Aposta do Thunder, Shai Gilgeous-Alexander esquiva-se de status de substituto de Westbrook

Feb 11, 2019; Minneapolis, MN, USA; Los Angeles Clippers guard Shai Gilgeous-Alexander (2) drives to the basket and shoots the ball in front of Minnesota Timberwolves center Karl-Anthony Towns (32) in the first half at Target Center. Mandatory Credit: Jesse Johnson-USA TODAY Sports

O Oklahoma City Thunder enfrenta o desafio de remontar uma equipe que, não muito tempo atrás, era considerada uma das favoritas para ser campeã do Oeste anualmente. E isso inclui lidar com a perda do maior ídolo da história do basquete local, Russell Westbrook. O jovem Shai Gilgeous-Alexander chegou à equipe sendo apontado como substituto do armador, mas não quer ser visto assim.

“Eu não sou Russell Westbrook. Não temos o mesmo nome, tipo físico ou qualquer coisa do gênero. Sou só um jogador de basquete, que trabalha duro para jogar e manter-se verdadeiro a sua essência. Não estou preocupado em ser titular, com feitos ou substituir ninguém. Tentarei ser a melhor versão de mim mesmo e tudo virá naturalmente”, afirmou o garoto, em entrevista ao jornal The Oklahoman.

A torcida do Thunder possui razões para estar esperançosa em relação a Gilgeous-Alexander. O jogador de 21 anos ganhou a titularidade do Los Angeles Clippers em sua primeira temporada como profissional, ajudando os angelinos a chegarem aos playoffs com desempenho elogiado. A confiança no novato era tanta que, nos playoffs, ele foi colocado para ser o principal marcador de Stephen Curry.

“Fiquei agradecido pela oportunidade, pois sei que poucos calouros recebem uma tarefa dessa importância. Eu aprendi muito sobre a preparação antes dos jogos e os ajustes que acontecem durante uma partida. É uma experiência que vou levar para o resto da vida. Tenho sorte de ter podido vivenciar algo tão especial já tão cedo em minha carreira”, comemorou o jovem armador.

No Thunder, Gilgeous-Alexander deverá disputar uma vaga na dupla de armação titular com atletas como Chris Paul, Dennis Schroder e Terrance Ferguson. Ele foi selecionado pelo Clippers na 11ª posição do draft do ano passado e chegou ao no time como parte da troca do astro Paul George, após registrar médias de 10.8 pontos e 3.3 assistências em sua primeira campanha na NBA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Escanor do basquete

    Eu sou por fora desse garoto, alguém com mais conhecimento pode me falar se ele tem potencial pra ser ALL star?

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Um dos excelentes prospectos desta classe 2018 que pode se tornar uma das classes mais fortes de todos os tempos da liga se os jovens mantiverem o nivel da temporada passada

  • Aaron Donald GOAT

    Gosto mt dele.Tentar colocar esse rótulo de sucessor do maior jogador da história da franquia é injusto com ele.Acredito que a torcida nem pense nisso.

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Muita responsabilidade em cima de um jovem de apenas duas temporadas sem nem ter sido titular…Por isso OKC é a zona que é…vai ter uma penca de Picks entre 28 e 30, ou seja, altissimas que possivelmente não servirão para nada…Se fosse eles investia neste atual time que pode até surpreender, pois na minha opinião é um bom time, inclusive muito melhor que o Clippers da temporada passada, pois dois dos principais destaques daquele time estão no OKC que é o Galo e Shai…um time com CP3, Shai, Galo e Adans é uma excelente Base e poderiam tentar a vinda de um outro bom jogador com uma destas Picks de primeira…poderiam mandar uma pick de primeira destas no Iguodala por exemplo…CP3, Shai, Iguodala, Galo e Adans no time titular para esta temporada pode fazer barulho no Oeste e se estivesse no Leste era Offs na certa

    • Guy de Lombard

      Seria perder uma pick à toa apenas para tentar ir aos playoffs e cair no draft desse ano. O Iguodala daqui a pouco se aposenta e não poderá acrescentar nada ao futuro do time. Se for se livrar das escolhas, seria melhor troca-las por jogadores jovens e com potencial, como o próprio Gilgeous-Alexander

