Brad Stevens assume responsabilidade por fracasso do Celtics: “Fiz um trabalho ruim”

A decepcionante temporada do Boston Celtics terminou, como não poderia deixar de ser, em decepção. O absoluto favorito do Leste no início da campanha terminou eliminado nas semifinais de conferência, em apenas cinco jogos, pelo Milwaukee Bucks. E o técnico Brad Stevens possui convicção de que existe uma pessoa para quem apontar o dedo sobre o fracasso da equipe: ele mesmo.

“Eu serei o primeiro a admitir que este ano, mais do que qualquer outro da minha carreira, foi o que mais testei possibilidades. E, no fim das contas, fiz um trabalho ruim. Se você é o treinador e o time não encontra o melhor modo de render junto, a responsabilidade é sua. Então, agora, eu vou atrás de opções para melhorar”, reconheceu o comandante, após a derrota final do Celtics na campanha.

Houve muito mais fatores do que o trabalho de Stevens, obviamente, na trajetória tortuosa do Celtics nos últimos meses. A franquia esteve envolta em vários boatos de problemas de relacionamento, trazidas pelo confronto de egos dentro de um elenco muito cobrado externamente. O pivô Al Horford assegura, porém, que tais questões não interferiram na dedicação do time dentro de quadra.

“Acho que lidar com as altas expectativas foi um desafio para o grupo e realmente tentamos fazer o nosso melhor. Eu sinto que cada um em nosso vestiário entregou os melhores esforços e energias. Quando foi bom, nós fomos muito bons. Mas não conseguimos em nenhum momento elevar o nível consistentemente, ser a equipe que poderíamos e queríamos”, avaliou o experiente jogador.

A tendência agora é que mudanças aconteçam em Boston. Criticado, Kyrie Irving será agente livre e a aposta geral é que ele não vai renovar vínculo com a equipe. Horford, Marcus Morris, Aron Baynes e Terry Rozier são outros atletas do elenco que testarão ou poderão testar o mercado em julho. Stevens afirma que ainda não vislumbra alterações e recusa a necessidade de uma reformulação no grupo.

“Eu realmente não quis pensar sobre mudanças. Sei que muita gente falou bastante coisa sobre agência livre nos últimos tempos, mas não prestei atenção. Esse não é meu trabalho, embora sempre vá ser consultado. O que posso dizer é que, quando esse elenco estava alinhado, foi ótimo. Só não conseguimos levar isso para dentro de quadra como esperávamos”, explicou o jovem treinador.

Muitas pessoas acreditam que, diante dos problemas internos e ambiente incerto, o trabalho de Stevens nunca teve chance de “decolar”. Mas o próprio técnico rejeita sair isento, sem culpa, da temporada. “Admito que não atingimos a expectativa e vivemos em uma montanha russa o ano inteiro. Foi difícil. Mas acredito que esse grupo mostrou muito caráter e permaneceu unido na atual campanha”, finalizou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • #PG CLUTCH MASTER#

    “Assumo a minha culpa por não fazer jovens overrated jogarem de forma competitiva, bem como não fui capaz de fazer um jogador de firulas e com jogo individual conduzir a equipe”.

    • Jefferson Cavalcanti

      Tbm acho que Stevens está assumindo uma responsabilidade que é mais dos jogadores do que dele. Mas é injusto tratar Irving e a molecada assim

  • Albert Medeiros

    lenga lenga, os caras do outro lado tinha um monstro e o Celtics tava com time sem empolgação com a preguiça do caralho

  • Jefferson Cavalcanti

    A NBA é cruel. Quando o Celtics adquire Irving, eu tinha certeza que esse seria o time pra dominar o leste nos próximos anos. Essa certeza aumenta ao ver os offs do ano passado em que os jovens do time assumiram muita responsabilidade e deram conta do recado.

    Aí acontece o que aconteceu: Raptors, Sixers e Bucks sobem de nível. O Celtics entra em colapso com todo mundo querendo espaço, bola na mão e protagonismo. A estrela do time parece ser odiada pelos próprios companheiros. Essa mesma estrela deve ir embora a troco de absolutamente nada.

    Hawyard passou de estrela para overpaid. Tatum, Brown e Rozier fizeram temporadas piores (ou menos brilhante) que no ano passado.

    Sem Irving o Celtics deve ter menos para oferecer para Anthony Davis

    Foi um desastre. Como sucesso é algo subjetivo (clippers eliminado uma rodada antes foi um sucesso), pode-se concluir que foi uma temporada para se esquecer.

    E a NBA é tão incrível que é capaz que esse time volte com tudo pra 2020 e surpreenda a gente de novo.

