Boletim do mercado do NBB (11/07/2020)

Contratações, renovações de peso e idas ao exterior movimentaram a última semana do basquete brasileiro

Fonte: Contratações, renovações de peso e idas ao exterior movimentaram a última semana do basquete brasileiro

Renovações e reforços no Flamengo

A semana no rubro-negro foi agitada com renovações de ícones do clube. Olivinha, o “Deus da raça”, fará sua 13ª temporada no Flamengo, no próximo NBB, depois do acerto. Marquinhos também prolongou sua estadia no time carioca, onde atua desde 2012. Além deles, um recente queridinho da torcida, o armador argentino Franco Balbi também teve o seu contrato renovado.

Em sua campanha de “Retomada das Américas”, o Flamengo também busca reforços. O primeiro a chegar foi o ala-armador Luciano “Chuzito” González, especialista em arremessos do perímetro. O argentino, de 30 anos, já jogou pelo Minas em 2011/12 e, na última temporada, defendeu o San Lorenzo, da Argentina. É esperado que o rubro-negro anuncie oficialmente a contratação do armador Yago, ex-Paulistano, até segunda-feira. 

Novo cenário do Paulistano

Com as baixas de jogadores cruciais como Yago, que deve reforçar o Flamengo, e Gelvis Solano, que não deve permanecer no Brasil pelo alto salário, o Paulistano foca nas renovações. A equipe de São Paulo busca manter a base e os jovens que desenvolveu ao longo dos anos, e já conseguiu renovar os contratos do armador Felipe Ruivo e dos pivôs Vitão e Maique. 

Publicidade

Além disso, uma adição importante ao elenco é a de Jimmy. Um dos melhores defensores do NBB, o ala de 30 anos poderá prover experiência, dada a sua rodagem na pós-temporada, com boas temporadas pelo Basquete Cearense, Mogi e, por último, Franca. 

Vaivém de Franca

Além de Jimmy, que foi para o Paulistano, a equipe perdeu a sua espinha dorsal e nomes muito importantes para a próxima temporada. Rafael Hettsheimeir, David Jackson, Luciano Parodi, Leo Schattman e Lucas Cipollini são nomes que já se despediram de Franca. 

Publicidade

Em meio às perdas, alguns reforços também chegaram no interior paulista. São os exemplos de Danilo Fuzaro, que fez a temporada da carreira até então com o Mogi, e André Góes, seu companheiro de equipe, e que foi cotado no São Paulo antes de assinar com a equipe francana. 

Além disso, o time assegurou a renovação de Guilherme Abreu, jovem ala de 21 anos, que, na última temporada, jogou apenas 6.7 minutos por jogo.

Semana ‘modesta’ da Unifacisa

Depois de momentos badalados, tanto de rumores quanto de contratações, a Unifacisa parece buscar peças mais providenciais. Com isso, fechou com o ala-pivô Vinicius Pastor, que jogou a última temporada pela equipe do Rio Claro. 

Publicidade

Além disso, uma conversa de semanas passadas segue tomando forma. Segundo o jornalista Enéas Lima, o ala-armador Corderro Bennett está cada vez mais próximo do time de Campina Grande e o acerto parece questão de tempo. 

Brasileiros na Espanha

Léo Meindl, que teve destaque na última temporada atuando pelo São Paulo, foi oficializado pelo Fuenlabrada. Quarto maior pontuador da última temporada, o ala vai para a sua primeira experiência internacional para valer. Em 2019, ele atuou pelo Oviedo durante a pré-temporada, mas não ficou em definitivo na equipe espanhola.

Publicidade

Outro nome próximo da Liga ACB, segundo o jornalista do Estado de S. Paulo, Marcius Azevedo, é o do ala-pivô Marcus Toledo. Com o desmanche do Pinheiros, a tendência é que o jogador volte à Espanha, onde já atuou por nove anos.

Situação dos estrangeiros 

O ala-armador Gelvis Solano está de malas prontas para deixar o Paulistano. O salário elevado (em dólar) não viabiliza a permanência do dominicano em praticamente nenhum clube do país.

Publicidade

O também dominicano Nehemias Morillo recusou uma proposta da Unifacisa. O alto salário pedido pelo ala espantou outros clubes que o sondaram, como Botafogo, Minas e Brasília, além da tentativa de renovação com o São José.

Já o armador Fabián Sahdi, que defendeu o Rio Claro no último NBB, está bem cotado no mercado. O argentino é alvo de Brasília, Minas e Bauru.

Com o futuro ainda incerto do Corinthians, o ala-armador norte-americano Kyle Fuller e o ala-pivô bahamense David Nesbitt receberam sondagens de outros clubes brasileiros, mas também consideram opções de outros países.

Publicidade

O veterano armador Larry Taylor renovou o seu contrato com o Bauru por um ano. Ídolo na cidade, o norte-americano naturalizado brasileiro vai completar a décima temporada pela equipe do interior paulista. O jogador de 39 anos é o primeiro nome confirmado pelo time bauruense para 2020-21.

Últimas Notícias

Comentários