      • Cavs&KingJamesaondeestiver

        Cara, Clippers fez excelente campanha ano passado com time mediano e nem por isso deixou de montar um baita time nesta temporada, Nets se reconstruiu praticamente sem Picks e foi aos offs e nesta temporada montou um baita time…Se vc for analisar vai vai observar que 95% das Picks altas não resultam em absolutamente nada e que a maioria dos jovens acabam esquecidos sem ter uma oportunidade sequer e os times que optam por esta estratégia furada acabam toda temporada sendo saco de pancadas…mil vezes um Iguodala por uma ou duas temporadas que vai alavancar e levar minha franquia aos offs do que uma Pick alta que pode render Yabusseles entre outros diversos da vida que acabam na liga de desenvolvimento ou fora do pais até serem dispensados…uma cultura vencedora de sempre disputar vagas nos offs e os próprios offs como faz o Spurs é muito mais válida que a cultura que Suns, Bulls, Kings, Magic, Atlanta vem adotando durante anos sem resultado algum…Lakers tentou este caminho e depois de anos com Picks altissimas não chegou a lugar nenhum, por isso uma Picka alta, ainda mais para quem tem diversas para melhorar consideravelmente o time e levar eles aos offs é muito valida sim!! Mas respeito a sua opinião de tentar a sorte no draft para quem sabe melhorar o time daki a 10 ou 20 anos e não se incomodar de ser o saco de pancadas da liga.

    • A NBA já teve vários jogadores excelentes draftados com valores baixos, um exemplo atual é o Jokic.. eu entendo o que você quer dizer, mas acho que não tinho o que fazer se os jogadores já não queriam estar ali, falo isso em relação ao George, e o Russel não cabia mais jogando no elenco, com ajuda não conseguiu nada, imagina sozinho…

    • felipe fernando Oliveira

      Cara claro que as picks que OKC trocou será alta sim, mas é isso mesmo que OKC quer. Outra coisa as picks que serão de loteria é a do próprio Thunder isso se chama Rebuild. Ou você acha que todo mundo vai dar a cagada que Celtics deu de terceirizar uma reconstrução como fizeram com Nets? Acredito que plano é tank nas próximas 3 temporadas e com escolhas top 10 encontrar bons jogadores e nas outras escolhas que eles tem que são as altas dar a sorte de achar um steal.

  • Edu Silva

    Putz, nem lembrava que o Schroeder estava lá… Paul, Schroeder, Shai, Galo e Adams… Top 5 no próximo draft

  • Michel Moral

    A NBA é negócio e todos nós sabemos.

    No caso, a “beneficiada” foi a franquia (do Clippers, que recebeu PG), mas em muitos casos hoje o jogador também se vale de situações para receber salário maior, para forçar trocas, etc..

    Mas que é um banho de água fria é. Shai poderia ser um novo Kawhi Leonard. Caminhava muito bem obrigado para esse desenvolvimento, digamos.

    Aí vem o tal do “mercado” e impõe situações que ferram todo o projeto do jogador.

    Fato é que agora ele terá muito mais dificuldade para se firmar. Uma franquia bem mais desorganizada, uma equipe bem menos qualificada… Enfim. Espero que CP3 seja um bom mentor.

    A gente nem sabe qual será a formação do Thunder ainda. Paul, Schroder e Shai, apesar desse último ser versátil a ponto de jogar nas três posições do perímetro, é uma rotação confusa. Um veterano que teoricamente está em busca de título e foi chutado de um contender para uma terra arrasada. Um jogador em ascensão que precisa de espaço na NBA, pois deixou de ser garoto e já tem que se provar, buscar titularidade. E agora chega o melhor dos três, que é um jovem jogador com teto indefinido.

    • Lucas Henrique

      Clippers é mais organizado que o OKC? Okc proporcionou ao seus jogadores draftados se tornarem MVP’s, se o moleque for bom, vai se dar bem em okc, torcida fanática, time organizado do ponto de vista de estrutura, e um mentor nesse começo como o CP3, ele quer mais o que?

