Barkley critica decisão de Durant: “Ele está cortando caminho pelo título”

A ida de Kevin Durant para o Golden State Warriors segue repercutindo por toda a imprensa dos Estados Unidos. O astro definiu sua saída do Oklahoma City Thunder nesta semana e as críticas não param. Agora, foi a vez de Charles Barkley, analista da TNT americana, afirmar seu descontentamento.

“Eu estou desapontado. Eu já havia ficado desapontado quando LeBron James foi para Miami”, disse Barkley em entrevista ao programa Mike and Mike, da ESPN. “Kevin é um ótimo jogador, ele é um bom garoto. Só estou desapontado pelo fato de ele enfraqueceu outro time e ele vai para o trem da alegria em um ótimo time como o Warriors. Estou apenas decepcionado pelo lado competitivo. Porque significou mais para LeBron vencer aquele título em Cleveland, e significaria mais para Kevin vencer um em Oklahoma do que com o Warriors”.

O time de Oklahoma City foi eliminado pelo Warriors na final de conferência após estar liderando a série por 3 a 1. Durant era agente livre irrestrito e tinha propostas de pelo menos seis times, como o Boston Celtics, San Antonio Spurs e o próprio Thunder.

“Nós desenvolvemos algo que seguimos dizendo a esses caras: ‘Ei, se você não vencer um campeonato, você é um lixo’, eu não quero me sentir um lixo”, afirmou. “Eu tenho certeza que Patrick Ewing, Karl Malone e John Stockton, e eu acho que nós éramos muito bons, nós poderíamos jogar com outros caras e meio que facilitar nosso caminho ao título. Mas essa coisa que começou com essa geração que esses caras sentem muita pressão. Todo mundo quer vencer”.

No Warriors, Durant vai jogar ao lado de Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Nos últimos dias, o time adicionou o pivô Zaza Pachulia, ex-Dallas Mavericks e David West, ex-San Antonio Spurs. No entanto, para o astro chegar, o time perdeu o ala Harrison Barnes e o pivô Andrew Bogut, ambos para o Mavericks.

“Eu acho que é um atalho que ele está pegando para facilitar o seu caminho para o título. Mas vamos ser realistas. Golden State provavelmente vai ganhar dois títulos nos próximos três ou quatro anos”, concluiu.

Apesar de toda a frustração de Barkley, ele já passou por essa situação quando pressionou a diretoria do Philadelphia 76ers para ser trocado para o Phoenix Suns pelo mesmo motivo. O Suns chegou a disputar uma final diante do Chicago Bulls e perdeu. Anos depois, repetiu a ação com a diretoria do time do Arizona e pediu para ser negociado para o Houston Rockets, onde jogou com Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler nos dois primeiros anos, e depois, com Scottie Pippen.

“A melhor coisa a se pensar seria a chance de jogar ao lado de Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler”, afirmou na época. “Isso seria formidável”.

De fato, foi. Só não conseguiu o título tão sonhado em sua carreira. Barkley é um dos melhores alas-pivôs de todos os tempos da liga, mesmo sem ter obtido um campeonato. Em pouco mais de mil partidas na carreira, ele anotou 23.757 pontos e 12.546 rebotes.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.