Bicampeão em Miami, Chris Bosh terá camisa aposentada pelo Heat

Chris Bosh vai ser o dono da quinta camisa aposentada pelo Miami Heat em sua história. A franquia confirmou que o ex-pivô será homenageado com a retirada do uniforme #1 pelas seis temporadas de serviços prestados ao time, como já havia sido anunciado na época da aposentadoria do atleta, em 2017. A cerimônia vai acontecer em 26 de março, no intervalo da partida contra o Orlando Magic.

“Eu estou orgulhoso por Chris ter seu número aposentado e ser homenageado na AmericanAirlines Arena, em reconhecimento a sua excelência dentro de quadra e enorme contribuição à comunidade de Miami, fora das quatro linhas. Seu nome e camisa estarão para sempre no teto de nosso ginásio”, exaltou o presidente de operações da equipe, Pat Riley, por meio de comunicado oficial.

Bosh chegou ao Heat em julho de 2010, formando o “Big Three” do Heat com os astros LeBron James e Dwyane Wade. A parceria entre os três craques rendeu quatro títulos da conferência Leste e dois campeonatos da NBA para o time em intervalo de quatro temporadas. O medalhista de ouro olímpico em Pequim-2008 conseguiu seis de suas 11 convocações para o Jogo das Estrelas em Miami.

O futuro integrante do Hall da Fama é dono de várias marcas históricas no Heat: trata-se do quinto maior pontuador (6.914), sétimo maior reboteiro (2.816) e o décimo atleta com mais minutos de ação (13.121) da equipe em todos os tempos. Alonzo Mourning (#33), Shaquille O’Neal (#32), Tim Hardaway (#10) e Michael Jordan (#23) são os outros jogadores com camisas aposentadas em Miami.

Obrigado a aposentar-se precocemente, aos 33 anos, por conta de tendência a desenvolver coágulos de sangue, Bosh encerrou a carreira – que ainda teve uma passagem de muito destaque pelo Toronto Raptors – registrando médias de 19.5 pontos, 8.2 rebotes e 2.0 assistências em 893 partidas disputadas na NBA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.