Após melhor campanha desde 2006, Kings surpreende e demite técnico Dave Joerger

O Sacramento Kings iniciou a offseason com uma notícia inesperada. A franquia anunciou a demissão do técnico Dave Joerger nesta quinta-feira, em uma decisão recebida com surpresa nos bastidores da NBA. O treinador ainda tinha um ano de contrato e acabou de liderar o time à melhor temporada desde 2006: foram 39 vitórias conquistadas e o nono lugar da conferência Oeste.

“Depois de avaliar a nossa temporada, eu determinei que precisávamos seguir em outra direção para atingir o próximo nível como equipe. Em nome da organização, gostaria de agradecer a Dave pelas suas contribuições e desejar-lhe o melhor na sequência da carreira”, declarou o gerente-geral Vlade Divac, assumindo a responsabilidade pela resolução, por meio de nota oficial.

De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a saída de Joerger representou uma mostra de força de Divac. O ex-pivô teria usado a sua recente extensão contratual até 2023 para exigir assumir a decisão sobre o futuro do técnico. Apesar da ótima campanha, rumores sobre divergências e relação estremecida entre a direção do Kings e o treinador sempre circularam nos bastidores.

A deliberação aconteceu sem que os jogadores fossem previamente informados e Wojnarowski apurou que o GM pretende ter reunião com o elenco nos próximos dias. Os principais candidatos a assumirem o time de Sacramento seriam: Monty Williams (assistente do Philadelphia 76ers), Ettore Messina (auxiliar do San Antonio Spurs) e Luke Walton, técnico do Los Angeles Lakers.

Joerger foi contratado pelo Kings na offseason de 2016, com a missão de levar a equipe de volta aos playoffs após uma década. Ele conquistou 98 vitórias em 246 jogos nas três temporadas seguintes e não conseguiu atingiu a meta. O treinador de 45 anos foi responsável, porém, por reformular o ataque do Kings em torno de jovens atletas na atual campanha, tornando o time uma das atrações da liga após anos de resultados pífios.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Celtics pride

    Ele estava estragando o projeto Tank eterno do Divac

  • Neverminder – #ForaManoMenezes

    Perfeito… Manda o Joerger pra LA e despacha o Luke Walton pra Sacramento…
    Alguém da família Buss, por favor, resolva isso logo

    • Celtics pride

      O problema do Lakers não é Luke e sim que nenhum técnico que treina LeBron presta engraçado não?

      • Neverminder – #ForaManoMenezes

        Mas o Walton já era problema antigo, antes do LeBron…
        Na verdade mesmo eu queria era o Brad Stevens comandando os Lakers, mas o Joerger já é um baita upgrade pra quem vem com Walton, Byron Scott e Cia Ltda…

      • Danilo

        Walton sempre foi ruim, e isso de nenhum tecnico que treina o LeBron prestar também não é totalmente verdade, por um lado tem o Soelstra que se mostrou bom e o Blatt(não na NBA, mas na Europa), tem o Lue e o Walton que todo mundo diz que são ruins e são mesmo, e tem o Mike Brown que achávamos que era bom mas na verdade era carregado pelo LeBron.

        Então é difícil treinar o LeBron e o tecnico sempre vai ser alvo, mas também não sou todos vítimas por treinar o LeBron, 3 deles são ruins mesmo

  • LeBeautiful

    Kings era pra ter no mínimo 3 ou 4 vitórias a +, a quantidade de jogo ganho q esse time entregou n está no gibi, Divac deve ter ficado puto com essa situação, Joerger sempre usou rotações estranhas mesmo, o time n chega a 40 vitórias faz séculos, e conseguiu perder pra um time com 6 jogadores na rotação após estar vencendo por quase 30 pontos, muitos dos fãs do Kings queriam q ele fosse demitido, as entregadas contra Nets (26 pontos) e Portland (28 pontos) foram das coisas + ridículas q eu já vi, na NBA, Kings vai sobreviver e evoluir sem ele, o talento já está lá!

