“Ben Simmons é o absoluto calouro do ano”, decreta treinador do Sixers

A disputa pelo prêmio de melhor calouro da temporada promete ser acirradíssima. Mas, como não poderia deixar de ser, o treinador do Philadelphia 76ers não vê motivos para discussão ou indecisão entre os votantes. Brett Brown defendeu de forma enfática que o seu comandado, Ben Simmons, é a única escolha possível para novato do ano da NBA.

“Para início de conversa, Ben é o absoluto calouro do ano. Quer dizer, ele tem feito triplos-duplos em uma proporção histórica. Acho que seus passes contagiam nosso time e estimulam todos a dividir a bola. É o ‘garoto-propaganda’ do que queremos ser. Eu não fazia ideia de que ele já seria tão bom”, decretou o técnico no último sábado, após a vitória sobre o Minnesota Timberwolves.

A partida diante do Twolves marcou o 10º triplo-duplo de Simmons na temporada. Só o lendário Oscar Robertson registrou mais TDs em seu ano de estreia do que o jovem da Filadélfia. “Eu acho que já fiz o bastante para conquistar o prêmio. Meu jogo foi bastante consistente ao longo da campanha e tenho feito coisas que não aconteciam nessa liga há algum tempo”, defendeu o armador.

Hoje, o principal concorrente do titular do Sixers pelo prêmio é Donovan Mitchell, do Utah Jazz. Selecionado na 13ª posição do último draft, o ala-armador lidera a equipe de Salt Lake City e todos os estreantes da NBA nesta temporada com 20.7 pontos por jogo. Simmons sabe que os votantes da honraria costumam dar muito valor à pontuação, mas ele se vê como um atleta mais completo.

“Não estou preocupado com pontuar em todas as partidas. Esse não é o jeito que jogo basquete. Eu não preciso marcar uns 30 ou 40 pontos a cada noite. Agora, o que posso fazer – é fácil e prazeroso para mim – é criar uns 40 pontos para meus companheiros com passes”, finalizou o jogador de 21 anos, que já é o terceiro jogador com mais triplos-duplos da história do Sixers.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Michel Moral

    Só pra fazer um papel aqui de advogado do diabo, eu só tenho uma crítica.

    Não acho que o Simmons e nem ninguém precisa fazer 30, 40 pontos. Mas esse arremesso de média e longa distância precisa melhorar.

    Hoje tudo bem, o time inteiro é novo, todo mundo aflorando e impressionando. Daqui a pouco, todo esse potencial vai se tornar pressão. Então, tudo que ele, Embiid e Fultz puderem aprimorar, têm que fazer já. Isso inclui não só atributos ofensivos, mas também defensivos.

    Só que no caso do Simmons, o arremesso é um ponto muito falho. O cara não precisa ter +40%, mas precisa garantir suas bolinhas para, pelo menos, fazer a marcação subir. A defesa marca ele antes do lance livre.

    O Dwyane Wade tem um arremesso de três ruim. Mas na hora do “vamo vê”, ninguém paga pra ver no que vai dar. Simmons precisa chegar nessa situação.

    Lance livre, pior ainda. Ele tem um aproveitamento pior do que o DAJ, Drummond e Howard. Estar no nível desses caras, para um jogador de perímetro, é inadmissível.

    Dito isso, ele é o ROY com folga. Só faço essa crítica, porque acho que esse deveria ser o papel do técnico do Sixers quando a season terminar.

    • Kidd mito

      A situação do Simmons e Mitchel tá parecendo no ano passado a disputa de MVP entre Harden e Westbrook!

      Simmons tá jogando bastante, tem 10 triplo duplos, mas o time dele está em 4º lugar na conferência Leste com 43-30.

      Já o Mitchel tá fazendo o que ninguém esperava dele em seu primeiro ano por ter sido 13ª terceira escolha de draft, a campanha do time está 42-32 em 7º lugar numa conferência mais difícil e liderando a equipe sendo o FP!

      Hoje eu daria o prêmio para o Mitchel, mas não significa que ele seja melhor que o Simmons, embora eu ache o Simmons mais completo!

      • Michel Moral

        Difícil mesmo.

        Eu sou fã incondicional do Mitchell logo no primeiro ano dele na liga.

        É difícil porque são jogadores com propostas muuuuuuuuito diferentes.

        Simmons joga coletivamente, fortalece o grupo como um todo. Primeiro vem o time. Ao mesmo tempo tem um arremesso muito ruim, como citei, que é uma deficiência relevante.

