As empolgantes séries de playoffs

Para quem reclamou que a temporada da NBA não estava tão empolgante, os playoffs estão mostrando exatamente o contrário. Com tantos times perdendo por querer na fase regular, o que realmente foi chato, aqueles que passaram simplesmente não aceitam o fim. Apenas duas séries acabaram. O Miami Heat varreu o Charlotte Bobcats, enquanto o Washington Wizards surpreendeu o Chicago Bulls. 

Tudo bem que era esperado que o Heat batesse o Bobcats e pelos mesmos 4 a 0, mas imagine só se Al Jefferson estivesse inteiro. Jefferson voltou a sentir um problema no pé logo no primeiro embate, o que comprometeu seu desempenho. Limitado pela contusão, o pivô poderia fazer a diferença em favor do time de North Carolina. 

Já o Wizards, superou o Bulls por 4 a 1. Nome por nome, claro que a equipe de Chicago era favorita. Afinal de contas, o time contava com dois candidatos ao prêmio de melhor reserva, (Taj Gibson e D.J. Augustin), o melhor defensor da temporada (Joakim Noah), e um técnico renomado (Tom Thibodeau). Foi surpresa, sim, por mais que John Wall, Bradley Beal, Nenê, Trevor Ariza, e Marcin Gortat, estejam provavelmente no melhor nível de suas carreiras. E o Bulls que se dava ao luxo de não utilizar Carlos Boozer no último quarto?

Mas aí são duas das oito séries. O resto ainda está para ser definido. As outras seis terão o resultado após seis jogos, pelo menos. 

Nesta sexta-feira, três delas estarão na sexta partida:

Toronto Raptors x Brooklyn Nets
San Antonio Spurs x Dallas Mavericks
Houston Rockets x Portland Trail Blazers

No sábado, as outras três realizarão a sétima pela primeira vez na história. Sim, é a primeira vez em que três séries são definidas em um sétimo embate no mesmo dia.

Atlanta Hawks x Indiana Pacers
Memphis Grizzlies x Oklahoma City Thunder
Golden State Warriors x Los Angeles Clippers

Quer mais empolgação ou é pouco?

Eu tenho mais chute do que convicções para quem vai passar. Primeiro, acredito que apenas o Spurs se garante hoje. Nets e Blazers, eu acho que passam no Jogo 7.

Nos de sábado, aposto em Hawks, Thunder, e Clippers.

Agora, por partes.

O Nets tem um elenco mais forte, de mais história, e é o favorito de nove em dez daqueles que não querem que o Heat seja campeão novamente. Claro, pois o Nets bateu o Heat em todas as oportunidades na temporada regular. Entretanto, o Raptors, muito por conta de Kyle Lowry e DeMar DeRozan, estão fazendo a série durar. E não me surpreenderia se o time canadense seguir na competição.

No clássico texano, acho que o Spurs é o favorito desde o início. Não esperava que o Mavs vencesse duas partidas, o que no final das contas é ótimo. Quanto mais essa série durar, melhor.

O Rockets encontrou o antídoto para LaMarcus Aldridge. Depois dos dois primeiros jogos, o ala-pivô caiu de produção e, especialmente no quinto embate, ele acabou sendo jantado. Omer Asik parece lento para sair nos arremessos de média distância de Aldridge, mas quando o jogo vai para o garrafão, o turco está levando a vantagem. James Harden está arremessando tudo, só que de forma atabalhoada. Com raras exceções, consegue ter um arremesso limpo. Tanto Wesley Matthews quanto Nicolas Batum, são excelentes defensores. Esta é a melhor série inicial, sem a menor dúvida.

O Hawks teve ótimas chances de superar o Pacers, que passa por momentos conturbados dentro e fora de quadra. Roy Hibbert, coitado, não consegue jogar. Quando fica em quadra, é um peso morto. Comete faltas bobas e, nos últimos dois jogos, possui incríveis médias de nenhum ponto e um rebote. Ouch! Para piorar, o time corre o risco de ficar sem Paul George para a partida decisiva. George saiu do banco durante uma briga entre Mike Scott e George Hill, e isso será decisivo. Se jogar, as chances do Pacers aumentam. Se ficar fora, diria que o time de Atlanta já está classificado.

