Blazers e Hawks fecham troca envolvendo Evan Turner e Kent Bazemore

A menos de uma semana da abertura do período de agência livre, as equipes da NBA seguem se movimentando no mercado. Atlanta Hawks e Portland Trail Blazers, por exemplo, fecharam nesta segunda-feira uma troca envolvendo dois atletas que possem contratos expirando ao final da temporada 2019/20.

De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ala Kent Bazemore está a caminho de Portland, enquanto que o ala-armador Evan Turner faz o caminho inverso. A troca será oficializada no dia 6 de julho.

Bazemore, de 29 anos, vai receber US$19.3 milhões em salários na próxima temporada. Segundo Chris Vivlamore, do jornal Atlanta Journal-Constitution, a franquia de Atlanta deu ao jogador a chance de atuar por um contender, já que o seu tempo de quadra iria diminuir sensivelmente em 2019/20. A ideia do Hawks é dar bastante espaço ao jovem trio de alas formado por Kevin Huerter, De’Andre Hunter e Cam Reddish.

Em Portland, Bazemore será uma arma ofensiva importante vinda do banco de reservas e é visto como um provável substituto de Rodney Hood, ala que teve um bom desempenho nos últimos playoffs e que deverá atrair o interesse de vários times na agência livre.

Já Evan Turner, de 30 anos, chega ao Hawks para ser uma influência veterana positiva junto a um elenco recheado de jovens. Na temporada 2019/20, ele receberá US$18.6 milhões em salários.

Ainda segundo Vivlamore, Turner será utilizado como armador reserva, em Atlanta, dada a facilidade em atuar como playmaker. Ele é conhecido do técnico Lloyd Pierce, já que trabalharam juntos no Philadelphia 76ers, na temporada 2013/14 (a melhor da carreira do atleta). Na ocasião, Pierce era assistente técnico de Brett Brown.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Marcelo

    Off: Parece que o Celtics estaria interessado em Adams. Alguém sabe como ficaria uma troca com OKC?

    • João Víctor Matos

      Ja que o celtics tem cap Adams por cash considerations ja seria perfeito pro OKC rs.

      • Animal Planet ⚡

        Ta ótimo.

    • GutoThunder

      Eu trocaria pelo Tatum+Brown+picks pelo Adams. Acho justa essa troca kkkkkk

    • Maicon Gomes

      Provavelmente o Ainge deve querer incluir o Hayward na troca, mas pra OKC seria bom algo como RW + Yabusele, assim o CAP diminuiria bastante.

      • Marcos Oliveira

        Hayward seria uma bom pro OKC tem arremesso, ajudaria no espaçamento de quadra principal impecilho no jogo do Thunder. Além disso jogar ao lado do PG seria muito bom no caso da lesão do Hayward.

        • Marcelo

          Não faz sentido o Hayward ser trocado pelo Adams. GH é quase um all star e adams não passa de um center médio…

          • Marcos Oliveira

            Não sei se você reparou mas ele depois da lesão não foi mais o mesmo e talvez Boston não seja o melhor lugar para recuperação, pq ele chegou junto com Irving pra ser FP e não vão desempenhar esse papel…

          • Marcelo

            Sim, esse ano não lembrou nada o último após a lesão. Seria excelente se isso acontecesse. Acredito que seria um jogador para manter OKC no topo. Não sei qual seriam as pretenções dos celtas com esta troca.

          • Marcos Oliveira

            Vão perder o Horford Adams seria a peça de reposição e daria mais minutos pro Tatum…

        • Maicon Gomes

          Também acho que o Hayward seria excelente pra OKC. Porém, penso que que queiram trocar o Adams pra abaixar o CAP e consequentemente diminuir as multas.

          Talvez algo como Dennis + Adams por Hayward + RW seja possível. Se fosse o Presti tentaria algo assim, mas acho difícil o Ainge aceitar.

          • Marcos Oliveira

            Verdade, o alemão tem muito mercado tmb…

        • Michel Moral

          Tenho minhas dúvidas. Hayward pode ser engolido pelo sistema de jogo do Westbrook, que é o cara que dita o ritmo do time.

          OKC é um time que carece de um esquema tático responsável e organizado. Ou Hayward seria a solução desse problema (mas até hoje ele não apresentou uma liderança em quadra que nos fizesse apostar nisso) ou se tornaria um elefante branco, um jogador ainda mais desvalorizado e com um contrato horrível.

          Pelo risco, eu não faria.

    • Marcos Oliveira

      O importante é trocar o Adams ele é muito bom jogador mas tem muito Pivô na FA que entrega algo parecido por metade do preço.

  • Fábio

    Não entendi nada. Troca péssima para o Atlanta, Turner e nada é a mesma coisa. Fora que Bazemore é um jogador muito mais útil e com história na franquia.

