Após derrota, Jimmy Butler mostra preocupação com situação física de Embiid

O Philadelphia 76ers foi surpreendido pelo Brooklyn Nets em sua estreia nos playoffs e perdeu a vantagem de mando de quadra na série de primeira rodada do Leste. A derrota, porém, passa longe de ser o único problema da franquia. O astro Joel Embiid está visivelmente limitado por uma tendinite no joelho esquerdo e o colega Jimmy Butler não esconde que a situação é muito preocupante.

“Eu amo Joel por entrar em quadra e competir. Os jogos mudam quando ele está lá dentro e todos sabem que é uma força. Não quero ser mal compreendido, mas nós também somos capazes de vencer na sua ausência e queremos que seja inteligente com seu corpo. É muito mais fácil ganhar quando ele joga, mas sua saúde é o mais importante”, alertou o ala-armador, após a derrota para o Nets.

Antes do início dos playoffs, embora tenha sido poupado de 14 jogos desde o Jogo das Estrelas, Embiid admitiu que as dores no joelho só aumentaram nas últimas semanas. Ele até foi muito produtivo no jogo inaugural diante do Nets – anotando 22 pontos, 15 rebotes e cinco tocos em apenas 24 minutos –, mas a equipe foi derrotada por 17 pontos de diferença enquanto ele esteve em quadra.

O status do pivô camaronês é questionável para a segunda partida da série, nesta segunda-feira, mas Butler está otimista com o time. “Nós temos sorte: jogamos basquete todos os dias, estamos nos playoffs como a terceira melhor equipe da conferência e felizes. A situação poderia ser muito pior, então entraremos em quadra na segunda pensando que vamos vencer”, garantiu.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Igor Dourado

    Essa questão de saúde é muito delicada. Claro que não é o mesmo caso, mas nunca vou esquecer de Brandon Roy voltando a jogar, em decorrência de serem os playoffs, uma semana após uma cirurgia de menisco. Depois disso sua carreira foi ladeira abaixo.
    Creio que deveriam poupá-lo, apesar de saber que todos os movimentos do Sixers foi pensando no resultado imediato.

    • Daniel Leite

      O que fizeram com o Brandon Roy foi um crime, ele era mais refinado tecnicamente que o Kobe, e tinha um talento parecido, gostava de jogo grande, e de chamar a responsa no clutch time. Foi mais um “novo Jordan” que não confirmou todas as expectativas encima , junto com TMac , Gilbert Arenas e Grant Hill.

      • Igor Dourado

        Exatamente isso. Lembro de perguntarem a Kobe quem era mais difícil de marcar, KD ou Roy? Ele falou automaticamente: Roy. Ele não tem lacunas em seu jogo. Escolheria ele 7 dias da semana.

  • Ele é absolutamente fundamental pro time. É bizarro como caem de produção sem ele.

  • Marcelo Desoxi

    Colocar jogador pra jogar no sacrifício é suicídio.
    Se isso fosse uma final de NBA, ok, dá para aceitar !
    Agora, first round você colocar jogador lesionado em sacrifício, do que vai adiantar ? Podem agravar a lesão e serem eliminados. E se passarem, o cara vai estar ainda mais arregaçado para a próxima fase. Lógica zero.

  • Embiid é um baita jogador com histórico de lesão preocupante. Qualquer espirro gera preocupação. O fato é que o mesmo consegue jogar com dor e se deteriorar mas não vale a pena simplesmente pela limitação do Sixers de ir muito longe. Simmons e sua total ausência de arremessos pune demais a equipe. Butler deu as caras nos offs muito bem. Não sei se deveria ser dele essa contestação óbvia que Embiid está jogando com lesão. Mais um vestiário a detonar?

    • João Víctor Matos

      Cara, até quando o cara é um exemplo de líder o povo acha coisa para insinuar que ele está acabando com o vestiário. É certo que isso aconteceu nos wolves, mas no 76ers nunca teve nenhuma indicação de nocividade vindo dele, pelo contrário, ele é elogiado pelos funcionários e colegas por sua postura. Veja a entrevista dele no pós-jogo contra o Nets. Todo mundo sabe que embiid está jogando no sacrifício. O que ele disse na entrevista foi preocupação com a carreira e saúde de um colega de trabalho.