    • Francimarques Lakão

      Boa observação menino de Portland

  • Ultimate Chora Boy

    Caraio, quanta burrice, meu Deus!!! Lakers tem que fazer alguma coisa certa e ir atrás dele.

  • Alex Alves

    Kings esta Kingando como sempre !!!!

  • João Pedro

    Vamos la, eu acho que a campanha atual do kings crdenciou o Joerger a pelo menos mais uma temporada, agora nqo sabemos o que acontecia nos bastidores da franquia que podem ter levado a essa demissão.

    O técnico realmente tinha rotações estranhas e se mostrava um pouco atrapalhado em resolver alguns problemas em quadra, a volta do all star nao foi boa pro kings, levando várias viradas tbm ao longo da temporada.

    Agora com o talento que o time possui, acaba virando um pouco mais atrativa pro mercado de técnicos, li em um blog que qcomoanha o time que o Messina estaria interessado, tem um ótimo curricucu, campeão na Europa, assistente do Pop e assumiu o time nos jogos em que Pop ficou de fora, pode ser um nome pra elevar o patamar do kings, que hoje se encontra nem tão a céu e nem tão a inferno, não é um time de pick alta mas tbm não é um de offs mas com grande potencial pra virar um candidato de playoffs, vamos aguardar pra ver a offseason do time.

  • KlayMVP

    Kings fazendo cagada, quando pareceu q ia, GM faz merda…

    OFF: estava eu assistindo highlights do melo em denver e fica o questionamento, melo vai ter jersey aposentada em denver???? Pq Jokic usa a 15 lá e tem chances de fazer história em denver, como seria o desenrolar dessa história????? Jokic ou melo???

    • Diego Costa

      Eu acho que não vai. Melo é muito mais lembrado no Knicks do que no Denver.

      Jokic nesse pique, sem dúvidas será HOF e terá a camisa aposentada.

      • KlayMVP

        tbm acho, melo vai ter jersey aposentada em NY, só acho q n vai ter em denver pq ele deu um PUTA azar de uma pick 41 se tornar um dos maiores prospectos/realidade para essa próxima geração da NBA!!

        • Diego Pereira Dos Santos

          Só me pergunto porque aposentar a camisa dele, ganhou o que pela franquia? seja por um time ou outro não concordo. Minha humilde opnião!

          • KlayMVP

            WCF é um feito grande, principalmente prós nuggets q nunca nem chegaram em final de NBA eu acho( com todo respeito ao Denver, um dos times q mais curto na liga!!) Fora q teve grandes temporadas lá, mas e BEM discutível se ele merece msm…

        • Vinícius Maia

          Acho que apesar do Melo ter jogado seu melhor basquete em Denver, ele é pessoa non grata por lá. Nessa época ele já era criticado pela falta de entrega em quadra, teve times com condições de chegar a uma final, não conseguiu e ainda pediu para sair. Apesar de ele ter sido um baita jogador em números individuais e o Denver ter vivido bons momentos com ele, não sei se a franquia e torcedores tem tanto carinho assim pelo seu legado com a camisa 15.

          • KlayMVP

            Entendo, e acho q agr as chances dele foram de vez por água abaixo, visto q Jokic tem tudo pra ser um dos maiores se n o maior da história dos nuggets

    • Thiago Pinto

      Ponto interessante, hein! Eu nunca tinha percebido isso, acho que o Melo merece a camisa aposentada nos Nuggets, mas se o Jokic levar um anel, por exemplo?
      Será que aposentar 2 vzs a 15 não seria uma idéia?

      • KlayMVP

        Acho q seria meio merda, Jokic e Melo tbm acho q n curtiriam, egos inflandos dessas estrelas da NBA…

  • Diego Costa

    Essa demissão é ridícula,absurda e patética

    Queriam que o cara fizesse o que ? Tornasse o Kings o GSW? 39 vitórias tá bom demais pra um time jovem e que joga numa conferência do cão. O Kings poderia facilmente estar com uma campanha positiva nessa temporada, não fosse a inexperiência da equipe .. dava pra ter no mínimo umas 42 vitórias . Lembro aqui dos jogos contra o Warriors quer foram durissimos, e no mínimo mais uns 5 a equipe paçocou no final… Mas isso é normal pra uma equipe jovem.