    • Gustavo Freitas

      Turner é ótimo organizador de jogada. Chega com várias funções em Atlanta.

    • Danilo Coelho

      Turner é bom. Marca, arma o jogo, é alto e forte. Só não tem chute de fora. Pra um time cheio de chutadores na segunda unidade funciona. Ele não combinava era com o Portland mesmo, que precisa de um 3-and-D na função e não de um ball handler sem arremesso.
      Pro Hawks vai ser bom. O cara é experiente, bom líder, vai passar a bola e jogar para que os meninos de lá joguem o que sabem.

  • LeBrOSMAN⚔️ The “Renaissance”

    Lendo o texto, realmente faz sentido a troca. Hawks tem vários arremessadores, mas só tem o Young como playmaker. Vc troca um jogador q ñ teria espaço e tem um contrato horrível, e traz outro tbem de contrato horrível, mas q ao menos vai ter utilidade na rotação. Turner ñ sabe arremessar, mas sabe armar o jogo, e esse problema do arremesso vai ser minimizado com o tanto de shooters q tem o Hawks, e com a necessidade de armação q o Hawks tem.
    Para o Blazers, eu gosto tbem, o Bazemore talvez seja um upgrade em relação ao Hood, é mais ativo na defesa, e deverá ser titular. E o Simmons e Little deverão fazer o papel de Curry e Aminu na equipe, talvez o Gary Trent tbem mostre alguma evolução, e seja um SG reserva para a rotação.
    Não terá como manter Aminu e Seth Curry, pq ñ possuem os birds, e já estão bem acima do CAP (já estavam antes msmo da troca). E ainda tem o Kanter tbem. Vão precisar ser criativos para preencher o elenco, tendo apenas salários mínimos um MLE de cerca de 5 milhões.

    • LeBeautiful

      Bazemore é um Hood + velho, + baixo e bem + caro. Em termos de defesa se existe uma diferença ela é pequena. Os 2 vindo do banco seria fenomenal mas kent como substituto pra mim é até um passo atrás. Hood casa muito bem com CJ e Dame. A torcida lá vai lamentar muito a provável saída dele.

      • Michel Moral

        A comparação tem que ser com o Turner, que era uma carta completamente fora do baralho. Bazemore é, ao menos, uma tentativa válida.

        Sobre o Hood, não acho que foi uma escolha. O Blazers está acima do cap de qualquer forma e se ele quiser qualquer contrato mais duradouro ou caro ele estaria definitivamente fora de Portland. Ou seja, a troca aí não influencia em nada na questão do Hood.

        • LeBeautiful

          Eu abriria mão do Aminu pra manter o Hood. A manutenção dele deveria ser o foco do Olshey. Em um time como o Portland ele poderia finalmente atingir todo o potencial. O que ele fez contra o Denver foi só uma prévia do que viria na próxima temporada.

          • Michel Moral

            Concordo com a sua análise sobre o Hood, mas nem mesmo o salário do Aminu tá aparecendo no cap (só no cap hold), pois ele também é FA.

            Não sei se o Blazers tem alguma exceção salarial, ou algo assim, para usar no Hood. Se tiver, vale a pena mesmo.

            Tem uma MLE de 5 mi, eu acho.

          • Danilo Coelho

            Acho que valeria à pena segurar o Hood e invadir mais o teto salarial.
            Ano que vem não tem o contrato do próprio Bazemore na folha, além de saírem Leonard e Harkless. Ainda teria um ano de Lillard, McCollum e Nurkic em seus atuais vínculos. Talvez 2 anos de Hood seriam o suficiente, sendo que ele deu uma recuperada no valor de mercado que tinha, mas não subiu tanto assim.

          • Michel Moral

            Manter o Hood seria fundamental, mas é algo que depende muito mais do jogador do que da franquia.

            Se ele receber uma oferta de mais de 10 milhões, o Blazers não conseguiria cobrir, exceto se conseguirem se desfazer dos jogadores que citei acima (Harkless e Leonard). Agora, a que preço tudo isso vale à pena é que são elas.

  • Otima aquisição…..se tentar renovar com o hood e liberar o Aminu fica ainda mais interessante.

    • LeBeautiful

      Agora que pegamos o Little abrir mão do Chief não seria tão ruim desde que o dinheiro fosse gasto pra manutenção do Hood. Blazers com a trinca Dame-CJ-Rodney pegaria mando dnv certamente. Essa trinca tinha muito potencial ofensivo…

      • Exato. O hood continuaria vindo do banco.
        Tb Quero ver como os jovens serao aproveitados. (Gary trent e o arfe. Simmons), nem q seja 10 min PGame.

