAHAHAHA

  • Thiago26-NBA

    Que bom, vai ser cobrado mais ainda agora

  • vinícius martins

    a cara de felicidade do garoto

  • Thomazbrasil

    Que absurdo, porque não pagou 146 só?

  • Murilo Alexandre

    Alguém ai participa de algum Fantasy ?

    • Jadson Ramos

      Eu, da ESPN. Vamos criar uma liga para a galera que comenta aqui no Jumper ? Ia ser massa.

      • Murilo Alexandre

        seria bacana. Eu jogo o da Yahoo. Mas topo se criar.

        • Jadson Ramos

          Feito. Criei na ESPN a liga “NBA Jumper”. Só não sei se dará algum problema por conta do nome do site.

          Liga de 20 times
          Modo Season Points ( ganha quem acumular mais pontos ao final da temporada).
          Formas de pontuar :
          Pontos, rebotes, assistências, roubos, FGM, 3PM e tocos = 1 ponto
          Turnover = -1 ponto
          Double-double = 2 pontos / triple-double= 3 pontos

          Draft nos moldes da NBA, sorteio das posições será feito um hora antes da data a ser marcada para ocorrer.
          O que acha ? Só falta convidar a galera agora.

  • MarcoLakers

    Legal e justo esse novo contrato.
    Agora o Wiggins tem que atingir o próximo nível e se tornar o jogador que esperavam dele.
    Arremesso já melhorou se comparado a temporadas anteriores, mas tem que melhorar ainda mais, adicionar habilidade de passe e aprimorar a defesa.

  • Marcelo Desoxi

    Olha o tamaninho do sorriso, tá quase saindo da cara.

  • DNT

    Como ja tinha dito antes, em tempos de Mozgov ganhando contrato de 64, Noah de 72 e Hardaway Jr de 71; esse valor saiu justo para o Wiggins e para o Wolves.

  • Pablo Leite

    Renovação natural. Jogador jovem que pode crescer ainda mais.

  • Vale a aposta. Tem time apostando em Allan Crable, Tim Hardaway…