Após troca, GM do Raptors pede desculpas por “falha de comunicação” com DeRozan

DeMar DeRozan deixou o Toronto Raptors sentindo-se magoado e traído. O ala-armador de 28 anos garantiu ter recebido uma promessa de dirigentes da franquia de que não seria envolvido em negociações, dias antes de ser trocado com o San Antonio Spurs por Kawhi Leonard. O gerente-geral Masai Ujiri nega ter feito tal comprometimento, mas admite que pode ter passado sinais errados para o astro.

“Eu tive uma conversa com DeMar e não quero revelar muito mais. Acho que meu erro, talvez, foi já ter discutido o que esperávamos dele nos próximos meses. Nós nunca falamos de trocas, mas projetamos um futuro aqui – e esse pode ter sido o problema. Se houve uma falha de comunicação entre nós, peço-lhe as mais sinceras desculpas”, lamentou o executivo, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Munidos da versão de DeRozan, a torcida ficou ao lado do jogador e Ujiri tornou-se alvo de duras críticas pela controversa decisão. A situação revelou-se (ainda) mais complicada quando se pesa a relação dos fãs do Raptors com o craque, que jurava lealdade ao time e falava em construir um legado em Toronto. O dirigente sabe que fez uma resolução impopular, mas, no fim das contas, esse é o seu trabalho.

“Os torcedores sempre estão em nosso pensamento, mas não têm as informações que possuímos – e que tornam decisões ainda mais difíceis. Se permanecêssemos com o mesmo elenco, eu aposto que todos estariam nervosos também. A narrativa seria que perderemos nos playoffs novamente, pois voltamos com o mesmo time. Satisfazer todos é complicado”, alegou o primeiro GM da liga nascido na África.

DeRozan, porém, não era exclusivamente elogiado em Toronto. O ala-armador era apontado como um dos principais responsáveis pelos sucessivos fracassos do time em pós-temporada, que acabaram com três eliminações em “varridas” nos quatro últimos anos. Ujiri aceita e está pronto para ser o para-raios de críticas enquanto realiza as mudanças que já não são mais opcionais na franquia.

“Eu acho que, se nós olharmos fria e honestamente, todos vão ver que algo tinha que ser diferente. Não dá para continuar fazendo a mesma exata coisa ano após ano – e, nesse sentido, a responsabilidade é minha. Quando se tem a chance de trazer um dos cinco melhores jogadores da liga, você pega. Estamos dando uma melhor oportunidade para essa equipe vencer”, cravou o gerente-geral.

Independentemente do que aconteceu, entre erros e acertos, Ujiri tem consciência de uma coisa: não será a saída que apagará o que o jogador realizou no Raptors. “Não há como medir o que DeMar fez por essa organização. Ele será reconhecido da melhor forma que pudermos por seus nove anos aqui. Trata-se do maior atleta da história desse time e ninguém pode contestar isso”, concluiu o executivo.

O pedido de desculpas, porém, não parece ter convencido DeRozan. Logo depois da entrevista, o agora astro do Spurs fez uma postagem temporária em seu perfil no Instagram com uma imagem bastante autoexplicativa.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Rafael L

    Deram o maior craque pra pegar o chinelinho….afinal de contas, o Leonard já está apto pra jogo pelo menos ou continua de caô

  • Thomazbrasil

    Acho que a troca foi interessante, praticamente trocar 6 por 1/2 dúzia.

    O problema é tempo de contrato do KL, aí eu acho que ficou ruim.

    Mas ficar com o Toronto da mesma forma não dava, nem pelo fato do LeBron estar do outro lado do país agora.

    • Thiago Pinto

      Cara, 6 por 1/2 duzia se o Kawhi tiver meia boca né? Os dois 100% não tem discussão quanto a subida de nível do Raptors!!