    Foi a primeira vez em vários anos que os caras olhavam pro Kings e falavam – “Esse jogo não será fácil” .

    Divac como jogador é gigante, como GM é nível Magic e outros que só fazem merda. O pior é cogitar o Walton.

  • Daniel Nogueira

    Missina nada. Sai pra lá!

  • Celso Cachali Jr

    Está é uma franquia que deveria ser vendida… Ridiculo o que eles fizeram com o joerger, merece estar no fundo do poco.
    Joerger é um ótimo treinador, o que ele fez com um grupo de jovens foi um ótimo trabalho.

    • Caseh

      Não chegou a ótimo, mas foi um bom trabalho. A primeira metade da temporada foi otima.

      • Igor Neves

        Foi ótimo, trouxe identidade e os Kings foram uns dos melhores times pra se assistir esse ano.

  • PauloLAKERS

    Essa é a chance do Lakers de não fazer merda. Demite o Walton e contrata esse homem!

  • Pablo Leite

    Ao que tudo indica, Joerger foi demitido porque deu poucos minutos a Bagley, e Divac tem convicção de que o futuro dos Kings passa pelas mãos dele. Confesso que, nesse aspecto, achava incompreensível a posição de Joerger, principalmente porque Bagley foi bem para quem teve poucos minutos. Mas será que não havia outra forma de resolver isso?

    • Nicolas Dias

      Entendo seu ponto Pablo, mas acho que o Joerger quis ter um cuidado a mais com o Bagley, e justamente tirá-lo dessa expectativa de “o futuro dos Kings passa pelas mãos dele”, e considerando o péssimo histórico dos últimos anos dos Kings em desenvolver seus jovens talentos (tanto dentro quanto fora de quadra) eu compreendo essa decisão. Apesar do Cousins desenvolveu seu potencial técnico, no que tange a maturidade, liderança e controle emocional, não se desenvolveu como deveria. Em seus tempos de Sacramento, quantas técnicas bobas o Cousins tomou, e foi expulso? Quantas vezes ficou pendurado em faltas por bobagem? Quantas vezes comprometeu a defesa dos Kings porque ao invés de voltar para marcar, ficou reclamando com a arbitragem? O Fox em 2017-18 já tinha gente torcendo o nariz porque na temporada de estreia não impactou como esperavam, Hield idem.
      Bagley demonstra potencial, mas não é um jogador pronto para ter essa expectativa de tirar uma franquia do limbo. Talvez o Joerger pudesse ter soltado o Bagley um pouco mais, mas preservá-lo não foi uma ideia ruim.

      • Pablo Leite

        Eu concordo com sua colocação, exceto quanto ao Cousins, que é grande jogador, mas que na verdade tem uns parafusos a menos, e por isso tem esse comportamento errático.

  • Weezy

    Eu como torcedor do lakers vou ficar triste com a saída do LW, porém vou ficar feliz por ele que finalmente vai ter um young core de verdade e um bom time ao seu redor e vai mostrar a todos o bom técnico que é, Vai logo Luke o lakers não merece um coach tão bom igual você.

  • CaioMaranho

    Bom, vamos lá…
    A decisão do Divac é questionável no ponto de vista da evolução do time que melhorou muito da temporada anterior para essa, porém o Joerger cismava com algumas coisas, como deixar o Bagley no banco, além de tomar umas viradas irritantes (30 pontos pra Nets e 28 pro Blazers), uns 5 jogos que o time poderia ter ganho fácil e não resolveu.
    Com relação aos nomes especulados o Walton deve ter um bom agente, porque todo lugar ele ta sendo ventilado, na minh opinião o Messina deveria ser o escolhido, mais tarimbado, inteligente e num time altruista como o Kings cairia como uma luva.

