Ben Wallace se torna não-draftado com mais jogos na história

Pivô quebrou marca histórica que pertencia ao armador Avery Johnson

A derrota do Detroit Pistons para o San Antonio Spurs na noite desta terça-feira não foi uma partida comum para o pivô Ben Wallace. Ao entrar em quadra, no início do segundo quarto, o veterano completou seu 1.055º jogo na NBA e quebrou o recorde de atuações de um jogador não-draftado na liga, que pertencia ao ex-armador Avery Johnson (atual treinador do New Jersey Nets).

Assim que foi anunciada sua entrada na partida, Wallace foi homenageado com aplausos pela torcida do Pistons. “Você olha para a história dele e percebe que foi espetacular. Ele é alguém com que você se identifica”, disse o técnico Lawrence Frank. Pela franquia de Detroit, Wallace foi quatro vezes melhor defensor da liga (2002, 2003, 2005 e 2006) e um dos titulares da equipe campeã em 2004.

A carreira bem sucedida do atleta de 37 anos mereceu elogios até mesmo dos adversários. “Sua trajetória é uma dessas coisas que um treinador adora ver. Faz com que sintamos que tudo acontece pelos motivos certos e a sorte não tem nenhuma parcela de ‘culpa’”, elogiou Gregg Popovich, comandante do Spurs.

No entanto, esta história já tem data para terminar: o pivô anunciou que, independente do que acontecer, vai se aposentar ao fim da atual campanha. Para Frank, o veterano poderia continuar jogando se quisesse: “Ele está em tão boa forma quanto qualquer um na NBA e é o último a sair do ginásio em todos os treinos. Ben poderia seguir em ação, mas decidiu parar”.

O formando da Universidade Virginia Union não foi selecionado no recrutamento de 1996. Entre os escolhidos na primeira rodada, estiveram nomes que pouca ou nenhuma expressividade tiveram no basquete norte-americano, como Todd Fuller (10), John Wallace (18), Roy Rogers (22), Efthimis Rentzias (23),  Brian Evans (27) e Priest Lauderdale (28).

Ben Wallace disputa sua 16ª temporada na NBA e está em sua segunda passagem pelo Pistons. Além dos prêmios e título, seu currículo inclui quatro participações no Jogo das Estrelas e cinco seleções para o quinteto ideal de defesa da liga. Nos 1.055 jogos disputados, ele acumula médias de 5.9 pontos, 9.8 rebotes, 2.0 tocos e 47.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.