Aos 37 anos, Tony Parker anuncia aposentadoria das quadras

Um dos maiores ídolos do San Antonio Spurs e jogadores da história do basquete francês confirmou estar dando adeus às quadras. O armador Tony Parker anunciou sua aposentadoria do esporte profissional nesta segunda-feira, em longa entrevista ao site The Undefeated. O atleta do Charlotte Hornets, assim, coloca ponto final em uma carreira de 18 anos e mais de 1.200 partidas disputadas na NBA.

“Eu não vou jogar mais. A última temporada, em Charlotte, foi muito diferente para mim e muitas coisas pesaram para que tomasse essa decisão. Estar longe da minha família foi duro e quero passar mais tempo com eles. Mas, no fim das contas, se eu não posso ser Tony Parker e disputar títulos na NBA, simplesmente não quero mais jogar basquete”, desabafou o craque de 37 anos ao repórter Marc J. Spears.

Parker disputou as 17 temporadas inaugurais da carreira na NBA pelo Spurs e, sem espaço em San Antonio, optou por assinar com o Hornets na última offseason. Ele admitiu o estranhamento com realidade da nova equipe, sem grandes perspectivas competitivas. Diante dessa condição e fora dos playoffs pela primeira vez, o astro resolveu rever a ambição de jogar 20 temporadas na liga.

“Eu estou me sentindo muito bem. Tive uma boa temporada com o Hornets e fiquei saudável. Queria jogar 20 temporadas e ainda acho que tenho condições para isso, mas por qual motivo? Poderia atuar mais uns dois anos fácil, especialmente saindo do banco de reserva, mas não quero jogar por jogar ou só para ganhar uma grana. Nunca foi assim. Eu sempre joguei para vencer”, explicou o veterano.

Em San Antonio, Parker integrou um histórico e vencedor trio com os lendários Tim Duncan e Manu Ginobili. “Eu sinto-me muito abençoado por ter jogado em excelentes times no Spurs, com ótimos companheiros e um grande treinador. Os laços que criamos foram realmente especiais e muito duradouros. Só agora que comecei a notar tudo o que eu, Timmy e Manu conquistamos juntos”, refletiu.

A carreira pode até ter terminado, mas a vida de ex-jogador não vai afastar o ídolo francês das quadras. O veterano vai continuar ligado à bola laranja como o dono e presidente do ASVEL, equipe da primeira divisão do basquete francês masculino e feminino, embora planeje fixar moradia em San Antonio. É a forma que arquitetou para “driblar” o tempo e seguir envolvido com o basquete.

“Todos os meus parentes e amigos dizem para jogar mais um ano, mas eu estou em paz com a minha decisão. Eu preparei-me para esse momento, com os meus times na França e a escola que abrirei em breve. Tudo foi feito para que, quando chegasse o momento, estivesse preparado para deixar o basquete para os mais jovens. O jogo é dos mais jovens e encaro isso numa boa”, finalizou.

Vigésima-oitava escolha do draft de 2001, Parker defendeu o Spurs por 17 temporadas e ganhou quatro títulos da liga com a franquia – sendo MVP das finais em 2007. Ele ainda conduziu a seleção francesa à conquista mais importante de sua história: o Eurobasket de 2013. O futuro integrante do Hall da Fama obteve médias de 15.5 pontos e 5.6 assistências na carreira na NBA.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Albert Medeiros

    Confesso q não sou fã dele, mas o respeito por causa do q jogou com o Manu e Duncan.

  • NNeto

    Parker, Manu e Duncan, quem viu o auge deles sabe como eram monstruosos, para mim melhor trio deste seculo (contando só times formados via draft), ou seja, melhor que Curry, K Thompson e D Green.

    • Brockbell

      Eu era torcedor do Pistons quando pequeno, jogador de super nintendo e ps1 nem sabia direito o que era nba, quando realmente acompanhei a NBA conscientemente e vi esses 3 jogando, virei e sou Spurs até hj, e até morrer.

  • LeBeautiful

    Um tanto subestimado, mas vinha se arrastando nos últimos anos. Uma pena ter desperdiçado seu último ano no possante Hornets.

