Após sete temporadas, DeAndre Jordan deixa Clippers e assina com o Mavs

Um dos agentes livres mais cortejados desta offseason, DeAndre Jordan está deixando o Los Angeles Clippers após sete temporadas. De acordo com Marc Stein, da ESPN, o pivô fechou um contrato máximo de quatro anos com o Dallas Mavericks nesta sexta-feira. Ele vai receber US$80 milhões em salários pelo novo vínculo, sendo que o último ano será opção do atleta.

O jogador de 26 anos também estava na lista de reforços de Los Angeles Lakers e New York Knicks, mas Clippers e Mavs sempre foram os favoritos na concorrência por seus serviços. Rumores dão conta que o titular recusou uma proposta de US$108 milhões por cinco anos dos angelinos para atuar ao lado de Dirk Nowitzki e Wesley Matthews em Dallas.

De acordo com Bradford Turner, do jornal Los Angeles Times, Jordan ficou impressionado com a apresentação do Mavericks para recrutá-lo. A reunião teve presenças do astro Dirk Nowitzki, do ala Chandler Parsons, do técnico Rick Carlisle e Mark Cuban (dono da franquia), além de mensagens de personalidades locais – como o wide receiver Dez Bryant, do Cowboys (NFL).

Por outro lado, a apresentação do Clippers não contou com nenhum dos atletas do elenco. A situação e a recusa de uma proposta financeira maior reforçam os rumores de problemas de relacionamento dentro da equipe, especialmente entre o pivô e o astro Chris Paul. Os boatos sempre foram negados por ambos.

Em declaração ao jornalista Dan Woike, do jornal Orange County Register, uma fonte próxima do jogador voltou a negar que um suposto ambiente ruim no grupo tenha sido fator primordial para a decisão. “DeAndre só quer ser o líder, o ‘cara’ de um time”, garantiu a pessoa, em anonimato.

Jordan disputou 515 partidas com a camisa do Clippers, que selecionou-o na 35ª posição do recrutamento de 2008. Na última temporada, ele teve sua melhor campanha na NBA: em 82 partidas, registrou médias de 11.5 pontos, 15.0 rebotes e 2.2 tocos, além de espetacular 71% de acerto nos arremessos de quadra. O desempenho ao longo do ano foi coroado com a seleção para o time ideal de defesa da liga.

Com as chegadas de Jordan e Matthews confirmadas, o Mavs agora busca a contratação de um armador para suprir a lacuna em seu quinteto titular. Patrick Beverley, Jeremy Lin e Nick Calathes seriam opções que agradam ao técnico Rick Carlisle.