Antetokounmpo e Harden são eleitos melhores jogadores de dezembro

A NBA anunciou na tarde desta quinta-feira que os astros Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e James Harden (Houston Rockets) foram escolhidos os melhores jogadores da liga do mês de dezembro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. Ambos receberam o prêmio após terem sido eleitos atletas da semana por duas vezes no período.

Antetokounmpo comandou o Bucks a dez vitórias em 14 jogos ao longo do mês, recolocando a franquia na liderança do Leste, com médias de 25.6 pontos, 12.5 rebotes e 6.2 assistências. Ele converteu mais de 60% dos arremessos de quadra tentados em dezembro, além de cinco atuações com mínimo de 30 pontos e 15 rebotes. O ala surge como um dos favoritos ao prêmio de MVP da temporada.

Harden, por sua vez, lidera a incrível campanha de recuperação do Rockets e está se consolidando na defesa do troféu de MVP da liga. Ele anotou 36.4 pontos (maior marca da NBA no período), 5.9 rebotes e 7.9 assistências em 15 jogos disputados –com os texanos vencendo 11 deles. O astro está em uma sequência de nove partidas seguidas marcando 35 ou mais pontos.

Outros 11 jogadores foram lembrados na votação relativa ao mês passado: John Collins (Hawks), Spencer Dinwiddie (Nets), Myles Turner (Pacers), Anthony Davis (Pelicans), Paul George (Thunder), Joel Embiid (76ers), Devin Booker (Suns), Damian Lillard (Blazers), LaMarcus Aldridge (Spurs), Kawhi Leonard (Raptors) e Bradley Beal (Wizards).

Kevin Knox e Luka Doncic ganham prêmio mensal entre calouros

Também nesta quinta-feira, a NBA confirmou o ala Kevin Knox (New York Knicks) e o ala-armador Luka Doncic (Dallas Mavericks) como vencedores do prêmio de melhores calouros de dezembro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. O esloveno já havia levado a honraria em outubro/novembro.

Knox foi um dos poucos destaques do fraco desempenho do time nova-iorquino no mês, com médias de 17.0 pontos e 6.0 rebotes atuando quase 35 minutos por jogo. O nono escolhido do último draft acertou mais de 38% de suas tentativas de longa distância no período, além de ter conseguido o primeiro duplo-duplo da carreira ao anotar 26 pontos e 15 rebotes em derrota contra o Charlotte Hornets.

Favorito ao prêmio de novato do ano, Doncic segue como líder do Mavs na busca (improvável) por uma vaga nos playoffs. O atleta de 19 anos registrou 21.1 pontos, 6.4 rebotes, 6.1 assistências por partida em dezembro, cobrando 8.3 lances livres por noite. Ele conseguiu quatro dos seus seis duplos-duplos na temporada durante o último mês.

Outros sete calouros foram lembrados pelos votantes da premiação em dezembro: Trae Young (Hawks), Rodions Kurucs (Nets), Wendell Carter Jr. (Bulls), Collin Sexton (Cavaliers), Shai Gilgeous-Alexander (Clippers), Jaren Jackson Jr. (Grizzlies) e Deandre Ayton (Suns).

Nate McMillan e Mike D’Antoni são escolhidos melhores técnicos do mês

A NBA ainda anunciou que os Nate McMillan (Indiana Pacers) e Mike D’Antoni (Rockets) foram eleitos os melhores treinadores de dezembro nas conferências Leste e Oeste, de forma respectiva. Os dois recebem o prêmio pela primeira vez nesta temporada.

Ambos comandaram suas equipes às melhores campanhas das conferências no mês, em 15 jogos disputados. O Pacers venceu 12 partidas em dezembro, em um período que incluiu série de sete vitórias seguidas. Já o Rockets ganhou 11 jogos nesse intervalo e fechou o ano com dez triunfos nos últimos 11 duelos disputados.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Rapha Celtic

    Os dois favoritos a MVP com Lebron e Kawhi. Andandokounmpo tá jogando muito.