        O Mitchell é um jogador que faz a diferença pela qualidade individual. É bom no clutch time. Lembra muito o Lillard. Só que pela hype que ganhou também força muito as jogadas, por mais que isso seja natural para um jogador em desenvolvimento.

        No começo da temporada, meu ROY era o Simmons, até apostei nele na votação do Jumper. No meio da temporada, mudei de opinião e achei que o Mitchell havia ultrapassado na corrida. Agora, fazendo uma leitura geral da temporada, meu voto seria do Simmons mesmo.

        Mas a disputa é boa.

        • Shandyego

          Michel, concordo com sua visão que o Simmons deve melhorar seu arremesso, e o momento é esse, e até acho que com a volta do Fultz, os offs serão de suma importância pro desenvolvimento geral, 76ers vem pra brigar por mando temporada que vem, imagina se os rumores de fato ocorrem e aparece um Lebron por lá? Seria insano.

          Bom, voltando ao raciocínio, acho que ele é o calouro do ano, sem dúvidas, mas tem muito a desenvolver ainda, principalmente ofensivamente. Gosto do Mitchell tbm, grata surpresa. Cito também, o Tatum, não o colocaria na disputa, mas por torcer pelos Celtics, acompanho bastante, e vejo ele como um futuro all star, o garoto tem personalidade, e seu arsenal ofensivo é bom, pra mim, foi uma grande escolha!

        • wilker pereira

          o simmons nao tem aremesso ruin!!! ele nao tem arremesso , ou seja nao existe!!! eu nao sei como vcs dizem q ele arremessa mal se ele nem sequer tenta arremessar !!! a mecanica dele de arremesso( q eu vi ate hoje) e bandeija gancho e dunk!!!
          tirando isso e bom jogador e tem muito potencial!!

    • “O Dwyane Wade tem um arremesso de três ruim. Mas na hora do “vamo vê”, ninguém paga pra ver no que vai dar. Simmons precisa chegar nessa situação.” Perfeito! É isso, ele não precisa arremessar como o Durant, apenas ser o bom o bastante para impedir que as defesas paguem para ver ele arremessando.

    • Marcos Gordinho

      Boa!!! Foi clínico em sua análise, e ao usar uma breve comparação com Wade, para os que conhecem o jodo de D-Wade, conseguiu definir o que ele ainda precisa melhorar no seu jogo, inclusive, o Grego também peca de mesmo mal. Só quero dar panos quentes sobre o arremesso de 3 de Wade, já ví ele emendar vários tiros de longa para ganhar partidas, embora não seja exatamente a característica dele. O SG do Heat não arremessa de todos os pontos, mas possui alguns locais estratégicos onde o aproveitamento dele é significativamente melhor. E acabam sendo pontos que ajudam a fintar o adversário e partir para atacar a cesta. Agora, o fato de ter sido o cluth da equipe e sempre receber a bola nos momentos decisivos minam os números de qualquer um. E pensando nisso, dá para imaginar o que o Mitchell está aguentando de pressão no ano de calouro dele.

  • Marcelo Desoxi

    O impacto do Mitchell transcende os números.

    Donovan ROY

    • Ricardo Soares

      Verdade!

    • Rafael lima

      Concordo plenamente!!!!! Porque não dá logo o prêmio aos DOIS !!!!! Meu voto vai pro Donovan Mitchell porque realmente o impacto dele e um absurdo!!!!!! Só que o Ben Simmons tá jogando uma barbaridade também ! Então na minha concepção seria excelente dar o prêmio aos DOIS monstrinhos aí!!!!!!! #paz

      • Rogério Rodrigues

        Em questão de impacto o do Simmons é muito maior. Defende mais, arma mais o time, pega rebotes e pontua bem.

      • Rodrigo SMC

        Já tivemos casos de empate. Pode acontecer. Mas como é votação, acho bem improvável ambos terminarem com a mesma pontuação.

  • Tiago

    Acredito que Simmons seja melhor mesmo, mas como já disse aqui, ele não é exatamente um rookie, O cara trabalha um ano a mais com a mesma franquia se comparado aos rookies “legítimos”, o que já é uma vantagem, mesmo que ele tenha passado um período longo machucado (não sei quando se recuperou e começou a treinar de fato).

    • Michel Moral

      É verdade, mas por direito, ele é rookie.

