Astros do Eurobasket, Vesely e Satoransky querem jogar na NBA em 2016

Destaques na grande campanha da República Tcheca no Eurobasket 2015, Jan Vesely e Tomas Satoransky devem figurar nas quadras da NBA a partir da temporada 2016-17.

Sexta escolha do draft 2011 pelo Washington Wizards, e recrutado à frente de nomes como Brandon Knight, Kemba Walker, Kawhi Leonard e Klay Thompson, Vesely tem apenas 25 partidas como titular na NBA, sendo 20 em sua temporada de estreia. Em um Wizards que também contava com Nenê, JaVale McGee, Trevor Booker e Kevin Seraphin como opções no garrafão, o ala-pivô se beneficiou da lesão no pé do brasileiro e disputou 52 jogos totais, com médias de 4.7 pontos e 4.4 rebotes.

Após perder espaço com a chegada de Emeka Okafor, na temporada 2012-13, Vesely foi trocado no ano seguinte para o Denver Nuggets, em um negócio que levou o armador Andre Miller para Washington.

Com 21 jogos vindo do banco, em Denver, Vesely decidiu voltar à Europa, e assinou com o Fenerbahçe. Na equipe turca, ele alcançou médias de 11.2 pontos, 5.4 rebotes e um aproveitamento de 63% nos arremessos de quadra, além de ser peça importante na primeira participação do time no torneio final da Euroliga.

Segundo Orazio Cauchi, do site Sportando, vários times da NBA se interessaram no jogador de 25 anos e 2,11m de altura após suas atuações na primeira fase do Eurobasket. Com contrato até o meio de 2016 no Fenerbahçe, Vesely terá que esperar até o início da próxima temporada para voltar à NBA.

Satoransky vive situação parecida. Aos 23 anos, o armador de 2,01m de altura entrará no seu último ano de contrato com o Barcelona, e já comunicou ao Washington Wizards – time que o recrutou na segunda rodada do draft 2012 – que disputará sua primeira temporada na NBA em 2016. Em seis participações na Liga ACB, Satoransky tem médias de oito pontos, 2.5 rebotes e 2.8 assistências, com índice de acertos nas bolas de três pontos na casa dos 37%.

Jogador com mais minutos em quadra na atual campanha da seleção tcheca no Eurobasket, Satoransky é o maior assistente da equipe com 8.8 passes decisivos por partida, e o segundo cestinha, com 13.1 pontos por jogo. O grande pontuador da República Tcheca é Vesely, que contribui com 16.8 pontos, além de liderar os rebotes do time, com nove por jogo.

Nas quartas de final da competição classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a República Tcheca enfrentará a Sérvia nesta quarta-feira (16), às 13h30, no horário de Brasília.

  • Lucas

    A pré temporada está chegando e tem aspectos que estou curioso.
    1- Kevin Durant vai voltar no nível que encerro temporada MVP, lembrando que ele fez poucos jogos mais suas media na temporada passada colocaria ele no top 5 score.

    2- Os Brasileiros Caboclo e Bebe provavelmente terão minutos para mostrar serviço e o Caboclo já é considerado o melhor arremessador de 3 do elenco, acredito que jogará a d-league porém pode cavar minutos.

    3- Felicio Ficara ele elenco ?

    4- Qual brasileiro chegará mais proximo de ganhar de um time da NBA Flamengo ou Bauru?

  • Zack Batista

    Vesely antes de entrar na NBA estava mitando no Partizan Belgrado… Jogando muito. Achava q ele ficaria mais tempo na liga americana. Mas, vamos ver se ele consegue permanecer na próxima vez, pois basquete ele tem.

  • Zack Batista

    Satoransky é um belo jogador e de muita personalidade… O duelo a seguir contra o Teodosic vai ser muito interessante. Vai desbancar o sérvio como melhor armador da Europa em um futuro próximo? Quem sabe…

  • Caseh

    Vesely tem bola para compor elenco de diversos times, espero que consiga o retorno.

  • Rafael Victor

    Dupla boa, detonaram a Croacia na EuroBasket!

  • Zack Batista

    República Tcheca me surpreendendo tbm… Tem bons talentos e uma sistemática de jogo interessante. É bom a Sérvia ficar de olhos abertos nesse segundo tempo.

  • Uncle Drew

    Vesely foi um tremendo Bust, na sua primeira passagem pela NBA. O curioso é q ele era, ou ainda é ñ sei como está seu jogo hoje, avesso ao estilo europeu pq tem mt atleticismo e pouco arremesso. Se melhorou o arremesso acho q merece uma chance de voltar.

    • Anderson Tomás

      Exatamente isso. Seu diferia completamente do clássico Europeu. O acompanhei na última Euroliga, e agora no EuroBasket. Amadureceu bastante , vai voltar bem em breve mesmo.

  • Zack Batista

    A Itália perdeu a oportunidade de vencer a Lituânia no final… Também pudera, o sistema ofensivo italiano é meio bagunçado, confuso, percebe-se… Bargnani jogando bem… Vamos ver quem vence na prorrogação.

  • Guilherme Fauth

    Qual Quer Merda Que Jogar na Nba

  • Guilherme Fauth

    é bom o Adam Silver Abrir o Olho Por que Depois Que o Lebron Se Aposentar Essa Nba Vai Pro Fundo do Posso.

    • Rafael Sabbadini

      tá, pode voltar pro pleisteixo agora

      • Bruno Ribeiro-76ers

        Só se for pro posso mesmo… aí vai mesmo

  • Xavier

    Pode ser que na NBA joguem muito, mas os números dos dois são muito fracos.
    Se fosse brasileiro já estavam criticando.

  • Guilherme Fauth

    Com Lebron James Jogando ,A Nba Perde Audiencia Pra Novela Nos EUA Imagina Quando Ele Se Aposentar.