    • Lucas Henrique

      Não acho, acho que ele tem o devido merecimento

      • LeBeautiful

        Em termos de conquistas é certamente TOP 10 da história, o grande problema é que ele nunca teve números de encher os olhos. Era um PG + preocupado em ganhar jogos doq fazer números. Eu boto ele na frente de caras como Nash e Kidd por exemplo, Parker era tipo o Pippen do Duncan. N haveria tantos títulos 100 ele…

        • MarcoLakers

          Cara, Parker jogava no time mais bem estruturado da NBA neste século. Não creio que o Nash faria menos que ele, por exemplo.

  • LeBrOSMAN⚔️ The “Renaissance”

    Seria mais legal se terminasse a carreira no Spurs, com todas as homenagens q merece. Mas isso é só um detalhe msmo.
    Excelente carreira de um dos caras q ao lado do Ginóbili, transformaram o Spurs e deixaram o Popovich mais flexível, com seus jeitos mais rebeldes em quadra.
    O ciclo da era de ouro do Spurs agora está quase completo.
    Acho esse um dos momentos mais legais entre Parker e Popovich. Um jogo q o Spurs venceu o Heat nas Finais, e o Parker não teve boas stats, mas o Pop o chamou para elogiar sua liderança em quadra.
    https://youtu.be/gHvU4BRIvJc

  • LeBrOSMAN⚔️ The “Renaissance”

    Off: KD deve ir para o jogo msmo, hoje. O q era esperado. Plano de jogo defensivo do Raptors deve mudar mt agora, quase como uma nova série com o GSW em desvantagem. Só a presença do KD, já deve impactar no jogo
    https://twitter.com/MontePooleNBCS/status/1138136742110801922?s=19

    • Michel Moral

      Pela repercussão toda, aliada à possível eliminação hoje no Canadá, nem de cadeira de rodas ele ficava de fora dessa partida.

      O mundo pressiona Kevin Durant para jogar. Se o Warriors é derrubado hoje e, logo em seguida, ele anuncia que vai deixar a equipe, ele seria o culpado por tudo.

      Difícil a situação.

      Espero que volte mesmo, como amante do basquete. Mas é difícil fazer julgamentos.

      • Thiago Lopes

        Acho q tem jogar nem q for para sair mancando do jogo, pq se não a crítica vai ser grande.

    • Brockbell

      Deve ir, mas n espere muito. Ele n ta nem 80%. Muitos relatos dizem que ele foi treinar e sentiu incomodos e frustrado.
      Mas pode ser que Durant 50-60% seja suficiente pra ao menos dar uma esperança.
      Pode ser birra ou lesão msm, mas seEo nervosismo n tomar conta do Raptors hj, a chance de serem campeão é alta.

  • Joabe#VamoSpurs

    Não sei o q danado foi fazer lá nos Hornets. Poderia ter vestido só o manto prata e preto, como fez Duncan e Ginobili. Mas foi bom a ida dele pra lá, pois com a contusão do Murray, o White pode mostrar seu potencial, coisa q se ele tivesse ficado tiraria minutos do garoto. Mas enfim meus sinceros agradecimentos pelos serviços prestados a instituição San Antônio Spurs. Foi um prazer ter acompanhado essa carreira vitoriosa
    #VlwTonyParker👏

    • Brockbell

      Foi um prazer ver o trio jogar, dessa era vitoriosa agora só falta Pop. Parker foi por muito tempo um armador bom de se assistir, prazeroso, com QI e calibrado.
      Minha lamentação foi ele ter saído. Desnecessário, mas eu acredito que ele saiu pq teve a treta com Kawhi, eu acho que isso incomodou bastante ele, já que ele sempre foi de se entregar nos jogos.
      Agora o trio infernal se aposenta, e mais uma camisa é aposentada em SA.