  • João Víctor Matos

    Jimmi Butler está certo. Tem que poupar esse cara na primeira rodada. Ele foi monstro na parte defensiva mas prejudicou a equipe na parte ofensiva por estar limitado e não poder jogar tanto tempo no post. É um perigo deixá-lo jogar nessas condições. Estão deixando ele jogar por apenas ser uma situação onde ele sente muita dor, mas isso pode acarretar em outras lesões.

  • Vitor Martins

    O certo seria poupar ele pro restante da série, pelo desnível do Leste, Sixers deveria ser capaz de vencer o Nets sem ele. O problema é que o time nunca parece ter se achado durante a temporada.

    • Guilherme Petros

      pior que, pelo historico da temporada regular, o Nets tem um encaixe terrivel pro Sixers se eles estiverem sem o Embiid – apesar da verdadeira discrepância de talentos em quadra.

      • Vitor Martins

        Sim, acho que Sixers tem muita dificuldade pra atacar a defesa do Atkinson

  • Celtics pride

    Tem que poupar ele agora pq contra Toronto ficará bem ruim sem Embiid em alto nível

  • Guilherme

    Sixers em um dilema: se pouparem Embiid na série, as chances dos Nets crescem consideravelmente mas, se ele jogar, mesmo com a alta probabilidade de avançar, o time pode perdê-lo contra os Raptors e dessa forma, só passaria para as finas da conferência por um milagre.

    • Daniel Leite

      Eu não duvido nada de Sixers e Raptors perderem na primeira rodada, são duas franquias com fama de “amarelonas” e sem uma camisa de peso.

      • Ricardo Stabolito Junior

        O Sixers é uma das franquias mais consistentemente competitivas da história da liga. Tem, pelo menos, dois times entre os dez maiores da história da NBA.

        Então, não.

        • Lucas Henrique

          Consistência é estar sempre chegando forte e não ter times isolados fortíssimos…
          Consistência é um Spurs, Boston..
          Acho que 76ers tá mais para um Knicks da vida, teve alguns times bons, mas não com regularidade ao longo dos anos

          • Vitor Martins

            70 temporadas, 51% de aproveitamento total, 3 títulos, ficou fora dos playoffs 21 vezes. A “consistência” de Boston e Spurs é coisa de outro nível, acho que o tank eterno em que entraram prejudicou um pouco a imagem da franquia. O teu questionamento (de estar a altura de um Knicks) é até interessante, mas não dá pra dizer que tem fama de amarelona.

          • Ricardo Stabolito Junior

            Não. Consistência de Spurs e Celtics são coisas fora da curva, que acostumam a gente mal. Se consistência for o Spurs de hoje, o único time consistente da história da liga é o Celtics nos anos 1950-60.

        • TRUETHIAGO

          E ganhou quantas Libertadores???

          Timinho pipoqueiro e amarelão, sim!!!

      • Westburro

        Sixers não tem camisa de peso? Kkkkkkk
        Pqp mermão, cada dia que passa o pessoal aqui solta mais pérola.

        • Daniel Leite

          Time que está há décadas tankando, geral respeita o “peso” e a moral da camisa mesmo, D-Lo que o diga kkk

          • Rastaman

            o MONGO, teve nba antes de 2014.

          • Daniel Leite

            Claro que tinha, e a última vez que o Sixers passou da segunda rodada dos offs foi em 2001, chora mais ai pelo seu time nanico viúva do Iverson.

  • Franchise 🏀 !! – ThiaGO

    Se o 76ers não conseguir vencer o Nets mesmo com o elenco que tem, então é caso de mais um tank

    • Gustavo Santos

      kkkkkkk e olha que o Phila passou anos e muitos anos no tank

  • LeBeautiful

    Sixers n pode se dar ao luxo nem de limita os minutos dele, imagina poupar. Olha o exemplo do okc, Boy george bichado veio pra 42 minutos e ainda quase levou a W. Embiid tem q ir pro pau…Isso eh playoffs, se agrava paciência, eh um risco q eles tem q corre.

