Big Three faz a diferença e Heat vence o primeiro jogo da final

O talento do Big Three – Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh – falou mais alto no primeiro jogo da final da NBA. Jogando diante de sua torcida, o Miami Heat venceu o Dallas Mavericks por 92 a 84 e saiu na frente na grande decisão. De quebra, o time da Flórida ainda derrubou um tabu de dez partidas (quase cinco anos) sem vencer o Mavs. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, dia 2, às 22 horas (horário de Brasília), novamente em Miami.

O primeiro quarto da partida foi marcado pela força das duas defesas. O Heat acertou sete arremessos em 23 tentativas, enquanto o Mavs converteu apenas quatro em 15 tentativas. Todos os 16 pontos do time de Miami no período foram marcados pelo Big Three. Já o trio Dirk Nowitzki, Jason Terry e Jason Kidd anotou 16 dos 17 pontos da equipe de Dallas.

No segundo quarto, os times se soltaram mais e os ataques começaram a funcionar. O reserva Mario Chalmers entrou bem e marcou dez pontos. Já Nowitzki anotou nove. O Mavs foi para o intervalo com uma vantagem de apenas um ponto: 44 a 43.

No terceiro quarto, o time da casa foi melhor e virou o placar para 65 a 61. O destaque do período foi a bola de três pontos convertida por LeBron James no estouro do cronômetro. O Big Three anotou 18 dos 22 pontos do Heat. O time de Dallas pecou bastante no ataque e acertou apenas seis arremessos em 18 tentativas.

No período final, o Heat continuou a contar com a atuação inspirada de seu trio e não deu chances ao Mavs de encostar no placar. Wade, James e Bosh marcaram 17 dos 27 pontos da equipe da Flórida. Pelo Mavs, Nowitzki anotou dez pontos, mas o restante da equipe não acompanhou o desempenho do alemão.

Vale destacar o baixo aproveitamento das duas equipes nos arremessos de quadra. O Heat acertou 31 em 80 tentativas (38.8%), enquanto o Mavs converteu 25 em 67 tentativas (37.3%). Nos rebotes, o time da casa foi superior: 46 (16 no ataque) a 36. E nas bolas de três pontos, o Heat acertou 11 contra nove do time de Dallas.

LeBron James foi o cestinha do Heat, com 24 pontos. Ele ainda pegou nove rebotes e distribuiu cinco assistências. Dwyane Wade conseguiu o duplo-dígito ao marcar 22 pontos e pegar dez rebotes. Já Chris Bosh anotou 19 pontos e pegou nove rebotes.

Pelo time de Dallas, Dirk Nowitzki, mesmo bem marcado, anotou 27 pontos. Ele acertou sete arremessos em 18 tentativas. Shawn Marion alcançou o double-double: 16 pontos e dez rebotes. O reserva Jason Terry contribuiu com 12 pontos, todos no primeiro tempo da partida.

Confira os melhores momentos do primeiro jogo da final da NBA.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vuMOfZIb_Vk&feature=feedu]

 

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.