    • André Ribeiro

      Blake Griffin mandou lembranças

      • É outro exemplo, não foi atoa que foi all star em seu ano de rookie

    • Rodrigo SMC

      Mas premia a primeira temporada de um jogador na NBA.
      Não tem relação com o ano do draft e nem com o jogador ser jovem.

      Larry Bird foi draftado em 1978, mas sua primeira temporada foi em 79-80.
      David Robinson foi draftado em em 1987, mas sua primeira temporada foi em 89-90
      Pau Gasol já era bi campeão espanhol com o Barcelona quando foi escolhido o novato.

  • Andre Ferreira

    Alguém ai imaginou que apenas 2 anos depois de terminar a campanha 10/72 o 76’ers pode terminar com 50 vitorias???

  • Só pode estar brincando quem questiona ele ser o Rookie do ano.

  • Paulo Henrique

    Mitchell tá na NHL por acaso? hehe seja quem ganhar vai ser justo, fazia tempo que não tínhamos uma disputa tão boa por um prêmio

  • O Almirante

    Eu concordo completamente, Mitchell é excelente, e mais incrível foi a sua escolha por isso valorizamos mais. Postei essa msg hoje pela manhã :

    “Eu acho engraçado quando falam do Simmons, todos estão cobertos de razão quanto ao FT e FG3, mas gente… Esse cara é novato, tem absurdos 15.8ppg(53%FG), 8rpg, 8 apg, 1.7spg, 0.8 bpg e levando(ao lado do monstro Embid) o Sixers cheio de muleque para 4ª posição do leste.. é um absurdo.

    Concordo em partes sobre a agressividade, só pra se ter uma ideia em comparação de agressividade em relação ao Mitchell: Simmons tentou 2142 pontos e fez 53,27% deles, o Mitchell tentou 3197 pontos e fez 45,01%; certamente se Simmons “forçasse” mais bolas estaria com 20ppg e com % melhor de conversão de pontos, mas eu vejo isso como outra qualidade, não forçar bolas, fazer o time jogar como um todo. Como disse concordo nas criticas em relação ao FT e FG3, mas esse muleque é fenomenal como um todo.”

    Sim, a nba e o basketball não só números, mas pelo amor de Deus, o que esse Simonns está fazendo na sua 1ª temporada é algo irreal, ele joga… faz o time jogar, uma maturidade impressionante, dificilmente força bolas que tem % baixos(diferente do Mitchell que tb é um garoto e vai evoluir ainda mais) mas pra mim também o australiano é disparado ROY.

    • Não acho injusto o Simmons ganhar o ROY, mas discordo desse segundo paragrafo. Expôr os FG% deles dessa forma pode passar uma ideia errônea, Simmons está acima de 50% porque pontua apenas na área pintada, enquanto Mitchell pontua não apenas por infiltrações como por arremessos no perímetro, naturalmente sua % de conversão será menor. E tenho duvidas de que ele teria médias de 20 pts e mais +53% FG se forçasse, a tendência é ser o contrário, ele começou chutando 15 bolas por jogo com médias de 18 pontos e foi reduzindo seu volume de ataques porque as defesas se atentaram que ele só pontua na área pintada e se organizaram em torno disso, e não adiantaria nem mesmo ele forçar arremesso para sofrer a falta sendo inconsistente na linha de lance livre. É um novatos fantástico, acho que irá evoluir e será um grande astro, mas isso dele poder pontuar mais se ele quisesse é balela, ele próprio pode dizer isso, mas não é o que se vê, quando o garrafão está congestionado ou bem protegido ele nem tenta pontuar.

      • O Almirante

        Mas em nenhum momento quis dizer que se ele fosse mais agressivo ele teria 53fg% ou 53% dos pts tentandos, logicamente que seria bem menor, mas “forçando” 6 bolas a mais por jogo certamente ao menos 2 em media ele faria, que da 20ppg. Entendeu? E ele não forçar acho excelente da parte dele, mostra maturidade, conciencia e jogo pro time… Ao mesmo tempo como disse no inicio que Ft e fg3 é ridiculo e ele tem que melhorar urgentemente, pq é realmente bizarro mas o Todo do Simmons é absurdo.