      • Thomazbrasil

        Veja o que vai acontecer com cada time no final da temporada regular e depois me conte,
        Ok

    • dirct

      6 por meia dúzia? Tá brincando? Leonard é muito mais jogador que o Rozan não dá nem pra comparar, Rozan tem teto para allstar Leonard tem teto para MVP e DPOY, como Masai disse o Toronto tem sido constantemente varrido e com esse elenco não iria para lugar nenhum, tentaram o Leonard e se não der certo e ele sair no final da temporada eles não tem nada a perder porque não iriam a lugar algum com Rozan e o Gordinho sendo os FP.

      • Rafael L

        Leonard nunca na vida teve chance pra mvp….chance real

    • KyrieMVP- caçador de clubista

      Vc eh burro hein fera… sabe nada

      • Thomazbrasil

        Kkk vc falando de inteligência?????? Leia seus comentários no Jumper amigão, vc é o idiota do site….. kkkkkkkk

    • Lucas Lima

      Putz! Tá de brincadeira né? Kawhi é o cara que ganhou de LBJ, DW e CB e que antes da lesão estava ganhando de 25 pontos do GSW (já com Durant) praticamente sozinho!!! Não dá nem para colocar Kawhi e DeRozan na mesma frase.

  • Brockbell

    Depois de tudo que ele disse, ainda sim, trocou o cara de maior números da franquia, por uma incerteza. Mas ai é da visão de cada um, se pra alguns camisa aposentada não precisa ter títulos, para outros precisa.
    Então ele arriscou, o Spurs garantiu o seu diante de uma situação difícil e se deu bem. Pro Raptors, ou vai ser a jogada de troca da década da franquia, ou vai ser a crítica da década e partir pro tank.

  • Douglas costa

    Supondo que Kawhi assine uma extensão, quais serão os melhores FA da próxima temporada?

    • Diego Costa

      Klay thompson, Jimmy Butler, Durant e Cousins.

      • Douglas costa

        Posso estar enganado mas acredito que durant e KT não vão querer sair do GSW.

        • Diego Costa

          Eles vão pro Lakers.

          • Douglas costa

            Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Torcedor dos lakers são engraçados demais

          • KyrieMVP- caçador de clubista

            O primo de terceiro grau do klay thompson vai estudar em LA. Isso eh um sinal? Kk

          • Douglas costa

            Será que são só os torcedores dos lakers aqui no Brasil que são assim? Ou lá no EUA eles também tem problemas?

          • KyrieMVP- caçador de clubista

            Sao assim mesmo. Qualquer comentário do bleacher report que envolva o lakers eh recheado de clubismo e sarcasmo. Eles não se conformam da liga não ser dominada por eles

          • VictorLakers #UnbelievaBall

            Falou tudo, perfeito. Queremos dominar a liga inteira … KKKK

          • KyrieMVP- caçador de clubista

            Kkkk. Inacreditável, eh só citar o lakers aparece um lakeriano. Kkkk. Parece cutucar vespeiro

          • Lakers@24

            Mas, o amigo ali não disse bobagens. O KD não sai do GSW. Mas, o Klay eu acho bem possível sair. Não pelo time, mas sim por grana. Não vai dar pra ele ganhar muito no GSW, já vai ter o 4º anel da liga. Acho que agora ele deve procurar um contrato máximo, e o Lakers será um dos times que podem dar isso a ele.

          • KyrieMVP- caçador de clubista

            Klay já falou 1 milhão de vezes q aceita ganhar menos a sair do warriors. Não vejo ele com espírito aventureiro.

          • Marcinho Mueller

            Eu queria ver o Klay como FP de uma franquia. Não queria que ele saísse da sombra de Curry e Durant pra ser a sombra de Lebron.

          • KyrieMVP- caçador de clubista

            Acho mais fácil o green sair em 2020 do que o klay.

          • Marcinho Mueller

            Ahhhhhhhhh mesmo com a rivalidade histórica contra o Lakers, eu curto vários trcedores do Lakers aqui do Jumper. Tem torcedor babaca de tudo quanto é time, do próprio Celtics mesmo, do Cavs, do OKC, do GSW. É que com a ida do Lebron pro Lakers ressurgiram umas lendas ai no jumper kkkkkkkkk mas em geral a galera do Lakers é muito gente boa, e por curtirem muito o time, sabem bastante sobre basquete.