  • José Dos Santos De Oliveira Ju

    Acredito que quem deveria continuar no time para próxima temporada : Smart , Brown , tatum e Al Horford. Uma pena não ter dado certo o Kyrie Irving, pois é o jogador junto com Durant que mais gosto de ver jogar. Acho arriscado a fazer a trade do Davis ainda mais que tudo indica que Kyrie Irving não vai ficar. Uma Trade por Damian Lillard ou Mike Conley por Gordon Hayward + pic acho justo. E pegava o Bol Bol na loteria. Também arriscaria por um ou dois anos DeMarcus Cousins por 20 milhões.

    • Claudio R.

      como falei pra vc no outro post, não tem cap pra isso, se o Irving sair do contrato e o Horford tbm, abre só 24 milhoes… da pra trazer bons role players, mas estrelas? não da…

      • Alex Alves

        O Cousins é bem viável, acho que ele aceita algo entre 15/20 milhões.

        • Claudio R.

          sim, ele sim… e pode dar certo

      • Bill Volk

        Horford não precisa sair, precisa apenas reestruturar contrato, é de interesse do Celtics e dele próprio tb, afinal daqui 2 anos correrá risco de valer o mínimo pela idade. O problema do Celtics será se livrar do contrato do Hayward, precisará enviar pick para alguém que tank pegar mais de 60 mi por 2 anos de 1 cara que produziu 10,11 pontos em média por jogo na regular.

        • Igor Neves

          11 pontos e teve um desempenho mt além de colocar a laranja no aro…Big Al é aquilo ali, quem esperavaais viu o Al errado.

    • Jg10 Natividade

      Combina isso com o Blazers

    • Jefferson Cavalcanti

      Blazers não troca o Lillard nem pelo Giannis, Harden ou LeBron.

    • Maicon Gomes

      Hayward + pick pelo Lillard? Por qual motivo o Portland faria isso?

    • Celtics pride

      Nunca na vida Portland iria aceitar uma oferta dessa nem nos meus lindos sonhos celta

    • Celso Cachali Jr

      Vc está indo bem até o lilard amigo.

    • Ser_Humano_Vivo

      Vocês ainda não entenderam que Lillard não é trocável ?
      É um dos poucos franchise players raiz na NBA hoje.

  • Gustavo

    Mestre Lue >>> Stevens

  • Claudio R.

    Se demita e venha pro Lakers…. please!!!! kkk

  • Celso Cachali Jr

    O time estava alinhado, pq não tínhamos o terra plana nos playoffs, a galera vai lembrar do início da temporada o run de 16 vitórias, mas depois acabou perdendo a posição para os pipocas Rozan Lowry.
    Jogávamos um jogo coletivo muito bom de ser ver na época do Thomas um sistema que não tinha egoísmo.
    Contra o Bucks e simples eles tinham um super Batman nós tínhamos apenas o Robin que queria ser Batman.

    • Hugo Noronha

      Celso Tatum kkkk

  • Jg10 Natividade

    Irving não teve a cara do Celtics! Quis ser a super estrela e esqueceu de combinar com os outros jogadores que queriam brilhar também…acabaram como um bando em quadra contra um super astro.

  • Celtics pride

    A culpa da apatia é mais culpa do nosso PF líder da terra plana falando suas asneiras em público que do Stevens

  • Bill Volk

    Rozier só testará o mercado se o Celtics deixar, ele é free agent restrito. O Horford, o Celtics deve propor uma reestruturação de contrato, 30 mi por 1 ano não dá mais, de repente 39/3, estourando 42/3 vale a pena, ele é importante taticamente, e ngm vai oferecer mais do que isso se ele tentar a free agent pela idade dele. Baynes é PO, não acho que vai querer sair, tem mais de 4 mi garantidos, i é jogador que se testar mercado deve ganhar o mínimo só, o Morris seria bom ficar, mais acho difícil, durante a temporada ele mandou a real quando disse que não havia alegria de quem jogava no Celtics, mais direta do que isso difícil. Irving o Ainge deve descartar de cara, vai que ele queira ficar.

    • Fora Abel PRAGA

      Com relação ao Horford, pra ele aceitar isso só com muita boa vontade do jogador com o time, ele recebendo 30mi só se tiver uma lesao enorme pra nao conseguir 10mi nos proximos 3 anos apos 2020.

    • Igor Neves

      39/3 pro Horford? Só se ele for burro aceitar isso, pode ser que não receba o seu máximo mas acima de 15 milhões ele recebe.