O Grizzlies levou uma surra no sexto jogo e tomou 20 pontos de diferença jogando em casa. Bizarro, para uma série que teve quatro prorrogações seguidas. O favorito segue sendo o Thunder. Kevin Durant colocou a bola debaixo do braço e decidiu. Se for assim novamente, passa sem dificuldades.

Por fim, a série que teve mais distrações fora de quadra. Com os problemas de Donald Sterling, o Clippers ficou visivelmente abalado no domingo passado. Com a situação parcialmente resolvida, a equipe derrotou o Warriors na quinta partida e perdeu a chance de eliminar seu adversário após perder por um ponto no sexto jogo. Em casa, tem a obrigação de vencer o embate derradeiro.

Posso errar todos os meus palpites, eu sei. Mas no final das contas, isso tanto faz. O importante é termos o maior número de jogos possível. E eles estão sendo muito empolgantes.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • BMCS

    Ótimos coments, Gustavo. De fato, estes Poffs estão inesquecíveis! A lamentar apenas o desequilíbrio gritante de forças entre as duas Conferências, o que tira muito da graça da disputa. Imagine se o Miami jogasse no Oeste: poderia até cair na 1ª série! Mas, no Leste, talvez perca somente para o Brooklin, o que não acredito. E tvz nem contra o Brooklin jogue, pois a vantagem está com o Toronto, que, por sua vez, não tem chance de fazer frente ao Heat. Então, o negócio é assisir a grandes embates no Oeste esperando quem vai desafiar o terceiro título seguido do Miami.

  • Dragic

    Rodrigohawks pira no post

  • jonasjoao

    Portland e Rockets. Que série, QUE SÉRIE… Lillard e Adridge formando uma dupla de respeito…

  • rodrigohawks

    Eu acredito e muito no meu hawks neste jogo 7 e se George Não jogar fica ams facil ainda 😉 eliminando o pacers a chance de aparecer numa final de conferencia depois de tanto tempo e grande ja que vamos jogar contra os macumbeiros de Washington o/

    Vamos em frente Letssss gooo hawksssssssssssss <3

  • PacersWin

    Sem George coloca o Turner e Copeland, a classificação já é nossa desculpa, tiveram sua chance Atlanta Galinhas

  • Anônimo

    Agora não tem mais volta, já estamos na próxima fase…RodrigoHawks não chora, tiveram a oportunidade e não aproveitaram….Mesmo sem Paul George, vamos com outras armas…Que venha os Wizards.

  • Pacers

    Vai ser mais uma bela partida, acho que sem favoritos, mesmo jogando em casa…Que vença o melhor…Só acho que o Pacers tem chances de ir mais longe, já o Atlanta não passa do Wizards.

    • rodrigohawks

      Agente não ia ganhar um jogo dos Amarelões também Lembra ? 😉 LETSS GO HAWKSSSSSSS <3

  • julio ribeiro

    Bmcs anonimo e pacers tds com o mesmo email, estranho nao?! Aposto no meu clips amanha contra o warrios, acho que com esse amadurecimento do griffin durante a temporada e a melhora do jordan acho q podemos ir longe. So queria ver mais do granger nesses offs pena um jogador do nivel deld jogar tao pouco e contribuir pouco. Acho q n proxima rodada fixa: spurs x

    • julio ribeiro

      Na proxima rodada fica*: spurs x rockets. Okc x lac. Miami x raptors e wizards x atlanta

      • Miguel

        Xi Julio, começou mal… Rockets já foi. Acho que dá Nets ao invés de Raptors. Acho que dá Pacers ao invés de Hawks…

  • Jas

    Ontem o CP3 jogou mt baleado, isso pode complicar e muito a vida do Clippers.