          • KyrieMVP- caçador de clubista

            Claro, os caras aqui sabem bastante (a maioria). A zueira da minha parte eh apenas porque sou celta.

          • Marcos Gordinho

            Sabem muito, até começar a falar do Lakers.

          • Guilherme Petros

            Só não tem tanto torcedor babaca no Nets por motivos de eu sou só meio babaca (e não existem outros torcedores do Nets)

          • Marcinho Mueller

            Kkkkkkkkkkkkkkkkk ninguém mandou começar ver a NBA na temporada da troca com o Celtics (deve ter sido isso que aconteceu kkkkkkk). Mas você não é babaca não, sempre imparcial e não fala nenhuma asneira nos seus comentários. Um dos mais sensatos daqui hahahahaahah

          • Guilherme Petros

            hahaha Obrigado.
            Pareço sensato, mas sou fãzaço do Rafael Victor…

          • Marcinho Mueller

            EU TAMBÉM SOU

          • Beto cargnin

            A doce arte da ironia.

    • djwhites

      depende tem bastante jogador com player opition…….love,irving,marc gasol,dragic.kemba,milsap esse é team opition……se todos decidirem testar o mercado vai ser bem movimentada………

      • Cvrtlik

        Não vejo ninguém muito grande para uma mudança em toronto…, irving se tiver bem, talvez só ele,…..

  • Diego Costa

    Derozan pode ser ídolo que for, mas ele nos playoffs é um desastre. Fez uma série patetica contra o Cavs nessa temporada. Nunca conseguiu elevar seu nível.

    Raptors não tinha muito o que fazer e terminou com um dos 5 melhores jogadores da liga no elenco. Se der errado deu, mas não se pode criticar a aposta. Era isso ou passar vergonha na 2 rodada denovo. Não tem Lebron mas tem Celtics completo, o Raptors seria esmagado denovo.

    • Cvrtlik

      Quinto melhor da liga antes da contusão e comportamento duvidoso. É uma aposta…e isso no mercado econômico sabemos o que significa…jogada de marketing…notícias explosivas para colocar uma fumaça num fracasso ocorrido…

  • Ricardo Stabolito Junior

    Isso acontece o tempo todo na NBA – e a maioria dos envolvidos nem pensa em pedir desculpas.

    Ujiri fez uma troca que, ao mesmo tempo, coloca o time em melhores condições para disputar o título do Leste agora e reconstruir em caso de derrota. Difícil criticar, para mim.

    • Cvrtlik

      Eu critico, porque o mínimo que se deve fazer é informar…ou pelo menos não fazer planos futuros…

  • Tiago

    O Toronto tinha que fazer mudanças, não tem jeito. Se o GM não cumpriu a palavra realmente deixa uma má impressão, mas o Derozan também nunca cumpriu o que se esperava dele. Era só chegar nos playoffs que o cara sumia. Se não me engano o Toronto conseguiu um comeback contra os Cavs e o Derozan ficou praticamente o 4° período inteiro no banco. Raptors deu a última cartada para tentar chegar às finais, se não der certo pelo menos já tem menos um contrato gordo para se livrar.

    • Alex Vilela #PG MVP#

      Sem falar que DeRozan e Lowry não levariam Toronto ao titulo, mudanças eram necessárias

      • Cvrtlik

        Quem vai levar Toronto ao título por hora? Lebron?

  • Victor Chittolina

    O trabalho dele (Ujiri) é tentar reforçar o time, fazer o Raptors ter um papel cada vez mais relevante e, por melhor jogador que seja o DeRozan, ter um Kawhi saudável é um upgrade considerável.

    Não acho que seriam necessárias as desculpas. Amigos, amigos, negócios à parte, mas é louvável quando alguém admite um erro. Não necessariamente da troca em si, mas da maneira como foi conduzido o caso. E se tem alguém que merece uma explicação, esse é o DeRozan, que elevou o patamar da única cidade não estadunidense a um cenário nunca atingido anteriormente. E mais: foi a primeira estrela a QUERER ficar no Canadá, a chamar a cidade de Toronto de lar.

