Após nova decepção nos playoffs, elenco do Thunder sai em defesa de Westbrook

O Oklahoma City Thunder viu sua temporada chegar ao fim de uma forma que já se tornou incomodamente familiar: foi o terceiro ano seguido em que a franquia cai na primeira rodada dos playoffs. E, dessa vez, Russell Westbrook saiu como “vilão”. Das más atuações ao estilo performático e provocativo, o astro acabou a campanha sob críticas após a eliminação em cinco jogos para o Portland Trail Blazers.

“Todos esses comentários sobre Russell são estúpidos e realmente não gosto disso. Ser a grande referência de um time, às vezes, é uma droga por coisas assim. Não gosto da maneira como ele tem sido tratado porque não é nada justo. Eu conheço esse rapaz, sua vontade de vencer e como é um irmão para mim. É tão injusto!”, afirmou o veterano Raymond Felton, saindo em total defesa do companheiro.

Westbrook teve médias de 22.8 pontos, 9.0 rebotes e 10.6 assistências no embate contra o Blazers, o que até pode parecer bons números. No entanto, o armador foi extensamente criticado pela seleção de arremessos e acertou apenas 36% de suas tentativas de quadra nas cinco partidas. Mais do que isso, ele atraiu antipatia pela forma “debochada” com que tratou o rival na única vitória do Thunder na série.

“Russell é uma pessoa completamente realista e sincera. Eu sei que tudo o que faz é amplificado pela mídia e quem olha de longe pode pensar que é um personagem, mas ele é uma das melhores pessoas com quem já convivi. Tive a escolha de jogar em qualquer lugar que quisesse e escolhi estar ao seu lado. Isso diz muito sobre o tipo de ser humano que Russell é”, garantiu o craque Paul George.

A seleção de arremessos e tomada de decisão é uma crítica recorrente de analistas e torcedores ao jogo de Westbrook, que sempre foi visto como um atleta bastante “impulsivo”. O técnico Billy Donovan acredita que o craque recebe pouco crédito pelo aprimoramento ao longo da carreira, mas compreende que – para o bem e para o mal – esse “impulso” sempre vai ser uma marca do seu jogo.

“Acho que Russell tem feito um bom trabalho tentando crescer e evoluir a cada ano como jogador e líder. Mas, não importa o que aconteça, ele sempre vai jogar com aquela paixão, fogo e energia. Essa é a sua identidade em quadra. Todos encaram problemas e dificuldades no decorrer da campanha, mas nunca faltará emoção em suas atuações”, apontou o treinador e amigo do astro.

A reputação de Westbrook sai tão arranhada dos playoffs que muitos discutem se o Thunder não deveria trocá-lo. Um cenário que o gerente-geral Sam Presti, garante, nunca foi pensado. “Russell não é perfeito. Ninguém é. Mas sei que ele mostrou um senso de liderança fantástico desde que vestiu esse uniforme. Não vamos deixar 11 anos serem ofuscados por uma série de playoffs ou dois meses ruins”, sentenciou o executivo.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Hyago Ferreira

    Segura o tijolo 🏀🏀🏀 😂😂😂

  • Lockdown defense

    Tem que falar menos e jogar mais, simples.

  • owww

    alem dele ser burro o problema ai é o tecnico

    • Marcio

      Burro??

    • GutoThunder

      Inteligente é tu que fica escrevendo isso pra não ganhar nada. Ele é tão burro que tem tanto dinheiro quanto jamais teremos juntos. Ele é tão burro que é allstar anos seguidos. Ele é tao burro que joga na seleção americana de basquete. Realmente, queria um pouco dessa burrice dele e ter menos inteligência.

  • Claudio R.

    Westbrook e Thunder estão fadados a morrerem abraçados, talvez nunca pense em sair ou do thunder em trocar ele, porem se um dia pensarem (ambos os casos) ja será tarde demais.

  • Jose Fernandes

    Análises de resultado (a maioria são). Tudo isso pq perdeu. Tivesse ganho seria endeusado.