      • Cavs&KingJamesaondeestiver

        pq ele aceitaria isso se vai pegar 30 certos nesta proxima temporada e na outra não vai faltar quem pague 20

    • Alex Alves

      O mínimo que o Horford aceitaria é 60/3 ou 70/4 na minha opinião.

  • Michel Moral

    Essa frase: “O que posso dizer é que, quando esse elenco estava alinhado, foi ótimo”, é uma deixa interessante para o que está por vir.

    Quem não estava alinhado? Só existiu um jogador que veio a público questionar, que precisou ter todo um carinho especial e foi tratado com paciência – Kyrie Irving.

    Sobre o Stevens, eu acho que ele se perdeu, mas não o culpo, muito menos coloco o trabalho dele em xeque.

    Ele se perdeu porque o time se estruturou depois da saída de Garnett, Allen, Rondo e Pierce de forma coletiva, com característica defensiva, explorando os talentos jovens e fazendo um trabalho rotativo. Isaiah Thomas, que tem todo o meu respeito, não é e nunca foi uma estrela, um jogador de 30 ppg. O Celtics proporcionou isso a ele, o time favoreceu demais o seu jogo.

    De repente, o GM do time (de forma correta) resolveu dar o próximo passo e trouxe Kyrie, uma superestrela. Só que esse astro foi desenvolvido em outra cultura, onde as jogadas individuais e isoladas são importantes. É assim que muitos times jogam – Raptors com Kawhi, Rockets com Harden, Lakers com LeBron, Thunder com West e George. Mas não foi nesse sistema que a reestruturação e a filosofia da franquia cresceu.

    Diante disso, eu penso:

    1 – Celtics entra de vez na galeria dos supertimes, tentando buscar uma ou duas estrelas, entre trocas e renovações (Kyrie). Aqui, algumas peças têm que ser sacrificadas – talvez Tatum; ou

    2 – Dá continuidade no processo de reconstrução. Projeto esse que levou o time às finais do Leste no ano passado. Esquema que mais combina com nomes como Hayward e Horford, além de abraçar mais o núcleo jovem com Tatum e Brown.

    Stevens esse ano não fez uma coisa, nem outra. O vestiário foi contaminado por Kyrie Irving e o restante do time todo, especialmente os jovens, tiveram uma queda de produção considerável.

    É nesse ponto que ele precisa se organizar, ao lado de Danny Ainge.

    • Bill Volk

      Para renovar com o Irving só teria sentido trocando peças ao redor dele que caíram de rendimento, incluindo o Tatum, por isso acho muito arriscado, basicamente refazer o time, é melhor Irving sair mesmo.

  • Bill Volk

    Para o Celtics poder tentar trazer 1 all star, a manobra é a seguinte: além da saída do Irving, precisa reestruturar o contrato do Horford, e empurrar o contrato do Hayward para alguém que tank enviando alguma das picks, só que como provavelmente vão querer a pick mais alta (ou Kings ou Memphis, caso a do Memphis venha esse ano, tem que ficar fora do Top 8 pra vim esse ano), o melhor seria tentar mais um pouco com o Hayward mesmo, e desistir de ir atrás de alguém que quer máximo, de repente o Cousins como falaram a baixo tope vim para o Celtics, e ele pode ser a peça que encaixe melhor ( e ngm pagará o max a ele), pode ter 1 quinteto titular desses: Rozier, Tatum, Brown, Horford e Cousins, no mínimo semi de conferência faria de novo. Além de draftar novos jovens que poderão formar 1 banco melhor.

    • djwhites

      Cara ninguém vai pegar esse contrato péssimo do Gordon ainda mais depois dessa péssima temporada dele..a não que mande outro contrato ruim na troca…….,o jeito é manter ele e rezar pro cara voltar a ser pelo menos uns 50% do que já foi…..

      • Bill Volk

        O Celtics poderá ter uma pick 10 nesse draft, 1 time em tank pegaria o contrato dele por esse pick 10, mais não acho que seria uma boa o Celtics fazer isso, por isso citei que seria melhor ir atrás de 1 cara como o Cousins que ngm dará o max.

    • João Gabriel

      puts, chega de Horford né kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • marcelo pinaffo

      Se vc lembrar do ano de volta do Paul George, foi bem fraco, não tinha infiltração, evitava contato físico. Não pode falar q o gh tem q ir pra time de tank e mandar pick ainda. Ai vc quer me falar de um cousins q ainda não mostrou q esta curado da 1 lesão seria q teve (o time do gsw maquiou bem as deficiências dele) . Vamos entender q nba não é jogo de damas q trocam as peças e da certo, tem todo um trabalho por trás.