    Ele sai pela porta da frente e não tenho dúvidas que terá a camisa aposentada. Tomara que se torne um jogador ainda melhor sob a tutela do Pop.

    • Marcos Gordinho

      Foi cirúrgico destacando que DeRozan foi a primeira estrela a querer ficar em Toronto. Realmente a sacudida coloca o Raps em um novo patamar, caso KL se adapte e reassine com a franquia além de mais possibilidades pode atrair alguns FA’s de mais peso, se passar só a chuva o rebuild é certo com anos sofridos de Tank o “grande inverno” vai chegar! Torço pelo melhor, gosto da franquia e modo como é conduzida, Casey deve ter sido desligado por não concordar com medidas tão drásticas. WE THE NORTH!

  • GuiperHeat

    eu gosto do espirito do Ujiri , nao estava dar certo tinha que fazer o que fosse e fez ..talvez discorde de como foi , deveria ter comunicado corretamente , mas Derozan e Lowry nao davam aquele proximo salto … ele quer ser vencedor , esses caras , pareciam nao querer vencer, tinham muito medo do Lebron ….

  • Lakers@24

    Até agora eu não consegui entender essa troca do Toronto. É pura verdade que precisavam se livrar do DeRozam, isso sim. Mas, essa troca, sabendo que podem perder o KL no ano que vem e ficar sem nda. Não seria mais jogo, mandar o DR para algum time em troca de picks, ele ainda é um allstar na liga e vale muito, apesar de pipocar em offs, é valorizado. A não ser que o Toronto já tenho tudo acertado para a renovação do KL, ai sim seria um negócio espetacular que o Toronto fez, digno de palmas da liga, trocar DeRozan por KL.

    • RennanLAL

      É uma aposta, se o GM não estava contente em apenas chegar nos playoffs, tem que dar um passo pra frente e o Ujiri sabe que um jogador como o Kawhi dificilmente vai ir pro Raptors se não fosse dessa forma.

      OKC fez o mesmo com o Paul George que provavelmente nem sentaria pra conversar na FA e conseguiu convence-lo a ficar, quem sabe se o Raptors não consegue fazer o mesmo com o Kawhi ? Em 1 ano muita coisa pode mudar.

      E mesmo se o Kawhi sair, vai abrir espaço no cap do Raptors pra contratar um outro All-Star ou tentar fazer um rebuild. A questão é que o Ujiri viu que o Raptors com o DeRozan sendo o principal jogador, não vai chegar em lugar nenhum.

  • Rafael Victor

    Agora o Clube do Barney tem que torcer pro Kawhi voltar bem e não fazer corpo mole, senão vão continuar na mesma! Principalmente, em relação aos Playoffs!

  • Zildinho

    Pensando Bem a ida de Cris Paul pra houston foi muito cara , Primeiro eles perderam Berveley e Lou Willians , Ariza saiu esta temporada e gracas ao salario alto de CP3 eles estão tendo muita dificuldade de manter Capela perderam tbm Mbamoute que volto pra o Clipers … Enquanto seu rival que ja era superior o GSW consseguiu a aquisição de DeMarcus Cousins , Outrora Houston so se desfazendo, e pra mim Houston e mais fraco nesta tempoarada…

    • Edu Silva

      Carmelo vai chegar para melhorar a defesa, junto com Harden.

  • Ele é um GM extremamente competente. Fez o que era necessário, claramente o time não teria mais a oferecer.

  • Marcinho Mueller

    O GM do Raptors não ta errado não e falou tudo, não adianta ter um time que faz a melhor campanha no Leste e depois toma uma varrida vergonhosa, só acho que o Casey não devia ter sido dispensado. Mas a troca aumentou o nível do time sim (no papel) e se ele almeja ser vice-campeão da NBA (porque o campeão já sabemos quem vai ser) ele tinha que dar o próximo passo. Não dava pra nadar nadar nadar e morrer na praia de novo. Foi pra um All-in esse ano e se não der certo faz um rebuild. Era isso que o Cavs tinha que ter feito na Dead Line passada, com aquelas trocas loucas que não elevaram o patamar do time e ainda prejudicaram o CAP da franquia.