  • Jefferson Cavalcanti

    Monstro demais. O dia em que Westbrook parar a NBA se torna imediatamente menos legal.

    É um jogador que intriga as pessoas pelo o que faz em quadra e fora dela também.

    Só esse ano teve o grande duelo com Lillard, vingança física contra Zaza Pachulia, discussão com torcedores racistas e mais uma vez, média de triple double.

    Nesta temporada ele também provou que pode abrir mão do protagonismo. A gente viu o auge de Paul George ao lado do Westbrook.

    Foi estatisticamente uma das piores temporadas de Westbrook, tanto em número de pontos como em aproveitamento, mas ele evoluiu ainda mais como reboteiro e passador. O Thunder precisaria apenas mudar um pouco o elenco. Não dá pra ter tantos bons defensores que mal sabem jogar basquete. (Noel, Fergunson, Roberson, Grant). West assume a responsabilidade de fazer tudo que o Thunder precisa. Foi assim com os rebotes para puxar contra-ataques mais rápidos, mas seria ótimo pro time se ele não precisasse arremessar tantas vezes de 3 pontos.

    • Maicon Gomes

      Perfeito amigo.

    • Rodolfo Dias

      Ele é excepcional, mas não dá para defende-lo concernente a tomada de decisão nos arremessos.

    • GutoThunder

      Tu estás coberto de razão. Põe algum jogador ganhar campeonato ao lado do Adams, Fergusson, Grant, Roberson e cia ltda. O pessoal esnoba ele, mas vai tu fazer média 3 anos seguidos de TD e ainda assim ser tão odiado. Tivesse um elenco minimamente respeitável, iria muito mais longe nos offs.

      • Claudio R.

        Ele já teve Kevin Durant e James Harden, tu quer mais do que isso ?

        • GutoThunder

          Cara…james harden não era nem a sombra do que é hoje. Durant eu concordo. Eles estavam com a série ganha em 2016, porém pipocaram demais na hora de fechar. Foi triste

  • Renan Castro

    Tijoleiro que nunca vai ser campeão ou protagonista de alguma coisa. Jogador de estatística e sem o mínimo de QI e preparo para grandes jogos. Vai morrer abraçado em seus TD nessa franquia horrorosa do thunder, se merecem.

  • Celso Cachali Jr

    Engraçado cobrarem tanto ele desta forma, pq nao cobrar o Lebron por nao ter levado os lakers aos playoffs, pq nao cobrar o Irving por ser um tijoleiro contra os Bucks, pq nao cobrar, o davis por nunca se manter saudavel… acho que as vezes a midia pega pesado de mais com o West, estes todos que citei fizeram temporadas com numeros tao bons quanto o West e nao conseguiram elevar as suas franquias ao sucesso… pq a midia não massacra eles tambem. Injusto… West tem sua culpa assim como todos estes e outros allstars que nao conseguiram levar as suas franquias a dias melhores

    • Rodolfo Dias

      Beira ao ridículo comparar essas situações com a de LeBron. Se LeBron não tivesse se machucado naquele jogo contra os Warriors e consequentemente não tivesse ficado tanto tempo fora, os Lackers teriam se classificado. Em quarto?( Que foi a posição que estava quando LeBron se lesionou), com certeza não, mas estaria entre os outros.

      • GutoThunder

        Que bom q tu tem tanta certeza disso. Eu já não posso afirmar. Será que após as cagadas da franquia para tentar trazer AD não teria feito a equipe cair de rendimento? E outra, fosse pelo inicio da temporada, os Rockets não teriam classificado. A temporada se define do meio pra frente. Não discuto o mérito do Lebron, pra mim é o melhor jogador do mundo ainda, mas só ele não é garantia de playoff no oeste selvagem

    • RodrigoBrBa

      Eu acho a comparação com o LeBron meio sem sentido. O cara já ganhou tudo o que foi possível (título em miami, voltou pra cleveland e foi campeão em cima do GSW, já foi MVP, MVP das finais, já é HOF 100%.) Tipo, não existe cobrança nele que já é/foi vitorioso. Inclusive o discurso dele ter ido pro Lakers é mais imagem do que basquete, talvez não tenha sido explícito por ele mas é o que parece, LA, Hollywood, filmes (space jam 2), etc.