  • Nicolas Dias

    1. Trocaria fácil pelo Walton.

    2. Há meses vejo notícias de uma divergência em torno do Bagley, a direção queria ele titular imediatamente, Joerger achava que ele não estava pronto, e deveria ganhar minutos aos poucos. Vendo o crescimento gradual do Bagley na temporada, parece que o treinador estava certo, mas o ego do Divac falou mais alto. De qualquer forma, pelo bom trabalho desenvolvido, isso me parece um motivo pífio para demissão.

  • Thiago

    Perfeito. Atrapalhou o projeto de tank eterno

  • Mavscelo

    Kings fazendo kinguisse… É impressionante.

  • Albert Santos

    Esse Divac é um merda !

  • Gustavo

    Tem que acabar o Kings

  • Gustavo

    Me lembra muito o Pelicans demitindo o Monty Willians depois de finalmente levar a franquia pros playoffs, ou o próprio Kings demitindo o Michael Malone após um bom início de temporada que ruiu com a contusão do Cousins.

    Inclusive são duas decisões que se mostraram boas pra burro… literalmente.

  • Felipe Ferreira

    Incrível como tem GM que é um desserviço ao esporte e consegue cagar tudo.
    Eu sei que o time deu umas entregadas monstra e isso se deve a falta de experiência, mas demitir o cara depois de um temporada boa dessa ? Sem sentido nhm.
    Além do caso de Bagley que é muito bom, mas o técnico está todo dia com o jogador e sabe quando tá pronto. (Se não, não teria tantos jovens no elenco).

  • Doug

    Cara, não é possível…realmente parece que os Kings querem se manter irrelevantes na liga por algum tempo…qdo o trabalho começa a surtir algum resultado, muito pela mão do técnico, e mudar a direção do que víamos há mais de década, os dirigentes demitem o Joerger…e o pior, cogitam o nome do Walton para substituí-lo…não é crível isso…

  • Lauro Cantarelli Pereira

    como torcedor do kings não gostei da demissão, joeger tinha alguns defeitos, vários jogos no final ele botava wcs no time mesmo estando mal, só pq era o titular, não sabia pedir tempo para parar o bom momento do adversário, deixava a vantagem zerar pra fazer isso. não colocava bagley de títular, tinha problemas pra controlar os minutos do time, tinham algumas torações estranhas e etc…

    mas, é importante salientar que era um time previsto para 25 vitorias, terminou com 39, jogando muito bem até a pausa para o AS, depis realmente o time piorou e entregou várias paridas no último quarto, mas ele deu identidade ao time, vários jogadores e treinadores adversários elogiaram sacramento essa temporada, FOX, Hield entre outros evoluiram demais com ele

    as rusgas entre ele e o divac já vinham antes da temporada começar, já se dizia que poderia ser a ultima dele caso não tivesse bons resultados, mas num balanço eu acho que foi positiva a passagem dele e que não deveria ser demitido.

    agora é confiar que o divac vai acertar no nome do substituto (dá pra confiar no divac?)

    eu achava que o time estava a um C de ser competitivo, esse poderia ser a evolução do Giles ou alguem na FA, bom, depois dessa, já acho que a FA não virá ninguem ,nenhum jogador vai querer vir pra um projeto que parecia promissor, mas que mesmo assim o GM demitiu o tecnico….
    agora é confiar no Giles e que o divac não cometa o erro de renovar com o WCS.

    • Vitor Martins

      Joerger não era nem de longe meu técnico preferido na NBA, mas tá meio difícil achar técnico perfeito, não? Tu conta nos dedos os acima da média (e mesmo assim volta e meia são criticados). Na real eles precisavam dar mais tempo pro cara. É como um jogador, mostrou bons lances e outros nem tanto, vai abandonar o cara? Zach Lowe disse uma coisa que eu concordo: “se tu demite um técnico nessas condições é melhor ter um ÓTIMO plano por trás”. Caso contrário parece picuinha. Acho que o principal motivador da demissão foram relações pessoais, DIvac não gostava dele, de interagir com ele, e isso é um pensamento bem pequeno. Se a demissão tivesse vindo depois de umas duas eliminações frustrantes nos playoffs até dava pra entender, mas agora? Enfim, o time ainda é muito talentoso, to torcendo pra fecharem com um cara bom (talvez o Messina) e fechar com o Cousins. Seria foda.