  • Dudu Ferrero

    Ta me lembrando a troca do Isaiah Thomas que ficou mt magoado com o Ainge e escreveu um texto imenso

    • Pedro Cortez

      A do IT foi bizarra, mas ele queria um contrato que ele não valia. Ele queria um contrato de 200M, ai o Ainge trocou ele pra nao perder ele por nada.
      Não to defendendo o Ainge, mas 200M pelo IT nao vale nem em 1 milhao de anos

      • Cassio Lopes

        Isaiah pagou pela boca. Se ficasse quietinho poderia ter ficado em Boston por toda sua história.

      • Dudu Ferrero

        é que aquela temporada de quase 30ppg foi absurda tbm, muita gente concordaria ou pelo menos acharia q ele mereceria uns 30 por ano em 5 q sairia 150. ,mas depois da lesao e o fracasso no Cavs ai fudeu a vida dele, ate q no Lakers pra um reserva e fazer 15ppg foi bom, mas nao o mesmo nivel

  • xmaah

    ainda acho que qualquer troca deveria começar com o gordinho, apesar de pipocar DeRozan sempre pareceu gostar da franquia/cidade/torcida e etc, apesar que isso poderia mudar assim como pensei que Kawhi seguiria o exemplo do Duncan/Robinson e agora ta ai querendo ser trocado.

    • Pablo Leite

      Quem vai querer pegar o contrato do Lowry? Os Raptors pagaram ano passado só porque seria pior perder ele e o Bird rights do que pagar todo o dinheiro que pagam.

  • Pablo Leite

    Todo mundo sabe que na NBA, com exceção TALVEZ dos Spurs, não dá para se aferrar a palavra de ninguém. O que vale é o contrato e pronto.

    • Pedro Cortez

      Dalas tb cara

  • Warriors

    Jogadores são apenas negócios pra donos de franquias…!!!por isso não questiono nenhum jogador que quer sair e jogar em outra…pq ter amor pela camisa??!!

  • Zorg

    O GM de uma equipe tem obrigação de tentar sempre melhorar a sua equipe. As decisões as vezes não são faceis nem a maioria da vezes populares mas foi para isso que ele foi contratado. Melhorar sua equipe e isso implica em tomar decisões.
    Aconteceu o que acontece sempre !!! O time vem em primeiro lugar e a NBA é um grande negócio.
    Negócio de milhões de US$$$ … Cada um tentando maximizar o seu … Não vejo problema algum nisso, desde que as partes sejam clara uma com as outras … mas não parece que foi o caso.
    Ele viu uma boa oportunidade para o Raptors e agiu … sem essa de bom moço, de “falha de comunicação” !!! Piada !!!

    Depois ainda tem gente revoltado com a decisão do Durant … Ele seguiu a mesma cartilha . Viu o OKC não querer gastar para segurar o JH e foi buscar maximizar o seus interesses. A NBA mudou de conceito e tem gente que ainda não entendeu.

  • LeoBp

    Eu fico sempre do lado do jogador… As franquias tratam os caras como números, e quando um deles tem oportunidade de escolher seu futuro, faz-se disso um show de horrores.
    O exemplo do DeRozan mostra que o Kawhi Leonard não está tão errado assim…

  • Guilherme Petros

    Resumindo: o cara deu uma palestra pra falar que não queria trocar o DeRozan, mas pintou a chance de conseguir o Kawhi Leonard. Simples assim.

  • Cvrtlik

    No futebol existe o chamado “fato novo”. No mercado econômico e de valores tem as grandes compras e notícias para aparecer , desviar a atenção de um problema…a também conhecida gerência de riscos.
    Ficar como estava não dá status, não chama atenção…para esses executivos é mostrar trabalho agir, mesmo que seja fazendo besteira.