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Seria pq os dois tem várias finais e são campeões e o Mulinha reis dos Tds não consegue passar de uma primeira fase de offs, isso qdo chega lá?? LJ chegou a 9 finais seguidas fera, como cobrar um cara com vário MVps 3 anéis, 9 titulos seguidos de conferencia e 9 finais seguidas?? LJ não precisa provar mais nada para ninguém, pode encerrar sua carreira agora como top 3 de todos os tempos…cobram o WB pq ele chega nos offs e simplesmente não joga absolutamente nada do que engana na regular e leva sempre o time a passar vergonha sendo eliminado sempre de forma fácil por adversários supostamente mais fracos na primeira fase ano após ano.

    • Claudio R.

      Pelo simples motivo do Irving e James já serem campeões , do Davis ter apenas 25 anos ainda . O West desde o KD não vence uma série de playoffs , há 3 anos sendo eliminado sem ir longe, é essa a cobrança

  • felipe fernando Oliveira

    A reconstrução deveria ter sido pensada quando KD saiu. Quando houve rumores de LAL querer trocar D’Ângelo Russel, Ingram e Rundle por Westbrook. Agora é arrumar um técnico pica que peita esse burro pra ele manter o uso do gadernal contíNuo.

  • Luiz Henrique Moura Matos

    Um grande babaca isso sim

  • Apesar de toda a palhaçada que veio fazendo, eu não o vejo como o principal culpado, esse cara é o Donovan, ridiculamente limitado e não sabe explorar o melhor do time.
    Era um time que eu ainda acredito que poderia engrossar o caldo contra o Warriors, não digo vencer…..
    A franquia infelizmente fez de tudo pra perder o KD, deixaram as peças de apoio sairem pra não estourar o Cap e hoje tem o Cap estourado. Vai entender.

  • Ronald Vagner

    Com cap engessado Thunder irá a lugar nenhum com esse time. Muitos podem achar loucura o que irei falar, mais pq não tentar uma trade do Westbrook pelo A.Davis? Shroeder é um bom armador, tendo PG, se consegue o AD, o time poderia ficar mais forte mesmo sem o West. Para o Pelicans, trazer um MVP para jogar ao lado do Zion, seria uma puta de uma propaganda pra franquia.

    • danielzera

      Ronald nunca pensei nessa possibilidade, mas também achei que parece uma troca interessante para ambos (obs: estou falando sem olhar os salarios)

      • Ronald Vagner

        Pelicans tem espaço para receber a diferença, já se o West ganha mais.

    • Toni von Mises

      Russell é o símbolo dessa franquia, acho quase impossível sair. Já que o cap tá inteiramente engessado, poderia tentar uma troca com outros jogadores menos aproveitados de outras franquias e q possam trazer outra dinâmica no Thunder. Sou a favor de trazer o Waiters de volta, pois tá mais experiente e fazendo menos cagada..rs… Poderia incluir aí o pivô Whiteside. Adams+Schoeder(?) por Whiteside+Waiters.

      O Pivô do Heat ao menos poderia trazer mais confiança defensiva no garrafão, pois o neozelandês é muito sem noção na defesa.

      • Maicon Gomes

        Walters? Deixa o novo Wade em Miami mesmo.

      • Ronald Vagner

        O problema seria o Heat querer pagar os 25 mi de salário do Adams, apesar deles adorarem um contrato ruim né heheh.

        • Cavs&KingJamesaondeestiver

          ter ADAns e Hassan engessando 50 milhas do capital…acho que não!! kkk

  • Edu Silva

    Antes do Westbrook, o Thunder tinha que resolver o problema chamado Adams, que eu gosto, mas regrediu em relação a temporada passada, no ataque e defesa, o treinador Billy Burrovan, que é péssimo e arrumar, ao menos um Shooter de qualidade, pois o time só tem o PG!

