Armador da seleção brasileira, Yago confirma inscrição para o Draft 2019

Por Assessoria de Comunicação

Yago Mateus está inscrito no NBA Draft 2019. Armador do Paulistano (SP) e da seleção brasileira, Yago confirmou neste sábado, dia 20, seu nome na lista de inscritos para a cerimônia que acontece em 20 de junho, no Barclays Center (Brooklyn/Nova York).

Yago, que tem como agentes os brasileiros Aylton Tesch e Arlem Lima, já havia sido inscrito em 2018, mas, mesmo diante de boas expectativas, optou por retirar seu nome. Agora, o tupãense, de 20 anos, se diz ‘mais maduro e mais preparado’.

“Estou chegando mais maduro e mais preparado para este Draft, depois de uma temporada onde o meu jogo evoluiu bastante, especialmente pelo ano que tivemos com o Paulistano e a seleção brasileira. Isso me deixa ainda mais confiante. Conversei com os meus agentes e esse é o momento certo para dar esse passo na minha carreira”, afirmou o armador.

Campeão do NBB 10 (2018), vice-campeão do NBB 9 (2017) e do Campeonato Paulista (2017), Yago é um dos maiores talentos da nova geração do basquete nacional. No ano passado, comandou a Seleção Brasileira sub-21 na conquista do Sul-Americano da categoria, sendo eleito o ‘Melhor Jogador’ do campeonato, e participou do 21º Nike Hoop Summit, no Moda Center, em Portland (EUA). Na atual temporada, foi peça importante na campanha das Eliminatórias que culminou na classificação da seleção brasileira adulta para a Copa do Mundo China 2019, e ajudou o Paulistano a ficar na terceira posição na Liga das Américas 2019.

Cinco brasileiros disputaram a temporada 2018/2019 da NBA: Nenê Hilário (Houston Rockets) e Raul Neto (Utah Jazz) – que seguem nos playoffs -, Cristiano Felício (Chicago Bulls), Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies) e Scott Machado (Los Angeles Lakers). Até hoje, 13 brasileiros foram draftados pela NBA, sendo que dois deles não atuaram na liga (Paulão Prestes e Oscar Schmidt).

BRASILEIROS DRAFTADOS NA NBA

2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)

  • CLM Lakers

    Infelizmente acho poucas as chances dele ser escolhido, o tamanho não ajuda, seria explorado na defesa igual o Thomas e não consegue compensar no ataque igual ele, Didi tem maiores chances de ser escolhido na segunda rodada.

    • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

      Ser escolhido é o objetivo

    • Vitor Martins

      Acho que Didi vai co seguir sair na segunda rodada!

  • Lobato p

    Não custa nada tentar…

  • Warrg

    O Paulistano ficou em 3 na Copa América, e ele foi o principal jogador, seleção foi o principal armador… Mais foi eliminado nas Quartas do NBB… O lado positivo é que ele tem garra e talento, quem sabe como agora ele está sem campeonato, ele vá para os EUA e faça os treinamentos com as equipes, tenho ctza que se conseguirem encaixar nesses camps ele entrará no radar de algumas equipes, não irá amarelar e chamará a atenção… Ele cresceu 3cm depois dos 18 anos…. Começaram a alimentar o garoto… E outra, se entrar na NBA, aquelas droguinhas permitidas como o hormonio do crescimento, ele pode facilmente chegar a 1,81, 182, já fica um pouco melhor…

  • KlayMVP

    Tomara q seja escolhido ele e Didi, e o Brasil na NBA, amigo!

  • Vitor Martins

    Muito bom jogador. Se tivesse mais 15cm seria uma legítima escolha de segunda rodada ou talvez até de fim de primeira rodada. Didi tem bem mais chances. De qualquer forma é uma boa se inscrever, quem sabe consiga um contrato na Europa, nem que seja a principio na segunda divisão da ACB (que tem um nivel maior do que no NBB). G-League não acho uma boa, vai virar um georginho sem condição física privilegiada, muito difícil evoluir na G-League sem um contrato/acompanhamento de uma franquia da NBA.

  • Dizem que com essa idade ainda é possível crescer. Se isso acontecer é jogador pra NBA. Tem muito talento e energia, certeza que teria vaga.

    • Vinicius Ribeiro

      possível é, eu com 17 anos tinha 1.93 e me mantive nisso………… hoje tenho 22 anos com a mesma estatura…

  • arruda91 arruda

    Deveria tentar ano que vem , vai que faça uma boa copa do mundo