Astros do Eurobasket, Vesely e Satoransky querem jogar na NBA em 2016

Ala já tem três temporadas de experiência na liga, enquanto armador estrearia no basquete norte-americano

Fonte: Ala já tem três temporadas de experiência na liga, enquanto armador estrearia no basquete norte-americano

Destaques na grande campanha da República Tcheca no Eurobasket 2015, Jan Vesely e Tomas Satoransky devem figurar nas quadras da NBA a partir da temporada 2016-17.

Sexta escolha do draft 2011 pelo Washington Wizards, e recrutado à frente de nomes como Brandon Knight, Kemba Walker, Kawhi Leonard e Klay Thompson, Vesely tem apenas 25 partidas como titular na NBA, sendo 20 em sua temporada de estreia. Em um Wizards que também contava com Nenê, JaVale McGee, Trevor Booker e Kevin Seraphin como opções no garrafão, o ala-pivô se beneficiou da lesão no pé do brasileiro e disputou 52 jogos totais, com médias de 4.7 pontos e 4.4 rebotes.

Após perder espaço com a chegada de Emeka Okafor, na temporada 2012-13, Vesely foi trocado no ano seguinte para o Denver Nuggets, em um negócio que levou o armador Andre Miller para Washington.

Com 21 jogos vindo do banco, em Denver, Vesely decidiu voltar à Europa, e assinou com o Fenerbahçe. Na equipe turca, ele alcançou médias de 11.2 pontos, 5.4 rebotes e um aproveitamento de 63% nos arremessos de quadra, além de ser peça importante na primeira participação do time no torneio final da Euroliga.

Segundo Orazio Cauchi, do site Sportando, vários times da NBA se interessaram no jogador de 25 anos e 2,11m de altura após suas atuações na primeira fase do Eurobasket. Com contrato até o meio de 2016 no Fenerbahçe, Vesely terá que esperar até o início da próxima temporada para voltar à NBA.

Satoransky vive situação parecida. Aos 23 anos, o armador de 2,01m de altura entrará no seu último ano de contrato com o Barcelona, e já comunicou ao Washington Wizards – time que o recrutou na segunda rodada do draft 2012 – que disputará sua primeira temporada na NBA em 2016. Em seis participações na Liga ACB, Satoransky tem médias de oito pontos, 2.5 rebotes e 2.8 assistências, com índice de acertos nas bolas de três pontos na casa dos 37%.

Jogador com mais minutos em quadra na atual campanha da seleção tcheca no Eurobasket, Satoransky é o maior assistente da equipe com 8.8 passes decisivos por partida, e o segundo cestinha, com 13.1 pontos por jogo. O grande pontuador da República Tcheca é Vesely, que contribui com 16.8 pontos, além de liderar os rebotes do time, com nove por jogo.

Nas quartas de final da competição classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a República Tcheca enfrentará a Sérvia nesta quarta-feira (16), às 13h30, no horário de Brasília.

Últimas Notícias

Comentários