  • Edu Silva

    Ou troca Westbrook por Irving… Todo mundo feliz em Boston e Oklahoma.

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Irving não tem mais contrato fera…ele decide para onde vai.

    • Claudio R.

      Kyrie Irving não é jogador pra jogar em Oklahoma, com todo respeito a cidade

  • RSMC

    Pós-Durant, o OKC foi eliminado 3x seguidas na primeira rodada.

    Em 2017, Houston 4×1, com o Westbrook liderando a equipe em todas as 5 partidas em Pontos, Assistências e Rebotes. O time ainda perdia com ele fazendo TD com mais de 50 pontos e terminando a série com 37.4 ppg.
    Time Base: West-Oladipo-Roberson-Taj-Adams

    Em 2018, mesmo com mando de quadra, eliminado Utah 4×2, dessa vez dividindo mais espaços com Paul George, caiu pra 29.3 ppg, mas aumentou sua média em rebotes. Mas sem conseguir TD nessa fase final.
    Time base: West-Brewer-PG-Carmelo-Adams

    Já esse ano, Portland 4×1, na qual já caiu pra 22,8 ppg e em rebotes, apesar que melhorou em assistência em relação a última temporada. Foi uma temporada bem abaixo do seu próprio padrão, mesmo ficando em quadra 39.4 mpg.
    Time base: West-Ferguson-PG-Grant-Adams

    4 vitórias nos últimos 13 jogos

  • rafael machado

    A troca pelo AD faria todo o sentido pras duas equipes, se não fosse surreal… nunca irá acontecer. E digo, o Thunders ficaria bem mais forte com PG e AD.

    • Ronald Vagner

      Por isso falei dessa trade mais cedo, o Thunder ficaria mais forte com AD no lugar do Westbroock, e pro Pelicans trazer um MVP para jogar com o Zion, porra seria uma propaganda e tanto pra franquia, como esportes são negócios. No entanto falei o que seria bom para o Thunder, o que acho que acontecerá será o Davis em NY, se o Barret de fato cair pra pick 3, ele mais Dennis Smith Jr e algumas picks será um pacote muito bom.

      • Cavs&KingJamesaondeestiver

        Barrett e DSJ por AD..pacote muito bom estes dois gdes jogadores…kkkkkkkkkkk

  • djwhites

    Pessoal falando em troca …….eu duvido muito que o Thunder troque a mulinha…..o cara é o maior ídolo da franquia..,..

  • Torugo

    Sou torcedor do OKC e o primeiro jogador que me identifiquei foi justamente com o Westbrook, porque ele é impulsivo, ansioso e isso alinhado a vontade de vencer, na maioria das vezes, dá merda.

    Westbrook é um monstro nas assistências, o time foi mal porque temos uma mãe de C e um SG que não sabe chutar de 3.

  • Diego Costa

    2020 será o último ano em que boto fé no West, se ele não muda esse mental dele, já pode desistir. Sou a favor de uma troca, por mais que doa falar isso.

  • Gustavo Santos

    Tem um meme por aí que informava que o Russell nunca mais ganhou uma série de playoffs depois que o KD deixou de ser o seu parceiro, assim como o KD nunca mais perdeu uma série de playoffs depois que deixou de ser parceiro do Russell… Eu particularmente não gosto do jeitão arrogante do Westbrook e em quadra ele consegue salvar o time em algumas partidas devido à sua alta performance individual, mas isso não quer dizer que ele saiba carregar um time quando na verdade precisa saber jogar coletivamente… Uma opção seria ele ter bom treinado que colocasse ele no seu lugar

  • Ele é a alma do OKC. O time não perde por causa dele, o time GANHA por causa dele. Sem ele e todo o elenco mantido, seria time para lutar pelas últimas vagas.

    O problema do OKC é o Sam Presti gostar de acumular talento ao invés de criar coesão. Na era do espaçamento ter o sistema de jogo e os jogadores do OKC não faz nenhum sentido. Não tem como ir longe.