    • PAULO ROCHA

      A pick do Memphis fica com eles mesmos esse ano, isso já ficou decidido no sorteio do desempate, quando os Griszzlies mantiveram a pick 8. Aliás, o Celtics perdeu todos os sorteios de desempate.

  • Will

    Resumo (literário) de Boston nessa temporada:
    Grandes esperanças.
    Crônica de uma morte anunciada.

  • Elinho

    Para de chorar e vai pro cavs. #paz

  • Francimarques Lakão

    Cadê o tópico da rodada Jumper? Rs

  • Guilherme Rodrigues

    É bem verdade que a série contra o Bucks poderia ter sido mais parelha, mas não é nenhuma tragédia perder a série pro time de melhor campanha da regular, com um elenco fortíssimo e com o provável MVP da temporada.

  • jefferson ferreira

    Pelo menos foi macho de admitir sua culpa de nao conseguir encaixar um super astro no seu jogo coletivo o que acabou por inflamar os egos e destruir um time que tinha muito potencial…

    agora vamos as realidades..

    Irving ja tem anel…é um all star consolidado e ta cagando pra molecada…nao vai ser líder prq não é esse seu perfil…existe outras formas de liderar…fazendo o que ele sabe de melhor que e pontuar e fazer a magica….

    Tatum Brown e Rozier…. esses oleques tão de brincadeira…ninguem esquece de como jogar basquete e nao se tem um downgrade tão grande de uma temporada para outra…comcerteza se amarraram de jogar por conta do irving e se fuderam prq como ja disse o irving ta com a carreira feita e vcs so tão começando

    Horford nao fede nem cheira…mas nao gosto do seu estilo… pode sair e trazer um pivo reboteiro e fisico…tipo o whiteside

    agora a grande questão…porque favas o Hayward tá tão mal…beleza que voltar de uma lesão séria demora pro cara reccuperar o basquete…mas o cara ta de sacanagem de jogar tão mal….acho que possa ser psicologico prq ele nem arriscava certas jogadas…ficava claramente se omitindo..

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Sai Irving volta IT por 5 milhas…podem apostar

  • Danilo Coelho

    Primeiramente foi bom pra ensinar algumas pessoas do Brasil: não existe esse papinho de tradição e camisa pesar na NBA. O melhor time vence e ponto. Não era o Celtics e foram derrotados.
    E sobre a eliminação em si, o Brad Stevens é o menor dos culpados. O principal é o sr. Kyrie Irving, um cara que não tem perfil pra ser FP. Criou um monte de bagunças no vestiário de um time jovem, inexperiente e que na temporada passada respondeu muito bem sem ele. Se o Celtics tiverem cérebro só mantém esse cara no time se conseguirem alguém maior do que ele pra ser o FP e deixá-lo como ele funciona bem: como coadjuvante.

  • Alex Alves

    É evidente que o Irving não deu liga, eu deixaria ele ir embora e focaria em algum outro jogador para armar tipo o Conley e buscaria o Cousins via FA.

    * Para conseguir isso é evidente que o Horford deveria renegociar o contrato e o Memphis pediria pelo menos picks + Brown pela trade.

    • romulor2

      Seria um bom time, mas não seria um time campeão… dependeriamos da recuperação de GH, da evolução do Tatum e do encaixe dos calouros

  • Paulo Assis

    Irving ao meu ver foi a maior vítima desse elenco supervalorizado, ficou muito nítido que são apenas bons jogadores( Brown, tatum, rozier, ) esse acham que jogam mais do que realmente jogam, nas três última partida ficou nítido que o Irving está sozinho. Em vários momentos percebi que ele estava livre mais ninguém passava para ele. Ele teve que criar todos seus arremessos nas partidas, assim fica difícil de ganhar alguma coisa. E pior o trio citado só tijolando uma atrás da outra.

    • MDias

      Exato. Li muitas e muitas críticas culpando o Irving pela situação do Celtics e a forma com que foram praticamente varridos pelo Bucks, mas eu concordo com seu comentário e também tive a mesma percepção.
      Pra mim o elenco estava meio que rachado e os jovens estavam contra o Irving…
      Obviamente Kirye estava longe de seu melhor basquete, mas mesmo assim ele era de longe o jogador que mais oferecia chances de algo maior aos Celtas e no entanto, (na minha percepção) foi sabotado pelos próprios companheiros, incluindo os jovens lixos.

      Antes que me esqueça, também concordo com a decepção que foi Brad S. nessa série, mas os maiores responsáveis pelo vexame foram os jogadores.

  • Fernando Miranda

    Aqui no Brasil é sempre assim. Tem q achar culpados no time de nome que perdeu. Não podem simplesmente aceitar que o Bucks é melhor.