      • Luiz Henrique Moura Matos

        Sim , clippers é mais organizado.

      • Michel Moral

        O Clippers ajeitou bem A casinha. A administração está de parabéns.

        A troca do Tobias viabilizou a montagem desse elenco, juntamente com a troca do CP3 para o Rockets.

        OKC montou time competitivo, mas ficou engessado, com um time cheio de carências.

        Acho que hoje o Clippers é mais organizado.

      • dirct

        Números individuais de jogador não tem nada a ver com organização, Suns é organizado porque o Booker faz 2432254235pts? A administração atual do Clippers é melhor que a do OKC, OKC está entrando em rebuild, Clippers favorito pra brigar pelo título, OKC tinha um time de moleques que chegou a final na NBA e depois foi desmanchado para não ter que gastar, depois montaram “big 3” ilusórios que nunca passaram da primeira rodada sendo o time que mais gastou da NBA, OKC não é organizado não, isso pra não falar do sistema de jogo de correria e ISO.

        • Lucas Henrique

          Organização que eu falo é de estrutura, ambiente de trabalho e profissionais do time

    • Guilherme Petros

      Acho q Schroder não vai ser titular não. Pro bem do OKC… rs

    • Aaron Donald GOAT

      É Michel,dessa vez eu não concordar 100% ctg.
      Thunder é uma franquia desorganizada sim,mas apenas no sentido de escolher mal as ferramentas para se tornar competitivo,mas em termos de estrutura organizacional é uma das melhores da liga.Isso não sou eu quem falo,mas existem falas de ex- jogadores da equipe como Dion Waiters e o próprio Paul George que são de grande elogio a estrutura da franquia,desde a parte de nutrição até a modernização do ct.
      Difícil achar que o Thunder não é um bom lugar pra um jogador se desenvolver quando vc tem recentemente 3 MVP’s que foram draftados pela franquia.O que falta é eles aprimorarem o lado psicológico dos jogadores que eles formam,como faz o Spurs por exemplo.
      Mas tudo indica que ele pode crescer mt lá.Primeiro pq vai estar um time em que não tem ngm com o potêncial dele.Segundo que ele vai poder ter um mentor que o Westbrook não teve,por exemplo, que é o CP3.Que por mais que seja um cara chato,sempre gostou mt de ” ensinar” os atletas.

      • Michel Moral

        É verdade, meu caro.

        Dá para dizer até que o OKC é a berço do que a NBA tem de melhor hoje.

        Mas eu me refiro somente aos últimos três anos. Acho que é um time taticamente horrível, que não encontrava alternativas para subir de nível por conta do cap engessado.

        Agora pode ser diferente. E espero que seja.

        Mas o Clippers, nesses últimos dois anos, tomou o caminho inverso. Hoje é referência.

        Abs!

  • Guilherme

    Tem muito potencial e tem tudo pra se consolidar nessa temporada como um ótimo jogador na liga.

  • Felipe Ferreira

    Você é o substituto do Westbrook siiiim.

  • GarPax

    Total falta de matéria

  • Mestre

    O que aconteceu com as revisões da temporada passada?? Começam uma série e deixam pela metade? Parem de publicar matérias pra encher linguiça e dêem o que os leitores do site querem ler, ou logo ficarão para trás porque a concorrência existe. Jumper em off season já foi muito melhor.

  • Luiz

    kkkk o nome do cara nas costas quase dá uma volta inteira

  • Paulo Assis

    Particularmente acho que OKC pode surpreender na temporada, Paul , e excelente armador. Deve está doido para mostrar seu valor, depois de ter sido chutado de Houston, o alemão provavelmente vai ter mais tempo de quadra e mais arremessos de na última temporada. E de voltar a ser aquele de Atlanta. Shai e a cereja do bolo. Deve jogar na 3, como já acontecia no clippers. Mais tem um potencial tremendo. Se o Billy conseguir fazer esse time jogar na transição. Vai dar trabalho, quem sabe até uma vaquinha nas offs

  • Clutch Durant

    [OFF] Durant e Kyrie querem Carmelo nos Nets….oh shit…