      • Lauro Cantarelli Pereira

        pois é cara, esqueci de salientar isso, ele tinha defeitos? tinha, todos tem né, perdemos alguns jogos por causa dele? sim, mas e quantos ganhamos? quando ganha é só merito dos jogadores?
        se fosse temporada passada que ele tinha fox no time e mesmo assim fazia o time ser um dos mais lentos pra dar a bola pro z-bo, ok, eu entenderia a demissão, mas no final dessa temporada, não faz o menor sentido…

        sobre o messina, acho dificil o cara sair, ele é tido como o substituto do pop.
        sobre o cousins, ele é foda, sou fã dele, e tenho pena por sacramento nunca ter dado um time bom pra ele, mas acho que nesse momento não seria o jogador que precisamos, fora que ele tbm tem brigas com o divac né, enfim, essa demissão do jeoger foi mto mal conduzida, e realmente, só se tu tem um plano mto bom pra fazer sentido, coisa que em sacramento dificilmente acontece

  • Julio Zago

    Sem realmente saber o que aconteciam nos bastidores parece que a decisão é injustificável. Divac passa a impressão de que seu ego é maior do que a franquia, divergências sempre vão ocorrer.
    Enfim, já está feito, agora é saber tamanho do erro, imaginem se o Kings realmente entrega o comando ao Walton?
    Optando pela Messina é possível que o time mantenha a evolução e volte forte também para a próxima temporada. Mas, apesar de competente, é um novo comandante, um novo jeito de jogar, novas ideias, vai saber? Pode sim dar muito certo, mas o Kings está trocando o certo pelo duvidoso.

  • Reh

    Transmissões dos PLAYOFFS na primeira rodada:

    Warriors x Clippers

    Jogo 1 – Warriors x Clippers – 13 de abril, 21h
    Jogo 2 – 15/04 – Warriors x Clippers (23h30) – SPORTV 2
    Jogo 3 – 18/04 – Clippers x Warriors (23h30) – SPORTV 2
    Jogo 4 – Clippers x Warriors – 21 de abril, 16h30

    Nuggets x Spurs

    Jogo 1 – Nuggets x Spurs – 13 de abril, 23h30
    Jogo 2 – Nuggets x Spurs – 16 de abril, 22h
    Jogo 3 – 18/04 – Spurs x Nuggets (22h) – SPORTV 3
    Jogo 4 – 20/04 – Spurs x Nuggets (18h30) – SPORTV 3

    Blazzers x Thunder

    Jogo 1 – Blazers x Thunder – 14 de abril, 16h30
    Jogo 2 – 16/04 – Blazers x Thunder (23h30) – SPORTV 2
    Jogo 3 – Thunder x Blazers – 19 de abril, 22h30
    Jogo 4 – 21/04 – Thunder x Blazers (22h30) – SPORTV 2

    Bucks x Pistons

    Jogo 1 – Bucks x Pistons – 14 de abril, 22h30
    Jogo 2 – 17/04 – Bucks x Pistons (21h) – SPORTV 3
    Jogo 3 – Pistons x Bucks – 20 de abril, 21h
    Jogo 4 – Pistons x Bucks – 22 de abril, 21h

    Rockets x Jazz

    Jogo 1 – 14/04 – Rockets x Jazz (22h30) – SPORTV 2
    Jogo 2 – Rockets x Jazz – 17 de abril, 22h30
    Jogo 3 – Jazz x Rockets – 20 de abril, 23h30
    Jogo 4 – 22/04 – Jazz x Rockets (23h30) – SPORTV 2