    • Bruno Da Silva Francisco

      Joabe tava sumido.. realmente só comenta notícias dos Spurs… Rs

      Viu os rumores de que o Derozan já pode meter o pé?? Acho que seria uma boa prós Spurs se conseguisse o bogdanovic dos kings

      • Joabe#VamoSpurs

        Tbem comento outras notícias, mas em números bem reduzidos, rs. Prefiro focar no meu time do q nos outros.Sobre esse rumor, depende de quem vem junto com esse Bogdanovic, pois sinceramente um pelo outro ñ vale a pena. Se fosse o Bogdanoivc do Pacers era interessante. Eu acredito muito no Demar, mas os Spurs tem q pensar racionalmente, até pq o salário é alto e ñ tem uma garantia por parte dele q ele vai exercer a opcão de jogador q ele tem depois dessa temporada. Então se não tiver garantias q ele continue , é melhor arranjar uma troca, mas q seja boa, pois por qq coisa , prefiro arriscar com o Demar

  • arruda91 arruda

    Mais uma lenda saindo de cena, o bom é que tem bastante jogadores europeus jovens representando na NBA

    • Brockbell

      Doncic pode ser até melhor que Parker. Quem sabe.

      • MarcoLakers

        Doncic promete ser bem melhor, vamos ver se se confirma os prognóstico.
        Não vai ser fácil, até pq o Parker jogava pra caralho.

  • Alex Alves

    Meio off mas o que será do Spurs na próxima temporada ? Será que vem melhor que o time da temporada 2018/2019.

    • Bruno Da Silva Francisco

      O único rumor que vi foi de que tentaria uma troca do Derozan pelo bogdanovic….

      • Guilherme Petros

        qual dos bogdanovic?

        • Bruno Da Silva Francisco

          do kings

          • Guilherme Petros

            interessante, mas precisa de mais nomes envolvidos, ne
            eu tbm tava pensando no destino do DeRozan, se ele se encaixaria melhor no Kings ou Pacers..

          • Bruno Da Silva Francisco

            do lado do kings, pq os salários nao batem…. o Derozan é queimado só para jogar playoffs, na temporada regular entrega bastante….

  • Michel Moral

    Cada um sabe a hora de parar, o que tem que fazer ou não da vida. Até mesmo porque nada mudou a seu respeito.

    Agora, como bom palpiteiro que sou (se não o fosse não viria comentar aqui no site), entendo que ele poderia ter se aposentado com Manu. Essa ida dele para o Hornets foi improdutiva, nem se ouviu falar dele e, de novo, sofreu com a parte física. Fora que foi para uma franquia que não tinha nada de promissora para essa temporada. Se ainda fosse para um Sixers, um Bucks, times que precisavam de alguém mais experiente no começo da campanha. Mas para o engessado Hornets?

    Bom… Não muda nada na relação que teve com o Spurs e com a NBA de um modo geral, mas tenho certeza que, senão agora, daqui alguns anos ele vai refletir internamente e ver que foi um erro ter ido para Charlotte, mesmo que nunca declare isso publicamente.

    Enfim, nada disso importa. O que fica é a grandeza de um grande ídolo, de um grande jogador, que assim como todo aquele time do Spurs, era bem discreto. Multicampeão, all-star, baita profissional, será eternizado pela franquia e pela calçada da fama.

    Valeu, Parker. Contribuiu demais para o bom basquete.

    • Guilherme Ferreira

      Ele foi pq o ídolo máximo dele ligou pra ele e pediu.. mas de resto concordo com tudo .

  • Gustavo

    OFF: Durant muito provavelmente vem pro jogo 5
    https://twitter.com/wojespn/status/1138154434050084865

    • Guilherme Petros

      tem q ir ne, nem q seja meio baleado…

  • Ricardo Sheldon Carvalho

    Hoje tem volta Olímpica?! Tem sim Senhor! Rss

  • Bruno Da Silva Francisco

    Uma das ideias mais dificeis do esporte é o : “saber parar”.
    Quem efetivamente sabe???
    Acho mais importante que saber parar é não destruir a imagem construída…
    E aí com suas diferentes escolhas desde Jordan indo pro Wizards até Kobe e sua turne rs,
    Quem mais próximo está de destruir sua imagem é o Carmelo antony.
    Este sim tem que tomar um rumo pois está em um “limbo”, não tá machucado, não tá na China, não tá nada rs
    Poha Carmelo rs

  • Gustavo

    Parker foi um monstro, jogava muito e era a cara do Spurs junto com Duncan e Ginobili. Vai ser HoF com todo mérito, teve uma grande carreira.

