A NBA anunciou nesta quarta-feira que o ala-pivô Blake Griffin (foto), do Los Angeles Clippers, foi eleito, por unanimidade, o Novato do Ano. Ele é o terceiro jogador na história da Liga a ter a votação máxima para o prêmio. Os outros foram Ralph Sampson, do Houston Rockets, em 1984, e David Robinson, do San Antonio Spurs, em 1990.

Além disso, Griffin é o quinto jogador na história da franquia a ganhar a honraria. Os outros vencedores foram BobMcAdoo (1973), Ernie DiGregorio (1974), Adrian Dantley (1977) e Terry Cummings (1983).

Griffin foi a primeira escolha de todos os 118 jornalistas esportivos dos Estados Unidos e Canadá que tiveram direito de voto. Ele somou 590 pontos, superando o armador John Wall, do Washington Wizards, que teve 295 pontos.

O jogador, de 22 anos, foi a primeira escolha geral do draft de 2009. Porém, Griffin não teve a chance de disputar a temporada 2009/2010 por causa de uma grave lesão no joelho esquerdo. Nesta temporada, que marcou a sua estreia na Liga, ele teve médias de 22.5 pontos, 12.1 rebotes e 3.8 assistências. Além disso, Griffin conseguiu o duplo-dígito em 63 partidas (terceiro jogador que mais fez double-double na temporada). O detalhe é que ele disputou todos os 82 jogos da temporada regular.

Blake Griffin também se destacou no All-Star Weekend. Ele participou do jogo do Leste contra o Oeste e venceu o concurso de enterradas após saltar sobre um carro e cravar a bola na cesta.

Confira os seis primeiros colocados na eleição do Novato do Ano:

1- Blake Griffin (Los Angeles Clippers): 590 pontos

2- John Wall (Washington Wizards): 295 pontos

3- DeMarcus Cousins (Sacramento Kings): 81 pontos

4- Landry Fields (New York Knicks): 62 pontos

5- Gary Neal (San Antonio Spurs): 19 pontos

6- Greg Monroe (Detroit Pistons): 15 pontos

Confira todas as enterradas de Blake Griffin na temporada.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=YWzLFqptmhw&feature=player_embedded]

Reveja a famosa enterrada de Griffin no All-Star Weekend.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=daOdma8RmTc]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.