    Sixers x Nets

    Jogo 1 – SEM TRANSMISSÃO
    Jogo 2 – 15/04 – Sixers x Nets (21h) – SPORTV 2
    Jogo 3 – Nets x 76ers – 18 de abril, 21h
    Jogo 4 – 20/04 – Nets x Sixers (16h) – SPORTV 3

    Raptors x Magic

    Jogo 1 – SEM TRANSMISSÃO
    Jogo 2 – SEM TRANSMISSÃO
    Jogo 3 – Magic x Raptors – 19 de abril, 20h
    Jogo 4 – 21/04 – Magic x Raptors (20h) – SPORTV 2

    Celtics x Pacers

    Jogo 1 – SEM TRANSMISSÃO
    Jogo 2 – Cetlics x Pacers – 17 de abril, 20h
    Jogo 3 – 19/04 – Pacers x Celtics (21h30) – SPORTV 3
    Jogo 4 – Pacers x Celtics – 21 de abril, 14h

    Obs: ocorrendo os jogos 5, 6 e 7 os horários ainda vão ser definidos.

    Fonte: ESPN League e Sportv.

    • Beto cargnin

      Jogos de playoffs sem transmissão é phoda. Pqp

      • Leo

        Pior quando não transmitem justamente o do seu time… KKKKKKKKKK…

      • KlayMVP

        Reddit, a salvação do fã de NBA!!

      • lebronx

        Assina o league pass, filhão!

  • Lucas Calsavara

    nossa, tirar ele e pensar em luke walton e sacanagem

  • Bruno Macedo

    Claro que as impressões que fica são de boa campanha, só que eu não acho o estilo do técnico bom pra esse time, joegger sempre gostou de times mais lentos e com defesa, Barnes até veio pra prender mais um pouco a bola fazer mais umas jogadas de post e jogar menos em transição, kings tem jogadores jovens que gosta de correr a quadra, pode ser uma boa, como um tiro no pé, vamos ver como vai se sair o kings no ano que vem, o fato é que a base é muito boa e esperar que os jogadores se desenvolvam.

  • Andrei

    Frank Vogel nunca mais??? Nunca vi mais ninguém falar dele e achava um bom técnico, tudo bem que no Orlando não foi, mais o time era ruim de mais… já no Indiana foi tão bem

  • Rafael Victor

    Burrice

  • Franchise 🏀 !! – ThiaGO

    decisão equivocada, agora que o time estava ganhando forma

  • Alan Um Musashi

    Baita notícia.

    O cara era pra ter botado o Kings no playoffs, cagou em muitas rotações, perdeu jogos quandoestava coma diferença de 30 pontos a frente. Espero que o Lakers não pegue esse loco ai.

    Será que o Lue não topa o maior desafio de um treinador na história de all sports!? TREINAR DOIS TIMES AO MESMO TEMPO

  • Timóteo Rezende Potin

    Kings sempre foi meu “segundo time” na NBA e essa temporada me deixou bem feliz.
    De fora parece uma decisão maluca, mas não acho que dá pra julgar nada daqui. Vlad Divac vem fazendo um trabalho bem interessante (até a troca do DMC não parece mais o absurdo que pareceu na época) e que vem dando frutos e se a relação dos dois não era boa então… Espero que tenha alguma coisa engatilhada e que esse time possa dar o passo que precisa na próxima temporada.

  • Leo

    Pelo que eu entendi, o Divac condicionou a renovação dele ao “poder” de decidir o que fazer com o técnico… Dito isso, é óbvio que foi pessoal… Por mais que o Joerger tenha dado umas vaciladas… No geral ele teve mais acertos do que erros…

  • Surpreendente mesmo, pra mim ele fazia um bom trabalho lá, ficaram em nono mas poderia ter sido pior se tivesse um head coach que não soubesse trabalhar com os jovens, a direção do Kings é lamentável…

  • Marcio

    Demitiram o Luke Walton!

  • MVP
  • Alan Um Musashi

    Na Austrália Lue já é técnico do lakers.

  • Lucas Henrique

    Luke Walton como opção, pqp, kkkk