  • Guilherme Petros

    Gênio, monstro, lenda. O mais subestimado PG de sua geração. HoF com todo mérito.

  • Lyardson

    o último cara do big3 que eu “amava” odiar, esse time do Spurs era cascudo e jogava aquele jogo “pesado” de meia quadra (que eu odiava), mas Parker sabia fazer a transição e condução do jogo. Acho que foi o pg perfeito para esse time. Assisti belas partidas desse time e vai fazer falta, mas a NBA evolui e hoje as partidas baseiam–se em mais posses de bola (e não tempo de bola). Mas hoje se Toronto fechar o caixão a “old school” pode voltar (o bom e velho jogo de meia quadra, pick & roll, defesa, e o bom e velho trabalho do quase extinto pivô). Mais um HOF que se retira da NBA e fará falta.

  • Daniel Tavares

    Se ele não liga pra dinheiro e só quer vencer, por que não assina pelo mínimo ou pouco mais e vai pra alguma franquia que dispute titulo?

    • Toni von Mises

      Aos 37/38 ainda daria pra jogar de boa por 15/20 minutinhos… Warriors seria uma ótima opção.

    • marcelo pinaffo

      Tem diferença de vc fazer parte de um projeto vencedor, e estar em um projeto vencedor, e ele sempre fez parte

  • Toni von Mises

    Todo respeito ao francês, fez parte do trio de ferro da fabulosa franquia Spurs.

  • Vitor Martins

    Gênio!

  • Daniel Nogueira

    Mais um homem que sai da minha vida. rsrs
    Bom descanso, mito!

  • vsr.snake

    Melhor PG ofensivo dentro do garrafão que já vi, o aproveitamento dele era absurdo, isso longe de ser o mais atlético. Pena que foi o que mais cedo sentiu efeitos da idade.

  • xmaah

    acho que essa ida ao Hornets foi o único erro que cometeu mais não chega nem próximo de abalar a carreira brilhante que teve. QUE HOMEM.

  • Carlos Eduardo

    É triste quando vc vê toda a geração q vc acompanhava, se aposentando.

  • Bruno Azevedo

    resumindo, culpa dos hornets.

  • Caio Cerqueira

    Grande jogador, sou muito fã desse cara.

  • Não precisa provar mais nada pra ninguém, e apesar de ter contribuído em vários momentos vindo bem do banco nos Abelhões, e ajudado Kemba formando um bom backcourt, acho que já estava na hora também de parar, afinal Parker também é um businessman fora de quadra, e as lesões minaram muito a condição física dele, sempre saiu pouco do chão jogando mas nas últimas 3 temporadas diminuiu também o número de infiltrações, parte fundamental do jogo dele, graças a ele, Timmy e Manu passei a torcer para o SAS, e sou grato por tudo que vi esse cara fazer em quadra, Obrigado TP!

  • Um argentino, um francês e um ex nadador de Ilhas Virgens… a franquia “gringa” da nba, qual admiro demais!
    #Respect

  • Guilherme Mardegan

    E o teto do AT&T Center ganhará mais uma jersey histórica.
    Obrigado, Tony Parker!

  • Nilton Silva Severo

    Será que o Vince Carter ouviu ou leu o que o Parker disse?

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Parker seria mais útil ao Lakers na rotação que o Rondo…Na verdade seria muito útil a qualquer contender…jogador multi campeão, inteligente com baita arremesso…sou fã deste cara e se estiver saudável cabe em qualquer contender e eu mandaria o mínimo nele para se fosse Lakers, Houston, Denver, 76 entre outros

  • ReggieMiller31

    Se está saudável e acredita estar em condições de jogar em bom nível, além de querer disputar títulos. Seria legal jogar no time q ele é dono e presidente na França, o ASVEL q está na final do campeonato francês e próxima temp estreia na Euroleague.