Boa colocação no Leste não esconde defeitos do Raptors

LM Otero/AP

Perdas de bola: um dos problemas do Toronto Raptors (Foto: LM Otero/AP)

O Toronto Raptors é uma das maiores incógnitas da NBA. Evidente que a equipe evoluiu nos últimos anos, visto que voltou a disputar os playoffs na temporada passada (o que não acontecia desde 2008, quando ainda tinha Chris Bosh), mas tudo indica que o elenco entrará em mais uma fase final da liga neste ano sem o amadurecimento suficiente para avançar no mata-mata.

Antes de qualquer avaliação, é preciso notar que trata-se de um time com pouca experiência em playoffs. Os cinco jogadores do quinteto principal do Raptors nunca haviam começado como titulares uma partida de mata-mata até a última temporada. Destes cinco, quatro seguem titulares atualmente (Kyle Lowry, DeMar DeRozan, Amir Johnson e Jonas Valanciunas). O outro, Terrence Ross, virou reserva de James Johnson.

A segunda colocação na conferência Leste não esconde alguns problemas da equipe. A irregularidade é um dos principais defeitos. Veja os últimos nove jogos: após quatro difíceis vitórias (contra Los Angeles Clippers, San Antonio Spurs, Washington Wizards e Atlanta Hawks), o Raptors perdeu cinco partidas seguidas (para Golden State Warriors, Houston Rockets, New Orleans Pelicans, Dallas Mavericks e New York Knicks).

Ou seja, ao mesmo tempo em que o time foi capaz de vencer três de quatro embates contra o forte e entrosado Hawks nesta temporada, perdeu um jogo teoricamente fácil para o “lanterna” New York Knicks – que joga sem Carmelo Anthony.

Aliado a isso, a franquia do Canadá tem outro entrave para solucionar: os turnovers. Na derrota diante do Rockets, no mês passado, o Raptors devolveu 23 posses de bola ao rival sem finalizar. Nesta mesma partida, apenas três atletas não cometeram erros de ataque no primeiro tempo: Valanciunas, Tyler Hansbrough e Chuck Hayes. O excesso de perdas de bola no último período também foi o motivo da derrota para o Mavs, também em fevereiro.

As perdas de bola, porém, são um problema recente. Até dezembro passado, o Toronto Raptors desperdiçava somente 11.9% de suas posses de bola. Era o melhor time da NBA no quesito. O número piorou em fevereiro e a equipe cometeu turnovers em 15,9% das posses. Lowry já admitiu em entrevista recente que o time oferece com frequência chances extras de pontuar aos oponentes. O armador, aliás, é um dos que mais tem errado com a bola nas mãos.

De surpreendente nesta campanha há o reserva Lou Williams, que registra seus melhores números em dez anos na NBA: médias de mais de 15 pontos por jogo, e o próprio Lowry, que teve algumas atuações incríveis na temporada. Por outro lado, fica a convicção de que a franquia deveria ter buscado nomes experientes para o elenco durante o período de trocas.

  • Gustavo

    So vejo o cavaliers melhor que nos para os offs. Go raptors

  • Ricardo Stabolito Jr.

    Tirando o Hawks e o Cavs no último mês e meio, todo mundo passa longe de ser perfeito no Leste. O time sofrerá menos com inexperiência do que, por exemplo, no ano passado – quando pegou um Nets calejado demais. Então, recuperando Lowry (que quebrou depois de carregar o time em três meses) e um pouco da defesa do início da temporada, o Raptors está na segunda rodada e tem chance (mesmo sem ser favorito) de chegar às finais de conferência.

    • É um time bom mas que não me mete medo, até torço pra enfrentar eles, o Hawks também não me da medo, tenho receio de Cavs e Wizards, estes são pedras no sapato.

      • Uncle Drew

        Coloque o Pacers nesse meio Alisson. Esse time é mt enjoado e com a volta do Paul George todo mundo vai querer correr desse time. Tomara q o Indiana fique fora dos playoffs pq eu num quero q o Cavs peguem eles ñ, já tem aquela rixa com o LeBron e eles tem bons marcadores.

        • joaospurs

          Mas é bom VC ter viu Alisson. Lembro do último confronto de Atlanta x Chicago, o time do Hawks ganhou fora! Sei q playoffs é outra coisa, mas essas lesões de novo vão atrapalhar o Bulls e a equipe de Atlanta é muito forte.
          Uncle, até q enfim alguém citou o indiana aqui, to torcendo mto pra esse time ir para os playoffs, só para ver oq Paul George pode oferecer.

          • O Bulls vai entrar inteiro nos Playoffs, os desfalques voltarão antes e já irão pegar ritmo de jogo para os os Offs, realmente acho que o Bulls vence o Hawks em 7 jogos, quero fugir muito de Wizards e Cavs.