  • Weezy

    Butler tá certo, 76ers tem quase obrigação moral de ganhar essa série mesmo sem o embiid, Nets é um time muito bem montado e promissor mas comparando talento eles perdem feio.

  • Guilherme Petros

    Sixers sem Embiid ainda é bem melhor que o Nets no papel. Porém, pelo q vimos na temporada regular, o jogo do Nets é péssimo encaixe pro Sixers, ainda mais sem o Embiid em quadra.
    E sem ele, a defesa fica complicada – mesmo sem resposta para o ataque do Boban Marjanovic, o Nets vai atacar SEM DÓ NEM PIEDADE ele e o JJ Redick em todas posses de bola!

  • TRUETHIAGO

    É uma situação bem delicada mesmo, eu não sou especialista, mas se ele jogar assim existe uma chance considerável de agravar a lesão. E, se ele não jogar, para mim o confronto fica totalmente aberto.

    Sim, no papel o time deveria ser menos dependente dele e blá blá blá, porém na prática não é o que acontece. Qualquer um que tenha acompanhado minimamente os jogos sabe que o time sofreu na maioria das partidas que ele não atuou, sobretudo na defesa. O único do elenco que pelo menos tenta proteger o garrafão, na ausência do Embiid, é o Bolden – obviamente, não com a mesma eficiência.

    Fora o impacto nos demais jogadores, o próprio Redick é um que geralmente sente bastante quando ele não, pois perde a referência, aquele cara que faz os bloqueios para ele arremessar mais livre, etc. Postei outro dia, tem o vídeo do Bola Presa que mostra bem essa dobradinha entre eles.

    Vamos ver como vão lidar com isso, e acho que aqui sim cabem críticas e comparações com outras franquias mais organizadas, como elas agiriam nesse contexto, não essa bobagem de peso de camisa (que nem vou perder tempo respondendo). No Sixers, a impressão que tenho é que não existe um método, um padrão, parece que estão sempre tomando as decisões na base da emoção, no calor do momento.

    • João Víctor Matos

      Muito bem explicado como de costume.

    • vsr.snake

      Todo time sentiria a ausência de um jogador que teve temporada de MVP e All Defensive, não acho que tem como ser menos dependente de um jogador assim, só a Tromontina da Califórnia que se dá a esse luxo atualmente. Acho que deveriam poupa-lo no jogo dois e ver o que acontece. Se vencer, que continue fora, as perder aí ele tem que voltar pq é melhor passar do primeiro e perder pro Raptors que cair antes.

  • dirct

    Eu pouparia o Embiid até ou se o Nets conseguisse ganhar 3 jogos (já teria poupado Embiid no jogo 1), enquanto o 76rs não perdesse 3 jogos na série eu manteria o Embiid fora, se chegasse no jogo “Win or Go Home” aí iria com ele.

    As vezes colocar um jogador “meia boca” por melhor que seja o jogador pode acabar deixando o time pior sem falar em agravar a lesão, sacrifício só no “Win or Go Home” e olha lá ainda.

    • Alex Côrte Ramos

      Isso verdade amigo um caso bem parecido mais em proporcao diferente e o do Nurkic kanter esta substituido ele e o Nurkic e bem melhor que o Kanter mais Kanter esta da conta recado e pode ate dar motivacao para o Ennis

  • MDias

    Na verdade, o diagnóstico de estar apto ou não para disputar os jogos, deve ser da junta médica do Philadelphia. Simples assim.

    Dito isso, seria caso de fechar as portas da franquia se o Phila perdesse para esses amadores do nets (com todo respeito aos nets).

    Esse simmons está numa linha tênue entre a estrelato e o verdadeiro “zero a esquerda”.
    Se esse mano não tomar vergonha na cara e aprender a fazer o que qualquer jogador de basquete deveria saber fazer desde criancinha, o Phila já tem que pensar nele como moeda de troca.