        • Eu acho que é uma qualidade e ao mesmo tempo um defeito, não adianta treinar sem avaliar o resultado em jogos, acho que mesmo ainda tem problemas em seu arremesso ele deveria começar a chutar algumas bolas de média e longa distância para se testar, avaliar sua evolução, analisar o quanto precisa melhorar etc… etc…

          • O Almirante

            Sim, entendo sua linha e concordo em partes. Mas prefiro ele mais calmo e pro time sabendo suas limitacoes, hoje ele foi 6-7 e teve outro grande jogo no todo. Mitchell chutou 20 bolas mas tb foi bem, concordo com vc e acho q ele tem q melhar seu aremesso urgente. Mas se desse jeito ele joga assim imagina chutando? Hehe vamos aguardar e torcer pros 2

  • Rafael Victor

    Apesar do Mitchell, ele deve ganhar mesmo!

  • Erick

    Simmons é o ROY e não tem nem discussão.

    Mitchell joga muito, mas não dá para coloca-lo acima do Simmons.

  • Paulo Victor (44-31)

    Esse trio do Sixers tem muito futuro espero um dia ver eles fazendo algo assim
    https://youtu.be/sCUwuSwmcck

    • João Víctor Matos

      Tem torcedor do OKC chorando após assistir esse vídeo kkk. Que trio, e ainda tinha o Ibaka.

      • Vai ser legal quando o Harden ganhar o MVP em junho, ai o Thunder terá selecionado 3 MVPS em sequência, tendo ficado com apenas um e sem ganhar nenhum anel.

        • Dream a Little Dream of Me

          Dizem que as más línguas que o OKC draftou 3 MVPs e ficou com o mais fraco rsrs.

          • Eu gosto dos três. Durant é inquestionável o melhor dos três, Russ e Harden eu coloco no mesmo patamar, mas se tivesse que escolher, eu escolheria o barba pois acho que ele joga melhor coletivamente, e sua tomada de decisões também é melhor.

          • Dream a Little Dream of Me

            Concordo em tudo com você. Sem desmerecer o RW, é um baita jogador, mas como vc mesmo disse, o Westbrook seria tb a sua 3a opção rsrs. As coisas podem mudar é claro, mas acho improvável. O RW vai ficar marcado por ser o rei dos triplo duplos no final da carreira e vai ficar sem um título sendo protagonista se eu tivesse que arriscar.

        • Dream a Little Dream of Me

          Pior vai ser se o Houston ganhar esse ano, pq aí os outros dois MVPs terão o anel.

  • Everton

    Eu já esperava que esse 76ers fosse ser um bom time para se assistir esse ano, e até beliscar uma vaga nos offs já que o Leste não vem sendo uma selvageria quem nem o Oeste. Mas surpreendeu com um jogo sólido e bons jogadores, JJ pra dar experiência além de ser um bom chutador, Saric, Covington. O Ben tem sido excepcional, e contando que ainda tem muito a evoluir, deve ter um futuro promissor. Ele, junto com 76ers é só um dos motivos que fizeram dessa temporada regular ser melhor do que eu esperava.

    • Andre Ferreira

      Acho que eu estava sendo um pouco mais otimista que você (tinha certeza que iria para os playoffs) se não tivesse alguém se machucando, mas faltando 9 jogos pro final tendo 43 vitorias, realmente não esperava, e se pensar q não é muita loucura achar q desses 9 jogos o 76ers podem ganhar 7 e ficar com 50 vitorias brigando pela 3 colocação do leste, é muuuito melhor do que eu esperava

      • Everton

        Se conseguir terminar em terceiro, ai vai ser algo surpreendente msm. Será bem legal acompanhar a evolução desse time.

        • Andre Ferreira

          Não acredito que fica em 3, mas com 1 jogo atrás dos cavs não dá pra não dizer q não vai incomodar

  • Andre Ferreira

    Pensando em momento, seria o mitchell, mas se olhar a temporada tem que ser o Simmons , porra o cara é , entre os rookies,
    3 em medias de pontos,
    1 em rebotes totais e media,
    1 em assistências totais(muito na frente) e media,
    1 em roubos totais e 2 em media,
    5 em tocos,
    alem de ser o com mais dublo dublos e tripo dublos,
    e apesar de ser o lider em mais turnover ele tem a melhor ratio ast/turnover,
    apesar do mitchell merecer o premio acho quase uma injustiça se não for do Simmons

  • Guilherme Rodrigues

    Ele é o ROY, mas não é absoluto

  • Victor Chittolina

    O prêmio de RoY parecia uma corrida de um cavalo só. Simmons começou tão dominante que parecia imbatível, mesmo em uma classe boa demais.
    Porém apareceu o Mitchell com atuações grandiosas, assumindo o papel de pontuador que o Hayward deixou vago no Jazz. Não deu nem tempo de o time sentir-se órfão. Isso acirrou a disputa.