          • 55marcoac

            Acho que o George não vai fazer muita coisa nos Playoffs não. É difícil vir de uma lesão tão séria e encarar logo de cara um playoffs. Demora pra adquirir ritmo de jogo.

  • Julio Zago

    O Toronto é um bom time, evidente que alguns pontos podem ser melhorados/corrigidos e o time pode evoluir, mas a qualidade do time é inquestionável.
    Sobre a irregularidade, esta é uma situação difícil de ser evitada em um temporada tão longa, quase todos os times da liga vão enfrentar esse problema em algum momento, o que importa é como a equipe chegará aos offs.
    Apesar disso, não vejo a franquia em condições de vencer Cavs ou Hawks em uma série de playoffs, mas não deve ser um adversário fácil para ninguém, ao contrário do que pensa nosso amigo Alisson, acho este time um adversário mais qualificado do que os Wizards.

    • Sim Zago, tá de volta cara??? Muito bom comentarista.

      O Hawks é mais qualificado que o Wizards realmente, mas pensando em Chicago Bulls o jogo se encaixa mais com o Hawks, não gosto de enfrentar esse time do Wizards quanto mais em Washington.

      • tiago

        Tbm não gosto da ideia do Bulls jogar contra o Wizards, mas se o time quer ser campeão não pode escolher adversários. seria uma boa manter a 3° colocação pra jogar contra o Bucks.

  • More

    É um time talentoso, porém juvenil demais. A equipe até tem jogadores mais experientes, mas no geral são aleatórios.
    Acho que numa série de 7 jogos, o Raptors perderia pra qualquer time do oeste. Eu sei que isso não tem nada a ver com a matéria, só quis compartilhar minha opinião kkk

  • André Fagundes

    Toronto precisa de um pivô testado pro banco e um ala alto que espace a quadra.

    Eles montaram um perímetro muito versátil e com alternativas de jogo usando a política do bom e barato, mas até Bebe e o Caboclo virarem essas alternativas que o frontcourt precisa muito vão perder todo o auge físico de: Kyle Lowry, Amir Johnson e James Johnson três jogadores fundamentais no sistema do time.

  • Gustavo

    O derozan joga demais e a torcida no acc eh animal Nos offs vai fazer muita diferença

  • Fernando

    Acredito que os Raptors passarão da primeira rodada nos playoffs, mas cairão para qualquer equipe que enfrentarem na fase seguinte: Hawks, Cavs ou Bulls. Falta quilometragem para esse time, ainda que tenha ótimos jogadores e lapsos de brilhantismo. Na minha opinião, os Raptors se classificarão em quarto e cairão para os Hawks na segunda rodada.

  • BMCS

    Muito boa análise, caro João. A irregularidade tem sido uma regularidade (rs…) praticamente entre todos os times, das duas Conferências. A verdade é que, esse ano, ao contrário de pelo menos a maioria dos últimos 15 anos, não se enxerga um favorito com absoluta clareza.

    Pelo Leste, o Cleveland tem me impressionado, após os trades. Tanto, que simplesmente ninguém mais fala no Varejão, impressionante! O time encaixou, e tem um fora de série. O WW, com todo respeito, em momento nenhum essa temporada me pareceu ser candidato ao título. O Atlanta deve fazer o papel de “o time a ser batido”, embora não esteja mais apresentando o mesmo nível de jogo que mostrou em janeiro (Olha a irregularidade aí!). O Toronto é exatamente como na análise do post. O Milwaukee me impressionou durante um bom período, agora no começo do ano, mas, ao contrário do Cavs, decresceu drasticamente após o trade. O Detroit, em dado momento, pareceu que tinha chegado para ficar. Basta consultamos posts aqui mesmo no JB. Fogo de palha. E o Pacers vem mostrando um bom jogo, capaz de passar do first round. E, como o assunto do post é irregularidade, tenho que deixar o Chicago para o fim, pois o Bulls é O time da irregularidade! Sem dúvidas, o mais irregular do ano até aqui. Como eu já escrevi algumas vezes, o Bulls tanto pode ser eliminado na primeira rodada, quanto pode vencer a Conferência! Não é preciso dizer mais nada.

    Sobre o Oeste, falo depois, em outro post.

  • Lourenço

    Esses times que tem bom conjunto, mas carecem de uma estrela dificilmente conseguem chegar muito longe…. Na hora do vamos ver, falta alguem pra decidir. Não boto fé no Raptors justamente por isso. Tenho certa desconfiança inclusive em relação ao Hawks tb, apesar de reconhecer que eles tem 3 ótimos jogadores – leia-se Horford, Teague, 1000sap -, o que pode minizar bastante o problema

  • Luiz Henrique Santos

    Aposto que no mínimo eles chegarão a final de conferência, acho mais fácil o Hawks cair na primeira fase que o Raptors, mas veremos…