  • JASPION DA MASSA

    Boa troca pros dois times na medida do possível.
    Sem envolver pick

  • Marcos Oliveira

    Seis por meia dúzia, dois jogadores com contratos ruins e que não passam de bons roles Bezemore rende mais no a ataque e Turner na defesa.

  • Michel Moral

    Ótima troca.

    O Blazers precisa de um SF mais agudo do que o Turner, que é mais cadenciado e precisa da bola nas mãos para produzir. Harkless, apesar de ter melhorado na última temporada e ter um contrato relativamente caro, também não tem criatividade ofensiva.

    Com isso, o Blazers acabava buscando nomes na agência livre, tentando dar sorte ou fazer milagre, como foi com Hood na ultima temporada.

    Sendo assim, o negócio é excelente. Jogador expirante, que exime a franquia de tentar buscar um nome com essa característica que seja barato e ainda tenha qualidade.

    Claro que Bazemore não é nenhum craque de bola, mas sendo expirante e resolvendo essa questão tática, foi uma boa sacada.

    • Danilo Coelho

      A troca ataca 2 frentes: troca Evan Turner por um jogador mais adequado à rotação dos Blazers e abre espaço para que Anfernee Simons seja o PG da segunda unidade.
      O contrato do Turner foi o maior erro da gestão Olshey. Era praticamente impossível de trocar. Só restariam um buyout ou esperar acabar. Acabou virando um jogador útil pra rotação. Ainda é um paliativo se perdermos o Rodney Hood, já que Bazemore é mais parecido com nosso atual ala reserva do que Turner.

  • Marcelo Desoxi

    Tá, é uma boa troca para ambos os lados, se for pensar… mas o quão interessante é para Portland esse contrato do Bazemore, visando claro, se tornar um contender mais poderoso ?

    Acredito que o legal seria abrir espaço no cap – que o Turner ocupava- , com o movimento ganharam um certo up em quadra, porque o Turner é ruim, mas ainda estão engessados financeiramente, e não vejo o Bazemore dando um gás tão grande na equipe assim. Espero estar errado, queria ver o Lillard nas finais de conferência novamente, pelo menos.

    • Michel Moral

      Eu vejo assim, amarrado com um contrato, o Blazers está de qualquer forma. Afinal, ninguém gostaria de receber o Evan Turner, sem que o Blazers tivesse que dar uma pick.

      Mesmo que se livrasse do contrato do Turner, ainda assim o Blazers estaria acima do cap. Ou seja, não resolveria absolutamente nada do problema, pois estaria engessado do mesmo jeito. Perder uma pick pra quê?

      No próxima verão sim o Blazers ter a espaço no cap pra fazer alguma coisa, porque além do contrato do Turner (Agora do Bazemore), terão um alívio de mais de 20 milhões com os expirantes de Mo Harkless e Myers Leonard. Aí sim, com trocas menos complexas, a franquia conseguiria até focar em mais algum contrato próximo do máximo para mais um bom nome da liga.

      Para essa próxima temporada, melhor Bazemore do que Turner.

      • Marcelo Desoxi

        Nisso estou de acordo.

    • Danilo Coelho

      Não havia muito o que fazer com um contrato como o do Turner. Ao menos pegou um jogador que se encaixa mais no time.

  • Michel Moral

    Talvez a chegada de Turner represente um adeus a Vince Carter.

    Sei que são jogadores com características diferentes, mas a função especial de ser uma referência para um núcleo jovem será ocupada por um jogador que chega com um contrato caro.

    Como fã do Carter, penso sempre nele primeiro hehehe

    • Gustavo

      Tomara que seja mesmo. Queria muito ver Vince Carter encerrando sua carreira em Toronto.

      • Wagner

        Negativo, ele forçou a saída, criou atritos com o time para ser trocado. Em Toronto acredito que não tenha chances pela conduta dele na primeira passagem.

  • Marcelo Desoxi

    Doncic levou o ROY e Siakam o MIP, sem surpresas por enquanto.

  • Diego Costa

    Harden foi gastado legal kkkkkkkkkk

  • Carlos Augusto Conceição

    Harden foi mais relevante pra nba como um todo, mas não ficou mal o mvp para Giannnis

  • ReggieMiller31

    Se eu fosse GM Hawks só tentaria ser agressivo com um jogador nessa free agency: Klay Thompson, ofereceria um contrato maximo pra ele.
    Essa temporada serviria pra entrosar ao máximo Young/Hunter/Collins e vindo do banco Huerter/Reddish/Spellman/Bruno.
    Com Turner; Crabbe, Hill; Plumlee; Len em ultimo ano de contrato o time se livraria de mais de 60 Milhões pra prox free agency

    • Lucas Antunes

      Tem o bembry ainda, que quebra um galho na rotação.

  • Lucas Antunes

    Troca bastante interessante, foi boa para as quatro partes envolvidas.