    Eu, particularmente, daria o prêmio para o Simmons. Isso que não se trata de um prêmio de potencial, porque é complicado competir com q aberração que o Simmons pode ser se desenvolver o arremesso.
    Se os números (individuais, muito mais que da equipe) são os fatores mais preponderantes pra eleger o vencedor, a pulga fica atrás da orelha exatamente porque o Mitchell lidera os calouros em pontuação. Mesmo assim, o Simmons é superior em tantos aspectos que acaba sendo um jogador muito relevante em toda a liga, não apenas entre os rookies. Sem contar o grande defensor que ele se mostrou, sendo o 11o em eficiência defensiva (segundo lugar geral fora os jogadores de garrafão, atrás apenas do Kyle Anderson) e 2o em DWS (atrás apenas do Andre Drummond). Junte-se isso ao fato de transformar um dos piores times da NBA em um que caminha a passos largos para ter mando de quadra nos playoffs e vemos que não é uma disputa tão apertada assim.

    O que o Mitchell está fazendo é espetacular. O único problema é que o Simmons tem sido ainda mais.

  • Saymon Xavier

    È o Roy, mas não absoluto

  • Rafael Barcelos

    Ainda fico com o Mitchell

  • Eu escolhia o Mitchell, mas nessa reta final o Simmons tem sido bem decisivo e útil em momentos chave, cheguei a conclusão que não me importaria se dessem o prêmio para os dois, como em 1992 que deram para o Kidd e Grant Hill.

  • Prevejo Co-ROY esse ano…

  • João Víctor Matos
    • Chimbinha ” o banido”

      Segura o monstrinho …

  • Brinell Arcanjo

    Quero ver como ele vai jogar nos playoffs, os times com certeza vão montar ums defesa específica pra ele. Frequentemente dizem que o Raptors amarela em playoffs, muito por causa do jogo previsível, acredito que com o simmons vai ser da mesma forma. Espero que eu esteja errado e que ele jogue muito.

  • Adriano Nishiyama

    Ben Simmons joga demais, mas na minha opiniao o ROY e do Donavan Mitchell.
    Acredito que ele foi mais impactante para o Utah Jazz do que Ben Simmons foi para os Sixers.
    No comeco da temporada poucos acreditariam que o time de Utah brigaria por vaga nos Playoffs, eu mesmo achei que a franquia iria para o tank.
    O time passou uma parte da temporada desfalcado, do agora principal jogador, Rudy Gobert e o muleque segurou a barra sendo de rookie a protagonista do time.
    Os dois sao monstros, mas por isso eu acho mais merecido para o Mitchell.

  • Rodrigo SMC

    Ben Simmons

    72 GP/72 GS, 34.2 MPG, 15.8 Pts, 8.0 Trb, 8.0 Ast, 1.7 Stl, 0.8 Bql, 3.5 Tov
    0.536 FG, 0.543 2-P, .000 3-P, .570 FT

    Total: 1141 Pts, 575 rebotes, 577 assistências, 124 stl, 60 bql

    Individual: Rookie do mês 3x, 8º 2-P FG, 9º tentativa de 2 pontos, 3º em assistências totais, 6º em roubos, 4º em turnovers, 4º em assistência por jogo, 9º em roubos por jogo

    Maior pontuação: 32
    Maior nº rebotes: 18
    Maior nº assistência: 15
    Maior nº de roubos: 6
    Maior nº de bloqueios: 4

    32 DD – 10 TD

    72 jogos como titular – 42 vitórias – 30 derrotas

    —–
    Donovan Mitchell
    71 GP/63 GS, 33.3 MPG, 20.3 Pts, 3.7 Trb, 3.6 Ast, 1.5 Stl, 0.4 Bql, 2.7 Tov
    .435 FG, .502 2-P, .338 3-P, .821 FT

    Total: 1439 pontos, 261 rebotes, 256 assistências, 107 stl, 26 bql

    Individual: Rookie do mês 3x, 10º em tentativa de 3 pontos, 9º em FG perdidos
    Maior pontuação: 41
    Maior nº de rebotes: 9
    Maior nº assistências: 9
    Maior nº de roubos: 5
    Maior nº de bloqueios: 2

    63 jogos como titular – 40 vitórias – 31 derrotas